Caros Boardgamers
Antes dos fãs do Old World começarem a me jogar pedras e dizer que se eu não comprei, eu não tenho nada com isso, eu gostaria de esclarecer que o meu interesse é acima de tudo sobre o modo como funciona o mercado de jogos. Evidentemente, nós compradores, enquanto indivíduos, temos muito pouco o que fazer, para melhorar o hobby. Enquanto comunidade a conversa seria outra, mas nós brasileiros, infelizmente não somos muito conhecidos pela nossa capacidade de mobilização, nem mesmo para defendermos nossos interesses. Nesse aspecto é sempre bom relembrar o episódio da Crise do Tainted Grail, na Coreia do Sul, para vermos o que apenas alguns boardgames decididos e mobilizados são capazes de conseguir.
Dito isso, eu gostaria de saber se a reposição das peças defeituosas pela Conclave já se iniciou, pelo menos. A última notícia que eu tive foi que a editora divulgou um e-mail meses atrás dizendo que a fábrica chinesa começou a trabalhar nessa reposição no início de abril, mas que esse processo seria impactado pelo ano novo chinês. Isso no mínimo é estranho porque as comemorações do ano novo chinês de 2025 terminaram em 13 de fevereiro salvo engano. Assim sendo, achar que esse evento impactaria significativamente a indústria chinesa, uma das mais dinâmicas do mundo, e isso meses depois, eu acho muita ingenuidade. E o pior é que o comunicado anterior da Conclave dizia explicitamente que não havia absolutamente nem mesmo uma estimativa de prazo para os compradores receberem a reposição das peças defeituosas.
Nesse meio tempo, entraram em cena as novas tarifas de Donald Trump, e que provavelmente devem ser a base de uma nova desculpa da editora para o atraso da reposição mesmo que esse processo já se arraste por meses antes da posse do "caudilho norte-americano", e mesmo que a taxação chinesa tenha sido suspensa.
Evidentemente pode ser que eu esteja apenas mal informado, e que todos os compradores já tenham recebido a reposição, o que eu acho pouco provável, pela falta do ruído que isso causaria. Mas o que eu acho é que cada vez estamos mais perto de acontecer aquilo com o que a Conclave certamente contava, ou seja, os problemas do Old World se tornarem "notícia velha" e caírem no esquecimento. As pessoas simplesmente normalizaram jogar o Old World do jeito que ele veio mesmo, e ninguém nem liga mas para isso, e nem acredita mais que algum dia a reposição, tão decantada pela Conclave um ano atrás, e tão efetivamente festejada pelos defensores da editora e do jogo, efetivamente virá.
Por isso eu deixo aqui a pergunta, a reposição já se iniciou, já alguma notícia mais recente, já há alguma estimativa de prazo, ou se vai ser isso mesmo, as pessoas vão deixar tudo isso para lá e tudo ficará por isso mesmo?
Um forte abraço e boas jogatinas!
Iuri Buscácio