Depois de conquistar jogadores e jurados ao redor do mundo com World Wonders em 2023, o premiado designer nacional Zé Mendes volta aos holofotes com Mundo Wonders Pack, a primeira grande expansão do jogo. A expansão amplia o repertório estratégico do jogo base e reforça seu apelo visual e temático. Os Monumeeples, peças de madeira que representam estruturas históricas, continuam sendo um dos diferenciais da experiência criada por Zé.
Iniciando nossa série de entrevistas com os designers vencedores do Prêmio Ludopedia 2024, conversamos com Zé sobre os bastidores da criação dessa expansão e os planos para o futuro dessa jornada que não para de crescer.
Jogo Vencedor de Melhor Expansão do Ano
Ludopedia: Olá, Zé! Parabéns por mais essa conquista! Depois do sucesso de World Wonders em 2023, com prêmios tanto no Brasil quanto lá fora, agora é a expansão Mundo Wonders Pack que recebe o Prêmio Ludopedia. Como foi para você ver esse retorno tão positivo da comunidade e da crítica desde o inicio desse projeto?
Zé Mendes: Olá, pessoal! Muito obrigado a todos pelo carinho e apoio ao longo desses anos!
Realmente o projeto World Wonders é algo muito especial e que não para de crescer. Receber novamente um Prêmio Ludopedia, agora pela expansão Mundo Wonders Pack, é a confirmação desse reconhecimento pela comunidade do hobby.
No momento em que recebemos o feedback positivo dos produtores de conteúdo nacionais e o Selo de Excelência da Dice Tower, começamos a colocar a expansão Mundo Wonders Pack no papel. O jogo base ainda estava sendo entregue em alguns mercados pelo mundo, mas o reconhecimento do jogo me deu ainda mais ânimo para continuar o projeto. Por isso este prêmio é importante para mim, e agora já tenho mais uma novidade escrita no papel. (risos) Aguardem!
Zé Mendes apresentando o jogo no DOFF para Tom Vasel
Ludopedia: Criar uma expansão envolve respeitar as bases de um jogo já consolidado, mas também ousar com ideias novas. Em que momento você percebeu que havia espaço — e potencial — para expandir o universo de World Wonders?
Zé Mendes: Depois que terminamos o projeto base, vimos que o jogo ainda tinha um bom espaço para novas coisas no futuro. É claro que a minha mente de criador sempre está sonhando e imaginando algo a mais para o jogo.
Porém, por conta dos custos e do tempo de desenvolvimento, o jogo base precisa ser o melhor possível com um custo dentro do seu nicho. Então existe um limite do que podemos fazer.
Depois, com o jogo no mercado e o feedback do jogadores, analisamos alguns pontos que podíamos explorar ainda mais no projeto.
Do alto, você observa as maravilhas da sua cidade
Ludopedia: As novas maravilhas (Monumeeples) impressionam pela variedade e impacto em jogo. Como você equilibra critérios históricos, geográficos, estéticos e mecânicos na hora de escolher e adaptar cada uma delas para o sistema do jogo?
Zé Mendes: O processo de escolha das maravilhas é talvez a parte mais divertida, tudo precisa encaixar, literalmente, né?! (risos)
A questão fundamental nessa escolha é que seja algum monumento do mundo antigo, ou no mínimo algo construído antes da nossa era moderna, século XIV.
E aí por causa da diversidade das maravilhas, queremos abranger todos os continentes, ou países. No caso da nova expansão Europa - Wonders Pack, eu não quis ser tão radical se a maravilha não pertencesse mesmo à era antiga, onde o universo do jogo se situa.
Depois entra o fator estético. A produção desse token pela fábrica precisa ser possível, e fico feliz de sempre mandar um novo probleminha para eles. (risos)
E aí entramos na fase final, adaptando a maravilha e sua história real às regras do jogo. É então que a temática do jogo pode brilhar e a imaginação fica sem limites.
Um exemplo muito legal foi a Caravela que vamos lançar na nova expansão Europa - Wonders Pack. Ela nem mesmo é um prédio ou monumento, mas foi marcante na história. E desde o início sabíamos que essa maravilha deveria se movimentar no mapa! Algo que quebra totalmente as regras do jogo base. E no fim, ela é umas das mais divertidas do jogo. Super temática, super diferente e fica linda no mapa! Então, totalmente aprovada para o projeto.
Miniatura da Caravela da próxima expansão Europa
Ludopedia: Como é o processo de criação das peças de madeira ? Teve alguma que deu mais trabalho do que o esperado?
Zé Mendes: Algumas pessoas ainda não sabem, mas eu também faço a direção de arte dos jogos. Então assim que decidimos qual o tema do projeto ou expansão com a MeepleBR, eu já começo a sonhar com as maravilhas. Eu não sei explicar muito bem, mas parece que o meu cérebro veio com um software de fábrica para criar tokens de madeira. (risos)
Duas maravilhas que foram muito difíceis de realizar foram a Stonehenge e a Esfinge. A maior parte das maravilhas eu consigo imaginar e depois colocar no papel sem muitos problemas. Mas essas duas aí demandaram bastantes tentativas e testes até ficarem perfeitas. A Esfinge por criar algo que fizesse sentido quando as pessoas olhassem para ela, e a Stonehenge por criar algo possível de se produzir pela fábrica. E no fim, ambas acabam por serem das mais belas do jogo.
Maravilhas Stonehenge e Esfinge em destaque
Ludopedia: Como você disse, você assina também a direção de arte do jogo, e a parceria com a Meeple BR parece ter um formato bem colaborativo. Como funciona esse modelo de trabalho entre seu estúdio, os artistas e a editora ao longo do desenvolvimento de cada nova etapa do projeto?
Zé Mendes: Realmente a parceria com a MeepleBR é muito importante em tudo que venho fazendo, pois temos um modelo de trabalho diferente de tudo que vemos normalmente. Não só trabalhamos bem juntos no desenvolvimento do jogo e produto em si, como também nas nossas funções individuais. Eu fico com o game design do jogo, depois com a equipe de artistas que contratamos eventualmente fazemos toda a arte necessária. Nesta equipe também entra minha esposa que faz a diagramação e textos, isso é o Estúdio Mundus. No início do projeto, fico em reuniões constantes com o meu parceiro Diego da MeepleBR para testes, desenvolvimento do jogo e decisões sobre o produto. Depois das artes estarem prontas eles começam a fase de produção e distribuição.
Acredito que o dom de criação de jogos que temos juntos deixará nossos projetos na história e nas mesas por um bom tempo.
Partida em andamento com as maravilhas da expansão
Ludopedia:A expansão Mundo Wonders Pack trouxe novas formas de jogar e foi muito bem recebida pela comunidade. Agora, com a chegada da Europa - Wonders Pack, o que os jogadores podem esperar de diferente na nova expansão?
Zé Mendes: Ambas as expansões estão focando em novas maravilhas e no impacto que elas causam no jogo, mas com uma grande diferença: A Expansão Mundo Wonders Pack faz o jogador trabalhar boa parte do jogo para cumprir os requisitos de vitória dessas maravilhas. Já na expansão Europa - Wonders Pack, os jogadores usarão os poderes especiais que estas maravilhas liberam durante o jogo. Além dos poderes especiais, as maravilhas da Europa virão para "a mão do jogador" de uma nova maneira, e isso vai influenciar bastante o jogo!
Respondendo uma pergunta que com certeza irá aparecer bastante: SIM, podemos jogar World Wonders com as duas expansões juntas!
E já aproveito para avisar aos leitores que no dia 8 de Agosto (8/8) se inicia a pré-venda da Expansão Europa - Wonders Packpela MeepleBR com duas surpresinhas (risos), então fiquem de olho! Muito obrigado! Aü Aü
Algumas das Maravilhas da Próxima Expansão Europa Wonders Pack
Zé Mendes recebendo o Prêmio no Palco do DOFF
Veja o cerimônia completa da entrega dos troféus para os melhores do ano
A gente sempre deseja e torce por todo sucesso do mundo para publicações como essa, jogos como esse, pessoas com talento criativo como esse. PQP BIXO!!! ahahahah
Fel Barros::vamo trabalhar junto por favor que aí você não me passa na quantidade de prêmios
Hahahahahahhaha vai brincando! vou pedir pra meeple te mandar o contrato aí, bicho! Começa assim na brincadeira.? Hahahhahahaha vc tem mais prêmio, hein!
A responsabilidade é sua ainda! ?
Estou ansiosa já para o da Europa, esse jogo é muito lindo. O que eu mais queria era ter todos, acho absurdamente bem trabalhado. Meu sonho ter esse jogo com miniaturas da minha cidade tbm, de toda a América do Sul, aí absurdo