Olá!
Hoje é dia do brabíssimo Iron Helm.
Já aviso que não é resenha (ainda) e também não é um guia definitivo.
É um compilado de informações soltas em um só lugar, às vezes com algumas considerações minhas.
Postagem inspirada e em homenagem ao Grupo Mesa para UM, um lugar acolhedor e muito ativo na divulgação e conversa sobre os jogos solo.
Jogo completo!
(Tirando Gnome Pack #1 que não teve pacotinho bonito, só um ziplock.)

Escrever sobre esse jogo, mesmo que não seja uma resenha real é difícil para mim, gosto tanto demais para caramba que tenho receio de estragar alguma opinião já semi formada por algo que minha empolgação me traía.
(Assim como Final Girl, não vai ser fácil.)
Mas let's bora!
Uma breve introdução antes.

Aqui temos um jogo de exploração de masmorras completíssimo.
Tem muitas mecânicas e a forma que se mesclam beira a perfeição.
O jogo básico é classicão, mas já com identidade própria.
Explorar masmorras, abrir portas, ser encurralado, atacar de surpresa, encontrar mercador (no meio da masmorra), tramas, moralidade, chefões, poções, habilidades...
Uma carambada de coisas mais!
Voltando ao tópico em questão, no qual escreverei sobre tudo que foi lançado.
Todo o conteúdo cabe nessas caixinhas.

O jogo base contém tudo que precisamos para jogar.
(Óbvio, né não?)
Mas sem muita variedade e o jogo pedia por mais conteúdo.

Personagens:

Poções:

Cartas de masmorra:

Chefões:

Inimigos:

Equipamentos:

Tramas:

Tesouros:

Habilidades:

Agora chegamos nas expansões, primeiro os pacotes de Aventura.
Esses pacotes de 18 cartas adicionam tesouros, habilidades, equipamentos, inimigos, chefões, personagens e uma mapa.
Iron Helm: Adventure Pack #1 – Warren of Despair
É um pacote de aventura nível 2, deve ser incorporado ao jogo base como segunda aventura, se sobreviver.

Iron Helm: Adventure Pack #2 – Blackened Burrow
Esse pacote é uma aventura de nível 3, após sobreviver o jogo base e um pacote de aventuras nível 2.

Iron Helm: Adventure Pack #3 – Galnok's Labyrinth
Aventura nível 2.

Iron Helm: Adventure Pack #4 – Crystal Caverns
Aventura nível 3.

Iron Helm: Adventure Pack #5 – Throne of Embers
Aventura nível 2.

Iron Helm: Adventure Pack #6 – Malicia's Refuge
Aventura nível 3.

Os pacotes de Aventura adicionam dificuldade ao que já é difícil.
Como tem 3 de cada nível é possível escolher os temas que mais lhe agradam sem precisar pegar todos.
Passando para os pacotes de melhoria que acrescentam, vejam só, melhorias ao jogo base.
Iron Helm: Loot & Lore
Traz as, necessárias, poções de energia. Energia é vital para o combate e o jogo base carece de formas de conseguir.

Iron Helm: The Fanny Pack
Esse pacote trouxe conteúdo feito por fãs e algumas galhofadas.

Esses pacotes podem ser incorporados ao jogo base de imediato, caso prefiram.
Agora vamos para a maior expansão de todas.
Iron Helm: Iron Chest e sua enormidade de conteúdo.
Curiosamente seria a última expansão, que não foi.
São 5 expansões em 1 e minis!
De quebra divisórias para organizar o jogo.
Cada expansão tem seu conteúdo exclusivo e complementos de outros conteúdos já existentes.

Minis, feias mas funcionais.

Já vamos começar com o clássico inimigo dos jogos medievais do Jason o temível Zogar!
The Spire of Zogar o próprio dá as caras em uma aventura de nível 4.
O que era ruim piorou.

The Lonely Troll Inn acrescenta os capangas, é possível contratar um com algumas moedinhas. Cada um ajuda de alguma forma mas dependendo da situação a moral pode cair até ele/ela ir embora. Mas se pagar mais o adeus é adiado.

Beasts & Burdens introduz aflições, são cartas horríveis que se ganham de várias formas causando mudanças nas mecânicas do jogo e também inimigos poderosos.
(Estava tão fácil antes, entendo o motivo de piorar. Gratidão.)

Realms & Relics, finamente os refrescos!
Itens mais poderosos: os artefatos. Gastando marcadores de bênção para comprar uma artefato no lugar do tesouro comum.
Também tem as cartas de ambiente, compradas no início de cada nível mudando as mecânicas.
(Duvido que vai ser para o bem.)

Random Encounters são 4 cartas grandes dupla face para diversificar os níveis da masmorra. Cada nível tem um símbolo.
(Nesse pode vir coisa boa. Ufa!)

Iron Helm - Dungeon Deck II - The Howling Abyss
Novas cartas para os encontros na masmorra.
Alguns conhecidos voltam, com arte melhorada, e novos desafios são incluídos.
A parte de trás é azul em contraste com o verde do jogo base.
(Aposentei o baralho do jogo base e só uso esse agora.)

Por fim a última expansão, até o momento, lançada.
Para mim está no mesmo nível da Iron Helm: Iron Chest acrescenta muito conteúdo em poucas cartas.
Gnome Pack #1 traz cartas para marcar os diversos atributos e aposentar os marcadores de papelão.
Muito mais prático e as ilustrações estão uma sacanagem (alô Fabricio) de tão lindas, em conjunto com as cartas contém cubinhos coloridos.
Agora o divisor de águas no motivo de eu achar essa expansão tão boa quanto a outra que vem numa caixa, e essa vem num ziplock xexelento, é a possibilidade de personalizar seu personagem da forma que quiser.
Temos várias classes, raças e também signos!
Todas essas cartas são dupla face aumentando o conteúdo na estratosfera.


Algo tão simples, mas incrivelmente prático, que deu vida extra ao jogo que já estava mais do que completo.
Espero que esse compilado seja útil e ajude quem estiver precisando decidir se vale pegar tudo ou só algumas coisinhas.
Acho os pacotes de aventuras os mais dispensáveis, se tivesse de escolher os deixaria por último.
Na minha opinião, mega pessoal, essas são indispensáveis na ordem que acho que vale.
Gnome Pack #1
Iron Helm: Iron Chest
Iron Helm - Dungeon Deck II - The Howling Abyss
Iron Helm: Loot & Lore
As escolhi pois acrescentam muito conteúdo ao jogo base.
É isso!
Uma joguinha que tive dia desses:

Até a próxima!