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  3. Uso de IA nos jogos modernos - Reagindo a Live do Covil

Uso de IA nos jogos modernos - Reagindo a Live do Covil

  • leokula
    83 mensagens MD
    avatar
    leokula03/06/25 18:11
    leokula » 03/06/25 18:11

    betoritter::[..]

    Obviamente que as imagens não são perfeitas [..]


    Olha só, com tanta arte porcaria de tantos board games feitas por humanos, o pessoal parece que exige uma perfeição da IA que é desproporcional! Kkkk achei as imagens que você mostrou ótimas!
    A maioria das artes que vi o pessoal gerando pra testar me parecem melhor do que PELO MENOS 80% do que vejo por aí dos jogos.
    E se tem um borrão esquisito em uma imagem de IA, com certeza vai ter um pra apontar e falar: "tá vendo???? É IA!!!!"
    É uma caretice sem tamanho!

    3
  • betoritter
    408 mensagens MD
    avatar
    betoritter03/06/25 19:15
    betoritter » 03/06/25 19:15

    leokula::
    betoritter::[..]

    Obviamente que as imagens não são perfeitas [..]


    Olha só, com tanta arte porcaria de tantos board games feitas por humanos, o pessoal parece que exige uma perfeição da IA que é desproporcional! Kkkk achei as imagens que você mostrou ótimas!
    A maioria das artes que vi o pessoal gerando pra testar me parecem melhor do que PELO MENOS 80% do que vejo por aí dos jogos.
    E se tem um borrão esquisito em uma imagem de IA, com certeza vai ter um pra apontar e falar: "tá vendo???? É IA!!!!"
    É uma caretice sem tamanho!

    O que eu quis dizer com perfeição foi mais em relação ao que já existe no jogo... 
    E concordo com a caretice.. hahaha IA tá animal.

    3
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira03/06/25 19:56
    evieira » 03/06/25 19:56

    adolfocaetano::
    MotokeiroPirata::As IAs serão úteis na tradução e diagramação para evitar os erros grotescos por aí 

    Boa! SE as IAs tirarem emprego de gente que simplesmente insiste em continuar incompetente, como muitos tradutores que as editoras contratam, que aconteça. Diferente de ter pouca experiência é ser incompetente ou gostar de tentar passar a agendinha  em detrimento da qualidade  da tradução. Alguém lembra das intrusoras (me parece nome de maquinário industrial) ou do monte de erro que tem nos manuais das largatichas da vida, que compromete o funcionamento de jogos?
    Boas Jogatinas e Mais Um Dia a todos.


    Eu gostei das intrusoras! Acho que funciona.

    Duro mesmo foram a “empansão” e o “esperma de baleia”.

    Sds,

    Eduardo

    2
  • Paulo Jr
    168 mensagens MD
    avatar
    Paulo Jr04/06/25 06:37
    Paulo Jr » 04/06/25 06:37

    Edna2023::E jogo tem alma?!?!?!?!?! Alma de gente nem existe!!!!!! Esses caras do vídeo deveriam ir lá aprender sobre alma e espírito com o mestre Oswaldo do canal Tenda do Necromante, em vez de ficar de mi,mi,mi ou chorando em eventos públicos. Se a IA vem pra tirar artistas e designers da "jogada" e isso tornar os bgs mais populares e baratos (não sou criança, sei que isso não existe no capitalismo), então eu sou super a favor. Já não vou com a cara deles, tirando um ou outro como o incrível Igor Knopp e o elitista Vital Lacerda, que é o meu sonho de consumo. Minha inclinação política costuma ser à esquerda pra quase tudo, mas, em se tratando de board game, conhecendo bem o hobby odiento... VIVA O CAPITALISMO, VIVA O PROGRESSO E A CIÊNCIA, QUE VENHA A IA E O MONOPÓLIO, MAS COM FORÇA!!!!!! 

    Rapaz, esse seu comentário é tão estúpido que nem errado consegue estar.

    1
  • tuliobarros
    1705 mensagens MD
    avatar
    tuliobarros04/06/25 15:28
    tuliobarros » 04/06/25 15:28

    Muito curioso ver esse texto ser publicado poucas horas depois do meu comentário https://ludopedia.com.br/topico/89137/nordicast-291-board-games-e-ia-estamos-perdendo-a-alma-dos-jogos?id_post=541108#id_post_541108 até pensei que era uma resposta direta! :D

    Há de fato um diálogo invisível entre nossos textos com pontos convergentes, mas algumas premissas merecem cuidado. Não vejo a discussão reduzível à obsolescência tecnológica na contratação de artistas ou designers gráficos -- até porque são funções distintas: um agrega valor estético, o outro integra componentes às regras. O cerne é o valor percebido desses profissionais.

    Existe, porém alguns problemas lógicos:

    - Há uma falsa equivalência entre processos humanos e de IA. Como você bem apontou, humanos têm intenção. Mas, no processo criativo, humanos criam com intenção estética/cultural, reinterpretando referências subjetivamente. No caso da IA, não há reinterpretação subjetiva, há uma recombinação estatística de dados. São processos ontologicamente distintos.
    - No trecho "pelo menos para os casos mais corriqueiros, não saberemos discernir entre a arte tradicional e a arte gerada pelo computador" e você diz em diversos pontos que a arte de IA é genérica. Isso implicaria que artistas humanos também produzem arte "genérica" em casos corriqueiros, o que é uma generalização perigosa.
    - Sociedades regulam tecnologias (ex.: clonagem, armas químicas, armas nucleares). Por que não processos de IA que violam direitos massivamente? A tecnologia não existe em vácuo ético e, ela por si, também não é neutra.

    E outros problemas éticos:

    - A tese "Não interessa como a IA produz as imagens que lhe são pedidas. O que interessa é o resultado." ecoa perigosamente o consequencialismo radical ("os fins justificam os meios").
    - A desconsideração do consentimento e propriedade intelectual do artista no treinamento de IA, gera direito à compensação.
    - Sobre a responsabilização indevida do usuário final: será que o usuário é capaz de reconhecer que está fazendo plágio?


    Sei que meu texto original também tem simplificações. E é o limite dos fóruns. Como alguém com mais habilidade textual que gráfica, confirmo: uma IA pode gerar para mim imagens não-genéricas (veja o prompt abaixo), superando minhas limitações. Mas essa eficiência não resolve o cerne do problema: combater o tecnosolucionismo ingênuo que naturaliza a pilhagem criativa. Por isso, insisto: precisamos discutir coletivamente os limites éticos e a regulação necessária -- não para rejeitar a tecnologia, mas para transformá-la em instrumento de emancipação através de uma apropriação crítica.

    Prompt:
    Estilo: Fotografia realista em filme Kodachrome, iluminação dourada de fim de tarde. Profundidade de campo rasa com foco seletivo.  
    Cenário principal:  
    - Mesa oval colonial vitoriana (6 lugares) de pinho envelhecido:  
     . Tampo com 3 chanfros, verniz descascado, manchas de café/anéis de umidade + arranhões de unhas de animais (dispersos).  
     . 4 pés torneados barrocos + Pé danificado (canto inferior direito): Perna traseira direita quebrada a 60° apoiada em cubo de madeira rústica (fundo desfocado).  

    Personagem central (Menino 6 anos):  
    - Postura: Sentado no tampo:  
     . Pernas abertas naturalmente, joelhos semiflexionados (visão parcial de costas).  
     . Torso inclinado para frente.  
    - Fisionomia:  
     . Pele parda, costas com leve brilho de suor.  
     . Cabelo curto encaracolado, cachos grandes desalinhados (estilo anos 50).  
    - Vestuário:  
     . Sem camisa.  
     . Calções bege algodão (corte anos 50) com manchas de terra/desgaste.  
    - Ação:  
     . Mão direita em concha côncava com milho.  
     . Braço esquerdo relaxado apoiado no tampo.  

    Interação focal:  
    - Galinha Pescoço Pelado sobre a mesa:  
     . Pés sujos no tampo.  
     . Pescoço esticado, crista vermelha tensionada.  
     . Momento-chave: Bico entreaberto no ápice do punhado, grão de milho visível entre as mandíbulas.  

    Cenário de fundo (desfocado em profundidade de campo):  
    - Fogão a lenha de alvenaria (2 bocas):  
      . Boca direita: Caldeirão de ferro com fuligem negra, vapor branco saindo da tampa semiaberta.  
      . Parede de fundo: Branco-amarelado com manchas de fuligem.  
    - Forno de alvenaria à direita do fogão:  
      . Tampa de ferro fundido fechada, chaminé saindo do quadro.  
    - Iluminação:  
      . Lâmpada incandescente pendente em bocal preto (fio marrom).  

    Direção técnica:  
    - Enquadramento: Ângulo baixo (altura do tampo), levemente deslocado para esquerda para incluir fogão no fundo.  
     . Plano nítido: Ombros/mãos do menino e galinha.  
     . Plano secundário: Pernas semiflexionadas do menino.  
    - Iluminação:  
     . Luz dourada lateral destacando:  
       > Halo de luz nos cachos  
       > Gotículas de suor nas costas  
       > Partículas de milho/poeira suspensas  
       > Vapor do caldeirão (sutil)  
    - Texturas:  
     . Contraste: Pele lisa x penas ásperas x madeira gasta x fuligem metálica.  

    2
  • MotokeiroPirata
    353 mensagens MD
    avatar
    MotokeiroPirata04/06/25 21:02
    MotokeiroPirata » 04/06/25 21:02

    adolfocaetano::
    MotokeiroPirata::As IAs serão úteis na tradução e diagramação para evitar os erros grotescos por aí 

    Boa! SE as IAs tirarem emprego de gente que simplesmente insiste em continuar incompetente, como muitos tradutores que as editoras contratam, que aconteça. Diferente de ter pouca experiência é ser incompetente ou gostar de tentar passar a agendinha  em detrimento da qualidade  da tradução. Alguém lembra das intrusoras (me parece nome de maquinário industrial) ou do monte de erro que tem nos manuais das largatichas da vida, que compromete o funcionamento de jogos?
    Boas Jogatinas e Mais Um Dia a todos.

     Bem lembrado! Esse das intrusoras foi tão ridículo e tão feio que lembro até a tradutora tentando explicar o motivo que não convenceu e deixou pior ainda. Esse episódio me fez boicotar o jogo de vez pela tradução porca da agendinha

    0
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira04/06/25 21:36
    evieira » 04/06/25 21:36

    tuliobarros::Muito curioso ver esse texto ser publicado poucas horas depois do meu comentário https://ludopedia.com.br/topico/89137/nordicast-291-board-games-e-ia-estamos-perdendo-a-alma-dos-jogos?id_post=541108#id_post_541108 até pensei que era uma resposta direta! :D

    Há de fato um diálogo invisível entre nossos textos com pontos convergentes, mas algumas premissas merecem cuidado. Não vejo a discussão reduzível à obsolescência tecnológica na contratação de artistas ou designers gráficos -- até porque são funções distintas: um agrega valor estético, o outro integra componentes às regras. O cerne é o valor percebido desses profissionais.

    Existe, porém alguns problemas lógicos:

    - Há uma falsa equivalência entre processos humanos e de IA. Como você bem apontou, humanos têm intenção. Mas, no processo criativo, humanos criam com intenção estética/cultural, reinterpretando referências subjetivamente. No caso da IA, não há reinterpretação subjetiva, há uma recombinação estatística de dados. São processos ontologicamente distintos.
    - No trecho "pelo menos para os casos mais corriqueiros, não saberemos discernir entre a arte tradicional e a arte gerada pelo computador" e você diz em diversos pontos que a arte de IA é genérica. Isso implicaria que artistas humanos também produzem arte "genérica" em casos corriqueiros, o que é uma generalização perigosa.
    - Sociedades regulam tecnologias (ex.: clonagem, armas químicas, armas nucleares). Por que não processos de IA que violam direitos massivamente? A tecnologia não existe em vácuo ético e, ela por si, também não é neutra.

    E outros problemas éticos:

    - A tese "Não interessa como a IA produz as imagens que lhe são pedidas. O que interessa é o resultado." ecoa perigosamente o consequencialismo radical ("os fins justificam os meios").
    - A desconsideração do consentimento e propriedade intelectual do artista no treinamento de IA, gera direito à compensação.
    - Sobre a responsabilização indevida do usuário final: será que o usuário é capaz de reconhecer que está fazendo plágio?

    (...)

    Túlio,
    Não, eu não havia lido o seu texto. Escrevi esse artigo quando voltei de viagem com base simplesmente no que foi falado na live e no intuito de acrescentar alguns pontos que considero importantes.

    Na sua argumentação você leva as questões para uma discussão que eu apenas tangenciei, que é a parte ética e moral. 
    Como você faz algumas críticas a alguns argumentos meus, vou tentar defender alguns pontos:

    1 - Sim, eu acredito que muita arte feita por humanos é corriqueira e "genérica". Me desculpe, mas isso não é sequer controverso, pelo menos não para mim. Como exemplo, cito a produção de qualquer tipo de artesanato manufaturado em série. Tem técnica, não é necessariamente fácil de fazer, mas é muito mais o uso de uma técnica do que um impulso artístico. Você acha realmente que a IA não é capaz de desenhar colares de bijuteria muito parecidos com o que se vende em qualquer feira hippie?

    2 - Na discussão da regulação, a meu ver, você dá vários saltos. Primeiro que não é liquido e certo para mim que a IA viola direitos. Eu não considero que processar uma imagem seja uma quebra de direitos. Eu não posso usá-la para fazer uma cópia ou um pastiche muito descarado, mas isso a lei atual já cobre. Agora, usá-la junto com milhares de outras imagens para formar um modelo me parece que é exatamente nós humanos fazemos quando aprendemos algo. Repetição de Padrões.

    Além disso, você vem cita exemplos que são extremos, geram risco reais a integridade física de pessoas para justificar algo que não gera o mesmo tipo de risco, nem de perto. Lembro também nenhuma regulação é perfeita. A Coreia do Norte tem armas nucleares e químicas. O Paquistão também. Quem tem o direito de dizer  quem pode ou quem não pode ter? 

    Na boa, não perca o seu tempo discutindo comigo, independente do que eu penso, acredito que a sua opinião seja majoritária e é muito provável que gerem regulações aqui no Brasil e no exterior. 

    2a - Apesar de eu não concordar, vou conceder temporariamente o ponto para argumentar que mesmo que se determine que o uso de imagens para treinamento deve ser remunerado, provavelmente isso terá muito menos valor do que se espera. Em primeiro lugar, a IA pode ser treinada com tudo que existe em domínio público e com isso já dá pra fazer muita coisa. Se as imagens passarem a ter valor para serem processadas, quem pagar o artista para produzir a imagem vai incluir para si a posse desse direito e vai acabar vendendo no atacado para as plataformas. Será exatamente o mesmo processo com o qual toda indústria fonográfica foi parar nos streamings. O valor marginal de cada nova imagem será, em si, muito pequeno. Os artistas continuarão se achando roubados. 

    3 - Acho que você dá outro salto gigantesco quando compara o processo de produzir alguma coisa de forma com o processo humano de tomar decisões morais. Humanos tem responsabilidade jurídica. Algoritmos não. Quem responde é quem usa o algoritmo, não quem o fornece, assim como quem é preso é quem usa o revolver e não o presidente da fábrica de armas. 

    4 - Vamos separar o "usuário final" que está usando a ferramenta como um diletante de um empreendedor que a esteja usando para criar um produto e colocá-lo no mercado. Ele deve sim se preocupar em ver se está ou não fazendo algum plágio. 

    Dito isso, você tem todo o direito de discordar de mim. Não quero entrar num longo debate contigo, percebo que você leu bastante sobre o assunto, bem mais do que eu, e lhe dou esse crédito. 

    Esse assunto é muito carregado de ideologia e eu prefiro não entrar nisso publicamente. Um dia, tomando chope, podemos discutir de boa!

    Sds,

    Eduardo

    3
  • adolfocaetano
    149 mensagens MD
    avatar
    adolfocaetano04/06/25 21:53
    adolfocaetano » 04/06/25 21:53

    Caro evieira. Excelentes colocações. E algo que todo mundo esquece, é quye não existe uma moralidade universal, perfeita e última. Valores morais tem historicidade (palavrinha que dificilmente se fala fora da academia), o que significa simplesmente que o certo e errado muda conforme o processo histórico. Assim, se a escravidão é errada atualmente, era plenamente aceita e correta no século XVII, inclusive dentro dos estados africanos. Assim, se hoje plágio é "feio", não o era a duzentos anos atrás. 
    E pra deixar claro o que isso tem a ver com o assunto: hoje tá meio mundo apavorado com a IA tirar alguns empregos de desenhistas de caixa de jogo. Mas a algumas décadas ninguém se preocupou com datilógrafos perdendo emprego.
    Toda vez que tem algum advento tecnológico, surgem arautos do fim do mundo declarando o armageddon. Dali uns poucos anos os arautos estão felizes abraçando a novidade.
    Após a clássica verborragia: boas jogatinas e mais um dia a todos.

    1
  • ArtwA
    159 mensagens MD
    avatar
    ArtwA05/06/25 16:49
    ArtwA » 05/06/25 16:49

    Excelente texto e tema, como sempre! Obrigado.


    1
  • evieira
    706 mensagens MD
    avatar
    evieira05/06/25 22:22
    evieira » 05/06/25 22:22

    ArtwA::Excelente texto e tema, como sempre! Obrigado.




    Obrigado pelo elogio

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