Bora falar sobre Kelp: Tubarão vs Polvo, jogo de 2024 trazido para o Brasil pela Galápagos em 2025.
Nele, um jogador será o Tubarão tentando predar o Polvo, enquanto o outro jogador será o Polvo, tentando cansar o Tubarão e se alimentar.
Kelp é um jogo de
complexidade baixa (2.32/5.00 no BGG), para
2 jogadores e com partidas que duram, em média,
40 a 60 minutos - aqui, tem durado 30 minutos.
Kelp não tem um número de rodadas definido e é um
jogo assimétrico (cada jogador joga de uma forma).
O
Tubarão joga através de
bag building e o turno funciona da seguinte forma:
- Role 2 dados da sacola. Se forem dados azuis (correnteza), você pode colocar no tabuleiro. Se forem dados amarelos (busca), poderá fazer uma busca. E se for um dado vermelho, o tubarão pode fazer um ataque.
- Caso não queira usar os dados, você pode guardá-los para comprar cartas que fornecerão novos dados e um poder de uso único.
O
objetivo do Tubarão é encontrar o Polvo e atacá-lo, mas ataques em vão custam energia e, se gastar muita energia, o tubarão perde o jogo.
Já o
Polvo joga através de
deck building e pode fazer duas ações, entre elas:
- Jogar uma carta
- Comprar uma carta
- Descartar uma carta para ocultar um bloco.
O
objetivo do Polvo é cansar o Tubarão, gastando a energia dele, ou conseguir se alimentar de 4 blocos, o que envolve mostrar sua localização.
Arte e Componentes: o jogo é
muito bonito, a arte do Weberson Santiago está demais. Eu mesmo fui comprado pela capa. A única coisa estranha na arte é que algumas cartas de Tubarão tem olhos e feições meio humanizadas, o que é um pouco esquisito.
Os
componentes são bons, as peças do Polvo, os saquinhos, o insert e a miniatura de Tubarão são ótimas, as cartas cabem sleevadas, mas talvez a caixa pudesse ser menor.
O que achamos do jogo?
Eu gostei bastante, jogamos 5 partidas num mesmo dia, mudando de personagem e eu, particularmente,
prefiro o Polvo. Acho que para a partida ser boa depende do Polvo, porque se ele só ficar em busca de comer, ficará visível para o Tubarão muito rápido e isso pode ser perigoso - é difícil se esconder de novo depois.
É um jogo que vai muito do gosto de cada um. Aqui em casa, infelizmente, ambos gostam mais do Polvo hahaha.
É um jogo imersivo. Com o Polvo, você sente estar se escondendo e sente a pressão do Tubarão tentando te achar. É muito bom quando ele falha ou cai em uma armadilha. Já com o Tubarão, você se sente procurando a presa, atacando e se frustrando quando erra.
A única parte que eu não gostei muito é o confronto, que é quando o Tubarão consegue atacar o Polvo. Nesse confronto, existem 3 cartas e cada jogador escolhe uma secretamente. Se forem iguais, o Tubarão vence, se não, os jogadores descartam uma cor (a que o Polvo escolheu) e a partida continua, porque a investida do Tubarão falhou. Na segunda vez que tiver um confronto, as chances são 50% e na última, é fato que o Tubarão terá sucesso na investida.
Eu não gosto muito desse anticlímax, mas ao mesmo tempo entendo, porque torna o jogo equilibrado, já que cada vez que o Tubarão falha, ele está mais perto da derrota, mas quando o sucesso vem na primeira tentativa é meio sem graça.
Resumindo: gostei bastante do jogo, tenho vontade de jogar mais vezes, prefiro jogar com o Polvo, mas não ligo de jogar com o Tubarão. A arte é linda, os componentes são bons, só o preço que não foi muito bom.
Já temos vídeo de
Unboxing e das nossas
Primeiras Impressões no YouTube (lá com as opiniões da Vanessa também).
Já jogou
Kelp? Conta aí o que você achou!
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