Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3429740/full-submersion-in-a-yellow-submarine
[Uma cópia de revisão foi descoberta no leito marinho do nosso amado Mar Báltico. Estava em uma condição surpreendentemente boa, considerando tudo. Cheirava levemente a cavala.]
Continentes descobertos. A passagem noroeste mapeada e há muito substituída pelo Canal do Panamá. O Monte Everest conquistado, o espaço subjugado.
O que resta para os exploradores sedentos por aventura? Provavelmente apenas afundarem no chão, de vergonha... ou mergulhar debaixo d'água para ver se ainda resta alguma glória para os viajantes lá embaixo?
E talvez salvar uma ou duas tartarugas ao longo do caminho.
Onde Quase Ninguém Foi Antes
Endeavor: Deep Sea é um jogo de exploração para 1 a 4 jogadores, construído com uma mistura única de posicionamento de trabalhadores e mecânica de pontos de ação. Ao longo de 6 rodadas, os jogadores contratarão especialistas para expandir seu alcance de atividades, adquirir e recuperar discos que servem como pontos de ação e então usá-los para executar ações.
À frente está o oceano infinito — ou, para ser preciso, cinco níveis e não mais do que cinco colunas oceânicas.
Vertical e Horizontal Abaixo do Mar
O escopo de nossos esforços é limitado pela missão, que define o layout inicial do mapa e nossos objetivos. Normalmente, há de 3 a 5 colunas de tiles, cada uma das quais pode ter até cinco tiles de profundidade.
O número limitado de ações disponíveis — determinado pelos especialistas — inicialmente parece um cobertor marítimo curto e restritivo. No entanto, os jogadores logo aprenderão onde encontrar ações adicionais e benefícios passivos.
O jogo esconde uma rede em constante evolução de conexões, interações e caminhos para explorar. O Sonar permite que os jogadores descubram novos tiles e os bravos exploradores são recompensados com atualizações de habilidades. Os jogadores podem mergulhar para obter fichas de bônus, manter um diário de bordo para benefícios pessoais ou simplesmente explorar tão longe e tão fundo quanto seus navios permitirem.
Um oceano de duas camadas
O painel de controle — um tabuleiro de duas camadas — determina a distância e a profundidade que seus navios podem alcançar. Ele também governa o destino dos discos que adquire e recupera. O sistema inovador sempre requer pelo menos um disco para executar uma ação (como mover ou mergulhar) e às vezes dois, se quiser marcar conquistas de pontuação, como atingir uma profundidade ou coluna específica ou concluir certas tarefas.
Graças ao mapa marítimo gerado dinamicamente, ações aparentemente simples ganham um brilho único. Nunca há tempo suficiente para fazer tudo; o leque de possibilidades diminui a cada rodada e outros jogadores estão ansiosos para serem os primeiros em todas as oportunidades.
Um Estudo em azul
Endeavor: Deep Sea opera como uma bola de neve. A primeira rodada oferece apenas duas ações! Mas as rodadas gradualmente ficam mais longas, à medida que novos especialistas nos ajudam a chegar mais longe, mergulhar mais fundo e esculpir nossos nomes com mais ousadia no panteão das lendas marítimas.
O que me fascina é o quão exigente e implacável o planejamento pode ser. Desde o início, sabemos exatamente o que podemos fazer, quantos discos temos e quais especialistas estão disponíveis. No entanto, além de atingir objetivos imediatos, também queremos crescer e nos fortalecer para que as rodadas subsequentes sejam ainda mais ricas e eficientes. Esse delicioso ato de equilíbrio continua sendo um desafio central até o final. E, claro, outros jogadores não facilitarão — eles ocuparão lugares cobiçados e até se beneficiarão das descobertas que fizermos.
"Depois de você, Professor!"
A ação de conservação prospera nessas interdependências. Cada disco colocado desencadeia uma reação — e benefício — para o dono do disco vizinho. Queremos agir primeiro e nos posicionar estrategicamente para colher o máximo de recompensas passivas de ações adjacentes que for humanamente possível. O mesmo se aplica à exploração: queremos ser os primeiros a descobrir e reivindicar bônus, mas fazer isso abre novas oportunidades para nossos oponentes.
Normalmente é assim. Nós planejamos ambiciosamente nossos movimentos e alocamos recursos, apenas para ver uma oportunidade suculenta aparecer no meio da rodada. Cavernas isoladas acessíveis a partir de peças vizinhas ou um recife de coral oferecendo oportunidades jornalísticas tentadoras aparecem, mas, infelizmente, não temos o especialista em navegação necessário, estamos muito longe ou nosso submarino simplesmente não consegue mergulhar tão fundo. Frustrados, permanecemos na superfície, juntando algumas ações de sonar medíocres e esperando recuperar não quatro, mas cinco discos na próxima rodada para finalmente mostrar a esses canalhas quem é o verdadeiro conquistador dos mares.
Verdadeiros Conquistadores dos Mares
Endeavor: Deep Sea é preparado em alguns minutos e jogado em cerca de uma hora. Independentemente da missão, módulos opcionais ou modo de jogo — sim, há até uma opção cooperativa — é sempre uma experiência deliciosa.
O jogo parece impressionante, combinando ilustrações evocativas com componentes de madeira vividamente distintos. Explorar novos tiles traz pequenas alegrias: cavernas subaquáticas, um tubarão espreitando nas sombras — possivelmente um megalodonte — recifes de corais de tirar o fôlego ou cardumes de golfinhos que quase o distraem dos bônus e campos que eles escondem. Endeavor: Deep Sea realmente faz você se sentir como se estivesse descobrindo o desconhecido, mergulhando nas profundezas e enfrentando a pressão esmagadora que pode deixá-lo para sempre enterrado no abismo, com seu confiável joypad ainda na mão.
Todos nós vivemos em um submarino amarelo, vermelho, roxo ou cinza
Uma hora repleta de dilemas logísticos dolorosos inevitavelmente leva a reflexões sobre o que poderia ter sido feito melhor, o que deveria ter sido simplificado antes, quais espaços bônus deveriam ter sido reivindicados e quais habilidades deveriam ter sido desenvolvidas antes. Esta encarnação subaquática do
Endeavor é perfeitamente projetada para completar duas ou três missões em uma única sessão, te deixando satisfeito, mas nunca sobrecarregado, com uma gama diversificada de experiências.
Os 32 tiles do oceano e 10 missões guiam sutilmente a exploração enquanto diversificam estratégias com pontuação variável, tornando fácil retornar ao jogo e continuar redescobrindo tanto ele quanto o oceano novamente.
A versão de varejo adota corajosamente uma abordagem sem plástico, com fichas especializadas alojadas em um encarte de papelão. No entanto, apesar de sua capa de papel, o encarte luta com os rigores do transporte, exigindo reorganização constante de especialistas antes de cada jogo.
O jogo não possui auxílios ao jogador que expliquem ícones ou ações básicas. Isso é intrigante, especialmente porque outros jogos desta editora (como a série Artemis) incluem recursos muito sensatos.
Um pouco de oscilação nas ondas...
Embora goste imensamente do jogo, é impossível não notar sua simplicidade: coloque um disco, execute uma ação, ganhe um benefício. Sim, as ações são mecanicamente distintas, mas funcionalmente, elas produzem resultados semelhantes.
A estratégia de abertura é criticamente importante — um passo em falso pode deixar um jogador bloqueado por um tempo frustrantemente longo. Se não desenvolver rapidamente a habilidade de recuperar discos de especialistas e desbloquear especialistas de nível mais alto, suas rodadas serão curtas e suas ações limitadas. Há uma maneira muito rigorosa de jogar suas primeiras rodadas, em termos de atualizações. Uma maneira que só é diversificada pela missão atual e suas peças iniciais.
Mesmo com jogos que duram de 50 a 60 minutos, posso ver o potencial para paralisia de análise. Com 4 a 6 movimentos por rodada, é fácil se perder em cálculos e sequenciar suas ações. E, claro, até mesmo o menor movimento do oponente pode atrapalhar seus planos cuidadosamente elaborados!
Devido à rigidez dos movimentos disponíveis, a exploração às vezes pode ficar em segundo plano. Com apenas um submarino para começar, é possível passar vários turnos preso em um lugar, mesmo enquanto realiza ações de sonar e adiciona novos blocos, que outros jogadores então exploram avidamente e levam para longe de nós.
...Mas há sol no horizonte
Apesar de suas deficiências — ou melhor, de suas "peculiaridades" — realmente gosto de Endeavor: Deep Sea e meus colegas jogadores sentem o mesmo, sugerindo regularmente que retornemos às nossas embarcações coloridas. É difícil pedir muito mais.
Bem, talvez por uma expansão Endeavor: Arctic Endeavors congelada e coberta de neve, completa com equipes de trenó — Dogs in the Snow.
Sim... o Ártico parece uma ótima direção para a próxima aventura.
Prós:
+ Mecânica de bola de neve estratégica e com muitas decisões
+ Grande variedade de peças de mapas
+ Especialistas assimétricos de quinto nível
+ Excelente design gráfico
Contras:
- Baixa interação do jogador
- Estratégias de abertura repetitivas
- Potencial para paralisia de análise
- Organizador problemático para especialistas
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Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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