Em Dark Deeds, os 2-5 jogadores estão jogando como lacaios concorrentes, cometendo crimes para impressionar seu patrono maligno - mas este não é um jogo inspirado em Meu Malvado Favorito ; é um jogo de cartas criado por Andy Chambers e Mark Gibbons que foi publicado originalmente em 2016. Esta edição da Rookery Publications e Modiphius inclui revisões do jogo original e algumas cartas novas - então temos ainda mais da arte de Mark Gibbons para admirar. O jogo original tinha fichas de suspeita de madeira e uma moeda de metal "mais suspeita". Agora são de papelão, o que não é tão chamativo, mas é perfeitamente adequado. A nova edição também substitui o d12 do jogo original por 2d6.
Como o título sugere, este é um jogo onde realizará ações obscuras - roubando cidadãos, fugindo e atacando guardas da cidade, montando planos diabólicos para superar seus lacaios rivais. Este é um jogo de dados onde há cartas dispostas em uma fileira representando uma rua e onde precisa rolar mais do que o valor da carta que está observando. Tenha sucesso e adiciona aquela carta à sua pilha de pontuação, no entanto, também atrai suspeita igual ao valor da carta. Quando rouba um cidadão, qualquer excedente rolado (ou seja: a quantidade pela qual o número que rolou exceder a força do alvo) pode ser usado para ativar uma carta de saque que normalmente lhe dará modificadores em rolagens futuras.
Se houver um guarda na rua à direita do cidadão que quer roubar, não pode mirar naquele cidadão a menos que primeiro passe furtivamente ou derrube o guarda. Sempre que rouba um cidadão ou ataca um guarda na rua, atrai suspeitas. Vai querer tentar atrair menos suspeitas do que outros lacaios porque os guardas vão em busca do lacaio mais suspeito, tornando os turnos daquele jogador mais difíceis, porque sempre precisarão derrotar ou passar furtivamente por um guarda perseguidor antes que possam atingir qualquer carta na rua. Se tiver um guarda em perseguição e suspeita de 10 ou mais, você é preso. Sua suspeita é zerada, mas perde todas as suas cartas de saque. Há pontos no jogo em que isso não é tão ruim, mas perder cartas de saque dessa forma pode ser particularmente doloroso nos estágios finais do jogo, onde precisará das modificações das cartas de saque para tentar enfrentar inimigos mais poderosos. Quando as cartas de inimigos saem do lado direito da rua, elas "perseguem" o jogador ativo. Precisa derrotá-los antes que o jogo termine, pois qualquer um que ainda esteja em perseguição lhe dará pontos negativos. É geralmente importante, portanto, em Dark Deeds gerenciar e manipular sua suspeita. Os jogadores fazem isso principalmente se escondendo na Taverna; em vez de pegar uma carta na Taverna, rolar um d6 e remover seu valor em suspeita.
Além de mirar em guardas, cidadãos e nêmesis, os jogadores tentarão satisfazer os requisitos de suas cartas Dark Deeds - até porque Dark Deeds não cumpridos na mão no final do jogo também marcarão pontos negativos. E isso fornece interação adicional entre os jogadores, pois há cartas de enredo, a maioria das quais são projetadas para permitir que um jogador supere outros lacaios...
Dark Deeds é um jogo de gerenciamento de mãos e de testar a sorte com um elemento travesso de "toma essa". É muito divertido e dura cerca de 45 minutos. A edição original de Dark Deeds tinha muitos fãs dedicados, mas é bom ver Modiphius apresentando o jogo a um público maior.
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.