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Acabamos de ter nossa primeira partida em 3 jogadores de
Duna: Imperium - Uprising +
Duna: Imperium - Ascensão de Ix (balanceamento personalizado) +
Duna: Imperium - Imortalidade (balanceamento personalizado) +
Dune: Imperium – Bloodlines. De Bloodlines, incluímos 11 cartas de imperium, 8 peças de tecnologia, todos os 8 contratos, comandantes Sardaukar, 6 líderes e 6 cartas de intriga. Essas 11 cartas de imperium de Bloodlines foram embaralhadas com outras 20 cartas de imperium aleatórias e colocadas no topo do baralho de imperium. Os líderes usados neste jogo foram Esmar Tuek, Conde Hasimir Fenring e Liet Kynes. Aqui estão alguns pensamentos e observações da expansão Bloodlines com base em nossa primeira partida:
1) Peças de tecnologia e cartas de intriga: Uau, as tecnologias devem ser minha parte favorita da expansão. Realmente gosto do que elas trazem para o jogo em geral e há algumas tecnologias muito legais nessas expansões. Agora pode combinar todas elas para criar uma enorme pilha de tecnologia ou criar seu próprio conjunto personalizado. Optarei pelo último, pois já projetei um conjunto de 18 peças que seriam, a) mais acessíveis, para que pudéssemos ver mais ação tecnológica em cada jogo, e b) teriam boa variabilidade nas habilidades e recursos para complementar diferentes estratégias (um conjunto personalizado foi usado neste jogo). Existem algumas tecnologias que parecem reciclar (reequilibrar?) algumas das ideias antigas. Por exemplo, Minimic Film (custa 2 especiarias, ganha 1 persuasão durante o turno de revelação) agora pode ser substituído por Self-Destroying Message (custa 4 especiarias, ganha 2 cartas de intriga na compra + 1 persuasão durante o turno de revelação). Pode, é claro, jogar com ambas as tecnologias, mas pessoalmente prefiro omitir uma para manter as tecnologias mais variáveis (mantendo a de Bloodlines).
Assim como com a Self-Destroying Message, sinto que agora há mais tecnologias que aumentam o aspecto de cartas de intriga do jogo. Parece que não há apenas mais oportunidades de ganhar intrigas, mas também pode fazer mais coisas legais com elas (manter mais na mão sem se preocupar com o roubo, ganhar uma intriga por rodada como renda tecnológica, ganhar uma tropa grátis para combater toda vez que ganhar uma carta de intriga...). Realmente gosto disso, pois gosto muito da emoção, tensão e jogos mentais que as intrigas trazem ao jogo.
Acho que acabamos comprando cerca de 2 a 3 tecnologias por jogador durante a partida. Realmente ajudou poder comprar tecnologias toda vez que visitávamos espaços verdes de Landsraad (realmente gosto dessa mudança). As tecnologias pareciam complementar nossas estratégias sem se sentirem muito poderosas. Uma razão pela qual conseguimos comprar tantas tecnologias foi provavelmente porque tínhamos Esmar Tuek no jogo, fornecendo mais tempero de seu sietch. E como mencionado antes, as tecnologias que usamos eram mais baratas.
2) Comandantes Sardaukar: Minha segunda parte favorita da expansão. Em nosso jogo, adquirimos um total de 3 comandantes (um jogador tendo dois comandantes). Acho que os comandantes adicionam uma nova mecânica interessante e divertida ao jogo. Eles a) aumentam um pouco alguns dos pontos mais fracos dos trabalhadores no tabuleiro, b) dão mais meios para usar solari e c) trazem novas estratégias e sinergias. Um exemplo óbvio das novas sinergias está relacionado à mecânica de retirada de tropas. Em nosso jogo, um jogador adquiriu o comandante Sardaukar, com a habilidade de turno de revelação, e depois comprou Shadout Mapes (veja os detalhes abaixo). Ele então usava a habilidade de retirada para realmente extrair valor de seu comandante. Mapes é uma carta muito boa por si só, mas neste jogo foi bem incrível para este jogador em particular. Nos diários do designer, Paul fala sobre como esse embaralhamento também fortalece Metulli, mas ainda não estou impressionado com ela. Me parece apenas um truque de líder e preferiria que essa interação viesse das sinergias de cartas do império.

3) Líderes: Este jogo realmente precisava de mais líderes e devo dizer que há alguns líderes realmente interessantes nesta expansão. Os líderes que estou mais animado para experimentar são Liet Kynes, Kota Odax e Helen Mohiam. Todos os líderes que usamos neste jogo foram muito divertidos de jogar. Liet Kynes parecia muito forte e provavelmente teria navegado para a vitória se outros jogadores não a tivessem mantido sob controle. Esmar Tuek, por exemplo, estava fazendo uma manipulação desagradável do mercado de especiarias ao remover o bônus de especiarias necessário na frente do jogador Liet para impedi-la de completar um contrato de especiarias além de obter o bônus de líder duplo do Deserto Profundo. Agora que penso nisso, os novos líderes provavelmente estão no mesmo nível dos comandantes em termos da minha parte favorita pessoal da expansão.
4) Cartas de Império: Definitivamente, há muitas cartas legais nesta expansão, mas no geral esta é a parte da expansão que provavelmente estou menos animado, pois algumas das cartas poderia muito bem viver sem. Acho que as cartas que estão indo para meu deck de império personalizado são Bombast, Sandwalk x2, Delivery Logistics (provavelmente mudarei para 1 custo), I Believe, Command Center, Arrakis Observer, Litany Against Fear, Corrupt Bureaucrat, Fremen War Name, Mercantile Affairs e Choam Demands. Todas essas cartas (exceto Choam Demands) também foram incluídas em nosso jogo.
Prós:
+ Novas mecânicas de jogo interessantes e sinergias de cartas.
+ Mais tecnologias, cartas, líderes, rivais e contratos.
+ Líderes parecem ser muito bem projetados.
+ Melhorias para certos espaços de tabuleiro (especialmente alto conselho).
+ Formas alternativas de se envolver em combate.
+ Ênfase mais forte em tecnologias e cartas de intriga.
+ Maior variedade em requisitos de contrato e recompensas.
+ Mais maneiras de descartar cartas (líderes com habilidades de descarte).
+ Novas cartas de conflito com símbolo curinga.
Contras:
- Alguns podem achar salgado o conteúdo misto (jogo base vs. revolta).
- Várias cartas de império parecem mais do mesmo.
- A aparência das peças de madeira Sardaukar.
No geral, realmente gostamos de jogar com o conteúdo de Bloodlines. Com base nessa experiência limitada, acho que essa é uma expansão muito boa, bem pensada e bem equilibrada que provavelmente deveria ser adicionada a todas as coleções de fãs de Dune: Imperium.
Por Mika Torvinen
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
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