Post original: https://coopgestalt.com/2025/02/01/fellowship-of-the-crew-a-review-of-lord-of-the-rings-the-fellowship-of-the-ring-trick-taking-game/
Este é um título enorme:
Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: O Jogo de Vaza.
Encomendei minha cópia diretamente da Asmodee, e ela chegou em meados de janeiro de 2025. Eu tentei MUITO obter o jogo assim que ele foi lançado! Estava muito animado por ele!! Vi MUITOS canais obtê-lo antes em 2024, mas como um cliente pagante chato e comum, o mais cedo que pude obter minha cópia foi direto do site da Asmodee em janeiro de 2025 (depois de pré-encomendá-lo em novembro (?) de 2024).
Então, o que é esse jogo? É um jogo de caixa pequena para 1-4 jogadores, idades 10+ com um tempo de jogo "listado" de 20 minutos. Esse tempo é razoavelmente preciso para descrever uma única partida, mas este é, em sua essência, um jogo de campanha! Então, é uma campanha de 18 capítulos, e cada capítulo pode ter várias partidas. Então, um capítulo "não é necessariamente" uma partida, mas muitas vezes é. (Depois de concluir a campanha, há um modo autônomo para que possa continuar jogando).
Este jogo (notará que estou evitando dizer o nome completo) é um jogo cooperativo! Os jogadores trabalham juntos para pegar pistas, mas sob certas condições! Uma das melhores coisas do jogo é sua Comunicação Limitada: os jogadores não têm permissão (de forma alguma) para discutir as cartas em suas mãos enquanto jogam. Tudo o que eles podem fazer é deduzir o que outras pessoas têm pelas cartas que jogaram.
Aqueles que estão prestando atenção podem dizer "Ei! Parece o
A Tripulação! Esse também é um jogo cooperativo de vazas, certo?" Sim! Nós gostamos bastante de A Tripulação, pois ele ficou na posição #2 no nosso Top 10 de Jogos Espaciais Cooperativos. Há muitas semelhanças entre os dois: ambos têm campanhas contínuas que começam fáceis e ficam mais difíceis, ambos são jogos de caixa menores e ambos são jogos de Comunicação Limitada. Mas há algumas diferenças interessantes, que discutiremos!
Abrindo e jogabilidade
Este é quase exclusivamente um jogo de cartas. Há 3 baralhos no jogo: o baralho intro (extrema esquerda), o baralho Part I (primeiros 12 capítulos) e o baralho Part II (últimos 6 capítulos).
Muitas cartas. Veja acima.
Existem alguns tokens; os roxos são usados para indicar personagens “obrigatórios”: quando você joga, cada jogador deve escolher um personagem, e certos personagens são necessários para certos capítulos. A grande carta Anél é usada para indicar quando os Anéis foram jogados, e assim permitir a liderança com eles (veja mais da discussão abaixo).
Este é um jogo de vazas, então há naipes. Em vez de copas, espadas, ouros, etc. “chatos”, os naipes são temáticos: Sombras, Colinas, Montanhas, Anéis e Floresta.
Cada jogador assumirá o papel de um personagem do Senhor dos Anéis (pode assumir vários personagens dependendo do número de jogadores).
Cada personagem tem uma condição de vitória: para ganhar um jogo, (geralmente) tem que satisfazer as condições de vitória de todos os personagens!!! Observe a condição de "vitória" de Frodo: ele deve ganhar 4 ou mais cartas de Anéis nos truques que ele ganha.
A condição de vitória de Pippin é ganhar o menor número de truques. Também notará que no início do jogo, alguns personagens podem "trocar" cartas com outros personagens. Ainda não pode falar sobre suas cartas na mão, mas pode dar cartas óbvias. Por exemplo: você realmente não quer que Pippin tenha muitas cartas altas (já que ele tem que perder a maioria dos truques), então você pode dar um 8 de Colinas.
Uma regra interessante do jogo é que um jogador não pode liderar com uma carta de Anel, a menos que o Um Anel já tenha sido jogado em um truque jogado anteriormente (por ser descartado quando um jogador não conseguiu igualar o naipe de liderança). O token de Anel está no preto e branco para mostrar: “ Não: você não pode liderar um truque com um naipe de Anel”.
Uma vez que pelo menos um Anel tenha saído, então as cartas de Anel podem ser lideradas! Veja o lado colorido do Anel acima! Agora significa “ Sim! Você pode liderar truques com cartas de Anel agora!”.
Há muitas pequenas regras especiais no jogo. Por exemplo, depois de distribuir todas as cartas, uma carta é sempre “perdida” (para fazer a matemática funcionar, há sempre uma carta extra). Mas Gandalf tem uma regra especial que diz que ele pode pegar a carta perdida em sua mão!
Cada personagem recebe uma mão de cartas e as usa para jogar! O portador do 1 Anel sempre começa o jogo. Frodo está quase sempre em jogo, e ele sempre começa com o 1 Anel.
Os jogadores continuam jogando até que todas as suas condições de vitória sejam satisfeitas... e eles vencem! Se, em algum momento, as condições de vitória não puderem ser satisfeitas, o jogo é perdido. Na campanha, perder significa que você apenas joga a mesmo partida novamente até vencer (geralmente).
Uma partida vencedora avança para a próxima... partida. No começo da campanha, isso geralmente significa o próximo Capítulo: estes são chamados de “Jogos curtos”.
Mais tarde na campanha, pode ter que jogar várias partidas para avançar para o próximo capítulo. Esses são chamados de jogos “Longos”.
Se conseguir passar por todos os 18 capítulos da campanha, você ganha!
Jogo Solo
Há um modo solo para o jogo! Considerando que The Crew (o jogo com o qual este será comparado várias vezes) NÃO tinha um modo solo, isso é ótimo!
O modo solo tem regras muito diferentes do jogo cooperativo principal! Durante o jogo cooperativo principal, todas as cartas são distribuídas, e os jogadores (cooperativamente) tomam decisões sobre o que jogar com base no que veem em sua mão inteira! Veja acima como um jogador cooperativo tem um monte de cartas!
No jogo solo, o jogador assume o papel de 4 dos personagens, e só recebe “parte” de cada mão (4 cartas cada para começar)! Veja acima, pois o Capítulo 1 tem o jogador solo jogando com 4 personagens com 4 cartas cada!
Cada personagem recebe 4 cartas e receberá uma nova carta depois que uma vaza for feita! Então, o jogador solo tem que decidir como jogar cartas com base em ver TODAS as cartas dos personagens, mas não todas as cartas por mão!
Então, este é um modo solo que requer que o jogador solo opere 4 personagens! Normalmente, me preocupo com a sobrecarga intelectual, a troca de contexto entre personagens e a manutenção geral. Mas isso realmente não é um problema aqui! Cada personagem é muito simples de operar: eles não têm poderes especiais, simplesmente têm uma condição especial de vitória. É muito fácil olhar para o tabuleiro e ter uma noção do que cada personagem deve jogar!!

O modo solo exige que você olhe todas as cartas em todas as mãos de todos os personagens e tome decisões para atingir seus objetivos de vitória. Isso parece assustador, mas realmente não é. Você sabe EXATAMENTE o que cada personagem jogará; o que você não sabe (com certeza) é qual carta cada personagem receberá em seguida. A aleatoriedade no jogo solo é baseada em qual carta cada jogador recebe na próxima rodada. Nunca achei essa aleatoriedade muito debilitante. Tive alguns jogos em que as cartas foram contra mim, mas foi fácil jogar novamente.... lembre-se, este é um jogo de 20 minutos, então qualquer aleatoriedade nas negociações (mesmo que seja uma droga completa) acabará em breve e poderá jogar outra partida.
Dito de outra forma, não achei que houvesse muita aleatoriedade neste jogo para me fazer não gostar dele.
Para enfatizar o ponto de que este é um jogo fácil, deixe-me dizer que joguei o jogo solo de 18 capítulos inteiro quando estava doente! Não estava no meu melhor, mas o jogo de vazas do SdA é realmente fácil! Cada partida dura "apenas" 20 minutos ou mais, então quando ficava cansado já que estava doente, podia tirar um cochilo e voltar depois!
Vamos deixar claro, mesmo que o jogo solo seja fácil de pegar, fácil de jogar e fácil de continuar voltando, ainda há muitas decisões envolventes! Parte da razão pela qual gostei tanto do jogo solo foi que ele é envolvente e me "distraiu" durante a minha doença!
A quantidade de manutenção enquanto você joga é bem mínima; é muito fácil jogar sozinho. Mas há muita manutenção entre as partidas:
- Honestamente, a pior parte do jogo é o embaralhamento constante. Precisa ter certeza de que fez um trabalho muito bom embaralhando as cartas, porque um embaralhamento ruim pode te fazer perder o jogo! Então, acabei embaralhando as pilhas depois de cada partida só para ter certeza de que as coisas estavam bem embaralhadas!
Como um jogo solo, é uma grande vitória! É fácil de aprender, fácil de jogar e envolvente o suficiente para continuar voltando! Como eu disse, joguei a campanha inteira de 18 capítulos sozinho quando estava doente, e foi ótimo! É fácil o suficiente para jogar quando está "distraído", mas divertido o suficiente para mantê-lo envolvido!
Grande vitória por ter um modo solo: Qual foi a pontuação?
The Crew: 0, Fellowship of the Ring: Trick-Taking Game: 1.
Gostei do jogo solo e, embora tenha derrotado o jogo inteiro, vou mantê-lo na minha coleção para jogar novamente sozinho.
Modo cooperativo
Então, na verdade, há vários modos cooperativos com base no número de jogadores. "Parece" que a melhor maneira de jogar é 4 jogadores (ou 3 jogadores). (O jogo de 2 jogadores é realmente muito diferente; não posso comentar sobre isso, pois nunca tive a chance de jogá-lo. Tenho que admitir que o modo de 2 jogadores parece muito assustador).
Meu grupo de 4 jogadores sentou e jogou 12 partidas (8 capítulos) em uma noite por mais de 3 horas! Ganharam a maioria dos jogos com bastante facilidade, mas foi ficando cada vez mais difícil! No jogo 8, tiveram que jogá-lo novamente 3 vezes! O jogo 8 apresenta Tom Bombadil com bastante destaque, e a piada é que o jogo 8 foi tão irritante quanto Tom Bombadil!
As principais diferenças entre o jogo solo e o jogo cooperativo para 4 jogadores:
1) O jogador solo vê todas as mãos, mas apenas um número limitado de cartas. 2) O jogador cooperativo vê todas as cartas em sua mão, mas só pode ver sua mão.
As regras de Comunicação Limitada são MUITO claras no livro de regras: você praticamente não pode falar sobre nada, exceto informações públicas, como condições de vitória do jogador e regras especiais. Qualquer coisa na sua mão não pode ser discutida DE FORMA ALGUMA!
Depois de jogar 8 capítulos, meus amigos basicamente disseram que gostaram mais dele do que de The Crew e que era mais temático! Gostaram da arte, das cartas, dos objetivos de vitória dos personagens.
The Crew : 0; Fellowship of the Ring: Trick-Taking Game : 2 (tema, arte)
Gosto de salientar que Crew tem uma “comunicação muito limitada” com os tokens de comunicação. Na verdade, prefiro essa parte do Crew: não gosto que NÃO haja comunicação realmente neste jogo. Lembre-se, no Crew, cada jogador “pode se comunicar” uma vez em um momento crítico com “carta mais alta” ou “carta mais baixa” ou “única carta”. Não existe tal mecanismo em Fellowship of the Ring: Trick-Taking Game: as regras para comunicação limitada são bem brutais.
The Crew : 1 (tem alguma comunicação crítica); Fellowship of the Ring: Trick-Taking Game : 2
Um Anel Para Todos Governar
Deixe-me contar o que aconteceu no jogo cooperativo de 4 jogadores: ao escolher personagens para jogar, meus amigos acabaram falando um pouco sobre quais personagens escolher. "Ah, eu provavelmente deveria ser Pippin, minha mão é péssima." "É, posso ser Tom Bombadil, acho". A questão é a seguinte:
as regras são BEM CLARAS de que eles não podem fazer isso!
Li o livro de regras em voz alta para meus amigos: isso diz explicitamente que eles não podem fazer isso...
“Durante a preparação, os jogadores não devem discutir as preferências dos personagens, pois isso pode revelar informações”
Meus amigos odiaram essa regra! Essa é a única chance de realmente se comunicar no jogo, e eles sentiram que isso tornava o jogo mais divertido!
“Dê-nos ALGUMA escolha! Essa é uma regra da casa para nós!”
Eu não mencionei isso, mas acabei apenas assistindo e guiando meus amigos por 8 capítulos (eu era o quinto volante e não joguei). E assistir meus amigos "discutindo" quais personagens jogar parecia envolvê-los e fazê-los falar! Eles REALMENTE se divertiram escolhendo personagens! Acho que isso também deu a eles a sensação de entrar mais no jogo, pois eles não estavam apenas "carregados" com um personagem, eles tinham uma escolha na escolha!
Está bem explícito nas regras que os jogadores não podem revelar nenhuma intenção sobre os personagens, mas acho que isso é um erro. Acho que o jogo é mais envolvente e divertido se os jogadores tiverem alguma escolha lá! Honestamente, isso ajuda a combater o problema que tenho com este jogo: não há "comunicação especial" permitida (como The Crew !). Assistindo ao jogo, ficou BEM claro que permitir que os jogadores ajudassem a escolher seus personagens era mais divertido, então fizemos disso uma regra da casa:
"Os jogadores podem comunicar suas preferências para escolher os personagens, mas não podem revelar o que está em suas mãos".
Com a regra da casa:
The Crew: 1; Sociedade do Anel: Jogo de Truques: 3 (regra da casa)
Sem a regra da casa:
The Crew: 2; Sociedade do Anel: 2 (sem regra da casa)
A Campanha
A Campanha é... apenas o jogo ficando cada vez mais difícil. A campanha segue a história do livro muito bem; um dos meus jogadores é um grande fã de Senhor dos Anéis, e notaram o quão bem os Capítulos seguiram o livro. Mas, no final das contas, cada jogo é praticamente independente do jogo anterior. Não há "subida de nível", não há grandes penalidades por perder — cada partida fica "mais difícil". Certos personagens são "revelados" conforme você joga, mas geralmente a campanha é apenas jogos cada vez mais difíceis. É uma campanha linear.
Se você está procurando por uma campanha mais operística com subida de nível, narrativa ramificada, punições satisfatórias, punições debilitantes e mudança de estado, este não é o jogo para você. Mas, se quer um monte de partidas em sequência que nominalmente seguem o enredo do livro A Sociedade do Anel (sem muita manutenção entre eles), é um bom jogo para você.
O que você faz quando a campanha acaba?
Existem regras para jogar o jogo depois de terminar a campanha: veja o livro de regras acima. Honestamente, preferiria jogar a campanha novamente; a campanha é fácil de reiniciar, e preparar jogos “pós-campanha” parece bagunçado.
O que eu gostei!
A arte: Esta arte em vitral para os personagens é muito temática e muito atraente. A arte nas Montanhas, Anéis, Sombras, etc. também é muito temática. A arte e o tema são muito mais atraentes neste jogo do que em The Crew.
The Crew: 1; Sociedade do Anel: 4 (com regra da casa e arte)
Os Personagens: A arte dos personagens e as condições de vitória são todas muito interessantes. Um dos meus jogadores destacou que gostavam que as Condições de vitória mudavam toda vez, mas que seguiam os personagens! The Crew é um pouco diferente, pois as condições de vitória são apenas uma condição. Acho que é uma vitória para a Sociedade do Anel que existam personagens. Ter personagens torna o jogo um pouco mais envolvente! Para o meu grupo, pelo menos.
The Crew 1; Sociedade do Anel: 5 (com regra da casa, arte e personagens)
Modo solo: O modo solo é bom. É fácil entrar nele e é fácil iniciá-lo/pará-lo a qualquer momento. Já falamos que o Crew NÃO tem um modo solo, enquanto este tem.
O que eu não gostei
Comunicações muito limitadas: Acho que The Crew tem a maior vantagem ao dar aos jogadores "chances" de se comunicarem em momentos críticos: Não existe tal mecanismo neste jogo. Não quero subestimar este ponto: esta é uma das principais razões pelas quais adoro The Crew! Toda a ideia de comunicar uma informação crítica na HORA CERTA é um mecanismo tão envolvente e interessante em The Crew. Não há nada parecido aqui.
Direi que a Regra da Casa que propusemos (permitir que os personagens escolham personagens de forma mais interativa) contribui muito para aliviar esse problema.
Tanto embaralhamento! Só esteja ciente de quanto embaralhamento há... pode querer proteger suas cartas. Como cada partida dura apenas 20 minutos, essas cartas são tocadas e embaralhadas muito. Atualmente, não tenho sleeves nas minhas cartas, mas talvez devesse.
Conclusão
Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel: O Jogo de Vaza é um jogo fantástico que acho que as pessoas vão adorar. Vi meu grupo simplesmente entrar e jogar por 3 horas, e eles se divertiram muito! Me vi jogando sozinho durante toda a campanha, e me diverti muito!
A melhor descrição que tenho deste jogo é The Crew encontra Lord of the Rings! É um co-op muito temático, pelo menos mais do que The Crew. Meus amigos preferiram este á The Crew... mas apenas se tivessem a Regra da Casa de que pudessem falar mais sobre a seleção de personagens. Ao vê-los jogar cooperativamente, recomendaria fortemente esta Regra da Casa: realmente pareceu tornar o jogo mais envolvente para todos!
O jogo solo foi muito envolvente e certamente jogaria novamente.
Este é um jogo muito fácil de preparar, seja cooperativamente ou solo, e é fácil de jogar (com muitas decisões divertidas). Pessoalmente prefiro The Crew a ele (por causa da regra de comunicação crítica), mas todos os meus amigos preferiram este jogo. Se eu quiser jogar sozinho, não posso jogar The Crew , mas posso jogar este.
Ótimo jogo. Vou manter The Crew e o jogo Fellowship of the Ring: Trick-Taking na minha coleção, mas parece que todos os meus amigos preferem o jogo Fellowship of the Ring: Trick-Taking.
https://coopgestalt.com/
Por Richard Saunders (saunders)
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.