Post original: https://www.boardseyeview.net/post/karakum
Criado por Arif Nezih Savi, com arte de Laimes Kudikis,
Karakum é um jogo de cartas de construção de tabuleiro, de coleção de conjuntos, fácil de jogar, onde você constrói uma caravana de camelos. O jogo é publicado pela Brain Games.
Neste jogo, os 2-4 jogadores estão selecionando cartas de recursos coloridas (cada cor tem uma imagem distinta também, então o jogo pode ser jogado por jogadores daltônicos). A mecânica de seleção de cartas será familiar para qualquer um que tenha jogado qualquer uma das inúmeras versões de
Ticket to Ride: pode selecionar quaisquer duas cartas na sua vez da pilha de compra ou do centro viradas para cima, mas se selecionar uma carta curinga virada para cima (uma carta multicolorida mostrando barras douradas), essa é a única carta que pode pegar para adicionar à sua mão.
Não há limite para o tamanho das mãos dos jogadores, mas, como alternativa à seleção de cartas, pode usar sua vez para gastar cartas de recurso da sua mão para comprar um camelo do display, pagando o número indicado de cartas da cor que corresponde à da carta de camelo. O problema aqui é que há um custo extra para a carta de camelo que está mais próxima da pilha de compra de cartas de camelo e para todas as outras cartas de camelo no display que compartilham sua cor.

Quando compra uma carta de camelo, a adiciona à sua caravana, mas, após a primeira carta, só pode colocar uma carta à direita do seu piloto de caravana se ela for do mesmo número ou cor da carta anterior. Faça isso e receberá o número de pontos presentes na carta no final do jogo (quando a pilha de compra de camelo acabar). Se comprar uma carta de camelo que não pode colocar imediatamente na sua caravana porque ela não corresponde nem à cor nem ao número da carta anterior, tem que colocá-la à esquerda do seu piloto de caravana. As cartas nessa posição valem apenas metade do seu valor, mas pode mover uma carta de lá para a caravana assim que uma posição correspondente adequada abrir.
Karakum é um jogo leve, de caixa pequena, para família e crianças, que joga rápido: pode esperar que as partidas não levem mais do que 15 minutos. Não há muito espaço para estratégias ou decisões; ganhar ou perder depende principalmente da sorte das cartas que aparecem no display. Não há desvantagens em pegar camelos que não pode adicionar imediatamente à sua caravana, embora possa hesitar em comprar camelos que estão sujeitos ao custo extra. Há espaço para aumentar as táticas por penalidades de regras da casa (ou seja: pontos negativos) para camelos que terminam o jogo à esquerda do piloto da caravana e/ou exigem que os jogadores gastem um turno para mover um camelo da esquerda de seu piloto para a caravana à direita. Em nossas partidas no Board's Eye View, descobrimos que essas variantes de regras da casa tornaram o jogo mais interessante para jogadores experientes. Não importa como jogue,
Karakum é divertido.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.