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For Glory é um jogo de combate de gladiadores e de construção de deck para dois jogadores da Spielcraft Games. Os jogadores representam os donos ( lanistas ) de escolas de treinamento de gladiadores rivais ( ludi ) - muito parecidas com aquelas retratadas na série de TV Spartacus. Durante o curso do jogo, ganhará e gastará dinheiro e influência, mas, no final das contas, estará competindo por glória, assim como o título sugere. O jogo é vencido pelo jogador cujos gladiadores marcarem 6 ou mais fichas de glória na arena.
A partida é dividida em maquinações e fases de arena. É por meio de suas maquinações que constrói seu deck, adicionando patronos e recrutando mais gladiadores. Como pode imaginar, é na arena que os gladiadores competem, e seu sucesso dependerá do treinamento (cartas) com o qual os equipou e das cartas de tática e reação que tem em sua mão e que podem afetar o resultado.
Comprar cartas na fase de maquinações segue o padrão convencional de construção de decks, como tipificado em
Star Realms: paga o custo de uma carta no display de mercado usando as cartas de renda em sua mão (e/ou moedas) e coloca as cartas que compra no topo de sua pilha de descarte para que elas estejam disponíveis em um turno futuro. A diferença aqui é que você sempre tem disponível uma seleção de cartas em cada uma das categorias (gladiadores, patronos e táticas) para que possa adaptar suas estratégias. A fase de maquinações também permite que jogue cartas. Os patronos são adicionados à direita do seu tabuleiro de jogador e eles lhe dão "influência". Os gladiadores são jogados em uma das arenas no centro da área de jogo, desde que tenha influência suficiente. As cartas a serem usadas como táticas ou reações no combate de arena são colocadas viradas para baixo em sua reserva. No entanto, para recuperá-las, tem que pagar 1 moeda por cada carta e comprar todas elas... A maioria das cartas tem efeitos condicionais especiais, então, por exemplo, a patrona Vestalis pode ser exaurida como uma reação em combate de arena para evitar 1 de dano.

Entre as estatísticas e outros detalhes das cartas de gladiador está a "sede de sangue" de cada gladiador. Isso se torna o gatilho para passar para a fase de arena: a sede de sangue total dos gladiadores de ambos os jogadores é totalizada e a fase de ação é acionada quando atinge ou excede a sede de sangue na carta do topo do baralho de ostentação. Esta é uma mecânica interessante, principalmente porque o gatilho da sede de sangue nas cartas de ostentação aumenta a cada rodada, proporcionando um arco de jogo estável. Os jogadores completam uma mão de sete cartas no final de cada turno de maquinação, então ambos sempre terão uma mão cheia de cartas no início da fase de arena, e outro dispositivo interessante no jogo é que os jogadores podem adicionar mais gladiadores de sua mão para a arena como "registros tardios", mas a um custo de um suborno de 3 moedas para cada um desses gladiadores.

O combate em si envolve ativação de cartas para frente e para trás em ordem de iniciativa (agilidade), com fichas de vitória e Glória em cada arena indo para o jogador com o último gladiador em pé. Cartas de reação jogadas da sua mão podem, por exemplo, mitigar danos quando seu gladiador recebe golpes. Além disso, algumas cartas táticas jogadas da mão de um jogador podem funcionar da mesma forma que um ataque de gladiador. Comprar cartas de volta da sua reserva no meio de uma batalha crucial na arena pode ser uma virada de jogo!
O combate de gladiadores é um tema bem conhecido: ainda jogamos periodicamente nossas cópias de
Gorus Maximus e
Spartacus: Um Jogo de Sangue e Traições. O design de Alex Wolf para
For Glory pega mecânicas familiares de construção de decks e dá a elas apenas o toque suficiente para dar a este jogo novidade e apelo sem impor uma sobrecarga de regras pesadas. Qualquer veterano de outros construtores de decks poderá pegar For Glory e começar a jogar em minutos. Gostamos do fato de sempre ter disponível para compra uma seleção de todas as três categorias de cartas, e apreciamos especialmente a maneira como a mão renovada e a opção de comprar de volta sua reserva adicionam estratégia e surpresa às batalhas. O único aspecto sobre o qual tínhamos menos certeza eram as recompensas contínuas de cartas de arena. Embora elas forneçam algumas habilidades de bônus interessantes, elas são um bônus adicional para o vencedor no topo da glória, então funcionam como o oposto de uma mecânica de recuperação. Ainda assim, ad victorem ire spolias: ao vencedor os despojos!
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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