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Voidfall é um jogo espacial 4X (explorar, expandir, extrair e exterminar) estilo euro ambientado no moribundo Domineum Empire. Criado por Nigel Buckle e Dávid Turczi, é uma reimplementação do jogo de Nigel de 2014,
Omega Centauri, mas com muito mais ícones.
Voidfall parece assustador quando abre a linda caixa pela primeira vez. É confrontado com um livro de regras considerável, um compêndio ainda maior, um glossário e uma folha de referência de ícones de quatro páginas. Mas não precisa ter medo: o grande Comece Aqui laranja no livro de regras o lançará rapidamente na preparação e no jogo do tutorial. Recomendo fortemente jogar o tutorial se for novo no jogo, pois ele o guia habilmente pelas etapas da primeira era (1 de 3 em um jogo completo).

Cada um dos 1-4 jogadores assume o controle de uma das 14 Casas (facções) do decadente Império de Domineum em um esforço para se reconstruir e tornar-se a Casa mais influente enquanto luta contra os invasores Voidborn (alienígenas). Dependendo do cenário, o tabuleiro é composto de setores de espaço hexagonais. Cada jogador tem seu próprio setor de mundo natal e um setor adjacente já sob seu controle, mas também há uma série de outros setores de buracos de minhocas, ruinas anciãs, cinturões de asteroides e um monte de lugares infestados de Voidborn. Cada jogador também tem seu próprio tabuleiro para acompanhar sua ascensão na Sociedade, Política e Economia, armazenando tecnologias úteis e corrupção não tão útil...
A ação acontece em três eras divididas em várias fases. Na fase de Preparação, novas tecnologias podem ser reveladas e ocorrem Eventos que afetam o estado do tabuleiro e os objetivos de pontuação. O número de turnos do jogador para aquela Era também é revelado.
A fase de Foco é a parte principal do jogo. Impulsionado por cartas de Foco, cada jogador tem um baralho inicial idêntico de nove cartas padrão, mas, dependendo da sua Casa, algumas cartas podem ser trocadas por versões especializadas. A cada turno, joga apenas uma carta, que tem três ações disponíveis, das quais escolhe duas para executar, embora possa executar todas as três em certas circunstâncias. Cada ação tem um custo - geralmente recursos ou redução de suas defesas de alguma forma. Precisa atingir o equilíbrio com recursos, construindo guildas, instalações para reforçar sua frota de naves e decidir quando assumir setores adjacentes, o que é a verdadeira beleza do jogo: o espaço de decisão é enorme e todas as opções disponíveis têm seus prós e contras.

A fase final é a fase de Avaliação: hora dos Voidborn revidarem! Se não se preparou bem o suficiente para um ataque, prepare-se para ser punido... Perder um setor pode ser um verdadeiro retrocesso. A manutenção também deve ser paga e as Agendas e os objetivos da Era são marcados.
As tecnologias desempenham um papel crucial ao longo do jogo e apenas certas tecnologias estarão disponíveis em cada partida, dependendo das Casas que estiverem jogando e quais Casas "caídas" adicionais estiverem em jogo. As tecnologias mudarão as habilidades de cada jogador; por exemplo, adicionando novos tipos de naves como o Destroyer ou Dreadnought, Ark Ships que permitem que aumente suas capacidades de produção e Escudos para absorver alguns ataques. As tecnologias disponíveis realmente moldam como o jogo será jogado, e utilizar suas tecnologias de forma eficiente é a chave para se sair bem.

O combate no jogo é completamente determinístico: os únicos dados neste jogo são aqueles que são usados para manter o controle do tamanho da população de um setor. Ser capaz de calcular o resultado de cada batalha pode não ser do gosto de todos, mas é essencial para a partida: saber quando atacar, quando defender e até mesmo quando vale a pena sacrificar um setor. É extremamente satisfatório construir uma frota de Destroyers e detonar alguns setores, embora provavelmente tenha o custo de deixar seus setores mal defendidos...
É muito difícil resumir a jogabilidade de
Voidfall, pois há muitas partes interligadas. Nenhuma dessas partes, no entanto, parece supérflua ao jogar e, depois de algumas rodadas, cada ação faz sentido, ajudada pela soberba iconografia. O co-designer Dávid Turczi é famoso por seus designs de jogos solo e, portanto, não será nenhuma surpresa que Voidfall também incorpore um fantástico modo cooperativo/solitário que introduz um tabuleiro de Crise separado. A jogabilidade é muito semelhante, mas adiciona um desafio extra de cartas de Crise que precisam ser resolvidas e cartas de Foco compartilhadas adicionais que são mais poderosas e caras.
Os componentes, caixa e armazenamento são todos excepcionais, como esperávamos da Mindclash, e o jogo ostenta algumas artes impressionantes de Ian O'Toole. A versão deluxe inclui miniaturas de naves e tabuleiros de jogador de três camadas com peças de setores. Embora não sejam essenciais, por que alguém iria querer jogar esta obra-prima com menos do que isso?
Não há, na minha opinião, um melhor número de jogadores. Nós jogamos com todas as quantidades, tanto competitivamente quanto cooperativamente, e todas elas funcionaram bem. O tempo de jogo depende realmente de quanto tempo os jogadores deliberam sobre sua infinidade de opções, mas a média é de cerca de uma hora por jogador. Há 18 cenários diferentes na caixa, com layouts diferentes para cada contagem de jogadores, todos os quais jogam de forma muito diferente devido aos setores e tecnologias disponíveis. A única reclamação que algumas pessoas têm é o longo tempo de preparação, mas com prática verá que isso diminui.
Como provavelmente pode perceber, realmente amo esse jogo e o recomendaria a qualquer um que goste de euros, 4Xs ou jogos de estratégia mais pesados.
(Review por Greg White)
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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