Abordamos este jogo da Exploding Kittens com certa apreensão. Parecia que seria um jogo baseado em jogadores gritando a plenos pulmões: sem dúvida divertido para alguns, mas geralmente não é o que buscamos em um jogo de tabuleiro. Tivemos uma surpresa agradável. Pode esperar algumas vozes altas na empolgação do jogo, mas Really Loud Librarians não é sobre gritos; é um jogo de palavras/trivia para duas equipes de jogadores (ou, no limite, apenas um confronto direto entre dois jogadores) projetado por Ken Gruhl e Quentin Weir, onde as equipes tentam encontrar palavras associadas à categoria em uma carta.
Isso parece uma ideia familiar, e de fato é. Mas o que diferencia Really Loud Librarians de outros jogos de associação de palavras semelhantes é o design inovador do tabuleiro. Vinte letras do alfabeto são embaralhadas e dispostas ao redor da pista de pontuação em um circuito de corrida (não há Q, U, V, X, Y ou Z). O jogador que representa sua equipe não pula de uma letra para outra ao redor do circuito, ele é puxado em uma corrente de anéis que cobre três letras de cada vez. Ao criar palavras associadas à categoria em sya carta, pode dizer palavras que começam com qualquer uma das letras visíveis em qualquer um dos anéis. O toque extra aqui é que move a corrente para frente toda vez que uma palavra correta é dita, então as letras vão mudar constantemente durante todo o turno de 60 segundos da sua equipe.
O jogo vem com uma ampulheta de 60 segundos e um bom estoque de cerca de 60 cartas de categorias de dupla face, cada uma com uma categoria diferente para cada uma das equipes. São os requisitos em constante mudança da cadeia de movimentação que diferenciam Really Loud Librarians de muitos jogos de palavras e curiosidades semelhantes: quanto melhor sua equipe for em criar palavras, mais longe seu personagem será puxado pelo tabuleiro, mas quanto mais longe e rápido seu personagem se mover, mais agilidade mental será exigida de sua equipe para alternar entre letras iniciais diferentes para suas palavras.
Há um pouco mais de dificuldade, pois, cada vez mais ao longo do jogo, peças são adicionadas a letras aleatórias, oferecendo a oportunidade de ganhar fichas bônus para cada palavra que comece com aquela letra. Os pontos obtidos por essas peças podem valer mais do que os pontos por vencer rodadas, mas só ganha suas fichas bônus nas rodadas em que sua equipe vence...Embora seja mais do que a maioria dos jogos de palavras, perguntas e respostas semelhantes, Really Loud Librarians ainda é intuitivamente fácil de jogar, adequado tanto para jogadores quanto para não jogadores, e praticamente jogável imediatamente. E como um jogo festivo para duas equipes, o único limite máximo para o número de jogadores é a praticidade de todos terem uma boa visão do tabuleiro: é muito jogável com equipes de apenas dois ou três jogadores, mas não deve ter problemas para acomodar equipes de cinco ou seis jogadores.
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.