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Prequels parecem estar na moda no momento. House of the Dragon da HBO está nos mostrando mais da "história" que levou aos eventos de Game of Thrones e, com menos sucesso, a Amazon tem tentado recriar os eventos na Terra Média que deram origem ao Senhor dos Anéis. Não há razão para que os editores de jogos de tabuleiro não entrem na onda também, então a BFF Games está nos dando
Yield. No cenário, pelo menos, é uma prequel de seu jogo de sucesso
Hidden Leaders, lançado em 2022. O jogo foi criado por Andreas Müller, Markus Müller e Raphael Wegmayr, com arte de Satoshi Matsuura e Luigi Sampieri Rodriguez.
Disseram-nos que Yield se passa precisamente 43 anos antes de Hidden Leaders. No entanto, seu cenário de reino de fantasia semelhante não significa que este seja mais do mesmo. Pelo contrário, Yield joga de forma muito diferente. Enquanto Hidden Leaders era um jogo de dedução e cabo de guerra entre facções concorrentes, Yield é mais parecido com um jogo de guerra onde os 2-5 jogadores são líderes concorrentes no comando de exércitos em um tabuleiro que é adaptado para cada quantidade de jogadores. É um jogo onde os jogadores estão batalhando entre si e, finalmente, lutando pelo controle de fortalezas, que são o que determina a vitória no final de três rodadas da partida.

Os líderes em Yield têm a escolha de duas habilidades assimétricas. Cada um deles controla três exércitos (quatro para o rei, se essa for a habilidade assimétrica que escolher para esse líder) e, no início do jogo, os jogadores usam os mostradores para cada exército, alocando secretamente seus 12 pontos de força. Isso significa que ninguém sabe a força real de um exército inimigo até que eles estejam envolvidos na batalha. Como consequência, as manobras iniciais no jogo parecem um pouco com
Combate, mas uma vez que a força de um exército tenha sido revelada, os jogadores poderão fazer deduções sobre as forças dos outros exércitos daquele jogador...
As ações em Yield são controladas por cartas e os jogadores também têm uma mão de cartas de batalha que podem ser jogadas para aumentar temporariamente a força de um exército em batalha, muito parecido com as cartas de combate em
Scythe. No entanto, são situacionais, pois só podem ser usadas em seu valor nominal total (3-6) e em terrenos correspondentes; embora, em casos extremos, possa jogar uma carta de batalha virada para baixo para uma força de 1 em qualquer terreno. Novamente, há um metagame de dedução dentro do jogo em Yield porque os jogadores recebem 10 cartas de batalha no início da partida, das quais são obrigados a descartar três viradas para cima. Alguns jogadores podem simplesmente descartar suas três cartas de menor valor, mas se, por exemplo, descartar três cartas de Pântanos, os oponentes podem suspeitar que planejo concentrar minha ação em locais de Floresta e Cidade. Talvez seja exatamente isso que quero que eles pensem...

As três rodadas de Yield representam anos e cada uma é composta de quatro estações (turnos). Os jogadores têm uma mão de seis cartas, e a cada turno escolhe uma para jogar a fim de realizar as ações indicadas. Os jogadores selecionam suas cartas simultaneamente, mas as jogam viradas para baixo e as cartas são reveladas em ordem horária. Existe a opção de não virar sua carta e, em vez disso, sacrificá-la para comprar mais cartas de batalha. Se sua ordem de turno for posterior à dos outros, isso é algo que pode escolher fazer depois de ver as ações que os outros escolheram. Uma das seis cartas que todos têm é uma carta cuja ação permite que duplique qualquer outra carta. Há um custo para isso (reduz a força e, portanto, a pontuação de pontos do final do jogo, para uma de suas fortalezas), mas é notavelmente libertador poder duplicar qualquer outra carta de ação.

Depois que as quatro cartas de ação de todos foram jogadas, batalhas acontecem entre exércitos inimigos em locais adjacentes. Isso pode resultar em algumas batalhas multijogador fascinantes; de fato, em contagens maiores de jogadores, pode encontrar seu exército involuntariamente envolvido em uma batalha que é principalmente entre dois outros combatentes.
No final do jogo, são as fortalezas que determinam o vencedor, e toda vez que uma fortaleza muda de mãos, um token de controle é adicionado no topo. Isso não denota apenas a propriedade: o valor de pontuação de cada fortaleza é o número de tokens na pilha. Você pode, como uma ação, atualizar uma fortaleza que controla, adicionando um token e, assim, aumentando seu valor em pontos, mas, esteja avisado, isso torna sua fortaleza um alvo ainda mais tentador...
Yield oferece um jogo de guerra de fantasia abstrata e fácil de jogar, ao mesmo tempo em que incorpora uma mistura satisfatória de dedução e gerenciamento de cartas. E ele joga rápido: a maioria das nossas partidas no Board's Eye View levaram cerca de uma hora.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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