Post original: https://www.polyhedroncollider.com/2024/05/salton-sea-board-game-review.html
Bem-vindo ao glorioso local
Salton Sea. Na fronteira da Califórnia e do México, é aqui que revolucionaremos a indústria de energia, explorando toda a energia geotérmica armazenada em nosso planeta, extraindo galões de salmoura, que serão convertidos em lítio. Em suma, resolveremos a crise energética e jogaremos um jogo de tabuleiro sangrento, se não totalmente exaustivo, tudo ao mesmo tempo.
Salton Sea é um jogo econômico de colocação de trabalhadores bastante pesado, durante o qual os jogadores tentam completar o máximo de objetivos e comprar o máximo de ações possível antes de atingirmos as limitações de nossas capacidades de mineração. Cada turno consistirá simplesmente em atribuir um trabalhador a um espaço em um tabuleiro de jogador e completar a ação associada, como perfurar, extrair, ganhar um contrato, etc. Este mecanismo central é muito direto e não tem nada realmente para ser escrito.
Tudo depois deste ponto, porém, em
Salton Sea é digno de nota, criando escolhas tensas, interação fantástica e estratégias e oportunidades interessantes.
A primeira coisa inteligente sobre Salton Sea é o uso da moeda. Representado por cartas em numerações de $1, $3 e $5, é notável que não há trocos nos pagamentos em Salton Sea. O segundo ponto, muito mais interessante, é que essas cartas podem ser usadas como dinheiro ou viradas e usadas como uma ação - agora, essas são as mesmas ações que aparecem no tabuleiro do jogador, mas versões aprimoradas delas, permitindo que extraia mais, pesquise mais fundo e faça pesquisas com desconto.
Desde o seu primeiro turno, fará escolhas difíceis, tem que sacrificar algumas de suas cartas para realizar ações, literalmente gastando uma ação para fazer uma ação diferente. Isso cria uma escolha deliciosa, se não agonizante. Sua estratégia é imediatamente jogada no fundo do poço. Precisa da carta de Contrato de $1 agora? Talvez não.
Precisará dela em alguns turnos? Provavelmente. Consegue se virar com o espaço de ação de Contrato "padrão" no seu tabuleiro de jogador? Parece que terá que fazer isso.
Salton Sea te provoca com a ideia de otimização, sugestivamente seduzindo-o a construir um processo robusto e eficiente para escavar, extrair e produzir energia. Enquanto isso, ele o coage a tratar cada uma de suas cartas como recursos preciosos e valorizados que não podem ser gastos levianamente.

Também é muito inteligente, essa dualidade de recursos te força a pensar e considerar suas ações, o jogo quer que pense cuidadosamente sobre o que está fazendo, como e quando. É recompensado por esse trabalho quando seu combo começa a funcionar, mas mantê-lo funcionando é um problema totalmente diferente. Uma partida de Salton Sea pode parecer um pouco como uma montanha-russa, cada avanço em uma área vem com alguns passos para trás em outra. Sua broca sofre danos, seus trabalhadores ficam estressados, os preços das ações aumentam, os preços de compra caem e cada ação causa uma reação. Há fluxo e refluxo em Salton Sea, o que significa que tem que se adaptar continuamente ao estado do jogo, seus oponentes e as consequências de suas ações.
Salton Sea também é muito divergente, as diferenças entre as partidas são gritantes, embora mecanicamente haja poucas mudanças. As Cartas de Objetivo, com uma variedade aleatória de objetivos de Curto e Longo Prazo, criam variações de forma simples e habilidosa. Em uma partida, pode estar perseguindo um punhado de objetivos de curto prazo - que são todos por ordem de chegada. Em outra, onde os Objetivos de Longo Prazo são todos importantes; quem tem mais 'X' no final do jogo vence, e você jogará de forma muito diferente. E se 'X' são ações de uma empresa ou contratos privados, muda muito a maneira como aborda o jogo. Não só há um jogo grande e crocante nesta pequena caixa, mas também há uma grande quantidade de variedade.

Salton Sea também tem uma qualidade de produção fantástica que se estende além do estoque de cartas e dos componentes de madeira personalizados. Não, o design de produção é mais do que isso, ele foi cuidadosamente considerado e pensado, desde o design gráfico habilmente implementado e inovador até os tabuleiros recortados que seguram tudo perfeitamente, e fazem isso de uma forma que o uso de cada componente tenha sido pensado.
Salton Sea não é para os fracos de coração, é uma tarefa mental exaustiva e desgastante. É um trabalho duro e a vitória, ou pelo menos se sair bem, é uma batalha duramente conquistada. Por esse motivo, Salton Sea não será para todos, está longe de ser um jogo casual de sexta à noite, estará olhando atentamente para o tabuleiro, e para as cartas em sua mão, murmurando para si mesmo enquanto tenta manter todas as variáveis de seu plano frágil em sua cabeça. Mas eu gosto disso.
Salton Sea é um jogo euro brilhante, inteligente e difícil. Além de tudo isso, acho inteligente, maravilhoso e mais do que um pouco temático que Salton Sea seja um jogo que o encoraja a considerar a causalidade, afinal, é um jogo sobre energia renovável. E isso também é ótimo.
Por Rory Somers
https://www.polyhedroncollider.com/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.