Post original: https://www.meeplemountain.com/reviews/cascadia-rolling-hills/
“Rolling” não se refere apenas à geografia neste novo jogo da linha
Cascadia.
Já falamos sobre Cascadia muitas vezes antes, desde nossa análise do jogo base, até nossa análise da expansão Cascadia: Landmarks. Incluímos Cascadia em uma lista de jogos que pode jogar facilmente com crianças e uma lista bem-humorada de jogos que incluem ursos. Mas acho que nenhum de nós esperava que Cascadia recebesse o tratamento de “jogo de dados”.
Isso mesmo; este mais novo membro da família (tecnicamente dois membros mais novos) é uma releitura de Cascadia como um jogo rolar e escrever. Mas preciso dizer:
Cascadia: Rolling Hills e
Cascadia: Rolling Rivers não são apenas para ganhar dinheiro. Embora compartilhem o mesmo DNA, são jogos totalmente novos.
Vamos mergulhar e descobrir o que faz essas duas novas entradas funcionarem. Observe que, embora meu foco principal nesta análise seja
Cascadia: Rolling Hills, falo sobre os dois jogos.
Cascadia: Rolling - Visão geral
Como o nome indica, estes são jogos de dados construídos sobre a estrutura Cascadia: os animais e habitats que conhecemos e amamos, bem como o layout baseado em hexágonos do campo. Ao longo de 20 rodadas, rolará dados para ganhar vários símbolos de tokens de animais e natureza. Esses símbolos permitem que complete cartas de habitat que funcionam como pontos e um cronômetro de jogo (verá um total de 20 deles ao longo da partida). Após a conclusão, uma carta pode fornecer bônus adicionais que permitem que afete o resultado de futuras jogadas de dados, símbolos de animais extras, ou alguma combinação dos dois.
Uma das coisas especiais sobre Cascadia: Rolling, é que cada caixa contém vários mapas referenciando locais específicos no noroeste do Pacífico. Ainda melhor é que cada mapa é realmente diferente, com um conjunto diferente de regras, layout e complexidade. Vou dar uma visão geral de cada mapa, mas como a jogabilidade básica é a mesma para todos, vamos falar primeiro sobre isso.
Jogabilidade
Cada jogador recebe uma folha de animais, 2 dados pequenos e uma página com o mapa que estiver usando. Prepare o baralho de cartas de habitat e vire uma delas. Por fim, embaralhe e vire 4 cartas de conclusão. Essas cartas de conclusão darão a você descontos para completar uma carta de habitat ou recompensas por completá-las.
A cada turno, rola seus próprios dados e o jogador ativo rola os 4 "dados centrais" maiores, que são compartilhados. Esses dados centrais apresentam uma combinação diferente de símbolos de animais, bem como alguns símbolos que podem lhe dar habilidades especiais naquele turno.
Revise os símbolos de animais exibidos em seus dados, bem como os dados centrais e selecione um animal. Atualize a contagem desse animal em sua folha.
Depois de selecionar seu animal, pode ter a capacidade de completar uma carta de habitat virada para cima. Veja o custo, juntamente com quaisquer descontos. Se decidir completar uma carta, atualize as contagens dos símbolos de animais na carta e marque essa carta adequadamente em seu mapa (discutirei isso com mais detalhes abaixo). Por fim, pegue quaisquer bônus fornecidos pelo habitat ou carta de conclusão associada.
Nota: um jogador completar uma carta de habitat não impede que outros jogadores também completem essa carta.
Quando a vez acabar, deslize as cartas de habitat para a direita e vire uma nova. Se já houver quatro cartas de habitat exibidas, a mais à direita é descartada. O jogo termina no final da rodada após a última carta de habitat ser revelada.
Some seus pontos com base no mapa específico que está usando e determine o vencedor.
Vamos dar uma visão geral dos mapas de Cascadia: Rolling Hills.
Pradaria Zumwalt
O mapa Zumwalt Prairie tem uma dificuldade de 1/3 e é o mapa inicial recomendado. Conforme completa as cartas de habitat, anote o valor em pontos da carta e marque-o na coluna correspondente no seu mapa. Trabalhando de cima para baixo, é incentivado a completar linhas e colunas e a atingir marcos específicos em cada habitat, após os quais ganhará bônus em pontos, bem como símbolos de animais adicionais. As pontuações são contabilizadas somando os pontos ganhos em cada linha, mais os bônus. Em seguida, conte a pontuação em todas as linhas para determinar o valor final em pontos.
O mapa Zumwalt Prairie é um ótimo lugar para começar, pois só precisa se preocupar com duas coisas: coletar diferentes cartas de habitat e/ou completar cartas de alto valor. Como o número na parte inferior de cada carta de habitat é um valor em pontos, é sempre "melhor" completar números mais altos, mas, dado que eles custam mais, precisará equilibrar esses pontos aumentados com os bônus que receberá ao completar uma linha, mesmo que faça isso com uma carta de menor valor. Joguei o mapa Zumwalt Prairie com meu filho de 11 anos e ele se saiu muito bem, então este é um mapa que as crianças podem entender facilmente.
Okanagan
O mapa Okanagan tem uma dificuldade de 2/3. Conforme completa as cartas de habitat, trabalhará da esquerda para a direita, preenchendo um hexágono para cada valor na carta: complete uma carta de montanha de valor 3, preencha 3 hexágonos de montanha. Se preencher um hexágono contendo um símbolo de animal, ou se completar hexágonos que cercam um símbolo de animal, colete-o. Se preencher ou cercar um ícone de "Marco", consulte a área de bônus de Marco na parte inferior do mapa. Se for capaz de completar uma linha inteira de hexágonos de habitat, continue preenchendo os hexágonos na "linha de estouro" na parte inferior da folha do mapa. Ganhará pontos para o hexágono de habitat mais distante concluído em cada linha e pontos de bônus adquiridos ao preencher os hexágonos.
O mapa Okanagan é, na minha opinião, um pouco mais direto do que o mapa Zumwalt Prairie. Embora queira completar vários habitats diferentes, também há um bônus legal por se aprofundar em um habitat específico e poder começar a preencher a linha de estouro. Ele introduz a noção de ícones de marcos, o que pode confundi-lo na primeira vez, mas, como eles não são "símbolos de animais", isso não deve causar muita confusão.
Palouse
O mapa Palouse tem uma dificuldade de 2/3. Este mapa é o primeiro a introduzir requisitos de adjacência. Começando no meio do mapa, cada carta de habitat que completar permite que marque hexágonos daquele tipo. Mas cada hexágono deve estar próximo ao hexágono central "Estrela" ou outro hexágono que marcou anteriormente. Alguns hexágonos neste mapa podem ser um de dois habitats. Se completar cada hexágono para um habitat específico, ganhe o bônus de habitat no lado direito do mapa. Se tiver hexágonos adicionais de um habitat concluído, leve-os para a trilha de estouro no canto inferior esquerdo. Conforme preenche os hexágonos, pode ganhar bônus de animais ou marcos — marque-os de acordo. Para pontuar, some os pontos ganhos ao preencher os hexágonos e, em seguida, some todos os bônus que ganhou.
O mapa Palouse é definitivamente mais desafiador do que os dois mapas anteriores. Não só tem que prestar atenção em quais cartas de habitat completa, e quais são seus valores, mas também tem que equilibrar pontos de coleta vs bônus de coleta que podem beneficiá-lo em turnos futuros. Também tem que decidir se vale a pena ir fundo em um habitat para ganhar o bônus de conclusão de 4 pontos, ou se prefere preencher mais hexágonos em todo o mapa. No estilo típico de jogo de tabuleiro, nunca pode fazer tudo o que quer.
Crateras da Lua
O mapa Craters of the Moon tem uma dificuldade 3/3, e com razão. Semelhante a Okanagan e Palouse, conforme completa as cartas de habitat, poderá marcar hexágonos no mapa. Este mapa é dividido em 15 regiões distintas, indicadas por uma linha preta grossa ao redor dos grupos de hexágonos. Ao completar uma carta, marcará a primeira letra de um ou mais animais, para cada valor da carta. Se uma carta de montanha vale 3 pontos e custa 2 falcões e 2 ursos, então poderá preencher três hexágonos com a letra H ou a letra B. Colete bônus conforme preenche vários hexágonos e ganhe bônus por preencher uma região com todos os mesmos animais, por exemplo, completando a região 1 com todos os alces.
A pontuação para este mapa é um pouco mais complicada do que os outros. Ganhará o número indicado de pontos por completar regiões, conforme mostrado no lado esquerdo do mapa. Também ganhará bônus de marco e bônus de diversidade — uma vez por habitat — por ter pelo menos um de cada animal naquele habitat em qualquer lugar do mapa.
O mapa Craters of the Moon definitivamente aumenta a complexidade. Não basta marcar hexágonos, tem que escolher sobre quais animais escreve (na esperança de obter o bônus de "mesma vida selvagem" ou o bônus de diversidade). Também tem que decidir em quais regiões focar — algumas valem mais do que outras, mas também podem levar mais hexágonos para serem concluídas. E tem que fazer tudo isso sendo exigente sobre quais cartas completa. Um quebra-cabeça desafiador, com certeza.
Considerações finais
Cascadia ganhou o cobiçado Spiel des Jahres em 2022 e ganhou uma série de outros prêmios de jogo do ano em todo o mundo. Claramente, essa combinação particular de mecanismos e arte ressoou com as pessoas. Mas com Cascadia e uma expansão já disponíveis, quem é o público para uma versão rolar e escrever?
Eu diria que qualquer um que gostou do jogo base é definitivamente um candidato para a série Cascadia: Rolling. Embora a jogabilidade seja diferente, esses novos jogos apresentam praticamente o mesmo tipo de quebra-cabeça de otimização. Tem que estar constantemente atento às possibilidades com base no que quer, e pode fazer isso em qualquer turno. Além disso, se ama dados, certifique-se de conferir estes. Os cantos arredondados agradáveis ficam bem na sua mão, os símbolos são fáceis de ler e a iconografia tem sido consistente em todos os jogos desta série. A Flatout Games faz um ótimo trabalho pensando nos pequenos detalhes, e isso é aparente no produto final que acabará jogando.

Minha principal preocupação são as duas versões diferentes: Rolling Hills e Rolling Rivers. Até onde sei, os três primeiros mapas em ambos os jogos são os mesmos, exceto locais de símbolos e alguns bônus. O mapa final em cada um parece ser diferente, com o mapa 3/3 “Fraser (Sto:Lo)” em Rolling Rivers sendo diferente do mapa Craters of the Moon. A vantagem é que os jogos podem ser “combinados” para permitir contagens maiores de jogadores, e misturar e combinar dados especiais para permitir ações diferentes. E sejamos honestos, o fato de a Flatout Games incluir 4 mapas em um jogo de US$ 19 é muito bom. Então, quer você opte pelos dois jogos ou não, está fazendo um ótimo negócio.
Cascadia: Rolling é uma excelente entrada no gênero rolar e escrever. Vários mapas, ótimo uso de dados, cartas de bônus e muito mais.
Por Andy Matthews
https://www.meeplemountain.com/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.