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À primeira vista, parece um jogo abstrato de rotina: afinal, o objetivo é simplesmente ser o primeiro a levar seus dois peões pelo tabuleiro até o quadrado diagonalmente oposto.
TacTile de Joseph Bugbee, no entanto, não é nada do que parece...
Para começar, TacTile é jogado em um tabuleiro modular: para cada partida, tira as peças vermelhas, azuis, verdes e amarelas de uma bolsa para construir a grade aleatória de 6 x 6 na qual irá jogar (todas as peças têm um símbolo distintivo no verso, então o jogo é jogável mesmo para aqueles que são daltônicos). Na sua vez, pode realizar duas ações diferentes. Obviamente, pode mover um de seus peões ortogonalmente, mas também pode ganhar um token de recurso que corresponda à cor de qualquer peça na qual tenha um peão. Sua terceira opção é gastar dois tokens para comprar uma carta de ação daquelas no display de mercado de seis cartas...

São as cartas de ação que transformam o TacTile em um construtor de combos notavelmente inteligente. Cada carta corresponde a uma das quatro cores de peças e especifica uma ação: Mover ou Ganhar, ambas duplicando as ações padrão dos jogadores ou Empurrar, que permite mover o peão de outro jogador para uma peça ortogonalmente adjacente. Cada carta mostra os dois símbolos de ficha necessários para comprá-la. Quando compra cartas, são ativadas sempre que pousar um peão na peça colorida correspondente. Com as cartas, o TacTile deixa de ser um simples jogo de corrida abstrato e colorido para se tornar um jogo de estratégia em que jogadores astutos concentrarão suas ações movendo as peças, para que ganhem as fichas necessárias para comprar cartas que os habilitarão a encadear movimentos e outras ações. Embora não haja muito "Toma Essa" neste jogo, a ação empurrar pode ser usada para atrapalhar os planos de um oponente, também pode bloquear fisicamente uma peça acampando um peão na peça em que ele está ansioso para se mover (por exemplo, sua cor pode permitir que acione uma cascata de ações de cartas).

TacTile joga similarmente com dois ou três jogadores, mas com quatro vira um jogo de equipe 2 contra 2. Neste modo, cada jogador é aliado ao jogador que está diagonalmente oposto a ele e os jogadores têm disponível a ação adicional de poder trocar uma carta com seu companheiro de equipe. Além disso, o jogo é vencido pela equipe que primeiro colocar três peões no lado diagonalmente oposto da grade, não todos os quatro. Isso abre a opção de uma equipe usar um de seus peões simplesmente como um varredor para frustrar a outra equipe. Se seus jogos forem como os nossos no Board's Eye View, verá que a partida para quatro jogadores desenvolve uma sensação muito diferente dos modos para dois e três participantes, aumentando as opções estratégicas e fazendo maior uso das ações Empurrar, tanto para afetar adversamente um oponente quanto para posicionar melhor um companheiro de equipe...
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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