caiom88::GabrielAlmeida::
Se você gostar e se interessar por pesquisar mais, vai entender que há um caminho a ser percorrido. Normalmente começa-se no 1846 ou 1830, depois vai-se subindo até chegar nos mais monstrengos.
Primeiramente, excelente texto!
Sou desses do hobbie que sempre teve um leve flerte aos jogos 18xx, mas acabei desistindo de conhecê-lo por n motivos. Com certeza seu texto atiçou novamente minha vontade de entrar um pouquinho neste mundo.
Gabriel, você poderia dar uma recomendação mais direcionada para os jogos 18xx? Talvez uma lista? Falar brevemente sobre ?
Uma vez me disseram que o Age of Steam era bem streamlined, que era bom para começar. Mas na época eu achei um jogo muito mais de pick up and delivery do que propriamente um 18xx.
Fala, meu mano! Muito legal ver este post acender o interesse de alguns pelo gênero. Respondendo seu comentário espero ajudar alguns outros com dúvidas similares.
Sobre o que é bom para começar: eu AMO Age of Steam, mas de fato não tem muito a ver, a não ser a parte da construção de trilhos mas mesmo isso é só parecido. Pode ser sim que dê um gostinho da parte operacional (construção de rotas) dos 18XX. Eu nunca joguei a expansão Barons do Steam mas sei que ela tenta fazer algo parecido com 18XX. Outros jogos que dão também um gostinho, mas da parte mais financeira ou pelo menos do aspecto de "você não joga somente por você, mas pela empresa", são
Chicago Express, que também tem tema de trem, e
Imperial, que também é um dos meus jogos favoritos. Ambos são jogos em que você deve acertar os investimentos das empresas/países mais fortes ao invés de necessariamente ser o responsável por eles serem tão fortes. Recomendo dar uma olhada nesses.
Sobre os títulos para começar em 18XX especificamente, há duas formas que sugiro para ter um primeiro contato:
1. Para jogos focados na parte operacional:
1846: The Race for the Midwest é o jogo sempre recomendado para começar e comigo funcionou muito bem. Ele roda tranquilamente em menos de quatro horas, tomadas as precauções necessárias (fichas de poker, se possível planilha, AP baixo e regras lidas por todos). Ele tem alguns elementos de euros que soarão familiares para quem não conhece 18XX, e em alguns aspectos ele parece mesmo um euro econômico. Mas mesmo assim é um ótimo jogo que mesmo após conhecer outros mais complexos ainda é interessante de jogar.
2. Para jogos focados na parte financeira: aqui há muito mais opções. Em geral são:
18Chesapeake, que é bem simples e rápido;
Shikoku 1889, que é uma versão simplificada e agilizada do 1830;
1882: Assiniboia, que se a mesa estiver familiarizada com jogos pesados é a minha recomendação pessoal, porque ele não é tão vanilla assim e permite algumas maldades a mais (o tileset dele é limitado e tem umas empresas privates e regras específicas interessantes). Todos esses também são jogados em menos de quatro horas em quatro pessoas, tomadas as mesmas precauções do 1846, acima. Por fim, muita gente recomenda também o próprio
1830: Railways & Robber Barons que, apesar se não ser o primeiro jogo da série, foi o primeiro grande sucesso e aquele com o qual todos os outros são comparados (literalmente - é muito comum ao invés de ler as regras de um jogo, buscar as diferenças dele para o 1830). Eu não recomendo porque ele pode ser muito longo para uma primeira partida, coisa de oito ou nove horas. Há variantes e formas de agilizá-lo, mas mesmo assim o 1830 não me pega.
Se o bichinho do trem te morder após testar um ou mais dos jogos acima - normalmente você é pego de primeira -, minhas recomendações de jogos intermediários são:
1862: Railway Mania in the Eastern Counties: Nesse aqui você esquece tudo o que aprendeu porque ele faz twists tão abruptos nas convenções de 18XX que muitos jogadores mais veteranos torcem o nariz para ele. Eu gosto muito. 1862 tem três tipos de trem, fusões de empresas, leilões por empresas, uns blocks muito legais no mapa e oportunidades de faturamento muito altas em números relativos a outros títulos. É doideira e joga em umas cinco horas.
1844/1854: essa caixa vem com os dois títulos e eu recomendo o 1844 especificamente. Eu não sou o maior fã, mas ele é como se fosse uma evolução do 1846 no sentido de agradar eurogamers. Então quem gostou do 1846 e quer seguir naquela pegada certamente encontrará aconchego no 1844, porque ele é cheio de poderzinhos, combos e eurices em geral. Aviso: pode ser longo, chegando a oito horas.
1848: Australia: pessoalmente é meu favorito da família do 1830, pouco a frente do
18MEX. Gosto do 1848 porque ele tem algumas especifidades que o tornam muito divertido: cada região do mapa tem uma bitola específica e isso tem implicações no faturamento das empresas; é possível investir em uma empresa que não é de trem (banco inglês); há um tipo adicional de trem e o jogo também tem objetivos na construção de rotas, o que gosto bastante.
O único 18XX dos que joguei até hoje que não recomendo é o
18Ireland. Tudo nele é muito travado - pouco dinheiro, tileset limitado, opções no mapa limitadas. O jogo é longo, burocrático e sofrido. Tem quem goste muito, eu não sou uma dessas pessoas.
Sei que em algum momento serão lançados dois jogos brasileiros, o
1890: Plano Nacional de Viação e o
1852: Ferrovias na Bahia. Não sei muito sobre eles mas recomendo ficar de olho.