Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3270636/prepare-for-liftoff-a-galactic-cruise-preview-by-b
Tivemos o prazer de testar
Galactic Cruise. É um jogo que entrou no nosso radar (e provavelmente no de todos) quando sua arte de capa foi revelada - feita por ninguém menos que Ian O'Toole! Desde então, ficamos realmente interessados em descobrir como o jogo realmente é, e como provavelmente há muitas outros pessoas que também ficaram, gostaria de compartilhar nossos pensamentos depois de algumas partidas.
Aviso: esta é uma prévia não paga de um protótipo do jogo, receberemos uma cópia final quando o Kickstarter for concluído.
Tema
Galactic Cruise é um euro de peso médio-pesado sobre como administrar uma agência de viagens espaciais. Os jogadores são todos supervisores da agência e estão construindo naves espaciais e equipando-as com diferentes segmentos (locais de entretenimento para hóspedes em dias passados no espaço), desenvolvendo novas tecnologias, expandindo sua força de trabalho, tentando completar as metas da empresa, agendando cruzeiros, anunciando-os, vendendo ingressos e, claro, lançando-os com fins lucrativos. Quem fizer isso melhor se tornará o CEO da empresa!
Este tema é muito bem integrado ao jogo. Cada ação tem algo a ver com o planejamento ou a execução desses lançamentos e eles também têm algumas explicações temáticas. Certas ações serão benéficas para todos, como reabastecer o silo de recursos ou uma exibição de cartas colocadas na preparação "todos na mesma empresa". Além disso, há um sabor adicional graças às cartas de Agenda e aos tipos de estruturas que pode construir em suas naves!
Jogabilidade
O jogo em si é principalmente sobre colocação de trabalhadores e gerenciamento de recursos, o que provavelmente não esclarece muito, pois há muitas implementações diferentes dessa mecânica. Então, vamos nos aprofundar um pouco mais em seu funcionamento interno.
Sempre que for sua vez, você pode:
- Colocar um trabalhador
- Lançar uma nave
- Chamar de volta seus trabalhadores, coletar renda e fazer uma ação
A colocação de trabalhadores em si parece simples no início: pode ir para um dos 6 pontos, potencialmente eliminando trabalhadores rivais se estiverem lá (eliminar significa que eles podem reutilizar o trabalhador e obter um bônus de renda, então geralmente deve evitar isso). Existem alguns detalhes que o tornam muito mais interessante do que pode parecer:
- Ao colocar um trabalhador, pode realizar 2 ações disponíveis
- Colocar fichas de desenvolvimento entre os pontos de trabalhadores permite que use ações em pontos adjacentes também, tornando-o mais flexíveis em suas escolhas de ação.
- As 12 ações do jogo são alocadas aleatoriamente para os 6 pontos, então as combinações mudarão entre as partidas.
- Trabalhadores especialistas podem ser desbloqueados com uma habilidade especial, que é diferente para cada partida, dependendo de um tabuleiro escolhido aleatoriamente na preparação.
Uma coisa essencial é o homônimo do jogo: lançar cruzeiros galácticos! Se preparou tudo (agendou um cruzeiro, vendeu ingressos, tem uma nave com cabines, comida, oxigênio e combustível suficientes), pode lançar uma nave espacial. Isso então acionará bônus a cada turno, dependendo do tipo de destino e passageiros a bordo, até que a nave retorne à Terra. Você também perde um trabalhador nesses turnos, pois ele age como um piloto.
Não entrarei em detalhes sobre as 12 ações em si - são basicamente as que mencionei no capítulo acima. Existem 3 recursos que deve gerenciar no seu tabuleiro de jogador: comida, oxigênio e combustível, para os quais o armazenamento é limitado no início, mas vai aumentando conforme coloca fichas de desenvolvimento. Também tem dinheiro e anúncios que são necessários para todos os tipos de coisas. Gosto de como há várias maneiras de obter recursos, e você é basicamente livre para fazer a ações que quiser, então nunca se sente preso em sequências de ações específicas. Há também uma trilha de reputação que às vezes vê em outros jogos - estar no topo da trilha lhe renderá pontos, mas pode gastar estes pontos para obter recursos de bônus, o que é uma grande ajuda em situações difíceis.

Outra coisa que realmente gosto são as cartas de agenda. Elas adicionam muito sabor - tanto tematicamente quanto mecanicamente. Podem ser jogadas durante a ação retratada para fazer uma versão modificada (muito mais forte) dela, ou descartadas para recursos bônus.
Conforme os jogadores completam objetivos públicos ou iniciam cruzeiros, eles colocam cubos na Trilha de Progresso, o que aciona 2 pontuações intermediárias e, finalmente, a 3ª e última pontuação final do jogo.
Conforme o jogo avança, torna-se mais versátil: tem mais flexibilidade para escolher ações, obter acesso a tecnologias públicas ou desbloquear habilidades especiais do seu tabuleiro de jogador, e também pode melhorar seus bônus de renda. Galactic Cruise tem uma incrível variedade graças a isso, e também a muitas coisas que são randomizadas na preparação - como as habilidades do trabalhador especialista, objetivos, tecnologias, locais de ação ou bônus de passageiros. Isso mudará suas estratégias a cada partida.
Jogando com 2 jogadores
Quero abordar o aspecto 2 jogadores do jogo, pois essa é a nossa contagem de jogadores mais comum. Sempre, para nós, é essencial que os jogos funcionem bem dessa maneira. Muitos desprezam a ideia de ter regras especiais para 2p, mas realmente eu adoro quando há alguns ajustes de trabalho bons para essa contagem de jogadores em jogos que precisam deles. O Galactic Cruise faz um ótimo trabalho nesse sentido!

A interação do jogador é bastante prevalente no jogo. Além de retirar coisas dos outros, também estão eliminando uns aos outros, acionando bônus de renda e também usando os tokens de desenvolvimento dos outros para ativar ações ou usar tecnologias - é por isso que os dois trabalhadores neutros em jogos 2p vêm em bom momento. Não se preocupe, você não precisa gerenciar um jogador fictício ou algo assim. Esses são apenas trabalhadores que são empurrados no sentido horário se você for até o local onde estão, possivelmente derrubando seu oponente real daquele lugar. Conforme o jogo avança, tokens de desenvolvimento neutros também são colocados aleatoriamente. Esses trabalhadores e tokens ajudam a preencher o tabuleiro, para que você e seu rival não se evitem durante toda a partida. É realmente simples, mas funciona efetivamente!

Talvez até adicione uma camada adicional de estratégia ao jogo em vez de simular um jogo 3-4p, como por exemplo pode se posicionar de forma que seu oponente não tenha escolha a não ser empurrar o trabalhador neutro que então empurra o seu.
Conclusão
Normalmente, gosto de ser o mais objetivo possível com as prévias do Kickstarter e deixar que as pessoas decidam por si mesmas, mas devo dizer que realmente gostamos de jogar Galactic Cruise e como ele fornece objetivos de curto e longo prazo, decisões cruciais e combos satisfatórios. Como, até onde sei, a jogabilidade estará finalizada quando terminar de escrever isso, acho que posso dizer que este jogo é uma joia excepcional de um euro médio-pesado que preenche todos os requisitos.
https://www.instagram.com/board.game.diaries/
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.