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Ambientado na América do Sul há cerca de 4500 anos,
Caral é um eurogame que celebra a construção de pirâmides desta civilização antiga; contemporânea, mas menos conhecida do que as do Egito Antigo. Neste jogo, projetado por Klaus-Jurgen Wrede - mais conhecido como o inventor de
Carcassonne - os 2-4 jogadores são mestres construtores, colocando trabalhadores para extraírem pedras e construir pirâmides. As pirâmides, é claro, lhe darão "fama" (pontos de vitória). Também coletará cartas de recursos, principalmente porque será solicitado a oferecê-los como sacrifícios aos deuses no final de cada rodada - com a fama indo para os jogadores que fizerem os sacrifícios mais generosos e um ponto perdido para qualquer jogador que não fizer nenhuma oferenda aos deuses.
Embora as regras não sejam tão claramente apresentadas quanto deveriam,
Caral é um jogo que não é difícil de jogar. Ele incorpora algumas mecânicas interessantes. O primeiro jogador controla um meeple Arquiteto e pode escolher mover o Arquiteto 0, 1 ou 2 espaços. Isso lhes dá controle sobre o ritmo porque os jogadores só podem realizar ações na localização do Arquiteto ou à frente dela: é uma limitação que lembra
Caylus. Termina uma rodada chegando ao fim da trilha espiral do tabuleiro, e o primeiro a chegar ao fim se torna o primeiro jogador da próxima rodada, então há um incentivo para correr na frente.
Conforme os jogadores começam a construção de suas pirâmides de três ou cinco estágios, suas localizações desaceleram o movimento, semelhante ao efeito de edifícios em
Great Western Trail, então estão cada vez mais propensos a precisar adicionar alpacas para aumentar a distância que podem se mover em seu turno.
Para além da nossa reclamação sobre as regras, a Funtails fez um bom trabalho com a produção de
Caral, com arte de Hendrik Noack e, mais notavelmente, as impressionantes pirâmides de empilhamento. Há escolhas táticas a serem feitas sobre forçar ou não o ritmo do jogo e em quanto focar em construir ou roubar e sacrificar cartas, e a Funtails incorporou vários módulos de expansão opcionais para que possa variar o jogo em partidas subsequentes.
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Traduzido*** por
Marcelo GS
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