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  3. Rising Sun
  4. Só eu que não acho esse jogo bom?

Só eu que não acho esse jogo bom?

Rising Sun
  • avatar
    kitosmio01/07/24 13:53
    avatar
    kitosmio
    01/07/24 13:53
    53 mensagens MD

    Eu aprecio temas orientais e jogos com dinâmicas de dominação de território, intrigas e estratégia. No entanto, a mecânica de aliança em jogos para quatro jogadores não fez sentido para mim, pois perde seu propósito principal, que é barganhar para obter as vantagens de uma aliança (principalmente pontuar). Isso se perde num jogo de quatro jogadores, porque todos podem ter uma aliança. Embora o jogo seja interessante e visualmente bonito, ele não supera 'El Grande' quando se trata de disputas territoriais. Diferente de 'Root', a assimetria de 'Rising Sun' me incomodou, pois achei desbalanceado.

    O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima. Para mim, isso é um erro, porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha, As ações da batalha, principalmente o "SEPPUKU", me incomodam porque, se alguém vê que vai perder, se mata e ganha pontos de vitória por tropa morta. Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes. Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk

    Acho que este jogo colocou muitas mecânicas. Poderia tirar as ações da batalha e o leilão. Onde venceria aquele com  maior número de tropas, mas isso não é possível, pois investiram demais em miniaturas. Se não me engano, cada classe tem 5 ou 7 miniaturas da sua cor. Em 'El Grande', há 35 tropas, mas são apenas quadrados.  As únicas tropas  que deveriam ser miniaturas são as cinzas, pois tem um poder especial, e o dinheiro do jogo só serviria para comprar cartas de habilidade que te dão poder e ou as cartas miniaturas cinzas aparecem. Onde já é necessário pagar seu custo para possui-las  

    Essas mudanças teriam que alterar as mecânicas de certas classes e também reduzir algumas mecânicas. Apesar de bonitas, acredito que as miniaturas encarecem o jogo, e você precisa dessas habilidades na batalha e e leilão na batalha, já que há poucas miniaturas.

    Lista de mecânicas de 'Rising Sun':
    - Batalha
    - Leilão oculto na batalha
    - Domínio de território
    - Assimetria de clãs
    - Mecânica de preferência de ação de acordo com a "honra" do jogador
    - Aliança (Negociação) e traição
    - Recrutamento de tropas
    - Movimento de tropas
    - Alocação de trabalhadores/tropas (Adoração de altar) para ganhar bônus se for o mais honrado
    - Cartas que dão tropas especiais ou habilidades

    São 11 mecânicas que posso listar de cabeça. Para mim, "menos é mais" e, por isso, em termos de domínio de território assimétrico, prefiro 'Root'. Se fosse definir este jogo no mundo da tecnologia, Rising Sun possui um ótimo designer um péssimo programador.

    Onde a ordem do gênero (domínio de território) até momento fica assim
    - Go e El Grande;
    - Root;
    - Rising Sun;

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  • ronaldovelasquez
    156 mensagens MD
    avatar
    ronaldovelasquez01/07/24 14:02
    ronaldovelasquez » 01/07/24 14:02

    "Só eu que não acho esse jogo bom?"

    São 8 bilhoes de pessoas no mundo. 

    Entao do ponto de vista estatistico, não, não é só vc que nao gosta ele.

    Espero ter ajudado.
    Abs

    25
  • arthurtakel
    1887 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel01/07/24 14:05
    arthurtakel » 01/07/24 14:05

    Se quiser pode adotar o sistema de batalha do Chaos in the old World que é do mesmo autor. O sistema de controle de área é praticamente igual, o que muda mesmo é a temática e que não tem miniaturas de Onis para comprar nem deuses para orar. É mais direto e seco e sem leilão. Utiliza o nível de combate da miniatura no tabuleiro com cartas de poder e rolagem de um dado.
    Quanto a questão de desbalanceamento e assimetria no início eu pensava como você. Mas após dez partidas percebi que as facções do jogo base são incrivelmente balanceadas e realmente vence o melhor jogador sem privilégio de ter escolhido facção melhor.

    2
  • LucasTTMelo
    321 mensagens MD
    avatar
    LucasTTMelo01/07/24 15:24
    LucasTTMelo » 01/07/24 15:24

    Não 

    3
  • SenhorEscavadeira
    150 mensagens MD
    avatar
    SenhorEscavadeira01/07/24 16:20
    SenhorEscavadeira » 01/07/24 16:20

    kitosmio::Eu aprecio temas orientais e jogos com dinâmicas de dominação de território, intrigas e estratégia. No entanto, a mecânica de aliança em jogos para quatro jogadores não fez sentido para mim, pois perde seu propósito principal, que é barganhar para obter as vantagens de uma aliança (principalmente pontuar). Isso se perde num jogo de quatro jogadores, porque todos podem ter uma aliança. Embora o jogo seja interessante e visualmente bonito, ele não supera 'El Grande' quando se trata de disputas territoriais. Diferente de 'Root', a assimetria de 'Rising Sun' me incomodou, pois achei desbalanceado.

    O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima. Para mim, isso é um erro, porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha, As ações da batalha, principalmente o "SEPPUKU", me incomodam porque, se alguém vê que vai perder, se mata e ganha pontos de vitória por tropa morta. Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes. Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk

    Acho que este jogo colocou muitas mecânicas. Poderia tirar as ações da batalha e o leilão. Onde venceria aquele com  maior número de tropas, mas isso não é possível, pois investiram demais em miniaturas. Se não me engano, cada classe tem 5 ou 7 miniaturas da sua cor. Em 'El Grande', há 35 tropas, mas são apenas quadrados.  As únicas tropas  que deveriam ser miniaturas são as cinzas, pois tem um poder especial, e o dinheiro do jogo só serviria para comprar cartas de habilidade que te dão poder e ou as cartas miniaturas cinzas aparecem. Onde já é necessário pagar seu custo para possui-las  

    Essas mudanças teriam que alterar as mecânicas de certas classes e também reduzir algumas mecânicas. Apesar de bonitas, acredito que as miniaturas encarecem o jogo, e você precisa dessas habilidades na batalha e e leilão na batalha, já que há poucas miniaturas.

    Lista de mecânicas de 'Rising Sun':
    - Batalha
    - Leilão oculto na batalha
    - Domínio de território
    - Assimetria de clãs
    - Mecânica de preferência de ação de acordo com a "honra" do jogador
    - Aliança (Negociação) e traição
    - Recrutamento de tropas
    - Movimento de tropas
    - Alocação de trabalhadores/tropas (Adoração de altar) para ganhar bônus se for o mais honrado
    - Cartas que dão tropas especiais ou habilidades

    São 11 mecânicas que posso listar de cabeça. Para mim, "menos é mais" e, por isso, em termos de domínio de território assimétrico, prefiro 'Root'. Se fosse definir este jogo no mundo da tecnologia, Rising Sun possui um ótimo designer um péssimo programador.

    Onde a ordem do gênero (domínio de território) até momento fica assim
    - Go e El Grande;
    - Root;
    - Rising Sun;

    Joguinho bem mequetrefe pra mim. Tinha gostado da ideia do leilão pelas fases do combate, mas na prática não funciona bem. 

    Acho todos jogos do Lang meia boca, e todos são bem parecidos. Esse truque de ganhar matando seus próprios soldados ele coloca em todos jogos. 

    Lá fora é um jogo bem esquecido, no Brasil por algum motivo ganhou status cult, talvez pela escassez de cópias. Lá fora pessoal gosta muito mais do Blood Rage (que também é meia boca pra mim).

    Sou fan de  El Grande e Root tb

    3
  • Ziul
    1617 mensagens MD
    avatar
    Ziul01/07/24 16:38
    Ziul » 01/07/24 16:38

    Não gosto também.

    Prefiro muito mais Blood Rage, numa mesa onde todos conhecem as cartas do jogo, ele brilha.

    0
  • MatosCaio
    473 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio01/07/24 17:10
    MatosCaio » 01/07/24 17:10

    Rising Sun é um jogo de negociação extrema. Se a mesa não curtir esse tipo de jogo e não se engajar em cada jogada, o jogo fica extremamente arrastado e burocrático.

    A grande vantagem do jogo é a liberdade que ele dá de os jogadores poderem trocar quaisquer recursos a qualquer momento (menos na fase de guerra), e de que nenhuma negociação é vinculante. É um jogo perfeito pra extorquir, chantagear, mentir, enrolar, trair e levar os outros na conversa, além de claro blefar muito nos leilões.

    É um dos meus jogos favoritos de todos os tempos, e não precisa de nenhuma expansao (ele é até melhor sem expansão nenhuma), mas entendo as criticas

    7
  • Pes Soberbos
    1075 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos01/07/24 18:06
    Pes Soberbos » 01/07/24 18:06

    Já dei uma estudada nesse jogo no passado pra avaliar uma possível compra, até porque não tem como não chamar atenção visualmente. Esse jogo é lindo!
    No entanto, no que diz respeito ao gameplay, nada ali me agradou.

    Mas veja só, esse jogo ocupa a posição 130 no ranking do BGG, ou seja, tem gente pa carai que adora ele.

    2
  • kitosmio
    53 mensagens MD
    avatar
    kitosmio01/07/24 18:31
    kitosmio » 01/07/24 18:31

    kitosmio::Eu aprecio temas orientais e jogos com dinâmicas de dominação de território, intrigas e estratégia. No entanto, a mecânica de aliança em jogos para quatro jogadores não fez sentido para mim, pois perde seu propósito principal, que é barganhar para obter as vantagens de uma aliança (principalmente pontuar). Isso se perde num jogo de quatro jogadores, porque todos podem ter uma aliança. Embora o jogo seja interessante e visualmente bonito, ele não supera 'El Grande' quando se trata de disputas territoriais. Diferente de 'Root', a assimetria de 'Rising Sun' me incomodou, pois achei desbalanceado.

    O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima. Para mim, isso é um erro, porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha, As ações da batalha, principalmente o "SEPPUKU", me incomodam porque, se alguém vê que vai perder, se mata e ganha pontos de vitória por tropa morta. Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes. Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk

    Acho que este jogo colocou muitas mecânicas. Poderia tirar as ações da batalha e o leilão. Onde venceria aquele com  maior número de tropas, mas isso não é possível, pois investiram demais em miniaturas. Se não me engano, cada classe tem 5 ou 7 miniaturas da sua cor. Em 'El Grande', há 35 tropas, mas são apenas quadrados.  As únicas tropas  que deveriam ser miniaturas são as cinzas, pois tem um poder especial, e o dinheiro do jogo só serviria para comprar cartas de habilidade que te dão poder e ou as cartas miniaturas cinzas aparecem. Onde já é necessário pagar seu custo para possui-las  

    Essas mudanças teriam que alterar as mecânicas de certas classes e também reduzir algumas mecânicas. Apesar de bonitas, acredito que as miniaturas encarecem o jogo, e você precisa dessas habilidades na batalha e e leilão na batalha, já que há poucas miniaturas.

    Lista de mecânicas de 'Rising Sun':
    - Batalha
    - Leilão oculto na batalha
    - Domínio de território
    - Assimetria de clãs
    - Mecânica de preferência de ação de acordo com a "honra" do jogador
    - Aliança (Negociação) e traição
    - Recrutamento de tropas
    - Movimento de tropas
    - Alocação de trabalhadores/tropas (Adoração de altar) para ganhar bônus se for o mais honrado
    - Cartas que dão tropas especiais ou habilidades

    São 11 mecânicas que posso listar de cabeça. Para mim, "menos é mais" e, por isso, em termos de domínio de território assimétrico, prefiro 'Root'. Se fosse definir este jogo no mundo da tecnologia, Rising Sun possui um ótimo designer um péssimo programador.

    Onde a ordem do gênero (domínio de território) até momento fica assim
    - Go e El Grande;
    - Root;
    - Rising Sun;

    Outro ponto que esqueci de mencionar é que a cada rodada novas províncias são abertas e caso você não esteja nelas tem que se mover para batalha e ganha pontos ou seja você não se move porque é melhor para você mas porque precisa

    0
  • kitosmio
    53 mensagens MD
    avatar
    kitosmio01/07/24 18:49
    kitosmio » 01/07/24 18:49

    SenhorEscavadeira::Joguinho bem mequetrefe pra mim. Tinha gostado da ideia do leilão pelas fases do combate, mas na prática não funciona bem. 

    Acho todos jogos do Lang meia boca, e todos são bem parecidos. Esse truque de ganhar matando seus próprios soldados ele coloca em todos jogos. 

    Lá fora é um jogo bem esquecido, no Brasil por algum motivo ganhou status cult, talvez pela escassez de cópias. Lá fora pessoal gosta muito mais do Blood Rage (que também é meia boca pra mim).

    Sou fan de  El Grande e Root tb

    Pois é mano tem pessoas aqui no ludopedia vendendo a 2 mil reais com esse valor deve ser possível comprar todas expansões de root kkkk

    0
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