Eu aprecio temas orientais e jogos com dinâmicas de dominação de território, intrigas e estratégia. No entanto, a mecânica de aliança em jogos para quatro jogadores não fez sentido para mim, pois perde seu propósito principal, que é barganhar para obter as vantagens de uma aliança (principalmente pontuar). Isso se perde num jogo de quatro jogadores, porque todos podem ter uma aliança. Embora o jogo seja interessante e visualmente bonito, ele não supera 'El Grande' quando se trata de disputas territoriais. Diferente de 'Root', a assimetria de 'Rising Sun' me incomodou, pois achei desbalanceado.
O dinheiro acumulado durante a rodada não é levado para a próxima. Para mim, isso é um erro, porque se usa muito dinheiro para comprar cartas e apostar na batalha, As ações da batalha, principalmente o "SEPPUKU", me incomodam porque, se alguém vê que vai perder, se mata e ganha pontos de vitória por tropa morta. Então, você tem que apostar mais alto que ele no SEPPUKU, mas por não saber quanto dinheiro ele tem, pode acabar gastando demais e perdendo outras batalhas importantes. Além disso, existem cartas que exigem que você mate tropas, mas como se mata algo que já se matou? kkkk
Acho que este jogo colocou muitas mecânicas. Poderia tirar as ações da batalha e o leilão. Onde venceria aquele com maior número de tropas, mas isso não é possível, pois investiram demais em miniaturas. Se não me engano, cada classe tem 5 ou 7 miniaturas da sua cor. Em 'El Grande', há 35 tropas, mas são apenas quadrados. As únicas tropas que deveriam ser miniaturas são as cinzas, pois tem um poder especial, e o dinheiro do jogo só serviria para comprar cartas de habilidade que te dão poder e ou as cartas miniaturas cinzas aparecem. Onde já é necessário pagar seu custo para possui-las
Essas mudanças teriam que alterar as mecânicas de certas classes e também reduzir algumas mecânicas. Apesar de bonitas, acredito que as miniaturas encarecem o jogo, e você precisa dessas habilidades na batalha e e leilão na batalha, já que há poucas miniaturas.
Lista de mecânicas de 'Rising Sun':
- Batalha
- Leilão oculto na batalha
- Domínio de território
- Assimetria de clãs
- Mecânica de preferência de ação de acordo com a "honra" do jogador
- Aliança (Negociação) e traição
- Recrutamento de tropas
- Movimento de tropas
- Alocação de trabalhadores/tropas (Adoração de altar) para ganhar bônus se for o mais honrado
- Cartas que dão tropas especiais ou habilidades
São 11 mecânicas que posso listar de cabeça. Para mim, "menos é mais" e, por isso, em termos de domínio de território assimétrico, prefiro 'Root'. Se fosse definir este jogo no mundo da tecnologia, Rising Sun possui um ótimo designer um péssimo programador.
Onde a ordem do gênero (domínio de território) até momento fica assim
- Go e El Grande;
- Root;
- Rising Sun;