INTRODUÇÃO
Somos um casal de designers fãs principalmente de jogos abstratos. E mais uma vez a gente trouxe nossas primeiras impressões de um jogo abstrato belissimo e que estavamos há tempos esperando pra chegar na nossa estante: Canvas!
Canvas - Um jogo feito pra encantar os jogadores com seus componentes
UNBOXING + IMPRESSÕES
Canvas é um jogo bastante atraente e perfeito para iniciantes, sua temática de arte torna o jogo bem impressionante e a gente que é designer ganhou pontos a mais por essa qualidade.
A principal mecânica de Canvas é o draft de cartas no centro da mesa onde cada jogador tenta realizar os objetivos das cartas de objetivo (que por sinal muda bastante de um jogo para o outro) em 3 Cartas de artes finais.
A grande diferença aqui de Canvas para os outros jogos é a forma como ele combina as cartas no draft, deixando elas sobrepostas criando uma pintura única a depender da combinação! A gente nunca viu isso em nenhum outro jogo (se alguém souber de outro que faz isso nos avisem hehe) e achamos muito criativo e legal.
Falando do Unboxing, a caixa por si só é uma arte e inclusive você pode pendurar ela em sua parede! (e vamos fazer isso
) As cartas tem excelente qualidade, assim como os tokens e manuais. Nada deixa a desejar aqui simplesmente 10/10.
O tabuleiro central é de tecido, esperava que fosse um pouco mais firme e de qualidade quando vi nos vídeos. Ele é meio molenga, mas pelo menos não é ruim ou atrapalha mais que ajuda.
Assim como Harmonies (no post anterior que fizemos), Canvas veio através da Odisséia jogos com os produtos muito bem embalados e o atendimento foi bem dinâmico. Super recomendamos!
Primeira impressão resumida: Caixa pode virar um quadro na parede, cartas são extremamente bonitas, a mecânica de draft com a construção das “Cartas Artes” é algo que achamos MUITO impressionante.
PRIMEIRA PARTIDA
Não temos uma mesa de amigos muito grande, então dessa vez jogamos só nós 2 e rodou muito bem! Sentimos que algumas cartas ficam sobrando durante muito tempo porque é tanta iconografia no começo que você se perde tentando maximar seus pontos relacionado as cartas objetivos e acaba esperando sempre a “melhor carta”.
Com 2 pessoas acaba por ter algumas “cartas mortas” durante a partida, nada muito grave, mas acreditamos que com mais pessoas isso tenha uma rotatividade maior do mercado. A interação aqui entre os jogadores é bem baixa, mas ainda tem vez ou outra você pegar alguma carta que possa atrapalhar os planos do adversário, nada de demais, porém quando acontece gera umas risadas!
Foi uma partida MUITO rápida, não acho que demorou mais de 40 minutos. Porém, a sensação de cansaço de “fritar” a cabeça foi maior que em outros jogos por causa da tentativa de mesclar as cartas, maximar os icones com os objetivos e a constante sobreposição entre as cartas (as vezes dava um bug pesado na cabeça kkkkkk)
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O jogo é muito muito bonito, impressiona em todos os componentes, ficamos com vontade de jogar mais, mas deu uma cansadinha de quebrar a cabeça pra otimizar os pontos por cartas. Com certeza vamos jogar outras vezes, queremos testar com mais pessoas pra ver como o mercado de cartas funciona.
Dentro dos abstratos que jogamos, ele é de longe o mais bonito em questão de cartas, porém sentimos que para uma pessoa que nunca jogou abstratos ou é iniciante no hobby a mecânica de iconografia + sobreposição de cartas pode deixar tudo muito abstrato e ficar com aquela sensação de “sobrecarregado” de informação. Recomendamos pra quem gosta do genero por ser diferente dos demais, se gosta, é escolha certa.
Fizemos um overview em 1 minuto enquanto faziamos o unboxing por aqui: https://www.instagram.com/p/C8km4aARW1M/
