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  3. Intarsia
  4. [Análise] Intarsia - Vai aposentar a Família Azul?

[Análise] Intarsia - Vai aposentar a Família Azul?

Intarsia
  • avatar
    KaijuJogos02/02/25 13:22
    avatar
    KaijuJogos
    02/02/25 13:22
    23 mensagens MD

    INTRODUÇÃO
    Somos um casal de designers fãs de jogos de tabuleiro, principalmente abstratos. Aqui a gente quer trazer nossas primeiras impressões sobre o jogo e sobre as primeiras partidas!
    Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
    kaijujogos no ig ou kaiju.boardgames no tiktok
     https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/blush.png?v=12


    https://uploads.comparajogos.com.br/optimized/3X/c/6/c6667f343df2c61f867b220128df1de1bbbaf5ae_2_281x500.jpeg
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    Resumão Kaiju https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/dragon_face.png?v=12
    Intarsia é um jogo abstrato que foi recém lançado (2024) e está fazendo bastante barulho na gringa já que o designer principal do jogo é o Michael Kiesling, o pai do Azul. Em Intarsia, os jogadores competem para ver quem consegue construir o piso mais elegante para um Café de Paris.

    Intarsia ainda não foi lançado no Brasil, mas vale a atenção se algum dia for anunciado por alguma editora para quem gosta de abstrado.
    Intarsia é um abstrato que deu uma sensação, para gente, bem parecida com o Azul e sentimos que pode ser um sucesso para os fãs da franquia que querem algo realmente diferente e não só uma variação de outro Azul. Vem conhecer com a gente nesse nosso Resumão Kaiju, o Intarsia, um jogo de.

    https://uploads.comparajogos.com.br/optimized/3X/5/2/5265c2fc1657ae11f91e5947983b1883b6a3e0aa_2_281x500.jpeg
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    • Tipo de Jogo: Estratégia Abstrata + Competição por contratos + Construção de padrões
    • Tempo de Jogo: 35 Minutos (Uma média das partidas por aqui)
    • Número de Jogadores: 2-4 (Apenas jogamos de 2 jogadores e foi 10!)
    • Dificuldade: Fácil de aprender. Apesar de muitos componentes, não tem muitos segredos.
    • Componentes: A caixa é LINDA, os componentes são maravilhosos e enche a mesa com os materiais de muita qualidade, o trabalho aqui é bastante sólido e atrativo, realmente dá uma sensação de você estar criando algo decorativo.

    Primeiras Partidas
    A nossa primeira partida foi bem interessante pois o começo das rodadas sentimos que o jogo não ia clicar por ser simples demais. Mas ao longo da rodada você vai entendendo que o jogo tem ZERO sorte. Isso mesmo, é estratégia pura.

    A partida de Intarsia é jogada até a 3ª rodada, com uma pontuação final baseada no estado de cada peça construída. e em cada rodada os jogadores descartam cartas iguais dá sua mão (conjunto de 1, 2, 3, 4) para construir determinado padrão em seu tabuleiro. O mais bacana desse jogo é que a quantidade de cartas que você descartou vai fazer com que você puxe X cartas de outra cor (não pode ser a mesma), e dessa forma você vai criando sua estratégia.

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    O jogo possui cartas objetivos que representam um padrão, onde quem conseguir construir primeiro o padrão, pode resgatar a carta objetivo.
    Sentimos que com os objetivos no centro da mesa a serem cumpridos, o jogo ganha uma sensação de tentar ler o que o oponente vai fazer e você tentar fazer primeiro, ou, arriscar que ele não vai cumprir na próxima rodada 1 objetivo e correr para completar algum outro objetivo que vale mais pontos.


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    Durante a partida falamos muito:
    “> Será que eu completo logo esse objetivo ou corro o risco de ficar sem peças para essa cor”
    “> É melhor eu aumentar meu piso, utilizando os X para criar mais padrões coloridos, ou foco nos que já possuo, para padrões com mais níveis internos?”

    A partida foi bem rápida, sentimos (não sabemos o porque) uma sensação bem xadrez, cada movimento conta e você pode acabar ficando sem peças de uma cor, se o seu adversário decidir construir muito rapido uma cor só.

    Pontos positivos x Pontos negativos

    Intarsia, na nossa opinião é mais simples que o Azul, tem a ação punitiva entre os jogadores de cada um querer uma peça, porém não dependem de um mercado especifico. Mas não há a possibilidade do jogador receber pontos negativos, o que pode facilitar ainda mais a barreira de entrada.
    Pontos positivos: https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/+1.png?v=12
    • Jogo LEVÍSSIMO que dá pra jogar sem enjoar por muitas partidas, já que apesar dos objetivos serem sempre o mesmo, a forma como os jogadores recebem o setup inicial, muda e também a estratégia em cada partida
    • Rejogabilidade alta
    • Componentes que na nossa opinião bate de frente com a beleza do Azul, sendo muito mais bonito na mesa quando completo.
    • Faz a cabeça dar uma fritada boa pela escassez de ação (cada decisão conta muito e dói muito tomar uma decisão errada https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/rofl.png?v=12)
    • Funciona muito bem com 2 pessoas.
    • É o tipo de jogo que puxa atenção de todos os jogadores para a mesa, apesar de cada jogador constrói apenas o seu tabuleiro

    Negativos: https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/-1.png?v=12
    • O jogo pode ser aberto demais para iniciantes, e ficarem perdidos, mesmo com os objetivos o que é o melhor.
    • Quem jogar mais vezes, provalmente, vai ter uma vantagem por entender a lógica do jogo ao longo das partidas
    • O fato de ser ZERO sorte pode deixar o jogo com um certo AP. (Não passamos por isso, mas acreditamos que em 4 jogadores, um jogador pode querer executar a melhor a ação, tentar ler a mesa e nisso perder muito tempo)

    Considerações finais
    As várias formas de pontuação devido aos objetivos no centro da mesa, a sensação de corrida por eles e os componentes fizeram Intarsia ser uma escolha perfeita para quem gosta de Azul. E na nossa opinião bem mais estratégico e com a pontuação bem mais clara durante a partida.

    Gostamos muito de jogar, se tiverem a oportunidade de ter ou jogar o Intarsia, vão sem medo! Esperamos que as editoras tragam para o Brasil https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/pray.png?v=12. O Intarsia que jogamos veio diretamente de Essen https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/de.png?v=12
    E aí, já tinham ouvido falar sobre Intarsia? Tem potencial de desbancar o Azul ou é apenas uma empolgação por ser algo novo do Kiesling? Comenta aqui embaixo pra gente

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    Se gostarem da resenha, não esquece de seguir a gente:
    kaijujogos no ig ou kaiju.boardgames no tiktok
     https://www.comparajogos.com.br/f/images/emoji/twitter/blush.png?v=12

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    Comentários:

  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio02/02/25 14:54
    Raio » 02/02/25 14:54

    O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    6
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/02/25 15:14
    iuribuscacio » 02/02/25 15:14

    Caros Boardgamers

    Numa boa, eu já ouvi essa conversa de que o novo jogo XYZ ia aposentar o jogo antigo ZYX, e para ser sincero quase nunca vejo isso acontecer. E exemplos disso não faltam. O Caverna ia aposentar o Agricola, O Projeto Gaia ia aposentar o Terra Mystica, O Ilha dos Gatos ia aposentar o Barenpark, e depois seria aposentado pelo New York Zoo, O Invasores de Cítia ia aposentar o Invasores do Mar do Norte, o It's a Wonderful World ia aposentar o 7 Wonders, O Clash of Cultures ia aposentar o TI4, e por aí vai. Absolutamente nenhuma dessas aposentadorias forçadas aconteceu. 

    Por isso, sempre que eu vejo esse papo, tenho sérias reservas a respeito.

    O que eu acho que ocorre é que talvez um jogo aposente o outro mas apenas para uma determinada pessoa, e não de forma generalizada. É muito difícil, mesmo não sendo impossível, totalmente improvável, que um jogo que já alcançou determinado status e possui uma legião de fãs, de uma hora para outra seja substituído por um jogo recém lançado, até mesmo quando o novo é melhor que o mais antigo. Não digo que esse seja o caso do Caverna em relação ao Agricola, e essa discussão dá muito pano para manga, mas quando o Caverna saiu muita gente migrou, mas uma cacetada de gente continuou com o Agricola, que de forma alguma foi aposentado. O mesmo se pode dizer do Projeto Gaia e do Terra Mystica. E até mesmo conseguir chegar a ser uma alternativa viável, como ocorreu com esses últimos que eu citei é uma senhora façanha.  

    Dito isso, eu penso que essa aposentadoria compulsória da família Azul, um dos jogos mais aclamados, sucesso de crítica e de público dos últimos tempos, simplesmente não vai acontecer, e eu só acredito vendo.  Por isso com todo o respeito, mas colocar que um novo vai aposentar não apenas o Azul, mas toda a família, me parece um baita clickbait, no qual eu, já macaco velho (pelo menos me sinto assim), acabei caindo, vocês vejam como são as coisas.

    Na verdade, pelo que eu entendi do que foi narrado no texto, não é uma questão desse novo jogo aposentar a família Azul. Esse é mais um jogo do mesmo designer, o fenomenal Michael Kiesling, de modo que nem faria sentido jogar contra o patrimônio. Isso me parece muito mais como uma tentativa de manter vivo um sistema de jogos, digamos assim, que é o esquema da família Azul. Assim sendo, eu vejo aqui algo como aconteceu com o sistema Pandemic, que mesmo ainda sendo um campeão de vendas, seu designer o Matt Leacock começou a ramificar transformando um jogo em um sistema, aplicado a diversos outros cenários e unversos (Reino de Chtulhu, Clone Wars, e mais recentemente Senhor dos Anéis). Desse modo, me parece que talvez o Kiesling esteja querendo seguir pelo mesmo caminho.    

    Isso já cansou de acontecer com diversos designers, que quando descobrem um filão, passam a se dedicar bastante a ele, e qualquer um de nós no mesmo lugar faria o mesmo. O Roubira lançou o Dixit e nunca mais lançou nenhum jogo, mas tudo bem ele nem era designer de jogos para início de conversa, mas apenas teve a ventura de lançar um clássico. Mas aconteceu algo assim com o Teuber, com o Alan Moon e com o Vlaada, esses sim grandes designers, após os lançamentos respectivamente do Catan, Codenames e Ticket to Ride. Isso faz todo sentido, porque obviamente se você tem um produto que vende horrores é à ele que você vai se dedicar mais. E vamos combinar, nenhum de nós faria diferente na mesma situação.

    A única coisa que eu não entendo, é como alguém enjoaria da família Azul, tendo tantas opções, a ponto de precisar de um novo jogo no mesmo estilo, mas com um cenário diferente. Para isso, o sujeito teria de jogar absurda e repetidamente os jogos da família Azul e apenas eles, o que não faz muito sentido considerando a caceta de jogos que existem disponíveis atualmente.

    Por fim, acho que vale uma olhada nesse Intarsia, mas, mesmo sabendo que isso é umpouco leviano da minha parte, porque ainda não joguei o jogo, já de antemão isso me causa um forte impressão de mais do mesmo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
         

    12
  • Gus40941
    214 mensagens MD
    avatar
    Gus4094102/02/25 15:14
    Gus40941 » 02/02/25 15:14

    Raio::O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    Muito ruim para você né? 

    5
  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio02/02/25 15:16
    iuribuscacio » 02/02/25 15:16

    Raio::O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    Caro Raio

    Bom, todo mundo tem direito a uma opinião...:)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    2
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio02/02/25 15:18
    Raio » 02/02/25 15:18

    Gus40941::
    Raio::O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    Muito ruim para você né? 

    Sim. Achei que tivesse ficado claro. Falo por mim mesmo.
    Posso comentar ou não?

    3
  • Raio
    2000 mensagens MD
    avatar
    Raio02/02/25 15:19
    Raio » 02/02/25 15:19

    iuribuscacio::
    Raio::O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    Caro Raio

    Bom, todo mundo tem direito a uma opinião...:)

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    Amém?

    2
  • Gus40941
    214 mensagens MD
    avatar
    Gus4094102/02/25 15:37
    Gus40941 » 02/02/25 15:37

    Raio::
    Gus40941::
    Raio::O jogo parece ser muito legal mesmo. E é bem bonito.

    Ah, e qualquer jogo aposenta Azul. Azul é muito ruim.

    Muito ruim para você né? 

    Sim. Achei que tivesse ficado claro. Falo por mim mesmo.
    Posso comentar ou não?

    Pode, claro sem problemas...

    1
  • KaijuJogos
    23 mensagens MD
    avatar
    KaijuJogos02/02/25 16:38
    KaijuJogos » 02/02/25 16:38

    iuribuscacio::
    Caros Boardgamers

    Numa boa, eu já ouvi essa conversa de que o novo jogo XYZ ia aposentar o jogo antigo ZYX, e para ser sincero quase nunca vejo isso acontecer. E exemplos disso não faltam. O Caverna ia aposentar o Agricola, O Projeto Gaia ia aposentar o Terra Mystica, O Ilha dos Gatos ia aposentar o Barenpark, e depois seria aposentado pelo New York Zoo, O Invasores de Cítia ia aposentar o Invasores do Mar do Norte, o It's a Wonderful World ia aposentar o 7 Wonders, O Clash of Cultures ia aposentar o TI4, e por aí vai. Absolutamente nenhuma dessas aposentadorias forçadas aconteceu. 

    Por isso, que eu vejo esse papo, eu tenho sérias reservas a respeito.

    O que eu acho que ocorre é que talvez um jogo aposente o outro mas apenas para uma determinada pessoa, e não de forma generalizada. É muito difícil, mesmo não sendo impossível, totalmente improvável, que um jogo que já alcançou determinado status e possui uma legião de fãs, de uma hora para outra seja substituído por um jogo recém lançado, até mesmo quando o novo é melhor que o mais antigo. Não digo que esse seja o caso do Caverna em relação ao Agricola, e essa discussão dá muito pano para manga, mas quando o Caverna saiu muita gente migrou, mas uma cacetada de gente continuou com o Agricola, que de forma alguma foi aposentado. O mesmo se pode dizer do Projeto Gaia e do Terra Mystica. E até mesmo conseguir chegar a ser uma alternativa viável, como ocorreu com esses últimos que eu citei é uma senhora façanha.  

    Dito isso, eu penso que essa aposentadoria compulsória da família Azul, um dos jogos mais aclamados, sucesso de crítica e de público dos últimos tempos, simplesmente não vai acontecer, e eu só acredito vendo.  Por isso com todo o respeito, mas colocar que um novo vai aposentar não apenas o Azul, mas toda a família, me parece um baita clickbait, no qual eu, já macaco velho (pelo menos me sinto assim), acabei caindo, vocês vejam como são as coisas.

    Na verdade, pelo que eu entendi do que foi narrado no texto, não é uma questão desse novo jogo aposentar a família Azul. Esse é mais um jogo do mesmo designer, o fenomenal Michael Kiesling, de modo que nem faria sentido jogar contra o patrimônio. Isso me parece muito mais como uma tentativa de manter vivo um sistema de jogos, digamos assim, que é o esquema da família Azul. Assim sendo, eu vejo aqui algo como aconteceu com o sistema Pandemic, que mesmo ainda sendo um campeão de vendas, seu designer o Matt Leacock começou a ramificar transformando um jogo em um sistema, aplicado a diversos outros cenários e unversos (Reino de Chtulhu, Clone Wars, e mais recentemente Senhor dos Anéis). Desse modo, me parece que talvez o Kiesling esteja querendo seguir pelo mesmo caminho.    

    Isso já cansou de acontecer com diversos designers, que quando descobrem um filão, passam a se dedicar bastante a ele, e quando um de nós no mesmo lugar faria o mesmo. O Roubira lançou o Dixit e nunca mais lançou nenhum jogo, mas tudo bem ele nem era designer de jogos para início de conversa, mas apenas teve a ventura de lançar um clássico. Mas aconteceu algo assim com o Teuber, com o Alan Moon e com o Vlaada, esses sim grandes designers, após os lançamentos respectivamente do Catan, Codenames e Ticket to Ride. Isso faz todo sentido, porque obviamente se você tem um produto que vende horrores é à ele que você vai se dedicar mais. E vamos combinar, qualquer um nós no mesmo lugar faria o mesmo.

    A única coisa que eu não entendo, é como alguém enjoaria da família Azul, tendo tantas opções, a ponto de precisar de um novo jogo no mesmo estilo, mas com um cenário diferente. Para isso, o sujeito teria de jogar absurda e repetidamente os jogos da família Azul e apenas eles, o que não faz muito sentido considerando a caceta de jogos que existem disponíveis atualmente.

    Por fim, acho que vale uma olhada nesse Intarsia, mas, mesmo sabendo que isso é umpouco leviano da minha parte, porque ainda não joguei o jogo, já de antemão isso me causa um forte impressão de mais do mesmo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio
         


    Obrigado pela discussão, Iuri! No fim é esse tipo de resposta que a gente acha interessante pro debate. A gente por aqui é fã de Azul, especialmente o Sintra ( odiado por muitos e rejeitado pelo mercado que nunca vai receber uma versão mini como os irmãos :'(). Acho que análise nenhuma vai conseguir aposentar um jogo tão renomado, alguns odeiam, outros já saturaram, outros querem mais desafios e quase todo ano temos algo de Azul saindo. Pra gente, o Azul clássico ficou parado na estante e sentimos muita falta de ter algo que seja parecido, mas diferente. Os outros "Azul" da família não clicaram tão bem aqui na mesa e já o Intarsia trouxe a sensação exata do que a gente queria sentir hahaha. E fazendo um olhar mais como um casal de designers, ele tem potencial assim como o Azul de ter um universo bem grande e ser uma nova família do Kiesling.

    E ah, sobre o clickbait, as vezes os Kaijus acabam destruindo uns prédios vez ou outra pelo caminho e fazendo um estrago. No fim é só uma alfinetada pra animar o domingão a tarde!

    Tamo junto, no fim quanto mais bons jogos a gente tiver, melhor fica (só não pra carteira heheh)

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  • iuribuscacio
    3120 mensagens MD
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    iuribuscacio02/02/25 21:12
    iuribuscacio » 02/02/25 21:12

    KaijuJogos::
    Obrigado pela discussão, Iuri! No fim é esse tipo de resposta que a gente acha interessante pro debate. A gente por aqui é fã de Azul, especialmente o Sintra ( odiado por muitos e rejeitado pelo mercado que nunca vai receber uma versão mini como os irmãos :'(). Acho que análise nenhuma vai conseguir aposentar um jogo tão renomado, alguns odeiam, outros já saturaram, outros querem mais desafios e quase todo ano temos algo de Azul saindo. Pra gente, o Azul clássico ficou parado na estante e sentimos muita falta de ter algo que seja parecido, mas diferente. Os outros "Azul" da família não clicaram tão bem aqui na mesa e já o Intarsia trouxe a sensação exata do que a gente queria sentir hahaha. E fazendo um olhar mais como um casal de designers, ele tem potencial assim como o Azul de ter um universo bem grande e ser uma nova família do Kiesling.

    E ah, sobre o clickbait, as vezes os Kaijus acabam destruindo uns prédios vez ou outra pelo caminho e fazendo um estrago. No fim é só uma alfinetada pra animar o domingão a tarde!

    Tamo junto, no fim quanto mais bons jogos a gente tiver, melhor fica (só não pra carteira heheh)

    Cara Equipe da KaijuJogos

    Sem problema algum com o clickbait, especialmente quando ele promove uma discussão saudável e interessante, ainda mais a respeito de um jogo que eu gosto tanto que é o Azul. Hoje me dia eu até agradeço não haver um versão digital do Azul que te permita jogar contra a AI do jogo, no estilo Splendor, Isle of Skye, Terraforming Mars ou Viticulture, caso contrário eu não jogaria outra coisa no computador.

    Dito isso, eu acho que esse "culto ao novo", que é um dos pilares fundamentais do mercado nacional dos jogos modernos, presta um desserviço ao hobby, porque faz com que uma grande parte da comunidade boardgamer jogue um jogo algumas vezes, e já se sinta "enjoado" e vá em busca de novidades. Como eu disse antes a família Azul tem uma boa meia dúzia de jogos, e o original é de 2017. Por isso eu não vejo como, nesse pouco tempo de existência do jogo, alguém consegue enjoar dele, principalmente considerando a quantidade de jogos diretamente relacionados. Isso só seria possível se o sujeito só jogar o Azul o tempo todo, o que não é crível, ou se não gostasse do Azul em primeiro lugar, o que não faria sentido buscar por um jogo parecido como esse Intarsia.

    Por fim, é claro que é bom ter um jogo que utilize a estrutura lúdica do Azul, que é uma obra prima, e reimplementar com um novo cenário. Por outro lado, não posso deixar de notar, que gostaria mais que um verdadeiro gênio como o Kiesling lançasse algo novo, bom e revolucionário, como foi o próprio Azul (até quem não curte jogo abstrato gosta do Azul, menos o Raio!!!:)), do que lançar uma continuação de um jogo já muito bem estabelecido, por melhor que ele seja.

    E agora, para retificar um deslize meu no outro comentário, meus parabéns pela excelente discussão proposta no tópico.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio     

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Intarsia - [Análise] Intarsia - Vai aposentar a Família Azul?
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