Post original: https://www.boardseyeview.net/post/spellbloom
Lançado na Spiel Essen do ano passado,
Spellbloom demorou a chegar às prateleiras do varejo, mas é um jogo que vale a pena esperar. A Brain Games são talvez mais conhecidos por seus jogos de destreza e infantis, e Spellbloom é um avanço em complexidade em relação à maioria dos títulos anteriores da editora, mas ainda é um jogo acessível para toda a família.
Há uma premissa absurda sobre uma flor mágica em uma pequena ilha que só floresce uma vez por século, quando os planetas se alinham. Isso talvez explique o título do jogo, mas é irrelevante para a partida, que é aquela em que 1-4 jogadores estão selecionando cartas mágicas de uma exibição aberta e adicionando-as aos seus tabuleiros individuais, onde marcarão pontos e darão ações bônus ou ações adicionais juntando pontos no final da partida.

Cada jogador tem um conjunto de dados regulares de seis lados em seis cores, correspondendo aos espaços na exibição central de cartas. Lança todos os dados para criar sua reserva e na sua vez pega um dado que corresponde à cor do local da carta que deseja escolher. Esse se torna o seu dado de ‘Dificuldade’. Então contribui com um ou mais dados para que o número de pontos corresponda exatamente ao número do seu dado de Dificuldade. Os dados usados para combinar valores são conhecidos como dados de ‘Provisão’. Pega a carta que escolheu e a adiciona ao seu tabuleiro, e os dados que usou (Dificuldade e Provisão) vão para a área de dados usados do seu tabuleiro. Não os recuperará até usar um turno para realizar uma ação de Descanso.
Tem mais. Você é incentivado a gastar dois ou três dados de Provisão para corresponder ao dado de Dificuldade: ganha duas fichas de Mana se usar dois dados de Provisão e três pontos de vitória se usar três; apenas usar um dado não lhe dá nenhum bônus. Supondo que os números que lançou lhe deem flexibilidade para escolher, torna-se um julgamento sobre se é melhor obter esses bônus ou minimizar o número de ações de descanso que deve realizar. Além de simplesmente combinar dados para reivindicar uma carta, pode gastar fichas de Mana para modificar um dado para cima ou para baixo e/ou usar um dos dados no tabuleiro central como um dado de Dificuldade ou de Provisão. Mana também pode ser gasta para atualizar as cartas mágicas em uma linha ou coluna da exibição central.

Algumas cartas de feitiço têm um ícone de garrafa. Qualquer um deles em seu tabuleiro pode ser ativado no seu turno. Normalmente, isso pode dar pontos de bônus ao jogador por escolher uma carta de feitiço de um tipo específico ou de um local específico. Os feitiços no seu tabuleiro são ativados colocando sobre o ícone da garrafa da carta uma ficha de Mana (do suprimento geral, não daquelas que coletou). Essas fichas de Mana são retiradas e adicionadas à sua reserva quando realiza uma ação de Descanso – portanto, os feitiços são de uso único entre os Descansos.
Existem bônus para colocar cartas com ícones específicos em espaços específicos em seu tabuleiro de jogador, e há bônus de final de jogo para cartas onde os meios sinais à esquerda ou à direita formam pares com os meios sinais aos quais são adjacentes.

O jogo termina quando um jogador adiciona uma décima carta de feitiço ao seu tabuleiro, mas ainda pode haver surpresas na pontuação final do jogo porque os jogadores também terão provavelmente três cartas de ‘Tarefa’ viradas para baixo, que dão bônus adicionais no final da partida para combinações específicas de feitiços. Todos os jogadores começam o jogo com duas cartas de Tarefa, para que possam direcionar imediatamente suas escolhas para maximizar a conformidade; pode adicionar uma terceira carta de Tarefa ao completar uma linha de cinco cartas de feitiço. Em nossas partidas no Board’s Eye View, descobrimos que isso adicionou outra consideração importante para os jogadores: será mais fácil adicionar cartas mágicas a ambas as linhas do seu tabuleiro, mas quanto mais tarde completar sua primeira linha de cinco, menor será a probabilidade de poder se beneficiar da carta de tarefa extra que conseguir comprar.
Spellbloom é um jogo onde os jogadores têm uma ampla escolha e julgamentos individuais para decidir a melhor forma de utilizar seus dados e Mana, quais cartas escolher e onde colocá-las. Apesar disso, não achamos que este seja um jogo em que os jogadores fiquem atolados na Paralisia de Análise (AP). Embora existam alguns ícones diferentes para manipular e interpretar, tanto nas cartas de feitiço quanto nas cartas de Tarefa, há exemplos claros no livro de regras para explicar todos os efeitos das cartas. Pode encontrar jogadores pesquisando isso nos primeiros turnos, mas rapidamente se familiarizarão com a iconografia.
Spellbloom joga em cerca de 40 minutos e gostamos do jogo em todos os níveis de jogadores. É um jogo que adicionamos à nossa lista de ‘jogos de entrada’ para apresentar aos novos jogadores as alegrias dos jogos de tabuleiro modernos.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.