De Friedemann Friese, Free Ride USAé um jogo independente que utiliza uma mecânica muito semelhante à do jogo original de 2020, Free Ride (2F-Spiele), baseado em um mapa da Europa. Neste jogo, os jogadores constroem redes ferroviárias para levar turistas em passeios às atrações nos EUA. O jogo comporta de 2 a 5 jogadores, com a caixa indicando menos de uma hora por partida, mas suas primeiras partidas certamente levarão mais tempo.
A mecânica principal, e o mecanismo de pontuação, consiste em coletar cartas de rota que incluem uma cidade inicial (que só pode ser coletada se o seu trem estiver naquela cidade) e uma cidade de destino; ambas as cartas só pontuam quando o destino é alcançado. Inicialmente, seu trem só pode operar em uma rota por vez, mas a um terço do jogo, seu trem se expande para operar em duas rotas simultaneamente e, com um terço do jogo restante, sua velocidade aumenta em 50%.
Até aqui, tudo bem, mas existem algumas mecânicas interessantes que garantem competição e táticas desonestas. Primeiro, as rotas estão disponíveis por ordem de chegada, então precisa estar ciente da sua concorrência, principalmente porque as rotas são exibidas em colunas de três cartas, das quais pega apenas duas, então há duas combinações diferentes de partida/destino disponíveis. Segundo, você pontua muito mais por visitar novas cidades do que revisitar aquelas que já visitou, então é encorajado a se espalhar e interagir em vez de apenas ficar no seu canto do mapa. Terceiro, a trilha que construiu está disponível para outros jogadores por uma taxa única de 1 moeda, o que a torna pública para todos os jogadores pelo resto do jogo.
Também pode adicionar trilhos a qualquer cidade à qual esteja conectado, independentemente de quem seja o dono da trilha; então, se sabe que alguém está indo para Miami, cobrir a Flórida em sua trilha pode ser lucrativo e frustrante para seus oponentes. Por fim, pode construir parcialmente uma trilha que seu oponente precisa, o que o força a desperdiçar um movimento para finalizar sua rota e, ainda por cima, ter que pagar uma moeda para usá-la – uma delícia! Observe que não pode construir mais trilhas até terminar a trilha parcialmente construída, então é apenas uma medida temporária, mas boa para quando a oportunidade surgir e estiver partindo para uma longa jornada.
O jogo recompensa quem conhece a geografia dos EUA – quem diria que Bangor ficava perto de Nova York? – embora haja um sistema de codificação por cores que ajuda a identificar rapidamente as rotas mais próximas. Pegar as rotas Leste-Oeste e Oeste-Leste rende 3 moedas preciosas, o que pode ser uma ótima estratégia no final do jogo, quando você tem um motor rápido.
Descobri que o jogo funciona melhor com certos jogadores do que com outros. Parece fácil, mas achei uma partida com relativamente novatos bastante lenta. Uma partida de três jogadores contra jogadores experientes foi uma alegria, com as regras absorvidas em segundos e os jogadores começando a bloquear e sabotar quase desde o primeiro turno! Ainda não experimentei o jogo com cinco jogadores, mas imagino que será uma verdadeira briga de buns, possivelmente com muita aleatoriedade o que é demais para o meu gosto. Portanto, prefiro três ou quatro jogadores como o ideal, com a partida de dois jogadores correndo o risco de se tornar muito solo.
Moedas são difíceis de encontrar no jogo: pode gastá-las para aumentar seu ritmo (comprando trilhos adicionais em vez de usar um turno para obtê-los de graça), mas as moedas valem muito na pontuação final do jogo, então precisa ter certeza de que suas compras valem a pena. Observe que, de acordo com as regras, há um único momento específico em que pode comprar trilhos, mas quase implicitamente as pessoas que jogam compram trilhos quando querem, e não naquele momento preciso, então, pessoalmente, recomendaria essa mudança de regra.
A pontuação final do jogo é de apenas 5 pontos para as primeiras cidades visitadas, 2 pontos para visitas subsequentes à mesma cidade e 3 pontos para cada moeda. Simples e direto, mas significa que sua trilha conquistada com tanto esforço não vale nada!
Traduzido*** por Marcelo GS ***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto • Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.