Post original: https://boardgamegeek.com/thread/3095622/the-thunder-road-vendetta-recipe-a-dash-of-drama-a
Decidi escrever uma análise sobre
Thunder Road: Vendetta depois de jogá-lo três vezes nas últimas semanas. Na verdade, não possuo uma cópia, tenho jogado cópias de vários amigos diferentes (e estou pensando em comprar a minha). Um dos membros da equipe de design Brett Myers é um dos amigos e organizador das minhas noites de jogos semanais. Não estou sendo pago ou compensado de forma alguma para escrever esta resenha, nem fui solicitado a fornecer minha opinião. Independentemente disso, achei importante pelo menos expor essa visão antes de mergulhar na análise em si. Também ressalto que, embora poste isso nos fóruns do jogo base, a maioria das partidas que joguei apresentava algum conteúdo de expansão ou estava jogando na edição
Thunder Road: Vendetta – Maximum Chrome do jogo.
Antes de começar, devo também salientar que não irei cobrir as regras ou componentes em detalhes. Pessoalmente, não gosto desse estilo de “revisão”, mas considero que são visões gerais de jogos. Posso obter a maior parte disso olhando algumas imagens e lendo o livro de regras e, portanto, não me importo com meras visões gerais e não farei tal coisa aqui. Ao invés disso, pretendo me concentrar na sensação que se tem ao jogar uma partida, na experiência do jogo e em uma pequena discussão sobre o que acho que a equipe de design/editora forneceu e quais deficiências acho que existem.
Vamos lá!
Uma pitada de drama
Olho e vejo três outros líderes gritando ordens para seus motoristas. Estamos todos acelerando nossos motores na linha de partida, prontos para esta corrida através da paisagem infernal apocalíptica que temos diante de nós. A pista está claramente definida, há muitos perigos desconhecidos, muitos poços de lama, algumas rampas de acrobacias presentes e alguns terrenos intransitáveis elevando-se acima de tudo, um prenúncio do que está por vir...
Thunder Road: Vendetta não deixa dúvidas sobre o que o influenciou, nem o que está tentando alcançar. Este não é um jogo para quem tenta planejar perfeitamente seus movimentos ideais, nem para os otimizadores de construção de combos que tentam aumentar a eficiência. Este é um jogo para almas ousadas e corajosas que desejam tentar uma corrida mortal. Um vencerá, a maioria não apenas perderá, mas será destruída de maneiras ridículas. A diversão do jogo vem desse drama, dessa história compartilhada de confusão e caos.
Na verdade, quase todas as partidas deste jogo até agora apresentaram momentos memoráveis. Jogo muitos jogos e a maioria desaparece rapidamente da minha mente. Em sua defesa, a maioria não está realmente tentando contar uma história ou deixar qualquer impressão duradoura, mas sim pensar de forma diferente. Porém, poucos jogos na minha experiência, mesmo quando tentam ser temáticos, dramáticos e memoráveis, conseguem realmente alcançá-lo. Thunder Road: Vendetta sem dúvida sim. Não tenho certeza se esquecerei minha primeira partida, onde uma combinação de uma mancha de óleo, um ponto de estrada estreita e um terreno intransponível levou a 4-5 carros destruídos em um único espaço ao longo de várias curvas.
Dead of Winter: Um Jogo de Encruzilhadas é um dos poucos outros jogos que recorro para me fornecer sucessos consistentes de drama memorável. Tenho a sensação de que Thunder Road tem uma habilidade muito rara de fazer o mesmo, e para mim este é o trabalho de design brilhante que esta equipe alcançou. É um feito raro conseguir isso, então parabéns a todo o trabalho de design necessário para chegar aqui entre a equipe original e a equipe de testes.
E, de fato, quero realmente dar parabéns a toda a equipe, e não apenas aos designers, mas aos editores, ilustradores e afins. Thunder Road: Vendetta tem uma presença imediata e bela. A caixa por si só parece ótima, as partes dentro também são ótimas. Vi e joguei com o pacote básico de varejo e a edição máxima do Chrome e, de qualquer forma, tem um produto maravilhoso. As minis são evocativas e bem feitas com uma bela pintura, os dados são grandes, grossos e coloridos, implorando para serem lançados e induzirem o caos. Há uma variedade de lindos tabuleiros de carros, e dupla face para uma boa variedade de pistas de corrida. Aqueles com a edição máxima do Chrome recebem algumas bandejas de armazenamento muito boas para colocar todas as fichas e expansões em uma oferta enorme.

Outra coisa que me preocupa nos jogos é a maneira como as informações são apresentadas aos jogadores, para que eles possam não apenas tomar decisões, mas também analisar o estado da partida. Quanto mais os jogadores tiverem que se esforçar para descobrir qual é o estado da partida, menos eles poderão gastar na tomada de decisões e no aproveitamento da experiência de jogo. Thunder Road também fez um bom trabalho aqui. Os tabuleiros dos jogadores são bem organizados e ajudam a deixar bem claro o que está acontecendo com suas próprias ações e escolhas, bem como com outros jogadores. O esquema de cores funciona não apenas para evocar o tema do jogo, mas também para criar um jogo fácil de analisar. As cores individuais dos jogadores são distintas o suficiente para dizer quem é quem e o que está acontecendo. Os vários dados são bem codificados por cores para deixar claro e óbvio para que serve cada um e o que está acontecendo. Também ajudam a deixar claro tudo que está acontecendo nas jogadas, a simbologia do jogo é útil. Isso também não é tão bom como deveria ser entre muitos jogos, mas parabéns a quem foi responsável por este jogo.
Estamos todos correndo pela pista. É uma estrada apertada, dividida com outros 9 carros, junto com todas essas motos, e o que é ISSO?? Algum idiota trouxe um caminhão ridículo vindo pela estrada perto de nós, destruindo tudo! Quem aceitou isso?
Há poucas regras nessas estradas, mas não há como atirar até que todos tenham começado. Já estou ansioso para desacelerar esse grande equipamento e tirar essas motos da estrada...
No geral, Thunder Road fez um ótimo trabalho atingindo os objetivos principais: evoca uma história e um senso de drama, e acerta a apresentação e análise de um estado de jogo que todos os jogos precisam alcançar. O nível mais alto foi alcançado, mas agora vamos nos concentrar nos detalhes do que está acontecendo com as escolhas e decisões dos jogadores e, em seguida, terminar com foco em como o caos do jogo ajuda a elevá-lo à experiência que é.
Crédito da imagem: eu mesmo (Ranior). Um dos designers, Brett Myers, retratado logo à direita das caixas do jogo, no centro da parte de trás!
Uma sopa de habilidade
Já afirmei isso acima, mas para ser claro: este não é um jogo projetado especificamente para ser um teste de habilidade. Não que não haja habilidade, mas esse não é o foco principal. Não haverá peças estratégicas profundas sendo escritas e discutidas, não esperaria ver nenhum torneio sério, não é um jogo que irá produzir vencedores consistentes. Não se trata de um enigma de eficiência do euro ou de um construtor de combos. Este jogo remonta firmemente à escola de design Ameritrash de drama e interação direta, e é uma lufada de ar fresco para isso. Também não quero dizer nada pejorativo ao usar Ameritrash – há grandes coisas que vêm de alguns desses tipos de design, e esta equipe colocou isso em primeiro plano.
Deixando claro: não estou afirmando que não há habilidade. Nas minhas poucas peças já existem alguns princípios e ideias que venho aprendendo, assim como meus amigos. Na verdade, esses momentos leves de aprendizado têm sido uma pequena parte da diversão deste ou de qualquer outro jogo – captar esses pequenos elementos e saber que pode jogar um pouco melhor da próxima vez... e perceber constantemente alguns desses pequenos elementos no meio do caminho, através de uma corrida, fazendo você querer jogar novamente em breve para testar sua nova ideia! Thunder Road tem um pouco disso, mas, novamente, nada disso importa muito.

Devido a isto, porém, é que na minha opinião os jogos que visam grande drama e caos não devem sobrecarregar os jogadores com regras ou escolhas. Se quiser que o foco esteja na história e nas bobagens compartilhadas, não ofereça aos jogadores muitas opções para confundi-los ou dê ao seu jogo um monte de decisões significativas quando existe muito pouco. Nesse aspecto, Thunder Road é muito bom, enquanto Maximum Chrome é simplesmente excelente. Muitas das expansões acrescentam ainda mais coisas para considerar ou escolher, e pessoalmente, é que algumas delas valem mais do que realmente deveriam – jogos como esses não exigem mais regras, quanto mais rápido entregam doses de dopamina com carros batendo uns nos outros e decolando, melhor, e mais regras para lutar e desacelerar os jogadores com análise, pior.
O jogo básico de Thunder Road é bom. Um bom sistema que tem regras suficientes para dar aos jogadores um punhado de escolhas significativas, ao mesmo tempo que mantém as regras necessárias para dar origem ao drama delicioso que induz ao caos. Para jogadores experientes, gosto da expansão que adiciona poder ao jogador, junto com uma seleção rápida para poderes individuais de carros. Foi aqui que descobri algumas das pequenas partes da estratégia que me ajudaram a começar e me deram uma pequena vantagem: carros pequenos são mais difíceis de acertar, mas mais suscetíveis a batidas, enquanto carros grandes são vice-versa. Elaborar e aplicar atualizações dessa forma pode ajudar. Carros grandes geralmente não são bons como carro líder/separatista para tentar vencer, já que ataques aéreos podem destruí-lo com muito mais facilidade. Então, acho melhor colocar itens que ajudam na velocidade/batida em carros pequenos e poderes de tiro em carros grandes.
Os pneus de rodagem profundas do meu carro pequeno estão ajudando a garantir que ele consiga manter a liderança, sendo capaz de percorrer a seção lamacenta da pista. Meu oponente está jogando minas pela traseira de seu carro, aumentando os perigos na estrada. Quando paro atrás do carro grande de outro, não consigo mirar nele devido a alguma proteção, e tenho que atirar em um carro menor e mais difícil de acertar, falhando. Coletivamente, tivemos algum sucesso em derrubar algumas das motocicletas da estrada, mas outras estão avançando e é difícil atirar nesses insetos! Por outro lado, o tanque com grande equipamento está apenas abrindo a estrada, um rolo compressor imparável por enquanto...

A expansão das motocicletas e do grande tanque oferece uma opção divertida para mais jogadores, ou apenas uma variante interessante para escolher. Em vez dos 3 veículos padrão, a gangue de motociclistas tem 5 motos. Eles são difíceis de acertar, mas fáceis de bater, e de acertar com obstáculos ou sair da estrada e, portanto, sair da corrida. O grande tanque, por outro lado, é impossível de bater, mas fácil de atirar, embora resista à muitos danos. Achei divertido jogar contra eles e, embora não tenha jogado com nenhum deles, os dois também parecem uma maneira divertida de jogar. Acho que eles estão longe de ser obrigatórios, mas é uma opção sólida para o jogo, não uma opção que espero usar de forma consistente.
A outra expansão adiciona uma mecânica de fogo interessante, mas eu pessoalmente poderia ficar sem esse dado extra de caos. Sim, o caos é divertido, mas adiciona mais regras e sobrecarga do que acho necessário, e todas as partes extras e coisas que vêm nesta expansão rapidamente deixaria de fora para me concentrar nas partes excelentes.
Cada curva em Thunder Road oferece um punhado de opções, e acho que é melhor com mais jogadores – os tabuleiros não dificultam muito com um número maior de jogadores além dos perigos, mas acho que é muito mais divertido ter outros pilotos no caminho, invés de mais perigos. Ter que descobrir como manobrar perto dos outros, em quem atirar e como se posicionar defensivamente é muito divertido e permite pequenas expressões de habilidade em formas táticas. Decidir quando tentar se separar do grupo e acelerar seu carro até o fim é outra das grandes escolhas. O jogo termina quando alguém é eliminado, então a linha de chegada é adicionada ao final da pista e quem a cruzar primeiro vence. Isso geralmente faz com que os jogadores não tentem cruzar a última parte do tabuleiro antes de eliminar alguém e tentar atingir a linha de chegada antes de qualquer outro. Essa combinação leva a corrida à apresentar e promover muitos ataques e preocupações com outros jogadores, e isso é uma coisa boa – a alta interação em Thunder Road é outra grande parte do jogo. Mas, este jogo também é claramente para aqueles que conseguem lidar com esse tipo de coisa – vai levar um tiro, mirar diretamente nos outros e, às vezes, ver a mesa meio que conspirando para tentar impedir alguém de obter uma vitória descontrolada, etc.

Este tabuleiro inicial tem muita estrada, promovendo muita movimentação fácil antes do caos que se aproxima dos segmentos de pista mais desafiadores.
Outra parte interessante que o jogo traz é fornecer muitos tabuleiros diferentes e interessantes para correr. Alguns são muito mais tolerantes do que outros em termos de espaços promovendo mais movimento, enquanto outros são muito mais apertados e cheios de perigos ou espaços mortais e intransitáveis. Atingir um desses espaços causa destruição instantânea, em vez de um mero dano. Descobrir como reagir e lidar com essas diferentes condições de corrida, além de descobrir como superar seus oponentes, dá a Thunder Road um equilíbrio intrigante entre o drama e o caos.
Uma pilha de destruição
Há um segmento mortal na trilha: lama por toda parte, diversas rampas que significam destruição, a menos que desça por elas... e mesmo assim, pode pular direto no caminho de um helicóptero de ataque e morrer. Decido pegar o caminho lamacento, esperando que ninguém me jogue para fora do acostamento da estrada ao lado da qual estou dirigindo. Felizmente, o grande tanque vem sofrendo muitos danos. Vejo outro carro bater de repente nas proximidades, encontrando seu destino na lateral da rampa. Enxugando o suor da testa, agarro o volante com mais força e tento chegar à relativa segurança da estrada reaparecendo à frente...
Apesar desses momentos de decisão significativa, o jogo é rápido em lembrar o quão pouco ele realmente se importa com o seu cuidado e planejamento. A melhor mecânica do jogo são os ricochetes. Eles acontecem quando um carro bate em outro. Não pode ter dois carros no mesmo espaço, então algo vai acontecer...
Está vendo aqueles dados roxo e vermelho embaixo dos helicópteros em primeiro plano à direita e à esquerda? Esses são seus amigos. Bem, na verdade não, eles são seus inimigos, um dia eles vão te matar. Mas eles realmente são seus amigos, pois são, em última análise, o motivo pelo qual está se divertindo jogando este jogo.
Você lança dois dados em uma batida. Um decide qual carro será impactado, o outro, em que direção ele irá. Se houver diferença de tamanho entre os carros, o carro grande pode solicitar uma nova jogada de ambos os dados, uma vez. Este momento que induz ao caos é a melhor parte do jogo – os ricochetes levam a uma diversão deliciosa, especialmente com um número maior de jogadores. Você não tem ideia de que carro está indo para onde, mas sabe que um absurdo glorioso está prestes a ocorrer. A melhor parte? Ricochetes geralmente geram mais ricochetes – você dirige contra alguém, jogando-o contra outro piloto, que então é jogado para outro lugar, que é empurrado para fora do percurso, ou para um perigo que acaba sendo uma mina, ou bate em um obstáculo e foi eliminado!
Isto é obviamente irremediavelmente injusto. Às vezes, alguém bate em um local extremamente arriscado e escapa não apenas ileso, mas também salta vários lugares à frente e assume a liderança da corrida! Outras vezes, será atingido e capotando, de repente, será jogado na lateral de uma rampa e, puf, lá se vai um de seus preciosos três carros. No entanto, esses momentos são as melhores partes deste jogo, o grande drama de lançar aqueles grandes dados uma e outra vez com ansiedade, vivendo por um momento à beira da destruição total versus um avanço inesperado do grupo.
Agora, é certo que isso não é todo o caos glorioso que o jogo oferece. Quando seu carro leva um tiro, ele sofre danos. Ao sofrer dano, vira uma das fichas de dano. Na melhor das hipóteses, nada extra acontece. Bem, na verdade esse é o pior caso, porque, novamente, o caos das coisas acontecendo é a maior parte da diversão aqui. Então, o melhor caso é descobrir que está derrapando em algum lugar inesperado, ou que um estilhaço voa do seu carro e ai joga outro dado, esperando que ele voe e acerte o idiota que atirou em você. Ou se vê decolando de repente, e faz outra jogada de dado emocionante para descobrir para onde está indo, esperando que esteja em local limpo (embora torcendo para que seus oponentes sejam expulsos do tabuleiro...).

Os perigos também podem levar a grandes momentos. O tabuleiro tem vários deles e podem ser quase qualquer coisa – incluindo nada ou um espaço rodoviário genérico. Mas com a mesma frequência são manchas de óleo que induzem ao caos, onde os carros que entram neles são cuspidos em um local adjacente aleatório, ou encontra uma mina que apenas causa danos, ou se encontra em uma rampa, voando para longe de um número desconhecido de espaços à frente. (Um glorioso dado de acrobacias verde está incluso para esses momentos).
O grande tanque está expelindo fumaça, quase parado. Ficará inoperante a qualquer momento, dando à gangue de motociclistas uma vitória clara enquanto duas de suas motos avançam pelo desfiladeiro. Tento desesperadamente me posicionar para me libertar, mas o grande tanque está bloqueando meu caminho principal. Meus outros motoristas estão presos em um grupo com o resto dos carros, manobrando pelas rampas e pela lama. O tiroteio contínuo deixou grande parte da frota danificada e em apuros. Alguns ataques aéreos são convocados para tentar parar as motos, mas a situação parece sombria...
Na verdade, o que quero dizer é que quanto mais joga os dados, mais você se diverte. Tentou atirar em alguém? Jogue o dado para ver se eles foram atingidos. Bata em alguém e um monte de dados serão lançados para resolver o caos. Sofra algum dano e possivelmente terá que lançar mais alguns dados, além de colocar alguma ficha de dano desconhecida. É uma diversão gloriosa, e a tensão do desconhecido que de repente se transforma na realidade conhecida carrega este jogo.
Conclusão
No geral, acho que a Restoration Games acertou em cheio. O design gráfico é maravilhoso, atinge aquele ponto ideal de ótima aparência, mas também comunica suavemente o estado do jogo. O design do jogo é ótimo, essa equipe de design descobriu qual parte do jogo era ótima, destacou-a e colocou-a em primeiro plano, minimizando os pontos ruins.
Meus problemas com o jogo têm a ver principalmente com algumas das regras/interações serem um pouco irritantes. Às vezes, há muitos efeitos acontecendo, gostaria que fossem um pouco mais suaves e simples. Mas, novamente, sou um jogador que raramente busca expansões e prefere explorar profundamente os sistemas... Ficaria feliz apenas jogando o jogo base na maior parte do tempo e simplesmente assistindo a muitos ricochetes sendo resolvidos.
Minha outra reclamação é que alguns dos efeitos aleatórios são um pouco irritantes e/ou fazem algo em escala global. Pode perder um carro em um local onde parecia que nada iria acontecer, e não foi porque alguém atirou ou bateu em você, ou porque esbarrou em alguém. Acho que esses momentos são uma má escolha de design – é um jogo melhor quando parece que as coisas que acontecem são causadas pelo jogador, e não pelo jogo.
No final, porém, estas coisas são relativamente menores. Thunder Road: Vendetta não é um jogo que jogaria com tanta frequência, já que costumo gostar de jogos estratégicos como
Agricola (Edição Revisada) e
Terra Mystica. Mas nem todos os jogos devem ser sobre ser o melhor otimizador ou estrategista. Às vezes, pode ser sobre quem teve mais sorte em meio ao caos ou quem viu uma oportunidade tática, atirou e foi recompensado. Às vezes, pode ser mais uma questão de aproveitar o absurdo compartilhado do que está acontecendo, sentar e não ficar falando sobre o vencedor, mas sim sobre a jornada, o passeio. Uma das melhores coisas sobre Thunder Road: Vendetta é que ele tende a resultar em finais um tanto climáticos, à medida que as apostas aumentam quando alguém está prestes a vencer e todos começam a atirar ou fazer o que podem para vencer:
As motos estão quase no final do caminho, e alguém é quase eliminado. Se eles conseguirem fazer com que sejam nocauteados e depois atirarem para o outro lado da linha, assumirão a liderança. Em uma oportunidade inteligente, vejo que posso chamar meu helicóptero não para atirar neles, mas para bloquear seu melhor caminho – literalmente forçando-os a deslizar sob meu helicóptero, para um espaço intransitável e, portanto, mortal, ou para um perigo desconhecido.
O perigo é revelado como um terremoto, todos são enviados em direções inesperadas. Um dos motoristas da minha tripulação é forçado a subir uma rampa, caindo em outro perigo, que acaba sendo um poço mortal. RIP amigo. Outros veículos também são destruídos ou forçados a sair do percurso. Outro ataque aéreo leva ao desaparecimento da moto líder, um jogador sai, a linha de chegada aparece. Minha chance está aqui, passo pelo grande tanque que dá uma volta lenta e estou a apenas dois espaços de distância. Um helicóptero desce, vejo no meu espelho retrovisor. Me preparo para o tiro que sacode meu veículo. Minha cabeça bate contra o painel e meu mundo fica confuso quando sinto minhas mãos e pés escorregando...
Pouco depois, acordo. Eu ganhei a corrida!

Este foi o fim da minha última partida de Thunder Road que ganhei e que descrevi vagamente na vinheta em itálico do artigo. Um final de jogo lendário, de repente tive uma chance de chegar à linha de chegada e fui em frente. Com alguns dados bons, venceria mais tarde na outra rodada, forçando os helicópteros a entrarem e tentarem me impedir. O primeiro tiro deixou meu motorista atordoado, milagrosamente ele manteve o rumo seguindo em frente. O próximo tiro também acertou, o que exaltou temporariamente meus oponentes – dois danos nocauteariam um veículo. Exceto, surpresa, que eu atualizei aquele carro com uma estrutura pesada, permitindo que ele continuasse com dois danos. Mas aquela segunda ficha de dano? Eu viro e vejo “derrapada”: geralmente é uma coisa ruim, de alguma forma ela me faz deslizar até a linha de chegada e chegar à vitória! Um final épico para uma corrida selvagem, e Thunder Road: Vendetta se consolidou como um grande jogo que entrega drama, tem um pouco de habilidade e manifesta momentos de jogo memoráveis como este.

Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.