Caros Boardgamers
Eu tinha tecido algumas críticas no tópico original, que se perderam por causa da exclusão, e por isso vou repeti-las abaixo:
Em primeiro lugar o vídeo desconsidera totalmente que na maioria esmagadora dos casos os descontos da Calango são devido aos jogos virem mofados e lacrados. Ao contrário disso, pelo vídeo fica parecendo que a editora resolveu fazer uma queima de estoque por outro motivo não tão grave, quando todos sabem que a verdade é outra.
Em segundo lugar, ainda tratando da questão do mofo, o vídeo utiliza o exemplo das únicas cópias que compraram, e que vieram sem problemas, como se isso se aplica-se a toda a tiragem, o que não é verdade. Obviamente não são 100% das cópias que chegam mofadas para o comprador, mas isso ocorre na grande maioria das vezes, como foi o caso do Zombicide 2.0, entre outros. Inclusive o vídeo dá a entender que isso acontece também com outros jogos da Calango, além daqueles citados especificamente.
Em terceiro lugar, a explicação do vídeo, de que os descontos são para abrir espaço nos estoques não faz nenhum sentido. O próprio vídeo diz que os jogos são ótimos, e estão vendendo bem, portanto essa é uma oportunidade "imperdível de adquirir jogos bons a preço excelentes". Só que se os jogos são bons e estão vendendo bem, obviamente ele não ficam parados no estoque, e por isso essa história de que a promoção é para liberar espaço para os próximos lançamentos, é uma conversa mais que manjada, que não convence a ninguém com um mínimo de experiência no hobby dos board games.
Como disse no vídeo anterior isso é nada mais nada menos, que uma verdadeira peça publicitária para a Calango, a editora dos jogos lacrados e mofados, com direito a chamada bombástica no melhor estilo "xepa da feira" (o patrão ficou maluco!!!!). Esse vídeo presta um verdadeiro desserviço para o hobby, principalmente os iniciantes que eventualmente assistam o vídeo e corram para aproveitar as "promofões" da Calango, só para se arrependerem amargamente depois.
Não tenho a menor pretensão de ditar qual deve ser a linha editorial do canal, quem sou eu na fila do pão, mas é uma pena que a equipe responsável não tenha aproveitado a oportunidade da exclusão do vídeo original, e refeito de uma forma menos comprometida com a Calango. Um vídeo revisado deveria no mínimo informar que essas ditas promoções normalmente estão associadas à questão do mofo, para que as pessoas que embarcassem nessa furada o fizessem consciente do problema, e não como se fosse a oportunidade imperdível que o vídeo propaga. E essa repetição do vídeo mantendo exatamente os equívocos constantes no vídeo antigo, na minha opinião, prejudica muito aquela tentativa de amenizar o discurso da equipe de que esse é apenas um dos vídeos do canal, porque ele demonstra claramente que o canal está realmente comprometido com a Calango.
Por fim, por conta disso tudo é que eu mantenho meu posicionamento de que esse vídeo é um absurdo, além de uma indignidade. Por isso o Carpete Vermelho definitivamente é uma canal de board games que eu passei a não recomendar, aliás muito pelo contrário, eu recomendo a se evitar. Canal de jogos de tabuleiro é para quem estiver interessado em se informar melhor sobre jogos de tabuleiro, e não para ficar assistindo vídeo de propaganda disfarçada de editora de jogos de tabuleiro, ou pelo menos essa é a minha opinião.
Indignadamente.
Iuri Buscácio