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  3. Root
  4. Dicas para Jogar com os Marqueses em Root

Dicas para Jogar com os Marqueses em Root

Root
  • avatar
    CarpeteVermelho13/03/24 11:00
    avatar
    CarpeteVermelho
    13/03/24 11:00
    187 mensagens MD

    Root é um jogo de estratégia assimétrico, e como assim? Com 4 facções, cada um se joga de uma maneira, mas ainda sim tudo é muito bem equilibrado. Por mais que pareça complicado por serem quase que 4 jogos em 1, o jogo é bastante simples em sua proposta o que torna Root um jogo acessível.

    Aqui vamos ensinar as Regras de como Jogar com os Gatos Marqueses. Dando dicas de estratégias, locais, mapas e marcos (Landmarks)

    Root foi lançado em 2018 pela Leder Games e ganhou prêmios como Melhor Jogo no BGG. Aqui no Brasil chegou pela Meeple Br, que trouxe também as expansões.





    É difícil aplicar uma estratégia definitiva para os Marqueses, ou para qualquer outra facção em Root. Por conta da assimetria que o jogo possui. Só que ao mesmo tempo, podemos apresentar uma proposta. A ideia aqui é que controlar o mapa, mas claro que no decorrer da estratégia teremos que ir nos adaptando aos acontecimentos da mesa. 

    É claro, que esta não é a única estratégia para os Gatos. Tem outras? Sim, mas varia muito do seu jeito de jogar. Digo isso porque irei oferecer algo defensivo e ofensivo, e no vídeo explico com mais detalhes as variações para cada mapa. Além de algumas situações especificas para entender esta proposta.

    Os gatos são uma facção numerosa. Com mais de 20 unidades e muitas construções. Por isso temos que focar em duas coisas, Construir e Controlar. Os gatos ganham pontos ao construir, mas também criando cartas das mãos. E tem um hospital para dar uma ajudada para preservar tropas. Batalhar em certos pontos com suas tropas e depois “salva-las” é muito forte. Mas não pode ser aleatório ou sem proposito. Deve ser pensada se vale a pena atacar. E também não pense em ficar parado nas clareiras focado em ficar na defensiva. Se não os oponentes irão atacar com força e será difícil se recuperar no final da partida.

    Controle o centro do mapa ou as clareiras que possuem muitas conexões, são locais importantes para brigar e controlar. Assim você força os seus oponentes a terem que dar a volta para atacar suas clareiras menos protegidas. As menos protegidas serão as clareiras menores, com poucas conexões. As que você irá focar em ganhar recursos, com serrarias e oficinas. Nas grandes clareiras, foque em batalha, para evitar a expansão dos adversários. O problema das clareiras grandes é por terem muitas conexões, e nem sempre você irá ter ela em seu controle. E está tudo bem. As vezes é interessante brigar lá o tempo todo, só para evitar que seus oponentes tenham controle total delas. Assim você garante uma maior segurança para o restante do tabuleiro.

    Não tenha medo de criar cartas. Além de ganhar pontos de vitória, algumas cartas tem a oferecer habilidades poderosas para o decorrer do jogo. E criar permite que o malandro vá até você para te dar mais cartas.Só cuidado! Ele não é seu amigo. Se ele se tornar seu “aliado” ele usará as suas tropas para beneficio dele e só irá atrapalhar o seu controle do mapa. Bata nele sem pensar e quantas vezes for necessário. 


    Foque no simples, não busque controlar todo o tabuleiro, mas sim metade dele, ou até uns 45%. Mas tente brigar pelos outros 20% ou 30% do mapa com o seu oponente, para que fique recuado e não consiga progredir. No começo se reúna em pontos que primeiro irá garantir as clareiras menores, para já no turno 4 ou 5 já bater de frente com seus adversários. Expulse a aliança de seus pontos. Bata sem pensar nas rapinas e se ficar perigoso também no malandro. Mas não perca sua linha imaginaria de defesa, a que protege seu oponente de atacar livremente alguma clareira sua. 

    É louco imaginar que é simples como jogar com os Marqueses, mas lógico que na prática é diferente. Além de ter que se adaptar as situações inusitadas que o jogo pode ir oferecendo para os Gatos.
    Controlar o mapa, não parece algo tão simples assim. 

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    =============================================================
    MARQUESES ROOT
    Roteiro: Guilherme Portugal
    Captação: Guilherme Portugal
    Edição: Guilherme Portugal
    Música Root e Banjo Kazooie

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    Comentários:

  • Bracht
    59 mensagens MD
    avatar
    Bracht26/03/24 15:03
    Bracht » 26/03/24 15:03

    Não assisti o video. Cliquei para ler. 

    O texto está absolutamente incompreensível. Nem uma IA escreveria tão mal.

    0
  • CarpeteVermelho
    187 mensagens MD
    avatar
    CarpeteVermelho26/03/24 16:46
    CarpeteVermelho » 26/03/24 16:46

    Bracht:: Não assisti o video. Cliquei para ler. 

    O texto está absolutamente incompreensível. Nem uma IA escreveria tão mal.

    Lamento saber disso. Deve ter acontecido alguma coisa na hora de exportar o texto que bagunçou tudo e faltou pala palavras até. 
    Agradeço pela atenção, Bracht! Corrigimos aqui

    1
  • Oswaldo Netto
    31 mensagens MD
    avatar
    Oswaldo Netto02/04/24 22:54
    Oswaldo Netto » 02/04/24 22:54

    Não assisti o vídeo, apenas li o texto e fiquei com uma impressão muito forte de que vc super simplificou demais o ponto mais fraco dos Marqueses, a economia de a economia de ações.

    Vc não disse nenhuma mentira, realmente vc quer (e acaba tendo que) fazer tudo aquilo que está no texto para poder vencer com os marqueses, mas fica difícil construir, atacar, expandir e se proteger tendo apenas 3 ações por turno. Claro que podemos gastar cartas de pássaro para termos ações extras, mas aí entra o segundo problema que notei.

    Com os Marqueses vc invariavelmente (a não ser que vc trapaceie com use o baralho do seu avô como o Yugi fazia) precisando de mais cartas do que tem a disposição. Vc quer usar cartas de pássaros para ter ações extras, cartas dos outros naipes para gerar madeira com a ação de overwork, e ainda quer fazer pontos criando as cartas (e consequentemente construindo oficinas) que puder e ainda ter cartas para poder usar a habilidade de hospital deles. Mas vc não vai conseguir fazer tudo isso...

    De fato eu acho eles uma das facções mais tranquilas de aprender a jogar do toda a franquia, mas eles são mais do que gerenciar recursos e bater em todos os seu amiguinhos com seus gatos imortais. 

    As dicas que eu dou são, aprenda mais sobre o baralho que está usando, saiba utilizar suas oficinas de forma muito estratégica, já que muito provavelmente vc não vai ter muitas disponíveis pq a segunda dica é justamente, foque em apenas dois tipos de construção, acredite é mais fácil ir tall do que ir wide com eles. Guarde as cartas de pássaro e tente fazer com que seus últimos turnos sejam realmente explosivos, os marqueses pontuam de forma bastante previsível, então turnos explosivos tendem a ser definidores de jogo pois são imprevisíveis para os seus oponentes. E o principal, vc ganha ponto ao construir e não ao manter suas construções no tabuleiro, então não tenha vergonha de deixar seus oponentes destruírem um ou dois tokens seus só para que vc volte lá no turno seguinte e construa (e ganhe pontos) novamente

    2
  • CarpeteVermelho
    187 mensagens MD
    avatar
    CarpeteVermelho24/05/24 15:39
    CarpeteVermelho » 24/05/24 15:39

    Oswaldo Netto:: Não assisti o vídeo, apenas li o texto e fiquei com uma impressão muito forte de que vc super simplificou demais o ponto mais fraco dos Marqueses, a economia de a economia de ações.

    Vc não disse nenhuma mentira, realmente vc quer (e acaba tendo que) fazer tudo aquilo que está no texto para poder vencer com os marqueses, mas fica difícil construir, atacar, expandir e se proteger tendo apenas 3 ações por turno. Claro que podemos gastar cartas de pássaro para termos ações extras, mas aí entra o segundo problema que notei.

    Com os Marqueses vc invariavelmente (a não ser que vc trapaceie com use o baralho do seu avô como o Yugi fazia) precisando de mais cartas do que tem a disposição. Vc quer usar cartas de pássaros para ter ações extras, cartas dos outros naipes para gerar madeira com a ação de overwork, e ainda quer fazer pontos criando as cartas (e consequentemente construindo oficinas) que puder e ainda ter cartas para poder usar a habilidade de hospital deles. Mas vc não vai conseguir fazer tudo isso...

    De fato eu acho eles uma das facções mais tranquilas de aprender a jogar do toda a franquia, mas eles são mais do que gerenciar recursos e bater em todos os seu amiguinhos com seus gatos imortais. 

    As dicas que eu dou são, aprenda mais sobre o baralho que está usando, saiba utilizar suas oficinas de forma muito estratégica, já que muito provavelmente vc não vai ter muitas disponíveis pq a segunda dica é justamente, foque em apenas dois tipos de construção, acredite é mais fácil ir tall do que ir wide com eles. Guarde as cartas de pássaro e tente fazer com que seus últimos turnos sejam realmente explosivos, os marqueses pontuam de forma bastante previsível, então turnos explosivos tendem a ser definidores de jogo pois são imprevisíveis para os seus oponentes. E o principal, vc ganha ponto ao construir e não ao manter suas construções no tabuleiro, então não tenha vergonha de deixar seus oponentes destruírem um ou dois tokens seus só para que vc volte lá no turno seguinte e construa (e ganhe pontos) novamente


    Opa, @Oswaldo Netto

    Desculpe a demora. Vi só agora.

    Pontos muito bem apontados. De fato, não tem como fazer tantas coisas. E acredito que o texto não foi tão claro assim, ao deixar como opções e no lugar de fazer tudo, porque de fato é impossível. Pena que não viu o vídeo, mas lá comento melhor as opções que bolei para uma estrategia de controle de mapa e administrar pontos importantes. Mas querer controle do mapa todo é insano, pois fica muito espalhado e frágil, então opto por ter 1/3, 1/2 do tabuleiro. Perder construções não é ruim mesmo, até porque pode re-construir aos custos mais baixos e ganhar pontos. Manter esse controle em clareiras grandes ou com muitas conexões evita uma progressão muito grande de outros jogadores. E focar em 2 construções é uma boa sugestão. Geralmente uso bastante forjas e recrutamento. Para quando eu perco muitas tropas eu consigo repor rapidamente sem precisar gastar cartas para o hospital. 

    Apesar de, gostei bastante da sua analise, e de fato essa opção "explosiva" é uma boa saída para pegar desprevenido o adversário em certos ataques, movimentações ou recrutamentos. Agradeço muito sua colaboração, logo logo, pretendo lançar mais vídeos de como jogar e dando dicas para cada facção de Root. E espero ver seus pontos também. 

    Uma boa semana e até!

    Atenciosamente,
    Guilherme 
    Carpete Vermelho

    0
  • Oswaldo Netto
    31 mensagens MD
    avatar
    Oswaldo Netto28/05/24 11:28
    Oswaldo Netto » 28/05/24 11:28

    CarpeteVermelho::
    Oswaldo Netto:: Não assisti o vídeo, apenas li o texto e fiquei com uma impressão muito forte de que vc super simplificou demais o ponto mais fraco dos Marqueses, a economia de a economia de ações.

    Vc não disse nenhuma mentira, realmente vc quer (e acaba tendo que) fazer tudo aquilo que está no texto para poder vencer com os marqueses, mas fica difícil construir, atacar, expandir e se proteger tendo apenas 3 ações por turno. Claro que podemos gastar cartas de pássaro para termos ações extras, mas aí entra o segundo problema que notei.

    Com os Marqueses vc invariavelmente (a não ser que vc trapaceie com use o baralho do seu avô como o Yugi fazia) precisando de mais cartas do que tem a disposição. Vc quer usar cartas de pássaros para ter ações extras, cartas dos outros naipes para gerar madeira com a ação de overwork, e ainda quer fazer pontos criando as cartas (e consequentemente construindo oficinas) que puder e ainda ter cartas para poder usar a habilidade de hospital deles. Mas vc não vai conseguir fazer tudo isso...

    De fato eu acho eles uma das facções mais tranquilas de aprender a jogar do toda a franquia, mas eles são mais do que gerenciar recursos e bater em todos os seu amiguinhos com seus gatos imortais. 

    As dicas que eu dou são, aprenda mais sobre o baralho que está usando, saiba utilizar suas oficinas de forma muito estratégica, já que muito provavelmente vc não vai ter muitas disponíveis pq a segunda dica é justamente, foque em apenas dois tipos de construção, acredite é mais fácil ir tall do que ir wide com eles. Guarde as cartas de pássaro e tente fazer com que seus últimos turnos sejam realmente explosivos, os marqueses pontuam de forma bastante previsível, então turnos explosivos tendem a ser definidores de jogo pois são imprevisíveis para os seus oponentes. E o principal, vc ganha ponto ao construir e não ao manter suas construções no tabuleiro, então não tenha vergonha de deixar seus oponentes destruírem um ou dois tokens seus só para que vc volte lá no turno seguinte e construa (e ganhe pontos) novamente


    Opa, @Oswaldo Netto

    Desculpe a demora. Vi só agora.

    Pontos muito bem apontados. De fato, não tem como fazer tantas coisas. E acredito que o texto não foi tão claro assim, ao deixar como opções e no lugar de fazer tudo, porque de fato é impossível. Pena que não viu o vídeo, mas lá comento melhor as opções que bolei para uma estrategia de controle de mapa e administrar pontos importantes. Mas querer controle do mapa todo é insano, pois fica muito espalhado e frágil, então opto por ter 1/3, 1/2 do tabuleiro. Perder construções não é ruim mesmo, até porque pode re-construir aos custos mais baixos e ganhar pontos. Manter esse controle em clareiras grandes ou com muitas conexões evita uma progressão muito grande de outros jogadores. E focar em 2 construções é uma boa sugestão. Geralmente uso bastante forjas e recrutamento. Para quando eu perco muitas tropas eu consigo repor rapidamente sem precisar gastar cartas para o hospital. 

    Apesar de, gostei bastante da sua analise, e de fato essa opção "explosiva" é uma boa saída para pegar desprevenido o adversário em certos ataques, movimentações ou recrutamentos. Agradeço muito sua colaboração, logo logo, pretendo lançar mais vídeos de como jogar e dando dicas para cada facção de Root. E espero ver seus pontos também. 

    Uma boa semana e até!

    Atenciosamente,
    Guilherme 
    Carpete Vermelho

    Opa, e aí meu caro @CarpeteVermelho, espero que esteja tudo bem contigo.

    Não se preocupe em relação a demora, tá corrido pra todo mundo.

    De lá pra cá eu consegui assistir teu vídeo e posso adicionar mais uns pontos que podem te ajudar. Fiquei com a impressão de que o vídeo fala muito mais sobre como jogar em sentido de regras e funcionamento do que em questão de estratégia mesmo, mas achei bem legal você mostrar o quanto o jogo varia de mapa pra mapa e apontar essas diferenças.

    Uma coisa que pode te ajudar nos próximos vídeos é lembrar sempre de abranger os seguintes tópicos
    - Early Game (ou como se estabelecer no jogo)
    - Mid Game (como colocar sua estratégia e máquina de pontos para funcionar)
    - Late Game (como finalizar e ganhar o jogo)
    - Riqueza de cartas (quão bom é o acesso da facção as cartas do baralho e quão fácil ela consegue criar elas)
    - Economia de ações (a qtd de ações por turno da facção é suficiente para fazer tudo que vc precisa ou precisa espremer as ações para conseguir os pontos que precisa)
    - Cadência de pontuação (é uma facção que pode sair correndo na frente pontuando sem se importar ou precisa arrastar o jogo para um ritmo mais lento para competir em pontos com as outras)
    - Capacidade de Policiar (é uma facção que consegue atritar bem com as outras, seja combatendo ou causando algum outro tipo de dano)


    Existem outros pontos legais de analisar, mas acho que esses são os principais e se aplicam a todas as facções, considerando que o vídeo seja uma análise de estratégia e tals. 

    E por favor, sempre que postar coisa nova sobre Root mande aqui, será um prazer assistir e te falar o que achei. E caso queira algumas dicas ou ajuda com alguma facção pode me chamar também, acho sempre legal falar sobre esse jogo maravilhoso.
    No mais, grande abraço e bons jogos!

    1
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