CarpeteVermelho::Oswaldo Netto:: Não assisti o vídeo, apenas li o texto e fiquei com uma impressão muito forte de que vc super simplificou demais o ponto mais fraco dos Marqueses, a economia de a economia de ações.
Vc não disse nenhuma mentira, realmente vc quer (e acaba tendo que) fazer tudo aquilo que está no texto para poder vencer com os marqueses, mas fica difícil construir, atacar, expandir e se proteger tendo apenas 3 ações por turno. Claro que podemos gastar cartas de pássaro para termos ações extras, mas aí entra o segundo problema que notei.
Com os Marqueses vc invariavelmente (a não ser que vc trapaceie com use o baralho do seu avô como o Yugi fazia) precisando de mais cartas do que tem a disposição. Vc quer usar cartas de pássaros para ter ações extras, cartas dos outros naipes para gerar madeira com a ação de overwork, e ainda quer fazer pontos criando as cartas (e consequentemente construindo oficinas) que puder e ainda ter cartas para poder usar a habilidade de hospital deles. Mas vc não vai conseguir fazer tudo isso...
De fato eu acho eles uma das facções mais tranquilas de aprender a jogar do toda a franquia, mas eles são mais do que gerenciar recursos e bater em todos os seu amiguinhos com seus gatos imortais.
As dicas que eu dou são, aprenda mais sobre o baralho que está usando, saiba utilizar suas oficinas de forma muito estratégica, já que muito provavelmente vc não vai ter muitas disponíveis pq a segunda dica é justamente, foque em apenas dois tipos de construção, acredite é mais fácil ir tall do que ir wide com eles. Guarde as cartas de pássaro e tente fazer com que seus últimos turnos sejam realmente explosivos, os marqueses pontuam de forma bastante previsível, então turnos explosivos tendem a ser definidores de jogo pois são imprevisíveis para os seus oponentes. E o principal, vc ganha ponto ao construir e não ao manter suas construções no tabuleiro, então não tenha vergonha de deixar seus oponentes destruírem um ou dois tokens seus só para que vc volte lá no turno seguinte e construa (e ganhe pontos) novamente
Opa, @Oswaldo Netto
Desculpe a demora. Vi só agora.
Pontos muito bem apontados. De fato, não tem como fazer tantas coisas. E acredito que o texto não foi tão claro assim, ao deixar como opções e no lugar de fazer tudo, porque de fato é impossível. Pena que não viu o vídeo, mas lá comento melhor as opções que bolei para uma estrategia de controle de mapa e administrar pontos importantes. Mas querer controle do mapa todo é insano, pois fica muito espalhado e frágil, então opto por ter 1/3, 1/2 do tabuleiro. Perder construções não é ruim mesmo, até porque pode re-construir aos custos mais baixos e ganhar pontos. Manter esse controle em clareiras grandes ou com muitas conexões evita uma progressão muito grande de outros jogadores. E focar em 2 construções é uma boa sugestão. Geralmente uso bastante forjas e recrutamento. Para quando eu perco muitas tropas eu consigo repor rapidamente sem precisar gastar cartas para o hospital.
Apesar de, gostei bastante da sua analise, e de fato essa opção "explosiva" é uma boa saída para pegar desprevenido o adversário em certos ataques, movimentações ou recrutamentos. Agradeço muito sua colaboração, logo logo, pretendo lançar mais vídeos de como jogar e dando dicas para cada facção de Root. E espero ver seus pontos também.
Uma boa semana e até!
Atenciosamente,
Guilherme
Carpete Vermelho
Opa, e aí meu caro @
CarpeteVermelho, espero que esteja tudo bem contigo.
Não se preocupe em relação a demora, tá corrido pra todo mundo.
De lá pra cá eu consegui assistir teu vídeo e posso adicionar mais uns pontos que podem te ajudar. Fiquei com a impressão de que o vídeo fala muito mais sobre como jogar em sentido de regras e funcionamento do que em questão de estratégia mesmo, mas achei bem legal você mostrar o quanto o jogo varia de mapa pra mapa e apontar essas diferenças.
Uma coisa que pode te ajudar nos próximos vídeos é lembrar sempre de abranger os seguintes tópicos
- Early Game (ou como se estabelecer no jogo)
- Mid Game (como colocar sua estratégia e máquina de pontos para funcionar)
- Late Game (como finalizar e ganhar o jogo)
- Riqueza de cartas (quão bom é o acesso da facção as cartas do baralho e quão fácil ela consegue criar elas)
- Economia de ações (a qtd de ações por turno da facção é suficiente para fazer tudo que vc precisa ou precisa espremer as ações para conseguir os pontos que precisa)
- Cadência de pontuação (é uma facção que pode sair correndo na frente pontuando sem se importar ou precisa arrastar o jogo para um ritmo mais lento para competir em pontos com as outras)
- Capacidade de Policiar (é uma facção que consegue atritar bem com as outras, seja combatendo ou causando algum outro tipo de dano)
Existem outros pontos legais de analisar, mas acho que esses são os principais e se aplicam a todas as facções, considerando que o vídeo seja uma análise de estratégia e tals.
E por favor, sempre que postar coisa nova sobre Root mande aqui, será um prazer assistir e te falar o que achei. E caso queira algumas dicas ou ajuda com alguma facção pode me chamar também, acho sempre legal falar sobre esse jogo maravilhoso.
No mais, grande abraço e bons jogos!