I see trees of green
Red roses too
I see them bloom
For me and you
And I think to myself
What a wonderful world
I see skies of blue
And clouds of white
The bright blessed day
The dark sacred night
And I think to myself
What a wonderful world
The colors of the rainbow
So pretty in the sky
Are also on the faces
Of people going by
I see friends shaking hands
Saying, "How do you do?"
They're really saying
I love you
I hear babies cry
I watch them grow
They'll learn much more
Than I'll ever know
And I think to myself
What a wonderful world
Yes, I think to myself
What a wonderful world
Ooh, yes
It’s a Wonderful World Tá na Mesa!
It’s a Wonderful Wolrd é um jogo de 2019 criado por Frédéeric Guérard. De um a quatro jogadores, com duração média de 60 minutos, em It’s a Wonderful World os jogadores devem reerguer a sociedade após guerras devastadoras.
- E o que essa droga de texto no começo tem a ver com essa joça de jogo?Mas é uma sevandija cultural, mesmo. O grande clássico de Louis Armstrong, What a Wonderful World está totalmente relacionado com o tema do jogo, já que o que queremos nele é criar um futuro melhor, um Mundo Maravilhoso O jogo tem regras simples e dura quatro rodadas, dividida em três fases.
Na primeira os jogadores vão escolher sete cartas para ficar na mão. Depois vão decidir quais querem comprar e quais vão descartar (Nota do Sr. Slovic: Chamado no jogo como Reciclagem). As cartas são dividem em Construções, Veículos, Exploração, Ciência e Economia e para criá-la são necessários materiais específicos que as próprias cartas fornecem.- Mas como vou pegar material para construir uma carta se preciso de uma carta para conseguir material? Não faz sentido! Ahhhhhhhhhhhhhh!!!!!!!!!
Calma, sem crises de ansiedade desta vez. Lembre-se, é só um jogo. Primeiro, cada jogador começa com uma carta de sal civilização, que já gera alguns recursos. Segundo, as cartas recicladas também fornecem material. E terceiro, na fase de Construção, cada tipo de recurso é produzido separadamente e imediatamente o jogador pode colocar em uma de suas cartas a serem construídas. Caso seja completada, a carta entra na área de produção e já pode gerar mais materiais, desde que esses ainda não foram ativados nessa fase (Nota da Sra. Slovic: Ou seja, planejando direitinho, dá para criar um belo motor de produção).Muitas cartas quando criadas dão recursos ou cidadãos para o jogador, além de pontuar no fim do jogo (Nota do Sr. Slovic: As mais baratinhas não dão nada disso, mas são necessárias para começar sua utopia, ou já queria começar descobrindo a Fonte da Juventude usando uma Base Lunar?). No fim de quatro turnos, contam-se os pontos que estão nas cartas e quem tiver mais vence a partida.
No geral, It’s a Wonderful World é um bom jogo. Rápido e fácil de aprender, mas com possibilidades estratégicas interessantes. Não é um joguinho bobo. Muitos comparam ele com o clássico 7 Wonders, mas são jogos bem distintos (Nota do Casal Slovic: É quase como comparar La Granja com Agrícola). É uma boa pedida para apresentar o hobby para os coleguinhas. Quem sabe construindo uma bela utopia, não se empolgam para coisas mais grandiosas como Destruir a Rebelião, ser a espécie dominante ou conduzir sua classe a hegemonia da sociedade?E é isso, Shishô!