Destilados são bebidas alcoólicas purificadas através de um processo químico chamado de destilação, a partir de uma substância fermentada, como frutas, cereais e outras partes vegetais. Exemplos de bebidas destiladas incluem cachaça, vodka, tequila, rum, whisky… Distilled Tá na Mesa!
Distilled é um jogo criado em 2023 por Dave Beck. De um a cinco jogadores, com duração média de 120 min, em Distilled os jogadores buscam o título de Mestre Destilador, produzindo bebidas espirituosas.
- Hahaha!!! Um jogo sobre fantasmas bêbados! Desse eu gostei! Vou beber até cair.
Como vai cair de novo se nem se levantou da última vez, ó ser em eterno coma alcoólico? Antes de mais piadinhas vamos a uma rápida explicação, já que o jogo realmente se trara de bebidas espirituosas (Nota da Sra. Slovic: Está descrito já na caixa): “De modo geral, as bebidas espirituosas são todas aquelas que apresentam graduação mínima de 15% de volume alcoólico e compostas por etanol, resultante do processo de destilação e responsável por eliminar impurezas desagradáveis ao líquido e, consequentemente, ao consumo humano.”

Todas as sete rodadas de Distilled são divididas em quatro fases: Compra, Produção, Venda e Limpeza. Na primeira, os jogadores se revezam para comprar cartas de iningredientes, equipamentos, utensílios e trabalhadores, além de novas receitas. Depois, simultaneamente eles escolhem quais cartas vão usar para fabricar sua bebida. Todos só jogadores começam a partida sabendo três receitas (vodka, moonshine e uma exclusiva) e conforme o jogo avança, podem aprender outras. Para destilar qualquer bebida são necessárias pelo menos uma carta de água e uma de levedura, além de cartas de açúcar. O tipo e a quantidade de cartas de açúcar usadas determina qual a bebida a ser fabricada.
- Ich...!
O gambá já entornou todas de novo. Distilled não é sobre beber álcool, mas é um jogo que simula a produção de destilados (Nota do Sr. Slovic: Não que seja proibido beber e jogar ao mesmo tempo. Muitos até fazem, só não recomendamos). Na terceira fase, o jogador escolhe o tipo de tonel onde a bebida ficará até ser vendida. Essa carta altera o valor de venda do produto, assim como o tipo da garrafa a ser usada. Algumas bebidas devem ficar descansando entre as rodadas, como o run e o baijiu, o que aumenta seu valor final, tando de venda quanto de pontos de vitoria. Não importa a quantidade de ingredientes que o jogador tenha, somente uma bebida pode ser destilada por vez, mas várias pode ser vendidas por rodada.
Ao fim de sete rodadas, contabiliza-se o pontos ganhos durante a partida, soma com os objetivos cumpridos e todas dados pelas cartas de equipamento e funcionários. Quem tiver mais, vence a partida.
No geral, Distilled é um ótimo jogo. Não é um drink game (Nota do Sr. Slovic: Existem vários, mas Destiled não está enter eles). Não é um jogo leve, apesar de parecer. Todas as ações devem ser bem calculadas ou nem Moonshine (Nota da Sra. Slovic: Gíria para bebidas destiladas feiras de modo ilícito. Bem estereotipado em filmes e desenhos estadunidenses como bebida de caipiras) conseguirá fazer. A rejogabilidade é alta, pois na caixa base (Nota da Sra. Slovic: Já tem expansão) há muitas bebidas (Nota do Sr. Slovic: Inclusive nossa cachaça) e não se usa todas na mesma partida. O jogo é apertado, com coisas boas custando muito caro e dinheiro usa coisa rara de se fazer. É um cobertor curto bem espirituoso, se nos permitem o trocadilho. Saúde!
E é isso, Shishô!