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  3. Wonderland's War
  4. Wonderland's War Tá na Mesa!

Wonderland's War Tá na Mesa!

Wonderland's War
  • avatar
    Sam Slovic29/07/24 21:30
    avatar
    Sam Slovic
    29/07/24 21:30
    763 mensagens MD

    Ao passear pela grama, fique longe de qualquer toca de coelho (LOUCURA!). No fundo dele há um reino estranho (INSENSATEZ!), onde o caos impera e coisas estranhas podem acontecer (ESTADO INEVITÁVEL). Locais surreais são campos de batalhas durante uma atípica festa do chá (EMBALAGEM DE IOGURTE INVIOLÁVEL), onde acontece certas experiências que não foram concebidas (FOME!) para a mente de meros humanos (MISÉRIA!), que pode se alterar para todo o sempre, criando uma realidade (INCOMPREENSÃO!) tão bizarra, quanto efêmera… (O BRASIL É TRETA CAMPEÃO!) Porém real. Dito isso, Wonderland’s War Tá na Mesa!



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    Wonderland’'s War é um jogo lançado em 2022 por Tim Eisner, Jonatham Gilmore, Ian Moss e Ben Eisner. De dois a cinco jogadores, com duração média de 20 minutos por jogador, em Wonderland’s War cada jogador controla uma facção buscando tomar o controle do Pais das Maravilhas.



    - É tipo War?



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    Não, baby noob! Apesar de ter essa palavrinha no nome, Wonderland’s War não é nem um pouco parecido com o War, já que aqui, apesar do Caos reinar, ao fator sorte pode ser controlada (Nota do Sr. Slovic: Ou não). Os jogadores devem escolher um dos grandes personagem da história: Rainha de Copas, Chapeleiro Louco, Gato de Cheshire, Jaguadarte e, é claro, Alice. Cada um tem uma habilidade inicial única e pode, conforme o jogo avança, conseguir outras (Nota da Sra. Slovic: Algumas mais fortes que outras, mas todas apelativas).

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/5a782_525j71.jpeg

    O jogo se passa em três rodadas, cada uma dividida em duas partes: A Festa do Chá e as Batalhas. Na fase da Festa do Chá, os personagens começam na Cabeceira da Mesa a rodeiam em busca de aliados, artefatos e qualquer coisa que possam ajudá-los nas batalhas por vir. Andando em volta da mesa no sentido horário (Nota da Sra. Slovic: Exceto a Alice, que sempre anda no sentido anti-horário), ao parar em uma cadeira, deve pegar a carta que está lá e realizar as ações descritas. Caso qualquer volte a Cabeceira, novas cartas são colocadas nos lugares vazios e o jogador deve rolar o Dado de Loucura, ganhando no processo Cristais de Loucura (Nota do Sr. Slovic: Claro que não é coisa boa).



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/ce00f_525j71.jpeg



    Há três tipos de comparsas que se pode recrutar na Festa: Seguidores, Aliados e Maravilhanos (Nota da Sra. Slovic: Sim, isso que você acabou de ler está certo. Fazer o que?). Os primeiros são meepels que entram nos campos de batalha. Não ajudam com força na batalha, mas indicam a presença da facção no local. Os segundos são tokens que ficam em sua bolsa, que ão usados na guerra e dão poder de fogo aos jogadores. E os últimos podem ser tokens (Artefatos) ou Figuras (Personagens).



    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/4330a_525j71.jpeg



    Assim que o jogador pegar sua quarta carta, a festa termina para ele. Cada personagem no fim desta fase ganha um token de loucura e quem tiver mais cristais, pega outro (Nota do Sr. Slovic: Falei que não era legal). Por fim, cada personagem escolhe um dos locais de batalha, que são lugares icônicos do Pais das Maravilhas: Castelo Vermelho, Lagoa das Lágrimas, Jardim das Flores Vivas, Espectral e Floresta Tulgea.



    - Tá tudo errado. Esqueceu do principal, o Caminho dos Tijolos Amarelos!



    Mas tinha que ser um Munchkin paspalho, mesmo! Isso é do O Mágico de Oz. No início de cada jogo, são sorteados as pontuações de cada região, que aumentam nos turno seguintes. As batalhas só ocorrem e locais onde há a presença de algum jogador, seja o próprio Personagem, Seguidores ou Maravilhanos controlados pelo jogador. Se o jogador não estiver na batalha, ele pode apostar no vencedor, conseguido boas recompensas no caso de acerto, ou loucura se errar. O sistema de batalha é bem simples. Todos os participantes tiram, ao mesmo tempo, um token de sua sacola e soma o valor da peça a sua Força de Combate. Caso o token tenha alguma habilidade, ela é acionada (Nota do Sr. Slovic: Alguns tokens só se ativam no fim da batalha). Esse processo continua até alguém chega a 25 pontos de Força ou todos os participantes desistam da luta (Nota da Sra. Slovic: Desistir da luta não é o mesmo que abandonar a luta. Mesmo desistindo, você pode vencer. Sim, é estranho, mas estamos falando do Pais das Maravilhas, né?). 



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    Quem tiver mais força, vence a batalha, ganha os pontos indicados na rodada e segue para a próxima. E os tokens usados não voltam para o a sacola (Nota da Sra. Slovic: Na verdade até voltam, mas é preciso ter certos aliados/artefatos que nem sempre estão disponíveis), por isso é importante gerenciar bem seus recursos, ou ficará sem nada nas batalhas finais da rodada. E cuidado com os tokens de Loucura. Quando sacados, retiram seus seguidores da batalha e se você ficar sem, perde a peleja imediatamente. Quem vence, além de ganhar PV, pode colocar seu castelo na região.



    - Falando nisso, castelei bastante e lembrei dessa história. É sobre uma zé droguinha que injeta o que era para cheirar e fica doida de pedra. Que tema lixo! Nunca que jogo isso. Apologia as drogas!



    Você até estaria certo se fosse um crítico literário com pós-doutorado em literatura britânica do século XIX, em vez de um beócio ululante que lambe o que deveria ignorar. Cada Castelo aumenta a Força de ataque no local, além da dar PV no fim da partida. A quantidade de pontos varia conforme você aumenta as habilidades do seu personagem.



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    O jogo tem muita rejobabilidade, já que cada personagem tem habilidades únicas, o que faz mudar radicalmente as estratégias para vencer. E cada aliado tem quatro poderes diferentes (Nota do Sr. Slovic: Divididas em A, B, C e D), que são escolhidos no início da partida. O manual sugere sempre escolher a mesma letra para todos os aliados, sendo que se recomenda as A para sua primeira partida, mas como estamos falando do Pais das Maravilhas, já faz tudo ser aleatório desde o início que fica mais legal.


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    No fim da última batalha da terceira rodada, contabiliza-se os pontos. Além dos ganho durante a partida, os jogadores ganham por castelos em jogo e catas de missões cumpridas, cada uma valendo 3 ou 9 PV (Nota da Sra. Slovic: Nunca ignore essas cartas. Elas podem fazer a diferença entre vencer e ficar em último). Quem tiver mais PV, vence a partida.



    No geral, Wonderland's War é um bom jogo. Caótico, imprevisível, com regrinhas de mais, mas que assim que você aprende, tudo faz sentido. Quem disse que não há uma lógica na loucura? A arte é belíssima e combina perfeitamente com o tema. Apesar do nome War, não é um jogo de combate direto, mas sim de controle de área. Todos os grandes personagens da obra de Lewis Carrol se fazem presentes: Lebre Branca, Lagarta, Soldados de Carta, Humpty Dumpty, Tweedle Dee e Tweedle Dum. Você se vê inserido na loucura dessa história surreal. E Salve Malkav!



    E é isso, Shishô!



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    Comentários:

  • cdbergonzini
    430 mensagens MD
    avatar
    cdbergonzini29/07/24 22:09
    cdbergonzini » 29/07/24 22:09

    Resenha maravilhosa, parabéns. Porém não consegui me convencer com esse jogo. Parece que ficou faltando algo.

    7
  • Sam Slovic
    763 mensagens MD
    avatar
    Sam Slovic29/07/24 22:20
    Sam Slovic » 29/07/24 22:20

    cdbergonzini::Resenha maravilhosa, parabéns. Porém não consegui me convencer com esse jogo. Parece que ficou faltando algo.

    Realmente o jogo não agrada a todos. Está longe de ser unanimidade aqui.

    3
  • viniciusjf
    2775 mensagens MD
    avatar
    viniciusjf30/07/24 11:08
    viniciusjf » 30/07/24 11:08

    Adoro seus textos!

    O jogo parece ter elementos do Francis Drake/Heaven & Ale e Chaos in the Old World, entre outros. Bons jogos nos quais se inspirar, a propósito.

    Fiquei bem interessado, gosto dessa dinâmica de jogo e o tema, a arte e o toque mais casual me agradaram.

    1
  • shamoon
    18 mensagens MD
    avatar
    shamoon31/07/24 07:51
    shamoon » 31/07/24 07:51

    Parabéns.


    Eu estava com medo que o jogo fosse hypado por ser bonito somente. Mas é realmente bom, tem muita rejogabilidade, muda muito de um jogo para outro. No final, não há muita surpresa em relação aos pontos, só se uma pessoa tiver muito mais objetivos que os outros. Os objetivos te dão sempre os mesmos PV, sem muita surpres a nesse quesito. Mas a preparação do bag para ficar forte e saber a hora de sair de uma batalha (especialmente na última rodada) para ganhar a pontuação de segundo colocado, é muito importante. 


    As regrinhas são muitas mas simples,  na segunda partida as pessoas já estão voando...


    Única coisa é o setup, bem demorado. Estou para fazer meu insert para ficar mais rápido! 


    Enfim, gostamos aqui, recomendo.

    2
  • Danielmw98
    302 mensagens MD
    avatar
    Danielmw9831/07/24 09:06
    Danielmw98 » 31/07/24 09:06

    Parabéns pelo Review. Eu já acompanhava o jogo por fora, e por compartilhar da mesma mecânica de Quacks of Quedlinburg (que é um dos meus jogos favoritos), eu o peguei assim que lançou no Brasil. Essa mecânica de Bag Building é muito bem implementada, e no jogo faz muito sentido (daria pra fazer algo tipo deck building, mas teria que ficar embaralhando o deck a todo minuto, e a sensação de tirar as fichas da bag é muito melhor, na minha opinião). Mesmo quando não se participa da batalha, a hora da aposta é bem emocionante, e é engraçado vc ver os outros torcendo para ou contra vc. Não vai ser um jogo que vai agradar a todos, seja pelo setup ou tempo de duração prolongado, ou por possuir um fator de sorte constante, mas achei que as escolhas que você faz no jogo são importantes e mitigam bem a sorte (que pelo menos deixa o jogo engraçado em diversas situações). A arte belíssima é um bônus significante acima de tudo. Meu grupo curtiu bastante, e até comprei cápsulas para as fichas, e uma caixa organizadora para acelerar o setup. Recomendo muito para quem curte o Push your luck.

    2
  • Shurumi
    75 mensagens MD
    avatar
    Shurumi31/07/24 09:22
    Shurumi » 31/07/24 09:22

    cdbergonzini::Resenha maravilhosa, parabéns. Porém não consegui me convencer com esse jogo. Parece que ficou faltando algo.

    Tbem penso o mesmo. Ele não é ruim, mas é "morno", sem emoção. Tbem acho que faltou algo. 

    3
  • Jonathan Kaizer
    110 mensagens MD
    avatar
    Jonathan Kaizer31/07/24 14:57
    Jonathan Kaizer » 31/07/24 14:57

    Muito mais ou menos

    1
  • rafaelapnt
    21 mensagens MD
    avatar
    rafaelapnt31/07/24 15:01
    rafaelapnt » 31/07/24 15:01

    Jogamos ontem. É muito bom. Agradou a mesa toda.

    Pontos positivos:

    - Partida disputadíssima decidida por poucos pontos e cujo final não é "certo" antes da contagem.
    - São múltiplas estratégias. Você literalmente consegue ganhar o jogo sem ganhar nenhuma guerra, a depender de suas missões.
    - Os poderes são temáticos e interessantes.
    - Achávamos que o jogo ia durar muito mais do que durou. Com 3 pessoas, deu uma hora e meia.
    - As cartas são claras, os efeitos também. O manual é ótimo. Não ficamos com nenhuma dúvida durante a partida. 
    - O jogo é realmente lindíssimo e impressiona na mesa.

    Pontos negativos:
    - O setup pode ser trabalhoso e demorado, dependendo da forma que você organiza o jogo na caixa.
    - Dito isso, pior que o setup é o clean up. Esse é muito trabalhoso MESMO. Mas novamente, é um trabalho que vai importar na redução do tempo de setup de sua próxima partida.
    - Alguns personagens são claramente mais "fortes" que outros. Não nos pareceu balanceado. A rainha de copas é roubadíssima.
    - O jogo tem uma quantidade gigantesca de componentes (mais de 250 tokens). Infelizmente, perdeu um token, qualquer que seja, e corre-se o risco de inviabilizar tudo. E não vem tokens extras. Dá medo. O ideal é contar depois de cada partida.

    Enfim. Recomendo demais. Mas os pontos negativos são fortes (ainda que não guardem muita relação com a jogabilidade).

    8
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