Post original: https://www.boardseyeview.net/post/dirty-money
A editora Capital Gains Studio, sediada em Singapura, parece ter desenvolvido uma obsessão pelas profundezas obscuras dos mercados financeiros internacionais. É um tema ao qual eles retornaram em todos os seus jogos, incluindo
Debtzilla e
Cryptocurrency, e está no centro do design de Daryl Chow para
Dirty Money: The Money Laundering Game.
Dirty Money é um jogo de compra e construção de mesa para 2 a 5 jogadores, com arte de Alan Bay. Você começa pegando uma das cinco cartas de personagens. Até as regras se referem a todos os personagens como vilões e cada um deles possui uma habilidade especial única. Habilidades assimétricas sempre parecem gerar discussões sobre se algumas são ou não melhores que outras, mas em nossas partidas no Board's Eye View, os jogadores tinham inveja das habilidades especiais uns dos outros em vários momentos do jogo - o que geralmente é um bom indicador de equilíbrio. Existem quatro moedas no jogo: dólares americanos, euros, ienes japoneses e criptomoeda, que é coringa e pode ser usada como qualquer uma das outras três. As cartas monetárias variam em seus valores de 2 a 5, além disso, algumas delas e todos os cartões de criptomoeda têm um símbolo para mostrar que são “dinheiro sujo”: o produto ilícito do crime.

Existem locais nos EUA, Japão e Europa, e em cada um deles, além da República da Banana, existem outros locais que podem ser adicionados ao jogo com quatro ou cinco jogadores, onde são colocadas mais duas cartas monetárias aleatórias. Nas principais localizações geográficas existem também duas cartas de posicionamento disponíveis para compra. Elas terão um custo de 6 a 9 em qualquer moeda local relevante, e quando você compra uma carta e a adiciona a sua mesa, você ganha seu benefício.

Na sua vez, você escolhe um local e retira dele as cartas monetárias. Você também pode comprar uma ou ambas as cartas de posicionamento naquele local, desde que tenha a moeda apropriada. Algumas cartas monetárias são cartas de ação, e não dinheiro. Quando elas são escolhidas, as ações são ativadas. Estas ações variam, mas normalmente cartas como 'Auditoria' exigem que todos os jogadores mostrem as cartas monetárias que têm na mão e penalizem o jogador com mais 'dinheiro sujo'. Você coloca uma carta de moeda virada para baixo, debaixo da sua carta de personagem, como uma carta de 'lista negra'. No final do jogo (quando um jogador construiu uma mesa de 10 cartas de espaço), os jogadores pontuam pelas suas cartas de espaço (que podem incluir bônus de coleção definidos), mas têm que deduzir pontos pelas suas cartas da lista negra. O jogador com menos cartas na lista negra evita quaisquer deduções, mas o jogador com mais cartas perde 2 pontos adicionais.
Dirty Money é um jogo rápido, fácil de aprender e jogar, mas oferece aos jogadores algumas opções substanciais sobre quais cartas de moeda levar e a melhor forma de gastá-las. Há também um elemento de forçar a sorte sobre se deve manter cartas de “dinheiro sujo” (particularmente aqueles curingas de criptomoeda) ou se deve lavar esse dinheiro o mais rápido possível para evitar ser atingido por penalidades de cartas de ação. Apenas um jogador pode ir a um local, portanto a principal interação no jogo é a escolha de onde ir - tanto para seu próprio benefício quanto para negar oportunidades de pontos a um jogador rival; normalmente, por exemplo, quando um oponente está obviamente coletando obras de arte pelo valor crescente da coleção de conjuntos ou quando um oponente tem bônus de pontuação para cartas de um local específico.

Ir para os locais da República da Banana não lhe dará nenhuma oportunidade de compra de cartas de lugares, mas permitirá que você pegue o marcador do primeiro jogador (e se livre de uma carta da lista negra), então pode ser uma escolha taticamente boa para lhe dar vantagem futura. As cartas de ação envolvem principalmente efeitos de "Toma Essa", mas ele não parece ser um jogo agressivo: os jogadores estarão principalmente focados em otimizar suas próprias escolhas de construção de mesa.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Marcelo GS
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.