Post original: https://www.boardseyeview.net/post/hard-to-get
Se você já jogou
Código Secreto ou qualquer uma das inúmeras iterações de
Similo: Contos, não achará difícil jogar este jogo de Mads Emil Christensen e Gameplay Publishing. É um jogo festivo com mecânicas inspiradas em ambos os jogos.
Hard to Get compreende dois grandes conjuntos de cartas. Existem 112 cartas de palavras frente e verso, cada uma mostrando uma palavra (principalmente substantivos concretos) ou o nome de uma pessoa conhecida. Elas são impressos de forma que a palavra em cada carta possa ser facilmente lida em ambas as extremidades da mesa. As cartas são semelhantes em design e tamanho daquelas usadas em Codenames, e se você tiver Codenames, é uma grande vantagem poder incorporar cartas Hard to Get para estender o vocabulário disponível em Codenames e, vice-versa, você pode usar cartas de Codenames com Hard to Get. Você escolhe aleatoriamente 16 dessas cartas e as organiza em uma grade 4 x 4. O outro baralho de (140) cartas é designado como baralho 'Dilema', onde cada carta mostra um par de palavras; alguns opostos (ex: solução/problema) mas outros apenas oferecendo alternativas (ex: macarrão/arroz).

Um jogador assume o papel de 'Testemunha' e os outros jogadores trabalham juntos cooperativamente como 'Detetives'. A Testemunha pega um cartão-chave - novamente, muito parecido com os cartões-chave usados pelos espiões mestres em Codenames. Neste caso, o cartão-chave mostra a posição de apenas um cartão na grade 4 x 4. Esse é o cartão que a Testemunha está tentando fazer com que os detetives encontrem.
A Testemunha compra uma carta de Dilema e indica qual das duas palavras dessa carta tem a melhor conexão com a palavra alvo. Os Detetives então decidem entre si quais palavras devem eliminar. Devem escolher pelo menos uma palavra, mas podem remover mais de uma; e precisarão fazer isso em alguns turnos porque, para vencer, os jogadores precisam ter apenas uma palavra restante ao final de no máximo cinco rodadas. Aqui então o processo de eliminação lembra aquele usado em Similo e em seu jogo antecessor Hall of Fame.
O designer do jogo (esquerda) e o ilustrador (direita)
Sempre gostamos de Codenames, mas nunca o consideramos um jogo festivo: é muito cerebral e há muito tempo de inatividade enquanto os espiões agonizam com suas pistas. Também é muito desafiador para aqueles que atuam como espiões porque eles têm que levar em conta não apenas suas próprias palavras, mas também todas aquelas relacionadas à outra equipe.
Hard to Get oferece um desafio comparável - com a Testemunha precisando estar na mesma sintonia que os Detetives - mas em um processo mais simples e rápido. Isso significa que realmente funciona como um jogo festivo. No entanto, isso não significa que seja fácil: você pode ter sorte e comprar cartas de Dilema que obviamente apontam para palavras na grade, mas muitas vezes nenhuma das palavras do Dilema oferecerá uma conexão direta com qualquer uma das palavras, então tanto Testemunha quanto Detetives precisarão recorrer a algum pensamento lateral. E embora os vários jogos Similo sejam muito mais atraentes visualmente, cada conjunto tem seu próprio tema e, portanto, não será necessariamente jogável por qualquer pessoa como este jogo, que depende apenas do vocabulário cotidiano dos jogadores.
Hard to Get sugere na caixa que atende de 2 a 12 jogadores. É jogável com dois, mas grande parte da diversão do jogo vem do raciocínio compartilhado dos jogadores em suas respostas às pistas da Testemunha, então preferimos que haja pelo menos três ou quatro Detetives para discutir sobre as pistas. Também consideraríamos jogar
Hard to Get com um número de jogadores ainda maior do que o máximo sugerido de 12. Desde que todos possam ver a grade de palavras e as cartas de Dilema, realmente não há limite máximo.
Review by Selwyn Ward
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.