Post original: https://www.boardseyeview.net/post/justice
Criado por Ren Multamaki,
Justice é um jogo de cartas complicado onde não se trata tanto de ganhar truques, mas mais de como você usa as cartas que ganha. Nesse sentido, tem algumas semelhanças com
Tolerance. O jogo se passa no mesmo universo de
Factory 42, que representava uma sociedade anã dirigida nas linhas soviéticas, mas aqui os jogadores estão usando as cartas que jogam depois de ganharem uma vaza para influenciar se os três suspeitos serão condenados ou absolvidos de seus supostos crimes. No final de cada mão de cartas, a pontuação real dos jogadores é determinada não pelas vazas ganhas, mas após a comparação do peso relativo das cartas de condenação ou absolvição e pela revelação das cartas anteriormente viradas para baixo que mostravam se eles eram realmente culpados ou não. Dependendo do seu objetivo oculto, você pode querer condenar ou absolver, independentemente de o acusado ter realmente cometido o crime.

O baralho usado para fazer truques é composto por quatro naipes de cartas numeradas de 1 a 14, mais 1 a 14 nas cartas de 'Reação'. Os 3-5 jogadores recebem 12 cartas, mas depois descartam duas delas para criar sua mão inicial. Alternativamente, você pode criar sua mão inicial através da seleção de cartas, mas novamente permitindo que duas cartas sejam descartadas no final. O naipe de trunfo para cada mão é definido pela carta do crime, mas as cartas de reação podem ser jogadas para transformar uma carta que não seja um trunfo do mesmo valor em um trunfo virtual. Embora este seja um conceito interessante, significa, é claro, que o valor das cartas de Reação é altamente situacional: se você tiver uma carta de Reação, mas nenhuma carta que não seja um trunfo com exatamente o mesmo valor, então sua carta de Reação é inútil para você. Em nossas partidas no Board's Eye View, descobrimos que na maioria das vezes eram as cartas de Reação que eram descartadas pelos jogadores na preparação da rodada.

Além de sua mão de cartas, os jogadores também possuem duas fichas de olhar da alma. Elas podem ser jogadas para passar uma vaza, mesmo que você possa seguir o exemplo. Jogar uma ficha também permite que você espie a carta de culpa/inocência virada para baixo de um dos suspeitos. Isto é especialmente valioso no planejamento para atingir seu objetivo de pontuação. Caso contrário, a jogada segue as regras padrão, mas após cada vaza o vencedor pega uma das cartas ganhas e a joga à esquerda ou à direita de um dos suspeitos, o que ajudará a determinar se eles são condenados ou não. As cartas do mesmo naipe rosa podem ser jogadas acima ou abaixo de um suspeito para adicionar características que também afetam a pontuação.

Como os objetivos dos jogadores afetam fundamentalmente sua pontuação, há um elemento de papel oculto no jogo, à medida que os jogadores tentam adivinhar os objetivos uns dos outros. Muitas vezes, estes podem coincidir. É provável que cada jogador use suas fichas de olhar da alma para espiar duas das cartas de culpa/inocência dos suspeitos, então cada jogador jogará com informações imperfeitas, talvez fazendo inferências sobre o terceiro suspeito a partir das ações de outros jogadores. E de acordo com a preparação de
Justice, o jogo só termina quando um jogador acumular 42 pontos - então você pode esperar que uma partida completa dure três ou quatro rodadas - cerca de 45-60 minutos no total.
Vimos uma explosão de jogos inteligentes de truques/vazas nos últimos anos, e
Justice é outra adição bem-vinda à linha. Se você gosta de jogos de vazas com um toque diferente, seria um grande erro se você não procurasse este jogo.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.