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  4. Importação de BG - Pare o Mundo Que Eu Quero Descer...

Importação de BG - Pare o Mundo Que Eu Quero Descer...

Heat: Pedal to the Metal
  • avatar
    iuribuscacio13/01/24 00:10
    avatar
    iuribuscacio
    13/01/24 00:10
    3181 mensagens MD

    Importação de BG - Pare o Mundo Que Eu Quero Descer...

     
    Um dos maiores problemas do mercado nacional de jogos é justamente a falta de comprometimento das editoras nacionais com controle de qualidade, e o desprezo no atendimento pós-venda. Aparentemente, aos poucos as coisas estão mudando, devido ao amadurecimento do mercado e o aumento de lançamentos de jogos, que oferece mais opções.
     
    Isso faz com que a comunidade boardgamer não fique mais tão refém das editoras. Quem tem mais tempo de janela, certamente se lembrará de uma época em que a editora lançava o jogo com defeito, e deixava por isso mesmo. Como não havia alternativa nessa época, as pessoas literalmente botavam o galho dentro e entubavam o prejuízo.
     
    As editoras só agiam assim por dois motivos: primeiro porque a quantidade de jogos lançados era pouca, e segundo porque importar era tão caro, que isso se tornava inviável, para a maioria das pessoas.
     
    Atualmente o cenário mudou, em parte, porque a quantidade de lançamentos aumentou drasticamente. Além disso, aparentemente o mercado nacional de jogos está mais maduro, as pessoas reclamam mais de jogos com defeito, e as editoras cada vez mais se veem obrigadas a solucionar lançamentos com problemas. Everdell e Ark Nova são exemplos disso.
     
    Mas uma coisa não mudou, e na verdade até piorou. A importação de jogos está atingindo patamares absurdos. Até bem pouco tempo atrás, falar em pagar R$ 1.000,00 em um board game era alto totalmente estapafúrdio e fora da realidade. Hoje, as pessoas já falam em pagar o dobro disso R$ 2.000,00, e em um único jogo. E olha que eu não estou falando de KS enormes com um montão de miniaturas, cenários 3D, dados personalizados e o escambau a quatro. São R$ 2.000,00 gastos em um jogo simples, pelado, literalmente “como veio ao mundo”.
     
     https://ludopedia-postagem.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/fffdf_m82po9.jpg

    Imagem BGG: Heat: Pedal to Metal, lançamento aguardado (na gringa 80 USD)

     
    Só para provar que isso não é um exagero, seguem abaixo dois comentários, extraídos de outro tópico recente sobre esse mesmo assunto. O primeiro comentário é do usuário rafcor86 que diz o seguinte:
     
    E acrescentando a velha história dos "Se ficar abaixo de U$50 passa direto pela alfândega, ou com o nova regra, só paga os 17% de taxa em cima do valor do produto + frete", é 100% aleatório. Como exemplo recentemente peguei o Kickstarter tanto do Tiny Epic Viking e Tiny Epic Crime. O TEV eu paguei uns R$ 240 de imposto enquanto o TEC passou direto e só paguei taxa de despacho dos Correios.

    Apenas para pegar como um dos exemplos que você citou, Blood on the Clocktower, U$120, a loja converteu para R$ 645,98, opção de frete mais barata deles é de R$ 491,15. Então só o jogo mais frete dá um total de R$ 1137,12. Acrescentando possível alfândega de 60% dá mais R$ 682,27 para um POSSÍVEL total de R$ 1819,39. Única detalhe a mais que existe é se o que for cobrado pela Receita Federal for muito acima dos 60%, então é possível pedir para eles refazerem o cálculo e você deverá enviar todos os documentos possíveis para baixar o preço, como o recibo do site, fatura do cartão de crédito, etc. Já tive casos de baixarem o imposto, que pode levar semanas para enviarem o novo valor, ou recusarem e se você não pagar eles vão devolver o produto.

     
    É importante pesquisar bem pois o mesmo jogo em outra loja que pesquisei com frete saiu por R$ 1334,35. Normalmente por causa da distância lojas americanas acabam saindo um pouco mais baratas que as europeias. Porém com alguma promoção pode sair mais barato, então procurar bem não atrapalha.
     
     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/57e64_m82po9.jpg

    Imagem BGG: Blood on the Clocktower, praticamente custando seu peso em ouro, para importar.

     
    O segundo comentário é do usuário piogovieira:
     
    Resumindo tudo:

    Paciência (a entrega é demorada);
    Sorte;
    Uns R$2.000,00 de reserva pra eventuais montoeiras de impostos e trâmites

     
    O primeiro comentário relata que um jogo que custa 120,00 USD, na loja gringa, terminou chegando aqui pela “módica” quantia de R$ 1.819,39. Se for considerado a cotação do dólar de hoje 12/01/2024, que está em, R$ 4,85, esses 120 USD totalizam R$ 582,50. A diferença para o valor apontado no comentário é de R$ 1.236,89.
     
    Por outro lado, uma passagem Rio-Nova York ou São Paulo-Nova York, marcada para maio, sai por algo em torno de R$ 2.500,00, sem procurar, nem pechinchar muito. Isso quer dizer que, usando o exemplo aí de cima, se o sujeito quiser importar dois jogos de 120 USD, compensa mais pegar um avião, ir até Nova York comprar os jogos, e de quebra passear uma semana na “cidade que nunca dorme”. Se a pessoa conseguir trazer na mala mais uma meia dúzia de jogos pequenos, compensa ainda mais, além de não ser necessário implorar um favor de um parente ou amigo viajante. Isso para não falar que fazendo isso, não se corre o risco do jogo se extraviar e desaparecer miraculosamente no Labirinto de Dédalo que são os nossos Correios.
     
     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/0a806_m82po9.jpg

    Imagem Google: Importar é menos vantajoso que ir buscar.

     
    O Metelo, outro usuário aqui do Ludopedia, que costuma viajar bastante a trabalho (muito embora eu desconfie que o “trabalho” dele é tráfico internacional de board game), sempre defende isso. Em outras palavras, ele diz que dependendo do que a pessoa que importar, e conseguindo uma passagem em promoção, fica mais barato ir buscar o jogo que importar. E muita gente o chama de “maluco” e de “fora da realidade”, mesmo aqueles que importam jogos. Mas a contar com os cenários de importação de jogos, pelo menos aparentemente, o Metelo tem toda a razão.
     
    Obviamente essa situação está totalmente fora de questão para a maioria esmagadora dos brasileiros, mesmo aqueles que consomem board games. Mas mesmo para quem tem “bala na agulha” suficiente, para bancar jogos tão caros, importar faz cada vez menos sentido, considerando os números acima.
     
    Em um cenário em que importar board games é absurdamente proibitivo, pelo menos para quem não tenha um rendimento mensal na casa dos cinco dígitos, não é de se espantar que as editoras nacionais estejam tão tranquilas por não investirem como deveriam em revisão e controle de qualidade.
     
    Claro que essa questão dos altos valores envolvidos na importação de board games é apenas um aspecto do hobby e do mercado nacional de jogos. Mas ele exemplifica muito bem, o quanto está caro comprar os lançamentos de board game, no nosso país.
     
     https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/b063f_m82po9.jpg

    Imagem BGG: Jogos entre R$ 100,00 e R$ 200,00

     
    Quem quiser participar do hobby, mas não tiver uma conta bancária tão robusta, não tem outra solução, a não ser garimpar no mercado de usados, jogos antigos consagrados e a bom preço. E muitos jogos se encaixam nessa categoria, basta procurar e não se importar de jogar board games excelentes de 10 ou 20 anos atrás. Na faixa de R$ 100,00 a R$ 200,00 reais já se encontra muita coisa boa, e na faixa de R$ 200,00 a R$ 300,00 (que já começa a ficar um pouco “salgado”), aí então nem se fala. E isso para não citar alguns card games que se encontra por menos de R$ 100,00.
     
    Mas, desconsiderando essa alternativa acima (para muitos a única), e mantidas as atuais condições, cada vez mais o futuro dos board games será uma grande maioria comprando party games, porque daqui a pouco nem jogos familiares vai dar para comprar, e uma minoria comprando os jogos de média para alta complexidade.
     
    Para terminar, com eu estou longe dos importados há muito tempo, e estou meio assustado e inseguro se os valores de importação são esses mesmos, peço que aqueles que estão mais por dentro do assunto que confirmem ou desmintam se é isso mesmo que eu entendi.
     
    Um forte abraço e boas jogatinas!
     
    Iuri Buscácio


    P.S. Quem tiver interesse em textos do mesmo estilo, pode acessar o canal "iuribuscacio" aqui do Ludopedia, ou a seção "Jogos de Tabuleiro" do portal geek maxiverso.com. 


    P.P.S. Ninguém ainda perguntou nos comentários, mas como eu imagino que ainda perguntarão, vale esclarecer que o artigo foi vinculado ao jogo Heat, porque o texto fala sobre importação de board games, e o Heat é um jogo muito aguardado que muita gente não está aguentando aguardar o lançamento nacional e importando diretamente. 

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    Comentários:

  • Marcelo Utsch
    311 mensagens MD
    avatar
    Marcelo Utsch 13/01/24 06:28
    Marcelo Utsch » 13/01/24 06:28

    Excelente conteúdo como sempre Iuri. Abraço 

    1
  • Antonio Ernande
    286 mensagens MD
    avatar
    Antonio Ernande13/01/24 08:20
    Antonio Ernande » 13/01/24 08:20

    Concordo contigo que realmente a importação tá saindo bem cara, mas não vejo isso de forma tão ruim, principalmente num momento em que o mercado nacional está em expansão e aumentando consideravelmente o número de lançamentos e sua qualidade, mesmo com os problemas acontecidos.

    Neste momento de expansão (veja, estou falando neste momento específico, de um mercado que ainda não é comparável aos europeus e americanos) acho que ficaria bem ruim para as editoras nacionais se as importações ficassem muito facilitadas, naquela velha história de proteção do mercado interno e blábláblá rsrs...No final das contas, acho que é normal acontecerem problemas num mercado que estava engatinhando há alguns anos e está em crescimento, aprendendo com os seus próprios erros (assim espero :silly:). 

    Aliás, comprei uns importados em viagem (2023) e durante minha pesquisa de preços e opções, verifiquei que alguns jogos estavam beeeem mais baratos aqui do que nos EUA (fazendo a conversão em reais né, se a comparação considerar poder de compra e salário mínimo entre os países aí não tem nem o que se discutir), ou seja, o mercado nacional lançou com preços aparentemente justos por aqui alguns jogos, tendo em vista nossa realidade. Falando isso, não estou defendendo alguns preços abusivos que podem ter ocorrido aqui, até pq não sou conhecedor profundo do mercado, por óbvio que devem ter ocorrido discrepâncias por aí, mas eu mesmo constatei que em alguns casos tava melhor comprar o jogo aqui no Brasil do que lá fora... a galera tem que aprender a fugir do hype tbm né kkkkk 


    8
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio13/01/24 17:12
    iuribuscacio » 13/01/24 17:12

     Antonio Ernande::Concordo contigo que realmente a importação tá saindo bem cara, mas não vejo isso de forma tão ruim, principalmente num momento em que o mercado nacional está em expansão e aumentando consideravelmente o número de lançamentos e sua qualidade, mesmo com os problemas acontecidos.

    Neste momento de expansão (veja, estou falando neste momento específico, de um mercado que ainda não é comparável aos europeus e americanos) acho que ficaria bem ruim para as editoras nacionais se as importações ficassem muito facilitadas, naquela velha história de proteção do mercado interno e blábláblá rsrs...No final das contas, acho que é normal acontecerem problemas num mercado que estava engatinhando há alguns anos e está em crescimento, aprendendo com os seus próprios erros (assim espero :silly:). 

    Aliás, comprei uns importados em viagem (2023) e durante minha pesquisa de preços e opções, verifiquei que alguns jogos estavam beeeem mais baratos aqui do que nos EUA (fazendo a conversão em reais né, se a comparação considerar poder de compra e salário mínimo entre os países aí não tem nem o que se discutir), ou seja, o mercado nacional lançou com preços aparentemente justos por aqui alguns jogos, tendo em vista nossa realidade. Falando isso, não estou defendendo alguns preços abusivos que podem ter ocorrido aqui, até pq não sou conhecedor profundo do mercado, por óbvio que devem ter ocorrido discrepâncias por aí, mas eu mesmo constatei que em alguns casos tava melhor comprar o jogo aqui no Brasil do que lá fora... a galera tem que aprender a fugir do hype tbm né kkkkk 



    Caro Antonio Ernande

    Meu camarada, primeiro eu quero te agradecer por contribuir e engrandecer o debate, apresentando um ponto de vista um pouco diferente do meu. É assim que se constrói um fórum, como dizia o GabrielAlmeida. 

    Olha em parte eu concordo contigo. Se não houver algum nível de protecionismo o nosso mercado simplesmente não tem condições de competir com mercados estrangeiros, muito mais tradicionais, muito melhor estabelecidos, muito maiores, e de países cuja infraestrutura torna o preço deles muito mais competitivo. O problema é que o empresariado brasileiro tem um histórico de não utilizar essas vantagens decorrentes das altas taxas de importação, para melhorar o produto. É aquele esquema, se sempre será muito mais caro importar do que comprar o jogo nacional, por qual motivo eu vou me esforçar para oferecer um produto de qualidade?!?! Eu posso lançar o meu produto de qualquer jeito mesmo, porque os consumidores não terão alternativa a não ser comprar do jeito que ele estiver, porque importar é muito mais caro.

    Os mais velhos certamente lembrarão como era comprar carro nos anos 80. Esse setor contava com um protecionismo tão voraz, que a pessoa nem sequer pensava em comprar carro importado. Quando o Governo Collor reduziu as taxas de importação (uma das poucas coisas boas que ele fez), isso certamente deu um baque nas montadoras nacionais, mas elas viram que precisavam melhorar muito, porque os carros nacionais eram verdadeiras carroças. Basta usar o exemplo do Passat da VW. O carro do mercado interno vinha praticamente pelado, sem nenhum adicional de fábrica, mas o mesmo carro produzido pela mesma montadora, que era exportado para a Europa, saía com dezenas de opcionais, porque caso contrário ele não teria a menor condição de competir com os carros europeus. Aí você vê, a mesma empresa produz o mesmo carro, mas o que ia lá para fora era completinho, e o que ficava aqui não tinha nada, nem que você quisesse pagar por isso. Se as montadoras nacionais tivessem que competir com as suas empresas matrizes, pelo mercado doméstico de automóveis, a conversa seria totalmente diferente.

    Então eu acho que realmente deve haver alguma proteção, mas as editoras nacionais também têm de fazer a parte delas. E olha que eu não estou nem falando em componentes de altíssima qualidade, mas de no mínimo lançar o jogo com uma tradução honesta, e com cartas com as imagens, números e símbolos corretos. Infelizmente não é isso que ocorre, e as editoras nacionais continuam pintando e bordando, no caso de alguns jogos, porque sabem que não precisam temer que as pessoas importem, porque isso é totalmente proibitivo.
     
    Quanto à questão do preço, é como você disse, é até possível encontrar alguns jogos mais caros aqui, do que em algumas lojas do exterior, mas isso é bem raro. Só que no caso da importação, o problema maior, não é o preço do jogo em si, (muito embora isso afete um pouco), mas sim o frete caríssimo e a taxação que é praticamente uma extorsão legalizada.  O jogo custa 120 USD, que é igual a R$ 580,00, mais ou menos, só que para importar ele chega custando mais que o triplo do preço R$ 1.820,00 e isso na melhor das hipóteses. 

    No exemplo que você usou, compensaria deixar de comprar o jogo lá fora, porque aqui estaria mais barato, mas com quantos jogos acontece isso?!?!. O normal é que lá fora, um jogo custe bem menos que aqui, e isso mesmo sem considerar frete e taxação. O tipo de jogo também interfere, porque se ele não fizer sucesso por aqui o preço acaba despencando. Basta pensar em Tigris & Euphrates, que flopou por aqui e hoje é vendido a preço de banana. E pelo menos esse você consegue vender, porque o Blackout Hong Kong, as pessoas não querem nem como brinde na compra de outros jogos, para não encarecer o frete. Esse são dois jogos de designers consagrados (Knizia e Pfister), que fracassaram em vendas aqui, mas que são muito melhor conceituados lá fora. Por isso é natural que eles sejam mas caros no estrangeiro onde são valorizados, do que aqui, onde tais jogos não agradaram ao público brasileiro.  

    Para terminar minha estupefação é principalmente em relação ao quanto os impostos de importação encarem os jogos, ao ponto se justificar pegar um avião só para trazer o jogo, porque se pagaria menos do que para importá-lo.

    Um forte abraço e boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

    6
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
    avatar
    iuribuscacio13/01/24 17:15
    iuribuscacio » 13/01/24 17:15

    Marcelo Utsch ::Excelente conteúdo como sempre Iuri. Abraço 

    Caro Marcelo Utsch

    Meu camarada, muito obrigado.

    Um forte abraço e boa jogatinas!

    Iuri Buscácio

    1
  • giovannifonck
    1 mensagens MD
    avatar
    giovannifonck15/01/24 08:25
    giovannifonck » 15/01/24 08:25

    Fala Iuri, ótimo conteúdo.

    Acredito muito que sua visão esteja bem alinhada a realidade. Participo de alguns fóruns de BG e a realidade pra quem opta por importar é essa: ansiedade, sorte e apreensão. Um misto muito ruim, e diria injusto, pra quem está desembolsando 1, até 2k como comentou.

    Por outro lado concordo com o colega anterior que comentou como o mercado vem crescendo e certo protecionismo pode ajudar a dar uma “gordura” não só pra grandes editoras, mas novas que podem surgir.

    Não sei se é de conhecimento geral, mas apps de importação que une viajantes e compradores tem sido uma solução muito interessante pra quem quer importar, e eu me incluo nessa.

    Só para deixar um depoimento positivo no tema, tenho utilizado Grabr com esta finalidade e devo confessar, me impressionei com a qualidade, facilidade e preços que paguei fazendo importações por lá. A título de exemplo, peguei o SkyTeam, recém lançado da Scorpion Masqué por R$240 - já incluso recompensa pro viajante e todas as taxas - um preço bem compatível com uma futura versão nacional lançada por aqui. O mesmo para um Codinames (Código secreto) que pedi pra um amigo professor de inglês para uma dinâmica que faria com seus alunos (por isso importar) que saiu por R$144.

    Novamente, cada caso é um caso, e jogos de caixas muito grandes tendem a ser um problema nesse modelo de negócio. Outro ponto é o difícil acesso dentro do Brasil mesmo que encarece esse processo se o comprador não morar em grandes centros ou especificamente São Paulo, que é o destino da maioria dos viajantes e local que é feito a entrega dos produtos.

    Enfim, o tema é extenso e cabe várias leituras quando se olha pra quem produz, quem compra e quem faz conteúdo. Mas acho que estamos num lugar cada vez melhor, e quanto mais transparência cada agente dessa relação tiver, mais conseguiremos construir uma relação de apoio e empatia.

    Um grande abraço,

    Giovanni.

    3
  • RaphaelGuri
    1390 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri15/01/24 12:41
    RaphaelGuri » 15/01/24 12:41

    Lúcido como sempre, mestre Iuri!

    Venho só reforçar um parágrafo:

    "Quem quiser participar do hobby, mas não tiver uma conta bancária tão robusta, não tem outra solução, a não ser garimpar no mercado de usados, jogos antigos consagrados e a bom preço. E muitos jogos se encaixam nessa categoria, basta procurar e não se importar de jogar board games excelentes de 10 ou 20 anos atrás. Na faixa de R$ 100,00 a R$ 200,00 reais já se encontra muita coisa boa, e na faixa de R$ 200,00 a R$ 300,00 (que já começa a ficar um pouco “salgado”), aí então nem se fala. E isso para não citar alguns card games que se encontra por menos de R$ 100,00
    "

    Acredito que esse é o melhor caminho. A constante luta contra o FOMO e o 'hype' é necessária e por isso parágrafos como o acima devem ter destaque.

    Ainda, digo que '10 anos' é exagero. O mercado de gamedesign está muito ativo, então é comum achar jogos com até 2 aninhos de vida já em promoção - e jogos excelentes!

    Para mim, esse negócio de "viver de lançamento" é besteira. Alguns veem saindo análises de lançamentos e acham que isso é uma convocação à aquisição. Não é. O lançamento da análise por canais de criação se conteúdo é apenas mais uma ferramenta do mix de marketing que existe. Logo, assim como vídeos e textos ficam publicados em qualquer plataforma ad eternum (ou o 'ad o maximum possivium' haha), o mesmo acontece com jogos. Quem compra um jogo, também não o faz com a intenção de "jogar uma e vender", pelo menos não na maioria dos casos, as pessoas compram com a ideia de ser bom, ver mesa sempre que possível e ocupar um espaço guardado na estante por ser BOM, então, um jogo BOM de 2016 não deixará de ser BOM por terem criado outro BOM em 2023, salvo raras exceções de reimplememtação ou revisão de edição.

    Resumindo, dêem chance para jogo fora da crista da onda que irão ficar surpresos com a alta quantidade de jogo excelente que irão encontrar custando até 300mangos.


    Abraços! :D

    4
  • Areskram
    150 mensagens MD
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    Areskram15/01/24 12:48
    Areskram » 15/01/24 12:48

     Só não concordo tanto que a alternativa seja buscar no mercado de usados, já que esse mercado é virtualmente inexistente. Tudo o que temos são jogos "abertos apenas para conferencia" R$15 mais barato que a versão lacrada :D:D:D
    Ou gente vendendo por 600 um Tiny Epic Dungeons que comprou por 250. A tendencia do mercado de usados é na verdade de inflacionar o preço.

    6
  • Msindor
    23 mensagens MD
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    Msindor15/01/24 13:03
    Msindor » 15/01/24 13:03

    Excelente análise, seus textos são sempre excelentes.

    Um problema que tenho notado é realmente o Hype, acontece muito de um jogo estar muito no hype e no seu lançamento pessoas com poder aquisitivo maior comprar diversas unidades para revenda, considerando que são unidades limitadas, muitas vezes bem limitadas, a editora até lança com preço decente porém as pessoas colocam no mercado a preços exorbitantes.

    Lei da oferta e demanda claro, mas reforço o que já foi falado: fuja do hype. E sim tem excelentes jogos no mercado de usados por menos de 300, muitos inclusive melhores que jogos mais recentes cujo hype elevaram o preço a mais de mais de 500.

    1
  • iuribuscacio
    3181 mensagens MD
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    iuribuscacio15/01/24 15:02
    iuribuscacio » 15/01/24 15:02

    Areskram:: Só não concordo tanto que a alternativa seja buscar no mercado de usados, já que esse mercado é virtualmente inexistente. Tudo o que temos são jogos "abertos apenas para conferencia" R$15 mais barato que a versão lacrada :D:D:D
    Ou gente vendendo por 600 um Tiny Epic Dungeons que comprou por 250. A tendencia do mercado de usados é na verdade de inflacionar o preço.

    Caro Areskram

    Rapaz, na verdade a discussão aqui é mais o altíssimo custo de importação do que o mercado de usados. Mas eu vou falar sobre isso para te responder, até porque eu procuro acompanhar o mercado de usados para me manter informado, auxiliar quem está começando e para escrever melhor aqui no Ludopedia.

    Você está correto em parte, porque em algum casos é exatamente isso que acontece, como por exemplo o Stone Age. O jogo chegou a ser vendido por R$ 150,00, esgotou e como o hobby deu uma crescida boa naquele período muita gente ouvia falar do Stone Age e queria o jogo. Novos jogos de Alocação de Trabalhadores foram lançados, e quem tinha o Stone Age resolveu vender para comprar esses jogos novos. Como a procura era alta e a oferta era baixa o preço do jogo no mercado de usados foi às alturas, batendo na casa dos R$ 650,00. A Devir relançou o jogo e miraculosamente o preço ficou na base de R$ 550,00. Não tem santo forte, nem malabarismo econômico que me convença, que o altíssimo preço do relançamento foi estabelecido não pelo custo, mas sim pelo preço do mercado de Usados, totalmente inflacionado pela escassez. Outro exemplo foi o do Gloomhaven, que esgotou em quatro horas no dia do lançamento, e um mês depois já estava batendo na casa dos R$ 1.500,00, no mercado de usados. Esse são dois exemplos em que o mercado de usados realmente inflacionou os preços. 

    Porém, isso acontece apenas em alguns casos, e o normal é o preço baixar. Basta pensar em diversas listas aqui do Ludopedia que sugerem jogos baratos para iniciar uma coleção. E mesmo os que ficam de fora da lista por serem caros, normalmente também apresentam um redução de preço, mesmo que em patamares muito altos. Então para que isso que você falou funcione é necessário primeiro que o jogo esgote, segundo que poucas pessoas queiram vender e terceiro e mais importante, que o interesse pelo jogo se mantenha tão alto a ponto das pessoas estarem dispostas a pagar qualquer preço por ele. Esses três fatores acontecerem ao mesmo tempo não é algo fácil de acontecer, até porque se a procura for muito grande, cada vez fica mais vantajoso vender o jogo, mesmo que usado, e por isso quem tem pode se sentir inclinado a vender. com isso aumenta a oferta, e com mais exemplares à venda a tendência do preço é diminuir.   

    Fora isso, a quantidade de jogo bom por até R$ 200,00, ou por até R$ 300,00, que alguns anos antes custavam quase o dobro disso é enorme. Lembra o Stone Age lá do começo do comentário, que custava entre R$ 550,00 e R$ 650,00?!?! Hoje já se encontra no mercado de usados por R$ 370,00, o que demonstra que mesmo um jogo com o preço muito inflacionado inicialmente, ao longo do tempo pode ficar com preços bastante em conta no mercado de usados.  

    Um forte abraço boas jogatinas!

    Iuri Buscácio

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