Volume 1
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Lembra-se da Era de Prata dos quadrinhos de super-heróis americanos? Mesmo os personagens mais realistas da DC estavam sempre perseguindo aventuras de ficção científica: naqueles dias pré Cavaleiro das Trevas, era mais provável que Batman estivesse envolvido em impedir invasões alienígenas espaciais ou em uma aventura de viagem no tempo do que em enfrentar criminosos em Gotham City; raramente se passava um mês sem que Superman fosse confrontado por outro imigrante superpoderoso de Krypton (quando criança, lendo os quadrinhos, às vezes me parecia que não deveria haver ninguém em casa no planeta quando Krypton explodiu). Enquanto isso, os quadrinhos da Marvel pareciam envolver apenas heróis e vilões intercambiáveis se espancando. Pode ter sido apenas a frase de efeito do Coisa (Quarteto Fantástico), mas para mim, "Tá na hora do pau!" (
frase marcante do personagem, traduzida desta forma para os quadrinhos aqui no Brasil) praticamente resumiu todo o universo Marvel do período.
Volume 2
Para mim então,
KAPOW! Volume 1 da Wise Wizard Games invoca uma enxurrada de memórias. Antes mesmo de você abrir a caixa, ela lembra os quadrinhos da Era de Prata, com o design da tampa da caixa modelado na capa de um quadrinho da época, completo com seu selo de aprovação do código dos quadrinhos. E tematicamente, estes são os quadrinhos da Marvel como eu me lembro deles antes de seus super-heróis se tornarem taciturnos e cheios de angústia existencial. Neste jogo, jogável sozinho, mas essencialmente para dois (ou quatro no modo de equipe se você combinar o Volume 1 e o
KAPOW! Volume 2), cada jogador tem um personagem super-herói ou super-vilão e está apenas tentando derrotar seu oponente (ou seja: reduzir sua saúde para zero).
Em termos de objetivo, ele é semelhante a outros jogos Wise Wizard bem estabelecidos, como
Star Realms e
Hero Realms. Esses, no entanto, são jogos de cartas para construção de baralhos. Por outro lado,
Kapow! é um lançador de dados mais visceral. Porém, você não está apenas rolando dados e alocando-os no tabuleiro do seu herói/vilão de acordo com seus valores de ataque/defesa/poder, você também está selecionando mais dados e até mesmo construindo uma reserva de dados!
Cada caixa vem com quatro conjuntos de cinco dados personalizados diferentes de seis lados. Seu personagem começará com alguns deles e poderá adicionar mais à medida que gasta rolagens em poderes amplidados, mas o recurso de destaque em
Kapow! são seus seis dados personalizáveis individualmente. Já vimos dados personalizáveis antes, é claro. Entre os jogadores,
Dice Forge é provavelmente o jogo mais conhecido onde os jogadores constroem os seus próprios dados, mas a Lego chegou lá primeiro com os dados personalizáveis que foram incluídos em muitos dos seus jogos de tabuleiro infantis (por exemplo,
Atlantis Treasure). As faces personalizáveis dos dados no Dice Forge eram excessivamente complicadas, especialmente na desmontagem, mas é notavelmente mais fácil alterar as faces dos dados em Kapow! E a Wise Wizard até pensou em quem não tem unhas, incluindo algumas ferramentas de separação.
Com a capacidade de adicionar e modificar seus dados, os jogadores são incentivados a fazer mais do que apenas lutar uns contra os outros, mas para aqueles que querem apenas um jogo de combate, existe a opção de montar combos no estilo de videogame para aumentar substancialmente o dano causado com seus ataques.
Parte da alegria de
Kapow! é que parece uma diversão estúpida, então você quase não percebe que há um forte elemento cerebral subjacente em avaliar a melhor forma de otimizar o impacto de suas jogadas de dados e se deve tentar imediatamente desgastar seu oponente ou aumentar o poder para uma abordagem mais longa.
Doug Hettrick, Larry Bogucki, Carl Van Ostrand e Rob Dougherty projetaram
Kapow! para que os novos jogadores possam se familiarizar com um jogo básico antes de passarem a jogar com os tabuleiros de personagens específicos para um combate assimétrico mais desafiador. Existem seis tabuleiros de personagens diferentes em cada Volume de Kapow!, então se você comprar o Volume 1 e o Volume 2, poderá escolher entre 12 personagens diferentes. Infelizmente, Wise Wizard ainda não seguiu o caminho de IP (Propriedade Intelectual), então esses são heróis e vilões criados para o jogo, em vez de personagens familiares dos universos de quadrinhos da Marvel ou da DC. Cada Volume vem com duas telas de jogador, e você precisará delas porque o jogo em Kapow! é baseado na alocação simultânea de dados/seleção de ação. Portanto, com ambos os conjuntos, você também pode jogar 2 x 2 em equipes, de forma bem divertida!
Review by Selwyn Ward
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Traduzido*** por
Vania Telles
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