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  4. Minha Primeira Partida - Hegemony.

Minha Primeira Partida - Hegemony.

Hegemony: Conduza Sua Classe À Vitória - Edição Ampliada
  • avatar
    Bombardium03/11/23 20:30
    avatar
    Bombardium
    03/11/23 20:30
    1143 mensagens MD

    Salve senhores, primeiramente queria dizer para vocês que eu quero muito falar desse jogo, porém, eu não tenho nenhum pra fazer um par em conjunto como o mandamento do Versus demanda, então decidi só fazer um “Minha Primeira Partida”.

    "Minha Primeira Partida" vai ser um novo formato que eu vou colocar às vezes – especificamente quando eu quiser falar de algum jogo em específico e me alongar em coisas bem específicas dele. Ainda seguindo o ritmo do canal, minha intenção não é ensinar ninguém a nada, existem canais (pra caramba e muito competentes que assim o fazem).

    No caso desse bloco, eu pretendo dar minha opinião, discutir sobre e dizer tudo que tô sentindo em meu kokoro sobre esse jogo – que no momento está mega hypado.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/0752a_184484_m.jpg

    Vamo falar desse cara?

     
    Hegemony: Conduza Sua Classe À Vitória, pra quem não sabe, é um jogo criado pelo designer Vangelis Bagiartakis – Criador de Fields of Green, em parceria com Varnavas Timotheou, que nunca havia lançado um jogo antes.

    https://hegemonygame.com/wp-content/uploads/2021/04/Team-Varnavas-1-min.jpg

    Varnavas é novo nesse mercado, mas já entrou pensando grande. Além do Hegemony, ele tá planejando o World Order junto com seu parceiro de design presente aqui.


    Nesse jogo, a ideia central dele é fazer com que um país em declínio (sem nome no jogo), consiga se reorganizar com as suas quatro forças, e resolvam o pepino de ter um país falindo de alguma forma, com alguma das quatro facções saindo vencedora.

    Suas facções são assimétricas, e as quatro jogam e pontuam de formas diferentes.

    Aqui temos:

    - Capitalistas - basicamente, os empresários: criam empresas, geram bens, vendem pro mercado interno ou externo;
    - Classe-Média - que gera empresas menores, e também gera mão – de – obra, está sempre buscando o status quo;
    - Trabalhadores - que são a maior parte dos trabalhadores, fazendo o “chão de fábrica” e as estatais fluírem, assim como sindicatos;
    - Estado – Recebe as taxas de todos, paga as empresas públicas, consegue dar “benefícios” pras outras classes, e se ele quebrar dá uma merd4 do caralh0 o FMI brota e resolve o tabuleiro.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/09bc1_187454_m.jpg

    O tabuleiro da classe média, seu baralho, ao lado esquerdo o guia de referência da facção e os recursos disponíveis para eles.

     
    A primeira coisa que eu quero falar sobre esse jogo é que eu gostei dele. Eu achei ele inteligente e funcional, acredito que ele seja único (pelo menos por enquanto) e ele me dá um sentimento diferente de qualquer jogo que eu tenha jogado; PORÉM eu nunca vou compra-lo.

    “Mas como assim Bomba, tu não gostou dele?”

    Sim, eu curti. Mas eu tenho 100% de certeza que meu grupo físico vai achar ele denso demais e ele vai só ficar olhando pra minha cara. Pra mim vale muito mais a pena pegar emprestado de vez em quando com algum amigo que o tenha pra testar por aqui e depois devolve-lo.

    Ele não é um jogo pra todo mundo.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c65f8_187458_m.jpg

    Suas mais diversas empresas na área de Setor Privado, tudo aqui é do controle dos Capitalistas.



    Esse é o típico jogo onde vai ter um monte de gente comprando ele, porque o FOMO é muito grande, tem gente que não consegue resistir ao hype e vai cair na cilada de compra-lo pra ficar olhando pra cara dele e tendo dificuldade de coloca-lo na mesa. Ou simplesmente não vai gostar dele, também é uma hipótese.

    https://unfilteredgamer.com/wp-content/uploads/2023/05/hegemony-review-2.jpg

    Aguarde cópias desse jogo na ludopedia com tags de “aberto para conferência”.


    Dito isso, eu achei ele um jogo muito pesado. E mais, não é só pesado em suas ações. Pesado economicamente. Tu tem que fazer conta. Tem que fazer taxação das suas empresas, e nesse jogo todos esses valores são variáveis.

    Não é o que alguns jogos fazem de que tu aumenta, aumenta, aumenta e nunca desce. Aqui, em uma partida, ele vai aumentar, diminuir, aumentar de novo, e sinceramente, é uma fórmula meio chata de se decorar.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f9d80_187456_m.jpg

    Gente que não gosta de ficar fazendo continha pode cortar esse jogo tranquilamente. O multiplicador de taxa tá te olhando o jogo todo.


    Sobre a assimetria das facções; eu não achei elas tão diferentes a ponto de “cada uma ser um jogo diferente” como é o Root, ou como o Dune roda. Mas eu fiquei sim com a impressão de que o jogo faz o que se propõe nesse sentido. As facções são diferentes o suficiente pra afirmar que “elas jogam e pontuam de forma diferente” – isso não é um caozinho não.


    https://static.lelekan.ua/image/catalog/statiya-dlia-igr/hegemoni-board-game-review/5.jpg

    As cartas do baralho dos Trabalhadores e das outras facções vão sempre de encontro com o que é melhor pra eles. Cabe a você definir qual jogar primeiro.



    Elas tem “coisas diferentes” o suficiente pra gente afirmar inclusive que elas querem coisas diferentes – seus baralhos de cartas condizem com as suas necessidades de verdade. E as ações que cada uma possuem também ajudam a fazer com que eles estejam indo rumo a assimetria desenfreada.

    Há uma queda de braço o tempo inteiro enquanto o jogo flui e tanto as pessoas que estão na mesa jogando podem abusar de sua influência nos jogadores pra tentar botar algumas leis pra frente, como você pode usar argumentos mecânicos de dentro do jogo para tal.

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/85664_djvajk.png

    Grande parte do jogo roda aqui, as políticas que podem ser propostas pra votação e que impactam bastante no andamento do jogo.


    A queda de braço é basicamente porque as políticas do país vivem mudando, seja as econômicas, sociais, saúde, educação, aceite de imigrantes e comércio exterior. E o jogo usa um esquema de votação onde é praticamente um Clank!: Uma Aventura de Construção de Baralho inverso, visto que quando rolam as votações você quer que saia o cubo da sua cor, porque é assim que você sabe que você foi “ouvido”. E grande parte desse jogo é essa influência na votação, representando a câmara.

    E é assim que são utilizados os seus cubos de influência, que é basicamente o jeito que o jogo tem de aumentar a votação de um jogador ou de colocar a presença dele na pauta (porque o cara pode votar e não sair nenhum cubo da cor dele).

    https://cf.geekdo-images.com/C2nOR95GxGq7uUkXvysCkA__large/img/DRoItvSO44WOS5TZTbf2An_vyz0=/fit-in/1024x1024/filters:no_upscale():strip_icc()/pic6534002.jpg

    Local de trabalho roxo, geram os cubos roxos, que é a famigerada influência.




    Agora vamos falar do elefante na sala; eu não vejo dentro do jogo aquela propaganda esquerdista, e também não vejo a neoliberal, 100% libertária ou qualquer outro híbrido maluco por aí. O que eu vejo é que os designers lidaram com esse tema que tá recorrente na nossa sociedade de uma forma muito inteligente – e com muita classe.


    Pois aqui você consegue ver com seus próprios olhos o que as suas decisões fariam com um país – abrir estatais demais sem planejamento e com vários servidores algum pode arrebentar um país (como estamos vendo no nosso país vizinho), assim como você consegue ver claramente o Capitalista torar uma grana se tiver tudo com imposto 0.


    https://morethanmeeples.com.au/wp-content/uploads/2022/05/hedgemoney-board-game-metal-coins-upgrade-01.jpg

    O acúmulo de capital é o critério de pontuação do Capitalista.



    Você consegue ver que as ações e consequências de uma paralização dos trabalhadores, e de como uma passeata realmente atrapalha os Capitalistas e a Classe média, assim como você consegue ver o Estado saudável se suas contas estiverem em dia e ele não ficar dando pedalada fiscal (é, no jogo não tem isso).

    Tudo que ele tenta fazer – e na minha opinião consegue, é mostrar o que cada classe PODE fazer, e quais são as CONSEQUÊNCIAS daqueles atos. Na primeira partida que joguei, o estado quebrou rapidamente porque foram abertas diversas estatais e o estado não aguentou; assim como teve momentos que a saúde estava taxa 0 e isso fez com que a classe trabalhadora pegasse muito desses recursos gratuitos, e o que sobrou foi pra classe média.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/e0003_245906_m.jpeg

    Tabuleiro dos trabalhadores, com a criação de seus sindicatos e cooperativas de fazendinha.



    E sinceramente, eu não acho essa leitura errada. Eu acredito que na vida real, o grosso seria isso aí mesmo. Eu acredito que eles realmente fizeram um bom trabalho em pegar a essência dessa disputa de poderes e botar no tabuleiro.

    Eu não vou dar uma de maluco que nem tem uns cara aí falando e chamar o cara de gênio (principalmente o Varnavas, por ser o primeiro jogo dele e indiscutivelmente estar tocando esse projeto) – porque eu preciso jogar mais esse jogo pra ter certeza do que estou falando, mas à princípio eu achei ele muito bom no que se propõe.

    Ainda falando sobre a mecânica, e afirmando, EU NÃO SEI SE ISSO TEM EM ALGUMA EXPANSÃO, mas eu senti falta de ter a representação da corrupção nesse jogo. Eu sei que ele ficaria mais pesado do que ele já é, mas já que se propuseram em fazer esse “simulador de país”, nada mais justo do que botar um dos maiores problemas que nossa sociedade enfrenta.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/f9d80_187456_m.jpg

    A votação rolando, e os Capitalistas + Classe média levando uma, a não ser que os Trabalhadores gastem uma influênciazinha...



    Sobre o jogo visualmente, eu achei ele OK. Não achei os componentes lindos, porém, achei suas cartas bem bonitas, e acredito também que sua arte não compromete. Ela funciona.

    O que eu fiquei sem entender foi que todos os meeples “especializados” tem suas cores batendo. Se ele é especializado em comida – ele é da cor verde, assim como sua construção. O único que não segue esse padrão é o da saúde, que os prédios são vermelhos, porém, o meeple é branco.

    E um dos amigos do meu grupo @fugasx conseguiu uma resposta do designer, que está na imagem abaixo:

    https://ludopedia-posts.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/a0894_djvajk.png

     
    O que pessoalmente fez eles ganharem mais pontos positivos com quem vos fala.

     
    Sobre a maleabilidade de se jogar o jogo; sinceramente, eu fiquei com a impressão de que o jogo FOI FEITO pra ser jogado pra 4.


    Se você tem 3, você tem uma opção; remover a facção ESTADO e quando (e se acontecer) do ESTADO quebrar, você segue os passos que tem no manual. E foi isso que fizemos na primeira partida.

    Afirmo pra vocês que o jogo flui bem desse jeito, e não me incomodou. Mas eu ainda assim senti falta do jogador jogando de Estado – assim como eu sentiria falta de alguém jogando de Bene Geserett com Dune pra 5.

    Funciona, mas a graça do jogo é você ver todas as interações possíveis de todas as classes que ali existem.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/c05a8_187453_m.jpg

    Meeples brancos nas construções vermelhas.


    Pra dois, vocês tem a opção de controlar os automas pra rodar o jogo (Estado e Classe média) assim como pra um e eu sinceramente não recomendo pra nenhum jogador fazer isso. O jogo já é denso, você tendo que controlar – fazer mecânicas de 2 automas ou mais eu acho uma loucura completa. Principalmente sendo a sua primeira partida e você não sabendo o que cada um faz.

    Então fica aí o aviso se tu quiser fazer essa doideira. E fica também o aviso que teu cérebro vai dar uma fritada boa.


    Outra coisa que muita gente estava falando antes de eu jogar a minha primeira partida era que o jogo parecia que tinha receita de bolo. E essa eu vou dar um grande não pra quem disse isso.

    Uma coisa é:
    - Facções terem “finishers”.

    Outra coisa é:
    - Facções jogarem exatamente igual do início ao fim.


    https://i.imgur.com/U3EwbQw.png

    O herói do Winnu (TI4) é esse. Sabemos que ele vai usar o seu herói durante a partida. Isso quer dizer que eu sei tudo que ele vai fazer no jogo?


    Da mesma forma que eu jogo TI4 com expansão e eu sei que em algum momento o Hacan vai meter 5 Dread, 2 Sol bélico na mesa de graça; eu sei que o Capitalista vai usar a carta que faz com que ele pegue metade do dinheiro dele e transfira pro capital dele. Fazendo assim mais pontos em algum momento do jogo (preferencialmente perto do fim, onde ele já acumulou bastante grana).

    Repita comigo: Ter finisher não é receita de bolo.


    É a cereja do bolo. Pode ser uma jogada cantada?

    Sim. E as pessoas vão começar a planejar seu jogo em tentar prevenir que isso aconteça. Porque é isso que acontece quando elas ganham experiência e melhoram no jogo. 

    Então não, não achei que o jogo tem receita, e inclusive, acho que a versão que veio pra Brasil tem variáveis demais.


    https://static.gamesmen.com.au/media/catalog/product/cache/43c1b9e48526c06c9c8010675100b71d/h/e/hedgemony-crisis-and-control-expansion-104163_c1198.jpg

    Essa aí de cima veio dentro da caixona.



    Jogadas de abertura que você tem com cada facção são mais de 10 pra cada facção, somando as cartas na mão + as ações que cada facção possui, chega a dar AP na sua primeira partida pra saber o que tu vai fazer. Mas como eu tava em mesa amigável, eu só fui conversando com os amiguinho e tomei minha decisão.

    Se vocês derem uma olhada em todo o conteúdo extra que veio pro Brasil, me pareceu uma versão bem completa e com bastante possibilidades para o consumidor. Quem comprar vai ter muito conteúdo pra digerir. A questão é saber se você é o público alvo ou não.

    E saiba que você vai fazer merd4 na sua primeira partida. Eu mesmo deixei a vitória da minha classe média escapar no finzinho por bobeira, mas assim como Twilight Imperium (4ª Edição) é aquele tipo de jogo que você fica pensando na partida depois e tentando ver o que você faria diferente.


    https://b1803394.smushcdn.com/1803394/wp-content/uploads/2023/02/Hegemony-3-1024x768.jpg?lossy=1&strip=1&webp=1

    Me arruma um emprego aí, tio.



    E esse tipo de jogo, tem um espaço muito querido no meu coração.

    Salve pro @fugasx por ter concedido seu tempo me explicando o jogo, e ao Putsss pela participação.


    EDIT: Correção sobre a informação dos automas.



    ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!


    Tudo nessa vida é equilíbrio, meus amigos.

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    Comentários:

  • Amaral
    1308 mensagens MD
    avatar
    Amaral03/11/23 23:15
    Amaral » 03/11/23 23:15

    Excelente análise do jogo! Gostaria muito de jogar, mas, assim como você, não sei se compraria. Isso pelo fato de ser muito denso e demorado. Vai ver mesa uma vez por ano e olhe lá, Cepar as regras toda vez que colocar na mesa etc. Já tenho alguns jogos assim, como Clash of Cultures e Lisboa. Adoro os dois, mas tem que combinar direitinho com os tempos e movimentos da galera para jogá-los. E olha que o Lisboa demora bem menos que o Clash. Enfim, vou esperar uma oportunidade.

    5
  • Rodrigo Deus
    2309 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus04/11/23 08:13
    Rodrigo Deus » 04/11/23 08:13

    Parece mais chato que coçar a bunda usando calça jeans em um dia de verão carioca.

    14
  • Pes Soberbos
    1130 mensagens MD
    avatar
    Pes Soberbos04/11/23 08:21
    Pes Soberbos » 04/11/23 08:21

    Quero muito e tenho grupo pra ele.
    Mas nesse preço não vai rolar. Sou da classe trabalhadora.

    12
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium04/11/23 08:44
    Bombardium » 04/11/23 08:44

    Pes Soberbos::Quero muito e tenho grupo pra ele.
    Mas nesse preço não vai rolar. Sou da classe trabalhadora.

    Faz o que eu faço brother, racha. Esse jogo justifica.

    4
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours04/11/23 14:15
    grivours » 04/11/23 14:15

    Ótima análise !!

    3
  • arthurtakel
    2019 mensagens MD
    avatar
    arthurtakel04/11/23 16:03
    arthurtakel » 04/11/23 16:03

    Boa Mestre. 
    Ótimo post 

    2
  • Jonas_Drakon
    2 mensagens MD
    avatar
    Jonas_Drakon04/11/23 18:06
    Jonas_Drakon » 04/11/23 18:06

    Ótima análise. Eu tenho minhas duvida se vou comprar pq tenho alguns jogos densos como ele e vem pouca mesa. Aí não quero mais um que vai ver pouca mesa.

    O jogo em si me interessou pela proposta e achei ele interessante. 

    3
  • MuCiLoN
    585 mensagens MD
    avatar
    MuCiLoN04/11/23 19:29
    MuCiLoN » 04/11/23 19:29

    Excelente análise. 

    Fica a dica de, ao invés de pedir emprestado para o amigo,  peça para jogar,  aí se o amigo negar fogo,  pega emprestado hehe

    3
  • Nreekm
    47 mensagens MD
    avatar
    Nreekm04/11/23 21:16
    Nreekm » 04/11/23 21:16

    Eu não diria que o designer é um genio mas sem dúvida nenhuma o jogo é genial. Toda vez que jogo em algum momento da partida eu sempre solto "caralh* como pode um jogo ser tão bom".

    E a corrupção está presente sim no jogo, os capitalistas mesmo tem uma carta chamada "Contas offshore", em que eles move metade da renda pro capital e com isso não paga imposto sobre ela. O estado em muitas ações ao ajudar uma ou outra classe pratica corrupção, se vc parar pra pensar, mas o jogo não dá o nome "corrupção" especificamente pra esses casos.

    7
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