Post original: https://www.boardseyeview.net/post/old-salt
Existem inúmeros jogos de combate espacial, mas é o conflito naval que se presta melhor à simulação na forma de jogo de tabuleiro, porque o movimento e o combate nos jogos de tabuleiro tendem a ser bidimensionais, e não em um plano tridimensional. É claro que os piratas são um tema bastante comum em jogos de tabuleiro, mas outros jogos de batalha naval podem muitas vezes parecer um nicho porque procuram simular um conflito histórico muito específico ou porque criam uma complexidade que pode ajudar na imersão, mas que pode ser uma barreira para novos jogadores. Esse é sem dúvida o caso do excelente
Captain's Log e, em menor grau, do
Shiver Me Timbers. Com
Old Salt, Tim Ferry III criou um jogo de estratégia naval acessível e convidativo para novos jogadores.
Old Salt não procura recriar um cenário histórico e não é um jogo de piratas. Em Old Salt, cada um dos 2-4 jogadores representa uma facção única extraída das seis que vêm na caixa; cada uma com suas próprias habilidades assimétricas. O jogo possui cinco tipos diferentes de navios; cada um com estatísticas diferentes para o número de pontos de vida que pode atingir, a distância que pode navegar e o alcance de seus canhões. No interesse da acessibilidade e do início rápido da partida, há uma alocação padrão de seis navios específicos para cada facção, mas como alternativa, os jogadores podem escolher seu próprio mix de navios. Se você optar pela escolha, cada jogador terá 17 pontos para gastar em navios, sendo que cada navio custa 3 pontos, exceto o navio Grunt, que custa apenas 2 pontos. Depois de montar sua frota, você identifica seus próprios navios encaixando o mastro de sua facção na ranhura das fichas de madeira do navio.

O objetivo do jogo é ser o primeiro jogador a controlar seis ilhas, embora você também possa vencer afundando todos os navios de seus oponentes. Você precisa de dinheiro para assumir o controle de uma ilha e atirar em outro navio, mas recebe uma renda básica de 3 moedas por rodada, mais pelas ilhas que controla, e como recompensa pelo comércio dos mastros dos navios que afundou.

O combate básico é super simples. Você lança o dado personalizado de seis lados (0,1,2,3,4,5) e acerta se lançar um número igual ou superior ao intervalo. Isso significa que se você estiver adjacente ao seu alvo, você acertará em qualquer lançamento de dados que não seja o branco. Se os navios estiverem de lado, eles podem responder ao fogo. O dano é mostrado empilhando fichas sob o navio danificado. Quando o número de fichas de dano for igual ou superior ao valor de pontos de vida de um navio, esse navio é afundado. O vencedor coleta o mastro do navio e as fichas de dano são espalhadas pelos hexágonos adjacentes para representar os destroços. Os destroços tornam-se um obstáculo à navegação, reduzindo o alcance de navegação de qualquer navio que passe por eles.
Old Salt incorpora diversas modificações, incluindo ajustes ligados às habilidades especiais de algumas facções, mas o design de Tim Ferry III prioriza a acessibilidade para tornar Old Salt jogável como um jogo de entrada: a ideia é que os jogadores tenham a opção de adicionar mais camadas de complexidade após familiarizar-se com o jogo.
A Never Board Games fez um ótimo trabalho com a produção de
Old Salt, e há a opção de adicionar um Naval Overhaul Kit para substituir as versões de papelão no jogo principal por bandeiras de madeira, moedas e outras fichas. Eles são uma adição muito boa, mas não há nada de errado com os componentes de papelão. Em nossas partidas no Board's Eye View, apreciamos especialmente a versatilidade do Old Salt conforme representado no livro Formations & Maneuvers, que oferece um monte de missões e cenários para variar os objetivos, inclusive para facções específicas. Com eles em suas mãos, Old Salt é aquela ótima combinação de ser fácil de jogar, mas com capacidade de repetição quase infinita.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.