Post original: https://www.boardseyeview.net/post/earth
Earth, da Inside Up Games, provou ser um sucesso instantâneo. É um jogo euro onde os 1-5 jogadores procuram criar sinergias entre as cartas que adicionam aos seus tabuleiros para que se transformem em combos de pontuação. Nesse sentido, Earth segue a tradição de
Terraforming Mars,
Wingspan e
Ark Nova. Com o seu tema ecológico, Earth também partilha uma ligação temática com os outros jogos citados, mas o jogo de Maxime Tardif tem uma pegada muito distinta.
Em
Earth, cada jogador tem seu próprio tabuleiro individual, mas, perversamente, você constrói seu tabuleiro de cartas próximo ao tabuleiro, e não sobre ele. Na verdade, você usará seu tabuleiro apenas para armazenar e posicionar seus objetivos de pontuação individuais, para indicar a ação que você escolheu em seu turno e como ajuda ao jogador. Seus objetivos individuais são duplos e diferentes em cada lado, então no início do jogo você pode escolher quais lados usar; isso também afetará seus recursos iniciais. No seu turno, você marca no seu tabuleiro de jogador qual das quatro ações disponíveis você deseja realizar: você então realiza a ação superior e todos os outros jogadores recebem a ação inferior, que será uma versão menor da ação superior, então todos os jogadores ativam todas as suas cartas em seu tabuleiro que correspondam à cor daquela ação.

Ao longo do jogo, você construirá uma grade 4 x 4 com cartas de plantas adjacentes umas às outras, mas as cartas geralmente serão acionadas ou pontuadas quando estiverem na mesma linha ou coluna de outras cartas ou tipos de cartas especificados. As cartas de plantas podem ter brotos e fichas de crescimento colocadas nelas. Você também pode acumular pontos por ter fichas de solo e por cartas viradas para baixo que são usadas como adubo. O solo é uma moeda central, pois para jogar uma carta da sua mão no seu monte você precisa ser capaz de pagar seu custo em solo. O jogo termina quando um jogador completa a sua grade 4 x 4 (ou seja: quando um jogador coloca a sua 16ª carta). Esse jogador ganha um bônus, mas isso não significa que ele necessariamente ganhou: é provável que haja muitas pontuações no final do jogo; na verdade, avaliar o desempenho dos outros pode ser a chave para o sucesso, porque você não vai querer colocar a 16ª carta e desencadear o jogo final se achar que está atrás de outro jogador.

Earth não é um jogo de corrida onde os jogadores correm para completar sua grade. Dito isto, existem alguns objetivos compartilhados exibidos em um tabuleiro central que dão mais pontos aos jogadores que forem os primeiros a satisfazê-los...
Com arte de Yulia Sozonik, Kenneth Spond, Conor McGoey e M81 Studio, as cartas de
Earth são visualmente atraentes, e este é um jogo onde os jogadores podem seguir vários caminhos igualmente viáveis para a vitória, mas há muita iconografia para assimilar. Isso pode fazer com que o jogo pareça inicialmente assustador para novos jogadores, mas quando você estiver ambientado, o jogo será extremamente simples. E como em cada turno todos realizam pelo menos uma ação,
Earth é um jogo com tempo de inatividade zero: cada jogador é envolvido em todos os turnos. E mesmo quando o combo de um jogador fornece uma cascata de ações, há poucos motivos para hesitação ou atraso porque o jogo dita a ordem da esquerda para a direita, de cima para baixo, na qual as cartas são ativadas.
É um jogo euro – por isso pode ser visto como uma “salada de pontos” – mas o tema botânico de
Earth transparece com força. Earth é competitivo, especialmente para atingir os objetivos compartilhados antes dos outros jogadores, mas este não é um jogo com um alto nível de interação, e certamente não há o perigo de outros jogadores jogarem uma chave inglesa nas suas engrenagens para destruir seu biomotor. Você precisará ficar de olho no que os outros têm em seus tabuleiros, especialmente ao considerar acionar a pontuação final, mas para a maioria dos propósitos práticos, Earth é um jogo onde você pode manter um foco saudável em fazer suas próprias coisas.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.