Meeple BR faz um anúncio que iria trazer um jogo chamado Terraforming Mars (acendeu o meu radar, uma vez que eu PIRO em jogos espaciais), e lá vou eu olhar pelos youtubers o que viria a ser esse jogo. Cartas, cartas, um tabuleiro com a superfície de marte, tiles de cidades e florestas, e cubinhos, zilhões deles. INSTABUY pensei.. e não deu outra. Paguei os 250 pila da pré-venda da época e aguardei a chegada desse que seria um dos meus jogos PREFERIDOS, CERTEZA. Comprei o insert da Bucaneiros (primeira versão), tudo junto.
Pois bem, chegou.. fiz unboxing dos 2 produtos
Mix de feelings, maravilhado e um pouco frustrado (frustraçãoçãozinha número 1 decepcionado com o tabuleiro do jogador, aquela folha ridícula, MAAAAS... VAMO QUE VAMO), o jogo tem que ser bom. Vi que vieram umas cartas erradas, e que deveríamos aguardar o reprint delas, por enquanto com PDF disponibilizado para o Paste-up... (frustraçãozinha número 2)
Li o manual, joguei uma partidinha pra sacar qualé, chamei uns loco pra testar logo no primeiro final de semana, jogamos.....
E......
BAIS OU BENOS, BAIS OU BENOS...
Certeza que tem coisa errada - pensei,Jogo arrastado, joguei de novo, joguei solo (não consegui digerir o jogo), joguei de novo com os caras.. foi batendo frustração..... alguma coisa estava faltando.. e nada do jogo melhorar, assisti vários vídeos.. nada parecia ajudar, fui desgostando, olhava com gosto amargo pra ele toda vez que o via na prateleira. Meu coração queria gostar daquele jogo, mas simplesmente não descia. Peguei ASCO do jogo, e VENDI-O-Ô.
Tchau, não quero mais saber..
vai pra lá.. vai pra láaa...
Anos passam, sticker favoritado no celular, "Terraforming Nunca Mars"... Expansões sendo lançadas.. tabuleiros novos... E O TAL DO PRELÚDIO.
E eu nem aí, passando reto e jogando e comprando outros jogos.
Março de 2019
tuliobarros me convida uma vez pra jogar Terraforming Mars, e eu.. nah.. já tive, não curti. Meio receoso sobre ele ter falado tão bem e depois de anos de vendido, comprei a versão digital, pra ver se melhorava ou se eu estava jogando errado. E NADA. Tava tudo certo, eu não estava fazendo nada errado (mas estava jogando SEM O DRAFT!!! IMPORTANTE O PONTO AQUI)
tuliobarros empenhado em me fazer acreditar que Terraformar Marte era possível, me chama mais uma, eu nego, outra, eu nego.. até que em determinado momento, OK. Vamos jogar.
30 de Agosto de 2019
Mesa montada, chazinho, Expansões (colônias, Prelúdio) e Hellas & Elisium (não lembro qual dos 2 foi), ensina de novo (afinal alguns anos tinham passado), ROLA O DRAFT de cartas entre as rodadas e lá vou eu.
SEQUER dei bola pras colônias. Fui somente no tabuleiro e motorzinho de cartas.
Caramba, nem sei o que fiz. O jogo era exatamente o mesmo que eu tive e joguei, mas teve outro gosto pra mim, na minha cabeça eu joguei exatamente como antes, porém, alguma coisa desceu melhor (talvez a vitória ACACHAPANTE??) sei lá..
Mais alguns anos se passam e em 2021 de novo Terraforming Mars entra na fila de jogos para rodar a coleção de jogatina..
Fiz 73, Juliano fez 73 (perdi para o desempate) e tuliobarros (o dono do jogo) perdeu por 67. O jogo DE NOVO FICOU MELHOR.
Fui jogando no digital, e realmente, eu fui entendendo o que eu não estava sacando na época do jogo. EU precisava era não ter apreço pelas cartas que estavam na minha mão. Eu ficava segurando cartas que não iria usar tão cedo, e acabava que o jogo só disparava pra mim quase no fim do jogo. Fui entendendo o momento de jogar as cartas, entendendo a sinergia entre elas, e tudo começou à florir. Começou a voltar pra mim um feeling de MAGIC THE GATHERING que eu tenho até hoje (colecionei desde 1993 até 1996). E o jogo foi melhorando em cada partida no digital e pessoalmente.
Novembro de 2021
Compro o ARES EXPEDICTION, o que me dá uma aliviada na sensação de não ter gostado do jogo principal. Gostei BASTANTE desse jogo.
Agosto de 2023
Túlio, BORA JOGAR UM TERRAFORMING MARS - eu falei. Chamei na xinxa... BORA QUE TÔ PILHADO. Trouxe... jogamos novamente. GANHEI DE NOVO.
Cara.. que jogo sensacional!!!!!
Na semana seguinte...
Setembro de 2023
BORA JOGAR DE NOVO... e lá fomos nós. tuliobarros VENCE por 96 (DEIXAMOS ELE SOZINHO NOS MARCOS, fez 15 pontos ali), Juliano 81 e eu fiz 80.
Esse mês eu faço aniversário.... adivinhem o que aconteceu?
Terraforming Mars voltou pra coleção COM TUDO O QUE TEM DIREITO.... COMPREI-O-Ô
Você precisava ganhar, pra te despertar a vontade de jogar novamente e aí sim entender esse jogão. Acontece com muitos.
TfM é um jogo que precisa ser jogado algumas vezes. A grande maioria bóia na primeira vez. E boa parte dos que boiam, desistem depois dessa primeira experiência.
clebercastilho::Você precisava ganhar, pra te despertar a vontade de jogar novamente e aí sim entender esse jogão. Acontece com muitos.
TfM é um jogo que precisa ser jogado algumas vezes. A grande maioria bóia na primeira vez. E boa parte dos que boiam, desistem depois dessa primeira experiência.
Mas eu ganhei no início quando tinha... mas o jogo não descia. Talvez eu não estivesse pronto para ele ainda.
Eu sou o provedor de jogos do meu grupo e Terraforming Mars é um dos poucos jogos que consegui jogar sem ser aquisição minha. Joguei uma vez e não me convenceu a adquirir. Joguei outra e outra, sempre em situações diferentes, com grupos diferentes. Continuou não me convencendo. Uma das jogatinas foi com Prelúdio (que achei que melhora substancialmente a experiência (e com draft)), mas ainda assim não me convenceu a adicionar à coleção. Não achei ruim, longe disso, mas achei ok. Longe, MAS MUITO LONGE, de justificar sua posição em diversos rankings relevantes. Talvez eu precise jogar mais, apesar de eu entender que três partidas são suficientes pra eu fazer um julgamento se um jogo é pra mim ou não.
Seu relato é bem legal e me fez renovar minha atenção ao jogo. Eu não tenho dúvidas de que se trata de um jogaço, só não estou convencido ainda que seja pra mim.
Eu também tive esse mesmo misto de sentimentos assim que joguei pelas primeiras vezes. Eu sempre me senti sendo jogado pelas cartas e nunca senti o peso das minhas decisões. Sempre fazia o que dava mas não era uma sensação satisfatória.. e nunca foi pra ninguem do meu grupo. Joguei MUITO a versão online com minha noiva e as vezes até solo. Mas a diferença é que até hoje acho um jogo OK somente. Existem várias coisas que na minha opinião já deixariam o jogo mais palatável. Talvez um sorteio em toda partida para os prêmios e marcos, cartas divididas por era assim como vejo no Cidades Submersas dariam talvez um tom mais equilibrado. Existem cartas inúteis para um jogo em 2/solo que poderiam ser facilmente marcadas com aquela iconografia clássica que diz pra tirar a carta num jogo pra mais ou menos players e talz. Tem tantas coisas simples que na minha visão deixariam ele 'melhor', pelo menos na minha opinião. Esse lance de ter expansões que consertam o jogo me deixaram muito com o pé atrás. Ainda mais sabendo que que é algo que poderia estar dentro da caixa do jogo: 47 cartas por 130 reais? tô fora! (Prelúdio). Mas entendo o amor de muita gente pelo jogo! Sei do valor e da influencia que ele teve ao longo dos anos, mas infelizmente não é pra mim!
clebercastilho::Você precisava ganhar, pra te despertar a vontade de jogar novamente e aí sim entender esse jogão. Acontece com muitos.
TfM é um jogo que precisa ser jogado algumas vezes. A grande maioria bóia na primeira vez. E boa parte dos que boiam, desistem depois dessa primeira experiência.
Mas eu ganhei no início quando tinha... mas o jogo não descia. Talvez eu não estivesse pronto para ele ainda.
Eu fui um dos que boiou nas primeiras partidas. Relutei em comprar, então joguei muito pelo app. Não desisti, pois o tema sempre me cativou. Hoje é um dos meus preferidos!