Meu recorte no evento
Minha jornada não foi a mais longa, mas foi muito bem aproveitada! Abri com anachrony que entrou direto pro meu top3 ou 4, mas não de jogos favoritos, e sim de piores performances em partida hahahaha (rindo de nervoso). O jogo não “clicou” pra mim, e pra cada jogada decente minha, faziam 2 ou 3, então fui o bisonho da mesa, sem medo de admitir, ficou um feeling estranho de que aprendi o alfabeto, mas a mesa já estava formando sílabas e palavras hehe. Curti apesar de tudo, fazia tempo que queria conhecer, e achei maior malandragem/sagacidade o sistema de empréstimos/viagem no tempo, muito legal mesmo. Falam bastante que as miniaturas são quase mandatórias, acho que é pro pessoal do euro ter seu momento “zombicide/cmon”, mas isso devido a em teoria os workers hexagonais originais serem mega sem graça... Creio ser um feeling parecido com os também workers do cidades submersas

. Eu queria era voltar no tempo com a curva de aprendizado já adquirida na partida, quem sabe numa próxima! Fiquei em quarto e isso pq não cabia 5 ou 6 jogadores na quantidade máxima hahahaha (mais uma risada nervosa).
Fui relaxar com o azul jardim da rainha, e de boas, “relaxar” não é a palavra certa, pois é a incursão menos simples da franquia. Eu adoro abstratos, essa trilogia fala muito comigo (inclusive o sintra, que não recebe o amor que merece, mas isso é outro assunto) então sempre tento jogar ao menos 1 abstrato em eventos, e no GAMEPLAY não podia ser diferente. Foi a segunda partida com ele, como a anterior foi a pouco mais ou pouco menos de um semestre precisei revisar as regras, e dei um missplay monstro na rodada 6 que é a última, daí tive que amargurar muitos pontos negativos, jogamos com 4 e fiquei em terceiro.
Fechei com tawantinsuyu... Um euro tematizado no império inca lindo demais, diga-se de passagem. É Gerenciamento de mão e ataque de oportunidade pra todo lado. Tem corrida numa trilha de templo (bem inusitado pro tema, eu sei) e majority em 4 áreas do tabuleiro. 5 tipos de meeple/workers diferentes e a sempre presente dança de recursos diversos, só de alimento tem 2, batata e milho. O clock super variável de final de rodada (ocorrem 3 festivais), e o sistema de match entre carta de ação e ícone do slot alocado no tabuleiro entregam aquelas combadinhas mega satisfatórias. Vindo do anachrony de mais cedo, achei que ia viajar igualmente no jogo, pois o primeiro é 4,0 na complexity e o tawantinsuyu é 4,1 mas fluiu pra caramba. Gente, o player aid é cravejado de informações, parece que pegaram digamos, 2 páginas do manual, diminuíram a fonte pra caber numa página só, jogaram trocentos ícones por cima e o resultado foi aquela monstruosidade...
Mas sabem mais uma grata surpresa? Ele cumpre a ideia de “aid” e realmente ajuda. Pra mim esse jogo surpreendeu de forma avassaladora, se vc não se permitir intimidar pelo excesso de informações e detalhes nas jogadas, ele vai entregar uma baita partida (muitas ações permitem que os oponentes reajam copiando de uma forma mais cara, por exemplo). Fiquei em segundo pq a sister que tava apresentando o jogo já tinha experiência, mas principalmente pq ela é braba nos euros haha. E essa foi minha jornadinha no GAMEPLAY. Pra quem curte designers, digamos que não foi um Kramer & Kiesling, mas foi um Turczi (tanto o anachrony quanto o tawantinsuyu) e Kiesling (azul jardim da rainha)

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Para além dos jogos (concluindo)
A comunidade é acolhedora, e tivemos todo tipo de público no sentido de veterano a neófito do hobby, casual player e tryhard, onde não vi uma mesa sem um clima amigável, mesmo nos momentos de take that ou combos de virada de jogo

. No encerramento, aquele gosto bom de “quero mais”. E por falar em concluir, vamos encerrar ressaltando que a máxima de que o hobby
“é sobre pessoas” apenas se fortalece em eventos como o GAMEPLAY da KS Bgames, como dá pra ver na foto abaixo. Para além dos jogos, temos os jogadores e suas motivações, suas vontades, seu acolhimento como comunidade... Isso tudo sendo dito (sem medo de contradição) por um jogador que opera em modo solo em 3 a cada 5 partidas, só pra vcs sentirem como é importante.

Vale pontuar que as contribuições das editoras (citadas acima) ajudaram a encorpar e fomentar o engajamento e comparecimento do público, pois tanto as monitorias quanto os sorteios deram um recheio e uma motivação adicional pra essa reunião de jogadores. Pena que algumas não chegaram junto, mas quem sabe na próxima edição. (alô GROK, DEVIR, PAPERGAMES e GALÁPAGOS, tem alguém na linha?). O evento bateu forte em suas 15 horas que como era de se esperar, passaram voando! Parabéns aos organizadores e que venha mais, já estamos de “ação programada” pra comparecer nos próximos! Até a próxima postagem batendo forte e batendo de kina! Inscrevam-se, acompanhem.