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  3. Race for the Galaxy
  4. Antes e Depois - Cartas.

Antes e Depois - Cartas.

Race for the Galaxy
  • avatar
    Bombardium28/08/23 12:00
    avatar
    Bombardium
    28/08/23 12:00
    1143 mensagens MD

    Salve senhores, hoje eu gostaria de levantar um tema recorrente que acaba incluindo vários BG na conversa. As cartas.

    Sejam elas mecânicas principais de um jogo, ou apenas um auxílio de alguma forma, as famigeradas cartas fazem de tudo. 

    Desde sustentar um jogo inteiro (Oi Magic: The Gathering, tudo bem?) até ser complemento visual para algumas ferramentas (Ex.: equipamentos no Mansions of Madness).

    https://images.ctfassets.net/s5n2t79q9icq/1z13R9mGzDfdRrp6f4bEtx/4dbed6b57bc6ff7c1fe7bd0033a52da1/48njalb3udbhaj8.png

    É muito comum você ver um jogo onde uma carta sinergiza com outras, como um deck de Magic faz. A questão é como o jogo propõe que você faça isso.


    O cerne desse post tá em literalmente a evolução delas. Nos jogos mais antigos, nós vemos que as cartas eram mais utilizadas como um complemento.

    https://m.media-amazon.com/images/I/81qhfcvtPiL.jpg

    Cartas em jogos dos anos 90 eram em sua grande maioria assim. Full art e faziam funções simples.


    Os jogos na década de 90 que utilizam cartas as utilizavam como uma carta de ação (desce ela e faz X), como recursos (Um salve pro Catan: O Jogo), e até como guia de referência para regras.


    Prática essa que é feita e é muito comum até hoje.

    Quando entramos nos anos 2000, os boardgames começaram a mudar e evoluir. E a FFG (assim como outras, mas vou usa-los como referência porque é mais comum e cômodo pra mim) como pioneira que sempre foi, começou a fazer muitos experimentos em cima de cartas. Muitos jogos começaram a ter tipos de baralhos diferentes, para resolver problemas diferentes dos jogos.

    Se a gente der uma olhada no Runewars, vocês verão que tem um baralho para resolução de combate, outro para os eventos, outro de itens/tesouros encontrados, outro baralho de quests, e assim se segue.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/5c15d_141585_m.jpeg

    Um 4x nos anos 2000 é assim. Muita miniatura, muitas cartas, e um monte de informação pra ser absorvida.


    Muitos jogos começaram a virar uma baralhada do car4lh0, e o uso de iconografia foi crescendo exponencialmente. Quando Race for the Galaxy foi lançado (2007), por mais que ele tenha seus problemas, não podemos negar de que a ideia por trás dele foi um acerto, pois foi o que acabou se tornando tendência dos anos 2010 pra frente.

    A ideia de ter uma carta com vários ícones que fazem efeitos diferentes dependendo da resolução da ação ou da opção do jogador acaba se tornando o cerne na maioria dos engine buildings que vemos por aí.

    E mesmo que o jogo não seja engine building puro, muitos jogos tem feito cada vez mais isso. Só em sucessos recentes podemos citar o Duna: Imperium, o Great Western Trail e o Brass: Birmingham.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/1cebd_61592_m.jpg

    As iconografias aqui são bem cruas e estranhas, mas a direção do jogo levou os jogos pro caminho que é seguido até hoje. Cartas com múltiplas funções se tornaram tendência.


    Talvez por uma questão de economia das empresas/editoras, ou talvez porque realmente ajuda o jogo a rodar melhor, a maioria dos jogos hoje utiliza as cartas como ponto focal, e elas são faz-tudo.

    O Maracaibo utiliza as cartas como – possibilidade de construção, entrega de recurso nos portos, ícones para a entrega de missões.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/4e140_142808_m.jpg

    As cartas em Maracaibo tem seus bônus se elas forem construídas e colocadas na mesa - mas se você olhar no lado esquerdo, há o símbolo do recurso, se você quiser entregar em algum porto, e abaixo o símbolo que completa as missões.



    No Ark Nova, as cartas tem tantas iconografias diferentes e interagem com tantas coisas diferentes que fica até difícil explicar pra tudo que elas podem servir (tirando as verdes que são de pontuação, o resto pode ter bônus ativo, colocar peça nova na mesa, dar bônus de pontuação no fim de jogo, etc).

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/86d44_199743_m.jpeg

    A carta te diz tudo - O custo dela (canto superior esquerdo) - Explica o que está em texto (versão iconografia, centro em cima) - o que ela te dá (superior direito). Inferior esquerdo - Ganhe quando descer - Inferior direito - ganhe ao fim do jogo.


    Sempre há a resistência, a própria FFG faz as coisas do jeito dela tem tempo. Se você ver um Twilight Imperium (4ª Edição) da vida, vai ter lá o baralho de tecnologias individual para cada jogador, o baralho de agendas, o baralho de cartas de ação, o de objetivos, etc... Nenhum deles interage com o outro.


    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/20cb1_224728_m.jpg

    Carta pra todo lado - A gente ama, mas entende como isso pode ser um impeditivo pra novatos.



    Como opinião pessoal, eu acredito que a FFG é uma exceção. Pois a gente vê várias empresas indo pro lado oposto, enquanto eles não ligam pra quantidade de árvore que tão matando pra quantidade de cartas.

    Um exemplo disso que foge do padrão de 4x deles é o recente Northgard: Terras Desconhecidas. Onde eles resolvem o problema de precisar de 400 baralhos de que forma mesmo?

    https://www.boardgamequest.com/wp-content/uploads/2020/07/Northgard-Cards.jpg

    Do jeito que vocês imaginam, utilizando as cartas pra fazer várias coisas ao mesmo tempo.


    Eu não acredito que há fórmula certa ou errada. Acho que se um jogo pede pra que as informações sejam realmente separadas em decks diferentes, eles devem ser separados. Se você pegar um jogo que tenta resolver tudo em uma carta só e a narrativa pode ser atrapalhada no contexto, isso acaba com a imersão. Por outro lado, menos cartas também é igual a mais espaço útil na mesa. Fazendo com que setup e jogatina flua mais tranquilamente.

    Cada dia mais que se passa eu fico com a impressão de que se um jogo utiliza as cartas de forma certa dentro daquele universozinho dele ali, ele tende a ter mais sucesso no mercado. 


    Não importando a quantidade delas.


    https://thesolomeeple.files.wordpress.com/2019/07/imgp9588.jpg

    No Star Wars: Orla Exterior temos cartas que são missões/aventuras, que foram muito prejudicadas. Pois ali nós temos uma linha de lore, explicando pouco e dando pouca profundidade pra uma parte do jogo que seria muito legal se tivéssemos textos inteiros.


    Enfim, meu ponto com esse post é saber de vocês. 

    O que vocês curtem mais? Essa ideia de que o jogo tem que ter baralhos diferentes pra fazer coisas diferentes ou ter várias possibilidades em uma carta só? Como vocês acham que as editoras tem lidado com isso? Vocês acreditam que elas tem dosado certo?


    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


    Errei algum fato? Manda PM.


    Quer mandar elogio ou crítica sincera? Tmj.


    Quer me dar um tema pro próximo? Manda PM.


    Considere seguir o #canalversus!

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    Comentários:

  • MotokeiroPirata
    347 mensagens MD
    avatar
    MotokeiroPirata28/08/23 13:01
    MotokeiroPirata » 28/08/23 13:01

    Um jogo que usa bastante cartas com vários propósitos com decks diferentes é Root. Consegui entender só jogando no app e após alguns vídeos... pq só de ler o manual é complicado entender.

    Mais complicado ainda é explicar pra que não jogou digitalmente e é a primeira vez jogando

    3
  • Rodrigo Deus
    2296 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus28/08/23 14:20
    Rodrigo Deus » 28/08/23 14:20

    Um baralho que serve pra várias funções é ótimo, o grande problema continua sendo editora que não traduz bem e os jogadores acabam consertando um tanto de erros no mercado. Além, é claro, da galera de conteúdo que ainda defende que todo jogo é lindo, maravilhoso e precisa estar na sua coleção.

    Cartas multifuncionais são excelentes, mas normalmente pertencem a jogos complexos que levam minutos de explicação, nas minhas experiências.

    4
  • grivours
    863 mensagens MD
    avatar
    grivours28/08/23 20:19
    grivours » 28/08/23 20:19

    Uma das coisas que eu mais aprecio nos jogos são as cartas, de preferência com boa arte e com poderes/efeitos diferenciados e interessantes, isso é algo que já me ganha em um jogo, então sou bem critico em relação a isso também e gostei dos pontos que você elencou acerca do assunto, alguns dos quais eu nunca havia pensado melhor sobre.

    Sempre diferenciam os jogadores entre os amantes de miniaturas e amantes de madeirinha. Mas, e os amantes de cartas ?

    Ótimo texto !!

    4
  • Raoni Cipriano
    184 mensagens MD
    avatar
    Raoni Cipriano28/08/23 20:31
    Raoni Cipriano » 28/08/23 20:31

    Muito bom o texto! Parabéns!


    Um mestre em jogos de carta é o Carl Chudyk, criador das obras primas: Glory to Rome, Mottainai e Innovation! 
    As cartas tem diversas funções dependendo a posição que você as joga. O jogo tem componentes simples, mas com uma genialidade ímpar, em relação a estratégia. São jogos difíceis de ensinar, em razão das nuances que cada carta traz. 

    Além desses, ainda posso citar o Red Seven, do mesmo autor, que dá muitas funções para as cartas, sendo um jogo mais simples que os três anteriormente citados.

    Outro jogo de cartas com muitas funções que merece destaque é o Oh my goods! Um verdadeiro jogo euro em uma caixinha, apenas com cartas. Um jogo muito gostoso de jogar, com muita estratégia e diversão. 

    8
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium29/08/23 08:55
    Bombardium » 29/08/23 08:55

    grivours::Uma das coisas que eu mais aprecio nos jogos são as cartas, de preferência com boa arte e com poderes/efeitos diferenciados e interessantes, isso é algo que já me ganha em um jogo, então sou bem critico em relação a isso também e gostei dos pontos que você elencou acerca do assunto, alguns dos quais eu nunca havia pensado melhor sobre.

    Sempre diferenciam os jogadores entre os amantes de miniaturas e amantes de madeirinha. Mas, e os amantes de cartas ?

    Ótimo texto !!

    Eu acho que um jogo ser euro, hibridão ou ameritrash não discorre o que a carta é pro jogo. Pra mim sempre foi o componente mais importante (em pelo menos 80% dos jogos).

    É com elas que você dita pra onde o jogo vai.

    1
  • dstein
    79 mensagens MD
    avatar
    dstein29/08/23 10:29
    dstein » 29/08/23 10:29

    E o que dizer dos card driven games? As cartas com arte ou fotos que fazem remissão ao tema do jogo são apaixonantes, especialmente os jogos nesse estilo da GMT, de cunho histórico. Ainda lembro de quando joguei Barbarossa to Berlin pela primeira vez e como fiquei maluco ao descobrir a existência da GMT, até hoje evito entrar no site deles pois tenho receio de cair na tentação (mesmo assim estou em dois pre-orders deles Vijayanagara e Zheng He)

    3
  • CrashConker
    90 mensagens MD
    avatar
    CrashConker29/08/23 10:39
    CrashConker » 29/08/23 10:39

    O jeito que La granja usa as cartas fazendo com que cada uma tenha 4 propósitos diferentes, dependendo de onde você aloca ela, também é uma coisa que eu gostei muito da primeira vez que vi. O autor inclusive diz que pegou inspiração numa mecânica do já citado acima Glory to Rome.  

    6
  • isauraluiza
    303 mensagens MD
    avatar
    isauraluiza30/08/23 21:41
    isauraluiza » 30/08/23 21:41

    uma coisa a se pensar é na beleza das cartas, muita gente, eu inclusa, são fisgadas pela arte dos jogos, e muitos jogos possuem cartas com ilustrações lindas.
    é um desafio fazer cartas bonitas num universo atual que cartas servem para uma pá de coisas

    1
  • Bombardium
    1143 mensagens MD
    avatar
    Bombardium01/09/23 09:22
    Bombardium » 01/09/23 09:22

    isauraluiza::uma coisa a se pensar é na beleza das cartas, muita gente, eu inclusa, são fisgadas pela arte dos jogos, e muitos jogos possuem cartas com ilustrações lindas.
    é um desafio fazer cartas bonitas num universo atual que cartas servem para uma pá de coisas

    No Citadels (2ª Edição) o jogo tem 2 baralhos, o das cartas dos personagens e dos distritos que podem ser construídos. Eu te entendo. Eu amo a arte desse jogo demais.
    https://storage.googleapis.com/ludopedia-imagens-jogo/8aa26_61470_m.jpg

    Olha essa igreja puta merda.

    1
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