Post original: https://www.boardseyeview.net/post/skymines
O
Mombasa de Alexander Pfister tornou-se um jogo favorito entre vários dos baluartes de nosso grupo Board's Eye View. É um jogo de 2 a 4 jogadores relativamente pesado, com muita coisa acontecendo, mas nenhuma das mecânicas individuais é excessivamente complexa e, no geral, os vários elementos e opções disponíveis para os jogadores se encaixam bem, de modo que não há uma única rota preferida para vitória. Mombasa não alcançou a popularidade de alguns dos outros designs de Alexander Pfister - por exemplo,
Great Western Trail - porque seu tema colonialista reflete um período da história que agora é visto com vergonha. É claro que Mombasa não celebra o colonialismo, mas claramente alguns jogadores preferem não jogar um jogo com o tema do passado colonial.
Avanço rápido para
Skymines, onde Alexander Pfister compartilha o crédito de design com Viktor Kobilke. Em vez de olhar para a colonização da África no passado,
Skymines olha para o futuro e tem como tema a colonização do espaço; especificamente a lua e os asteroides. É, no entanto, essencialmente uma nova ambientação de Mombasa, embora com alguns ajustes significativos que permitem levar o jogo para o próximo nível.

Tal como acontece com Mombasa, existem quatro empresas nas quais os jogadores podem investir, movendo seus marcadores de acionistas nas trilhas das empresas. A expansão dos edifícios das empresas em um mapa lunar que se parece notavelmente com o mapa da África, dá bônus aos jogadores e gera os multiplicadores de final de jogo do valor das ações de cada empresa. Você programará sua seleção de ação usando cartas, inicialmente de sua mão inicial de 10 cartas, mas cartas melhores estarão disponíveis no mercado. No lugar das trilhas de diamante e livro de Mombasa, os jogadores em Skymines estão avançando pelas trilhas de hélio e pesquisa, mas são funcionalmente a mesma coisa. A trilha do livro em Mombasa sempre foi a menos satisfatória, mas isso foi resolvido com a mini-expansão
Mombasa: Cooked Books Mini Expansion que foi disponibilizada como uma promoção. É bom ver que a trilha de pesquisa em Skymines incorpora as mudanças introduzidas na mini-expansão Cooked Books. Skymines também incorpora as trilhas alternativas adicionais da empresa que, em Mombasa, estavam disponíveis apenas na versão de edição limitada Holzbox publicada pela eggertspiele.

Embora muitos prefiram o tema da colonização do espaço, resulta em um design menos colorido. Embora você esteja jogando em um tabuleiro notavelmente maior, o tabuleiro parece confuso e a iconografia no tabuleiro e nas cartas não é tão clara quanto em Mombasa. Existem algumas grandes vantagens, no entanto. O tabuleiro é de dupla face e, embora o lado da lua essencialmente replique o tabuleiro do jogo anterior, o lado dos asteroides apresenta novas áreas para as empresas explorarem e expandirem. Neste tabuleiro, as empresas precisarão colocar satélites para conectar asteroides e haverão ameaças: cartas que dão uma recompensa por enfrentá-las, mas que impõem um efeito de penalidade em todo o jogo se não forem resolvidas. Isso aumenta a dinâmica de um jogo já altamente interativo, pois, para alguns jogadores, a penalidade do jogo pode dar a eles uma vantagem de pontuação sobre outros.
Skymines apresenta objetivos de jogo individuais e a opção de jogar como uma campanha. Também nos dá os autômatos Luna; não apenas para facilitar o jogo solo, mas também como uma opção para jogar em um jogo de dois ou três jogadores. Como uma vantagem adicional, o jogo vem com seis caixas para classificar e armazenar os componentes.
Se você é fã de Mombasa, vai querer pelo menos dar uma olhada no
Skymines para ver até que ponto ele se desenvolveu, em vez de apenas replicar o jogo original. Se você ainda não jogou Mombasa, talvez por não gostar do tema, então você terá uma surpresa com Skymines. É um ótimo jogo. O tabuleiro ocupado pode parecer proibitivo, mas Skymines não é difícil de jogar. Há uma boa quantidade de interação entre jogadores, principalmente não envolvendo o conflito 'Toma Essa', e é um jogo com enorme valor de repetição.
https://www.boardseyeview.net/
https://www.facebook.com/boardseye
Nos posts do Board's Eye View vocês podem visualizar fotos 360º...
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.