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Em
Dragonbond: Lords of Vaala, você joga como um general comandando tropas ou como um dragão mergulhando nas regiões do mapa. É um jogo altamente assimétrico, mas, seja você um senhor da guerra ou um dragão, você está correndo para ser o primeiro a coletar 10 tokens de poder daqueles espalhados pelo mapa. Mas há uma reviravolta... se um general e um dragão estiverem no mesmo local e não travarem um combate, eles podem formar um Dragonbond... Isso significa que eles se tornam aliados permanentes pelo restante do jogo; eles ganharão habilidades adicionais, mas compartilharão a vitória quando um dos dois atingir a condição de vitória.

Há um forte elemento de controle de área - especialmente para aqueles que jogam como generais - mas a principal mecânica no design do jogo de Jack Caesar e Alessio Cavatore é a programação. Em cada rodada, uma carta de evento é retirada do baralho de 12 cartas e os jogadores, por sua vez, adicionam cartas de ação viradas para baixo de seus baralhos individuais até que um jogador passe, momento em que outra carta de evento é colocada na pilha, e a pilha é virada e as cartas jogadas em sequência. As cartas de evento podem alterar o estado do tabuleiro, incluindo adicionar ou remover fichas de poder e, é claro, o estado do jogo pode mudar antes que qualquer carta que você tenha jogado seja acionada; mas essa aposta tática é a parte central da estratégia.

Quando você coleta poder, você o adiciona ao seu tabuleiro individual, mas esses não são apenas pontos de vitória inertes: certas ações poderosas podem ser ativadas ao gastar poder. Isso não significa que você perde o poder, apenas que você vira o token mostrando que foi gasto; ainda conta para sua condição de vitória.
O combate e outras ações são resolvidas usando o dado personalizado de 10 lados (0,0,0,0,1,1,1,2,x,2x - onde x é um acerto crítico). Quando você acerta um acerto crítico, ele causa um ferimento imediatamente, antes que o defensor tenha a chance de rolar seus dados em contra-ataque. Embora o controle de área seja um fator importante em
Dragonbond: Lords of Vaala, muitas vezes pode ser uma escolha tática sábia para um defensor recuar para um território vizinho em vez de contra-atacar. Você já deve ter visto a jogada do atacante antes de decidir, se, por exemplo, eles rolaram quatro acertos não críticos, então você sabe que recuar o salvará de sofrer quatro danos...

Dragonbond pode ser jogado solo, mas é melhor com quatro jogadores, de modo que ambos os generais e ambos os dragões sejam controlados pelos jogadores. Dito isso, os autômatos funcionam muito bem para preencher a lacuna quando você está jogando, por exemplo, um jogo para dois jogadores: embora os autômatos joguem cartas aleatoriamente de seus baralhos embaralhados, as regras para focar suas ações os tornam inimigos e parceiros razoavelmente formidáveis. E, claro, é a parceria Dragonbond de um general e dragão que é o destaque deste jogo. Dá a cada partida um arco distinto. Os jogadores quase invariavelmente decidem vencer como indivíduos, mas se um jogador, sendo um dragão ou general não-jogador (chamados de "sem rosto") parece estar indo bem, isso os torna um alvo óbvio para o Dragonbonding, então, em nossas partidas do Board's Eye View, descobrimos que quando um jogador ou autômato desenvolveu uma vantagem sobre outros de mais de dois ou três poderes, o jogo mudou para que os jogadores buscassem ativamente o Dragonbond com o líder. Se você Dragonbond ou não, não é uma questão de livre escolha - ambos rolam um dado e se ambos rolam pelo menos um acerto no dado personalizado de 10 lados, então você é Dragonbonded pelo resto do jogo. Os jogadores (mas não os 'sem rosto') podem gastar (inverter) um poder para rolar novamente, e isso também pode ser feito para tentar evitar o Dragonbonding.
Com suas impressionantes minis e arte de Irene Aretia, Tom Babbey, Aldo (Eyari) Dominguez, Steve Prescott e Adam Wesierski, a Draco Studios e River Horse fizeram um ótimo trabalho na produção de
Dragonbond: Lords of Vaala. O tabuleiro tem dois lados, então você pode escolher jogar em um mapa claro ou escuro. De qualquer forma, é um jogo tático ao qual você certamente desejará retornar para várias partidas. Se ninguém tiver alcançado a condição de vitória antes que o baralho de eventos acabe, a vitória vai para o jogador com mais fichas de poder, então as partidas são jogadas em um máximo absoluto de seis rodadas. Na prática, descobrimos que a maioria de nossas jogadas no Board's Eye View duraram cerca de 60 minutos.
E se Dragonbond te viciar, há uma horda de dragões com mais conteúdo a caminho, com
Dragonbond: Battles of Valerna. Dragonbond: Battles of Valerna atrairá particularmente aqueles com acesso a uma impressora 3D porque espera-se que venha com os arquivos de impressão para 250 minis!
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Traduzido*** por
Vania Telles
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