Post original:
https://waytoomany.games/2021/11/29/too-many-bones-is-too-much-fun/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Too Many Bones, publicado pela Chip Theory Games, foi lançado originalmente em 2017, mas tem lançado consistentemente novos conteúdos que expandem sua já enorme experiência. Este foi um dos meus jogos top da lista de desejos até que coloquei minhas mãos nele cerca de um ano atrás e fui reunindo lentamente todas as expansões como o pequeno acumulador de dados que sou. Por mais que eu goste de Too Many Bones, ele ficou em segundo plano por algum tempo em favor de lançamentos mais recentes. Com a campanha de financiamento coletivo da expansão
Too Many Bones: Unbreakable, finalmente chego ao momento de discutir o jogo. No entanto, para o propósito deste artigo, falaremos apenas sobre o jogo base.
Antes de falarmos sobre
Too Many Bones, temos que parar um momento para falar sobre a Chip Theory Games. Como a maioria dos designers e editores, a Chip Theory Games afirma oferecer componentes duráveis de alta qualidade que tornam seus jogos os melhores. No caso da Chip Theory Games, eles realmente querem fazer isso. Em todos os seus jogos, os tabuleiros de papelão são substituídos por tapetes de neoprene duráveis. O que normalmente seriam volumosas miniaturas de plástico, pequenos meeples de madeira ou suportes de papelão para os personagens são substituídos por pesadas fichas de pôquer.
O mais impressionante é que todas as cartas em seus jogos são feitas de um plástico flexível, fácil de embaralhar e difícil de danificar. Embora estejamos falando apenas de Too Many Bones nesta análise, o mesmo nível de compromisso com a qualidade está presente em seus outros títulos,
Burncycle,
Cloudspire,
Triplock e
Hoplomachus: Origins. Provavelmente vou dizer isso algumas vezes ao longo do artigo, mas queria destacar o quão evidente é que a Chip Theory Games realmente se preocupa não apenas com o design de seus jogos, mas também com a longevidade de seus produtos, uma vez que cheguem nas mãos dos clientes.
O apropriadamente chamado
Too Many Bones é um jogo cooperativo para até quatro jogadores que assumem o papel de Gearlocs, estranhas criaturas parecidas com elfos-hobbits-anões, em uma luta para retomar suas terras. Cada um dos quatro Gearlocs jogáveis (Picket, Patches, Boomer e Tantrum) cumpre uma função única dentro de seu grupo e possui dezesseis habilidades que podem ser aprendidas ao longo do jogo. Os jogadores precisarão dominar o tempo de habilidade, pois cada habilidade só pode ser usada uma vez por batalha, tornando o tempo de uso absolutamente essencial para o sucesso dos Gearlocs.
Se você está pensando que este é outro jogo de campanha volumoso, você está apenas meio certo.
Too Many Bones é uma caixa enorme cheia até a borda com dados e cartões de PVC duráveis. No início de uma partida, os jogadores escolherão um dos quatro Gearlocs para jogar e um dos sete Tyrants diferentes para enfrentar. Graças ao design cuidadoso da Chip Theory Games, cada um dos chefes Tyrant destaca tanto sua dificuldade quanto a duração da partida.
Too Many Bones é jogado em uma série de rodadas conhecidas como Dias. No início de cada dia, os jogadores compram uma nova carta de evento e a resolvem. Na maioria das vezes, essas cartas resultarão em um encontro de combate em que Gearlocs enfrentam Baddies representados por fichas de pôquer de alta qualidade. Cada uma dessas fichas tem um valor de um, cinco ou vinte pontos na parte de trás e os detalhes específicos do Baddie no outro lado.
Os encontros de combate instruem os jogadores a montar uma Fila de Baddie com base no número de jogadores multiplicado pelo Dia atual. Por exemplo, um jogo de dois jogadores em seu segundo dia precisaria construir um BQ no valor de quatro pontos, sendo uma pilha de quatro Baddies de um ponto. No terceiro dia, o BQ seria de seis pontos, consistindo em um Baddie de cinco pontos e um Baddie de um ponto. É um sistema simples que dimensiona com eficiência o desafio e a dificuldade do jogo para acomodar a contagem de jogadores e a progressão das habilidades.
No final de um encontro, os jogadores terão a oportunidade de gastar Pontos de Treinamento ganhos para reforçar suas estatísticas básicas ou ganhar um novo dado de habilidade específico para seu personagem. Cada personagem tem de duas a três profissões de habilidade que são codificadas por cores em cada tapete de jogador Gearloc. Para progredir em uma Profissão, os jogadores começam desbloqueando a habilidade básica da Profissão, indicada por uma estrela. As habilidades subsequentes podem ser desbloqueadas em ordem seguindo esse caminho codificado por cores.

Aprimorar as habilidades faz parte da Fase de Recompensa, onde os jogadores ganham cartas de saque, gastam pontos de treinamento e organizam quaisquer outras recompensas que os jogadores ganharam ao terminar o encontro. Depois disso, os jogadores entram na Fase de Recuperação, onde podem trocar livremente a pilhagem entre si, tentar bloquear qualquer pilhagem particularmente especial em sua posse e, em seguida, escolher uma das três opções de recuperação individuais. Cada jogador tem a chance de escolher entre procurar um item de pilhagem melhor, revelar um Baddie no topo da pilha antes que ele se torne parte da Fila de Baddie ou curar-se até a saúde total. Depois que cada jogador toma sua decisão, o jogo avança para a próxima rodada, avançando para o próximo dia e encontro até que os jogadores ganhem pontos suficientes para enfrentar o tirano escolhido.
E isso, meus amigos, é a totalidade do jogo. Na estrutura,
Too Many Bones é direto e fácil de aprender. O que torna a experiência tão envolvente é a variedade de Baddies, Tyrants, eventos e Gearlocs jogáveis que oferecem aos jogadores tantas maneiras diferentes de experimentar a aventura.
Mesmo com todas as vezes que joguei, a experiência nunca foi a mesma duas vezes. Há um excelente equilíbrio entre a tomada de decisão otimizada ao escolher as habilidades do personagem e apostar na sorte com as rolagens de dados em combate. Se você gosta de lançar dados desafiadores, então Too Many Bones pode ser um que você queira considerar pegar.
Mas vale a pena notar que há muitos prós e contras. Com uma grande variedade de palavras-chave de jogadores e inimigos, há muita informação para reter, ainda mais depois que as expansões são introduzidas. Eu me pego consultando o livro de regras e as folhas de referência para clareza com muito mais frequência com Too Many Bones do que com qualquer outro jogo. Entre palavras-chave como Thick Skin, Careless e Hardy, bem como as regras específicas do minijogo, há uma infinidade de regras circunstanciais que tornam a leitura de Too Many Bones um pouco pesada demais. Mesmo como fã de grandes jogos pesados como
Gloomhaven e
Tainted Grail: A Queda de Avalon, Too Many Bones pode ser um pouco complexo no início.

Com tantas palavras-chave e regras específicas, a curva de aprendizado neste é íngreme, tornando-o um desafio para os novos jogadores entenderem. Eu diria que a parte mais difícil é entender a diferença entre como cada dado é aplicado e quando está esgotado ou não. Como cada personagem tem dezesseis habilidades exclusivas de seu Gearloc, os jogadores terão que ser bastante autossuficientes, pois as regras que se aplicam ao Picket podem não se aplicar ao Tantrum. Não é o jogo mais amigável para iniciantes e as primeiras rodadas serão dolorosas para convencer os novos jogadores. Se todos conseguirem avançar na luta inicial, a estrutura redonda e a mecânica da superfície facilitam a compreensão no final do primeiro encontro. Depois disso, os novos jogadores serão capazes de compreender os conceitos básicos de como jogar, mesmo que as estratégias mais profundas em torno da composição de habilidades do grupo ainda sejam demais neste estágio.
Eu amo
Too Many Bones, mas não sei se recomendo ou não. Eu normalmente não faria uma lista tão transparente de prós e contras, mas quero ajudar nossos leitores a realmente identificar se Too Many Bones é ou não uma boa opção para eles. Tentamos ser o mais objetivo possível, mas como o lançamento de dados é tão central para a experiência e pode ser uma mecânica de jogo tão divisiva, queríamos tornar o mais fácil possível para as pessoas decidirem com alguns prós e contras úteis:
Prós
Dificuldade - Se você gosta de jogos desafiadores, Too Many Bones tem muito a oferecer. O combate é brutal do ponto de vista de que os jogadores geralmente são superados em número por Baddies (exceto em quatro jogadores) e os Baddies do final do jogo são duramente atingidos. Uma boa comunicação e planejamento da equipe é a única maneira de vencer.
Componentes - Componentes de qualidade inacreditável e se por algum motivo algo não for perfeito, os jogos da Chip Theory estão entre os melhores quando se trata de suporte ao cliente e de fazer o que é certo para seus consumidores.
Transparência da duração do jogo - Quer jogar Too Many Bones, mas não tem uma noite inteira? Chip Theory Games descreve claramente a dificuldade e a duração do jogo nas cartas Tyrant para que os jogadores possam selecionar o tipo de experiência que desejam ter para aquela sessão.
Grande nível de variedade - Embora existam apenas quatro personagens jogáveis no jogo base, existem muitas maneiras diferentes de experimentar suas especializações por meio da construção de personagens. Há uma quantidade de variedade com os Baddies também. Existem vários tipos diferentes de Baddies (Dragão, Feras, Veneno, Goblin, etc.) que requerem táticas diferentes para serem derrotados.
Excelente desenvolvimento de personagem - Too Many Bones oferece um sistema de crescimento de personagem que replica o nível de personalização de muitos jogos estilo campanha consolidados em uma única sessão.
Expansões - Para jogadores que desejam expandir suas opções de jogo, Chip Theory Games tem muitas expansões de personagens, bem como uma campanha disponível, aumentando significativamente o número de maneiras pelas quais os jogadores podem desfrutar de Too Many Bones. Como cada personagem pode ser usado no jogo base e em qualquer combinação de expansões, quanto mais personagens você tiver disponível, maior será o valor de repetição.
Contras
Dificuldade - Embora eu também tenha listado isso como um pró, nem todo mundo vai adorar o quão desafiador Too Many Bones pode ser. Ele não pune você por perder tão brutalmente quanto outros jogos como
Kingdom Death: Monster, mas ser nocauteado também não é tão incomum.
Mini jogos - Os minijogos acionados por cartas de evento parecem tematicamente desconectados. Embora possam ser divertidos, isso interrompe o fluxo do jogo para aprender um novo mini conjunto de regras e preparar um estado de tabuleiro exclusivo para aquele jogo em particular. Eles tendem a desacelerar a experiência geral.
Aleatoriedade - Qualquer pessoa que não goste de aleatoriedade deve evitar adicionar Too Many Bones à sua coleção. Mesmo o planejamento mais cuidadoso pode desabar com apenas algumas jogadas de dados ruins. Pilhagem e certas habilidades podem ajudar a mitigar algum grau de má sorte, mas ter as ferramentas certas para todas as situações possíveis é praticamente impossível. Se você precisa otimizar seus turnos, Too Many Bones provavelmente não será uma boa opção.
A desvantagem da variedade - Com uma variedade tão grande de palavras-chave inimigas e mecânicas de jogo, há uma tonelada métrica de informações para acompanhar. Felizmente, a Chip Theory Games pensou no futuro e forneceu muitas folhas de referência úteis. No entanto, nenhuma quantidade de folhas de referência recuperará o tempo necessário para os jogadores procurarem informações repetidamente.
Custo - Too Many Bones não é um jogo barato. Embora a experiência supere o custo, $ 130 é um custo alto de entrada, se você ainda não sabe que vai adorar. Se você achar que ama o jogo principal, sempre poderá escolher personagens adicionais. No entanto, os complementos de personagem custam US$ 30 cada. Por serem tão diferentes dos quatro originais e serem de qualidade igualmente notável, o preço é bastante justificável. Mas se você deseja completar sua coleção, a adição de todos os oito personagens adicionais lançados atualmente custará uma quantia bastante significativa de dinheiro.
Too Many Bones é um jogo maravilhoso que tem um pouco de tudo para todos. O único problema é que um pouco de algo pode ser incluído em uma expansão diferente apenas aumentando ainda mais o custo de um jogo já caro apenas para encontrar um personagem com seu estilo de jogo preferido. O que funciona a favor de Too Many Bones é que, ao contrário de outros jogos como
Mansions of Madness (2ª Edição) ou
Arkham Horror: The Card Game (Revised Edition), Too Many Bones não possui nenhuma expansão que seria considerada essencial. Todo o dinheiro extra que você pode gastar no jogo é totalmente opcional e centrado em fornecer novos personagens jogáveis.
Como o bourbon envelhecido em barril, Too Many Bones é um daqueles jogos que só melhora com o tempo e a familiaridade. À medida que os jogadores se sentirem mais à vontade com os Gearlocs, eles descobrirão novas maneiras de aplicar habilidades e jogar com os pontos fortes uns dos outros. Qualquer um corajoso o suficiente para embarcar nesta jornada não ficará desapontado, mas gastará tempo fazendo suas pesquisas antes de mergulhar em uma caixa tão cara.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.