Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2970861/cabbies-space
Sem se importar com o mundo, você se move pelo vazio infinito do espaço, quando de repente, atrás do canto da nebulosa, você vê a entrada de um buraco de minhoca, a apenas uma fração de parsec de sua localização. Intrigado, você muda de rumo e se aproxima do estranho fenômeno. Você olha para dentro, mas não vê nada, além de um “2” de cores vivas. Você decide entrar assim mesmo e ZZZZZOOOOOM, você se encontra em um lugar completamente diferente no Universo. “Uau, tanta velocidade, muita diversão”, você pensa consigo mesmo e imediatamente começa a procurar por mais buracos de minhoca, apenas para sentir a adrenalina da viagem interestelar mais uma vez. Essa é a ideia básica por trás de
Wormholes - um dos jogos da Alderac Entertainment Group.
O Universo está cheio de táxis?
Buracos de minhoca e viagens espaciais. Muito legal, muito recomendado.
Isso é o suficiente? Nós temos isso. Podemos encerrar a análise? Não? OK, então aqui estão mais algumas considerações para você.
Você e até quatro outros capitães de naves espaciais viajarão pelo Cosmos, transportando passageiros de um extremo ao outro do Universo, usando o mais recente dispositivo tecnológico: o fabricante portátil de buracos de minhoca. Ao fabricar novos buracos de minhoca, como cones de tráfego no espaço, criaremos novos portais que tornarão o transporte de pessoas mais fácil... e mais lucrativo. No final do jogo, o jogador que acumular mais pontos será coroado o Rei dos Táxis Espaciais e receberá a taça
Golden Black Hole.
Física quântica em uma realidade de papelão
Wormholes é um tipo de jogo de pegar e entregar com tema espacial. Antes de você riscá-lo por ser muito simples, permita-me apresentar seu conceito central. Nosso táxi intergaláctico transportará passageiros. E embora a tarifa não seja particularmente lucrativa - apenas 2 pontos por passageiro entregue, independentemente dos parsecs percorridos - parece que o taxista espacial é uma profissão muito procurada em nossa galáxia.
A emoção do jogo não vem do fato de estarmos transportando passageiros - mas de como nosso movimento é emocionante. À nossa disposição estão o impulso convencional e o deslocamento do buraco de minhoca - através de buracos de minhoca que nós mesmos construímos. O impulso convencional nos permite atravessar um espaço, mas se entrarmos em um buraco de minhoca, podemos acabar no extremo oposto do Universo conhecido, em um piscar de olhos. Ao usar o impulso regular, nos movemos apenas para os espaços vizinhos, enquanto os buracos de minhoca nos permitem saltar pelo espaço em saltos cósmicos enormes, sem suar a camisa e proporcionando aos nossos passageiros vistas e emoções inesquecíveis. Os túneis espaciais são muito pitorescos nesta época do ano.
A lei do Cosmos
Na nossa vez, podemos gastar até três células de energia - o que nos permite mover três vezes. Basicamente, a ação de movimento é a nossa ação principal - fica progressivamente mais emocionante à medida que novos buracos de minhoca e recursos especiais surgem no mapa que visitamos. Todas as outras ações, como pegar e entregar passageiros ou plantar buracos de minhoca, são gratuitas e, embora desempenhem um papel crucial em nossa busca pela vitória, é o movimento que ocupa grande parte do nosso jogo.
Nosso “universo observável” consiste em um mapa, gerado aleatoriamente durante a preparação usando placas de dupla face. O mapa resultante pode medir até 15 hexágonos de largura em linha reta - percorrer essa distância da maneira tradicional pode levar cinco rodadas. E o jogo pode muito bem terminar após 12 ou 15 rodadas. Ao usar portais, podemos percorrer a mesma distância duas vezes em uma rodada. A diferença é monumental - e definitivamente vale a pena povoar a Galáxia com nossos buracos de minhoca.
Os buracos de minhoca funcionam em pares - o primeiro que construímos permanece inativo até que o segundo seja construído, onde o túnel do espaço-tempo se torna ativo e disponível para nossas viagens. Cada jogador tem 5 pares desses portais à sua disposição, para melhor orientação rotulados com números de 1 a 5. O que é ainda mais legal - a rede do buraco de minhoca está disponível para todos! Cada vez que outro jogador usa seu buraco de minhoca, você ganha um ponto. Uma fonte de renda possivelmente rica, desde que seus buracos de minhoca sejam colocados corretamente.
Quem tem o direito de passagem no Espaço?
Plantar portais tem suas limitações - um jogador não pode construir dois na mesma órbita e os tokens de buraco de minhoca permanecem no mesmo lugar durante a partida. A economia de colocá-los no espaço será diferente a cada partida - dependendo da disposição dos planetas e dos movimentos de nossos oponentes. Vamos reagir aos seus movimentos, adicionando novos nós à enorme rede de túneis. Uma rede que pode nos garantir a vitória, se usada corretamente. Uma rede que não perdoa, nem permite que compensemos nossos erros.
A motivação para nossa expansão são as cartas de passageiros - sorteadas enquanto estacionados perto de planetas ou da Estação Espacial inicial. Com um limite de mão de 4, podemos descartar quantas quisermos em cada planeta, pegando novas cartas - mas apenas uma vez por rodada. As cartas são descartadas em uma reserva aberta comum, que qualquer jogador pode usar, ao visitar a Estação Espacial (que é o lar de nosso primeiro portal no jogo, por isso é sempre fácil voltar). A única condição é que você compre cartas de até dois planetas - o que dá um ângulo interessante aos nossos planos e ao uso de buracos de minhoca no mapa. A partir de certo ponto, a forma convencional de viajar deixa de ser útil - a distância é percorrida através de buracos de minhoca que cobrem nosso Espaço como uma grande ferrovia subterrânea.
Tropeçando em coisas... no espaço
Nebulosas, buracos de minhoca selvagens, um canhão de fótons e o Buraco Negro - esses são os espaços especiais em nosso mapa. Eles nos concedem opções adicionais de movimento, como viajar livremente para um espaço diferente dentro da nebulosa, nos lançar de um canhão de fótons por quantos espaços em linha reta quisermos ou mergulhar fundo no Buraco Negro, que nos move aleatoriamente ( decidido ao comprar uma carta de passageiro) para um planeta no mapa.
O espaço também tem campos que não estão disponíveis para nós - marcados por um fundo mais escuro - nos quais não podemos parar e que só podemos cruzar com o canhão de fótons. Também temos um enorme planeta com uma órbita que permite aos jogadores construir mais de um buraco de minhoca. A natureza aleatória do mapa garante que não haja duas partidas iguais e que cada uma delas coloque um novo enigma diante de nós... bem como novas oportunidades de atalho.
Quantos segundos em um parsec?
O principal argumento contra
Wormholes é que o jogo termina cedo demais. De fato, o fim chega no exato momento em que o oitavo planeta consegue um buraco de minhoca - depois disso são apenas mais três rodadas e acabou... os táxis interestelares voltam para a base. Com uma jogabilidade realmente dinâmica - de cerca de 45-60 minutos - realmente dá a você uma sensação de vim, vi e rapidamente venci.
Mas não tenha dúvidas - o jogo está repleto de decisões críticas e, precisamente porque você pode ouvir o tique-taque do relógio intergaláctico ao fundo, todos os nossos movimentos são essenciais para a pontuação final do jogo. A colocação errada de um buraco de minhoca, viajar para um alcance distante da galáxia usando impulso regular e sem um portal de retorno ou simplesmente evitar usar os buracos de minhoca de outros jogadores são receitas simples para o desastre. O mau gerenciamento das mãos ou a manutenção de cartas de passageiros para planetas distantes podem ser igualmente mortais - nossa ganância cósmica pode ser nossa ruína.
A Guilda dos Exploradores Cósmicos
A AEG publicou
The Guild of Merchant Explorers ao lado de
Wormholes - um jogo com premissa semelhante, mas ambientado no passado: criar rotas comerciais. E embora ambos os jogos ofereçam uma experiência de jogo diferente, o núcleo é o mesmo. Ambos são jogos sobre como criar conexões em um mapa repleto de curiosidades. Seja uma galáxia ou terra e mar, a mesma coceira é arranhada: viagem, exploração e conquista.
Wormholes dá aos jogadores um quebra-cabeça espacial - como ir de A para C, E e B no menor tempo possível? Otimizando seus movimentos, gerenciando uma mão de cartas de passageiros, colocando estrategicamente seus buracos de minhoca e usando prudentemente os buracos de outros - Wormholes é um processo constante de aperfeiçoamento do nosso motor de transporte. E é um processo que você fica feliz em repetir duas ou três vezes seguidas - justamente porque é muito rápido e condensado.
Licença para levantar
Ambos os novos jogos da AEG atingiram o ponto ideal para mim: jogos relativamente simples, sem sobrecarga de regras, um tempo de jogo curto e um espaço de decisão cativante. Estes são os jogos que você pode jogar e se divertir rapidamente, mas precisará de algum tempo para jogá-los bem.
Wormholes é o mais interessante dos dois, pois nossa estratégia depende muito dos movimentos de nossos adversários. Eles abrem novos caminhos para explorarmos e com sua própria rede de túneis aumentam nosso espaço de decisão. E embora o jogo funcione tecnicamente com dois jogadores, fica mais interessante quando mais pessoas o jogam. O mapa muda mais rápido, novas rotas se abrem e decidir nosso próximo movimento se torna mais exigente e menos xadrez - não estamos esperando os movimentos de um único oponente.
Os androides sonham em construir túneis?
Estou animado com Wormholes.
Há algo fundamentalmente alegre em criar conexões no vasto e desabitado Espaço, em fornecer transporte para civis e disponibilizar nossos próprios buracos de minhoca para os oponentes. O tema é perceptível e fornece um ritmo constante e intergaláctico ao jogo, mas a verdadeira alegria está em descobrir o aspecto logístico de todo o empreendimento.
Se você não se intimida com o cenário de ficção científica e quer coçar a cabeça em uma rede de rotas interconectadas, corra para suas naves movidas a hidrogênio - os passageiros estão esperando!
Prós:
+ uma abordagem incomum para o mecanismo de pegar e entregar
+ uma abordagem interessante do tema espacial, sem a chatice da física quântica
+ design e ilustrações agradáveis
Contras:
- o design artístico das cartas de passageiros pode ser confuso no início (o código e um alfabeto estrangeiro parecem importantes, mas são meros ornamentos)
https://www.gamesfanatic.pl/
Por Piotr Wojtasiak
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.