Post original:
https://boardgamegeek.com/thread/2810900/townsfolk-tussle-kingdom-death-without-story
https://waytoomany.games/2022/02/08/townsfolk-tussle-is-kingdom-death-without-the-story/
Instagram: https://www.instagram.com/waytoomanygames/
Era uma vez, em meio a uma pandemia global, uma pequena editora conhecida como Panic Roll. Eles eram novos na cidade, numa época em que os dias eram sombrios e os fundos escassos. Eles buscavam trazer alegria na forma de um jogo que haviam criado, mas ninguém sabia quem eles eram. Eles teriam que fazer algo grandioso e esplêndido para serem vistos. E eles foram vistos porque haviam criado algo ao mesmo tempo caprichoso e brutal, algo amigável, mas violento, algo novo, mas antigo. Eles criaram
Townsfolk Tussle.
Em
Townsfolk Tussle, os jogadores assumem o papel dos cidadãos de Eureka Falls. Após a morte prematura do famoso xerife, sua cidade natal está sendo bombardeada por ondas de rufiões mal-intencionados. Você e até quatro outros habitantes da cidade precisarão se unir para afastar o ataque ou arriscar perder a segurança de sua amada casa.
Iniciar uma partida de Townsfolk Tussle é uma brisa e meia graças ao insert e caixa de cartas fornecidas pela Panic Roll. Os jogadores desdobram os dois tabuleiros, escolhem seus personagens e, em seguida, colocam aleatoriamente fichas Rufião no tabuleiro com o ponto de interrogação voltado para cima. Isso é tudo que você precisa para começar! Como o jogo alterna entre as Fases de Cidade e Luta, haverá um bom tempo de preparação necessário antes de cada luta, mas chegaremos a isso daqui a pouco.

A jogabilidade começa com a fase Cidade. Durante esta fase, os jogadores compram cartas de façanhas, resolvem eventos, compram equipamentos e revelam a próxima luta contra Rufião. Primeiro vêm as cartas de façanhas. Cada jogador compra três cartas de façanhas e as coloca viradas para baixo à sua frente. Estes são objetivos secretos que cada jogador tentará alcançar para ganhar dinheiro e pontos extras. Em seguida, cada jogador compra uma carta de Evento da Cidade. Algumas delas serão ativadas imediatamente, enquanto outras são cartas secretas que permanecem viradas até serem ativadas por condições de batalha e depois descartadas. Cartas secretas são uma mistura uniforme de eventos que desencadeiam efeitos, então quase sempre será um resultado surpreendente. Como etapa final da Fase da Cidade, cada jogador tem a oportunidade de comprar novos equipamentos na loja. Cada fase da cidade revelará dez novas cartas de equipamento que os jogadores podem comprar e equipar antes da batalha. Se os jogadores não gostarem do que está disponível no mercado do Peddler, eles podem gastar coletivamente dois ouros por jogador para descartar o estoque do mercado e comprar dez novas cartas de equipamento. Assim que cada jogador decidir que vai passar e não comprar mais novos equipamentos, o jogo segue para a Fase de Luta.

Antes de preparar a Fase de Luta, os jogadores devem certificar-se de que seus habitantes da cidade estejam equipados com o equipamento adequado. Cada cidadão tem seis espaços aos quais equipamentos podem ser atribuídos, dependendo do tipo: Cabeça, Peito, Perna, Acessório, Mão Esquerda ou Mão Direita. Algumas armas, como a Haste Confiável de Norman, são armas de duas mãos, limitando o equipamento máximo do cidadão a cinco peças. Cada peça de equipamento detalha sua habilidade, precisão, dano e custo de
Moxie. Se você tiver sorte, seu equipamento pode ter uma caixa preta que concede aos habitantes da cidade que o possuem um bônus em suas estatísticas.
Assim que todos estiverem prontos, os jogadores viram o primeiro marcador de Rufião no tabuleiro para revelar qual Rufião eles enfrentarão. Tanto a preparação quanto a dificuldade da luta dependem muito do estágio atual. A primeira luta, o nível Idiota, é a mais fácil. Depois disso, os estágios Hooligan e Encrenqueiro ficam cada vez mais difíceis, aumentando as estatísticas do Rufião para garantir uma batalha brutal, não importa o oponente. A quarta fase, A Luta Final, adiciona regras e preparação especiais para cada Rufião, aumentando a variedade e desafio.

Cada Rufião tem sete tipos diferentes de terreno descritos no verso de sua carta que são colocados no tabuleiro durante a preparação da Fase de Luta. As cartas de Terreno detalham quais efeitos elas têm não apenas em um movimento de tabuleiro, mas também como os jogadores podem usar o terreno contra Rufiãos. Dependendo da batalha específica, itens como TNT e armadilhas de urso podem ser usados para causar dano rápido aos Rufiãos. Enquanto isso, terrenos como a Barraca do Médico oferecem bônus aos jogadores, como reviver jogadores nocauteados.

A ordem dos turnos segue a Trilha da Batida no lado esquerdo do tabuleiro, o que significa que o Rufião sempre irá primeiro durante a Fase de Luta. Para determinar o que o Rufião faz em seu turno, os jogadores precisam apenas comprar a carta do topo do baralho de ação do Rufião. Cada detalhe sobre como ele se comporta, incluindo quem ele ataca, como ele se move e o dano causado está na carta. Algumas cartas apresentam aos jogadores a oportunidade de ativar a fraqueza única do Rufião, tornando-os um alvo mais fácil para os Cidadãos.
Uma vez que o Rufião completa seu turno, o Cidadão pode causar algum dano. Cada jogador tem sua vez na ordem da Trilha da Batida. Durante seu turno, os jogadores podem se mover, atacar ou interagir com o terreno de acordo com cada uma das quatro estatísticas em seus tabuleiros de personagem:
Movimento – O número máximo de espaços ortogonais que o Cidadão pode mover.
Moxie – Mais facilmente interpretado como “pontos de ação”, Moxie determina quantas vezes um jogador pode usar Equipamento ou interagir com o terreno. Enquanto um jogador tiver Moxie para gastar, ele pode atacar quantas vezes quiser. No entanto, cada peça do Equipamento só pode ser usada uma vez por turno.
Saúde - Esta faixa representa a saúde atual e máxima dos habitantes da cidade. Ambos podem ser aumentados com o uso de equipamentos e itens.
Precisão – A estatística de precisão é um pouco menos intuitiva, pois atua mais como um modificador do que como uma linha de base. Depois de rolar a precisão durante um ataque, os jogadores adicionam (ou subtraem) seu modificador de precisão e verificam se ele inflige dano ao Rufião.
Rufiãos
Ao derrotar o Rufião, cada Cidadão ganha seis moedas roubando o cadáver. Qualquer jogador que tenha completado o maior número de cartas de objetivo de façanha durante a fase de luta também ganhará um dos três itens exclusivos do Equipamento do Rufião. Os habitantes da cidade redefinem suas estatísticas para a posição inicial (com exceção dos bônus concedidos por equipamento). O tabuleiro é então reiniciado e preparado para uma nova Fase da Cidade.
A cada nova Fase de Luta, a dificuldade do próximo Rufião aumenta de Idiota, para Hooligan, depois Encrenqueiro e, por último, Luta Final. A cada novo nível de Rufião, eles ganham habilidades especiais adicionais que tornam a luta mais desafiadora. O estágio Luta Final é muito diferente, pois as regras especiais apresentam objetivos completamente diferentes.
E esse é o jogo. É um jogo notavelmente intuitivo. De todas as mecânicas e regras em
Townsfolk Tussle, os únicos aspectos do jogo que eu precisei reexplicar aos jogadores era Moxie e a anatomia de uma carta de Equipamento.
Townsfolk Tussle pode ser fácil de ensinar, mas como suas influências, é um jogo brutal. Os inimigos são duramente atingidos, a recuperação da saúde é difícil de obter e os resultados estão nas mãos dos deuses dos dados e do destino. Mas é isso que eu amo tanto no gênero cooperativo contra chefões. Os jogadores estão sem poderes e precisarão trabalharem juntos encurralando o Rufião e atacando-o o mais rápido e forte possível. Claro, os Rufiãos terão muitas maneiras de recuar, para que os jogadores aprendam rapidamente por experiência que uma corrida nem sempre será uma boa ideia.

Há variedade suficiente entre cada um dos Rufiões para manter os jogadores em alerta. A primeira vez que os jogadores se envolverem com um, haverá algumas tentativas e muitos erros conforme eles aprendem seus padrões e habilidades de ataque específicos. Os Bundits são criaturas travessas parecidas com coelhos que aparecerão ao redor do tabuleiro para bloquear o movimento dos habitantes da cidade, e forçá-los em direção ao grande aglomerado de Bundit ruim, retardando seu progresso. Enquanto isso, Virginia Fitz é uma artista de circo que faz malabarismos com facas e causa pequenos danos a longas distâncias. Conhecer seu inimigo faz toda a diferença, mas levará alguns jogos e mais alguns nocautes antes que os jogadores estejam familiarizados o suficiente com as habilidades do Rufião para evitar uma surra vergonhosa.
A primeira coisa que alguém notará sobre
Townsfolk Tussle é a animação da era da mangueira de borracha
(animação rubber rose). Estou apaixonado pelos personagens animados criativos. Eles encapsulam perfeitamente o espírito da época enquanto dão detalhes e habilidades sombrias de desenho animado para cada personagem. Henlo Bulwark, um personagem jogável de Townsfolk, é literalmente uma galinha de macacão. Henlo é principalmente um personagem de suporte, pois ele pode contornar o tabuleiro rapidamente e curar outros jogadores. Meu favorito pessoal é a habilidade Henlo's Headless Chicken. Uma vez por Fase de Luta, quando Henlo é nocauteado, ele revive com um ponto de vida restante, sem a cabeça. Então você tem a velha vovó Melba, uma velha excêntrica com uma bengala e um revólver poderoso que a permite manter os Rufiãos longe de seu gramado sem chegar muito perto.
Para seu primeiro jogo, a Panic Roll montou algumas obras de arte notavelmente impressionantes. As miniaturas incluídas são igualmente eficazes, mas não perfeitas. Muitos dos Rufiãos têm arte de personagem que não se traduz muito bem em miniaturas de plástico. Will Barrow the Gravedigger é literalmente um barril de roda cheio de sujeira, lápides e fantasmas. Embora adore as ilustrações, confundi os fantasmas com minhocas, mesmo tendo a arte original bem na minha frente. Felizmente, um pouco de tinta seria capaz de corrigir isso sem problemas, mas nem todo mundo vai se esforçar para fazer isso. Outros personagens como Virginia Fitz têm designs que seriam impossíveis de replicar (ou seja, facas no ar), então o produto final foi uma mini que não foi tão eficaz quanto o design completo. No entanto, tenho que dar muitos adereços ao Panic Roll, que escolheu também incluir versões em papelão de todos os Cidadãos e Rufiãos para aqueles que preferem ter a arte completa e um tabuleiro mais colorido sem o trabalho extra de pintura.
Eu me diverti muito jogando
Townsfolk Tussle. Costumo não gostar de jogos em que o combate é fortemente baseado em dados, mas funciona bem aqui. O equipamento é facilmente adquirido, o que ajuda a melhorar a linha de base para as estatísticas e habilidades do personagem, o modificador de precisão e os dados de dez lados determinam se o tiro da vovó Melba fez contato com o inimigo ou não. O sistema de combate concede aos jogadores controle sobre a personalização de seus personagens, ao mesmo tempo em que introduz a aleatoriedade tensa da rolagem de dados.
Os personagens dos habitantes da cidade são variados apenas o suficiente para que a composição do seu grupo possa fornecer vantagens significativas contra certos Rufiãos sem necessariamente deixar uma lacuna de habilidade no grupo. Quaisquer fraquezas do grupo geralmente podem ser compensadas com as compras de equipamentos certas e apenas fortalecer ainda mais todo o grupo.
Mas com isso dito, há algumas desvantagens que tenho muita dificuldade em ignorar. Para começar, não é um jogo curto. A fase da cidade passará voando, pois as cartas de evento levam pouco tempo para serem resolvidas e os jogadores terão fundos muito limitados disponíveis para comprar novas cartas de equipamento. Era raro em qualquer uma das minhas partidas uma fase da cidade levar mais de dez minutos, mesmo com quatro jogadores. Mas sempre temi o início da fase de luta.
Se o seu grupo tiver sorte o suficiente para sobreviver, você preparará a Fase de Luta quatro vezes diferentes ao longo de uma partida para quatro Rufiãos, cada um com terreno e regras diferentes que os jogadores precisam conhecer. O tempo de preparação e administração para isso realmente tiraram a experiência. Sou um grande fã de
Gloomhaven e não consigo pensar em um jogo com um tempo de preparação mais longo, mas com aquele jogo monstruoso, uma vez que a preparação esteja pronta, podemos apenas aproveitar a experiência. Em
Townsfolk Tussle, há quatro vezes por partida que o tabuleiro é preparado após seu início. Isso quebra o fluxo da experiência o suficiente para que muitas vezes eu me pegue pulando o fantástico texto temático do Rufião porque o grupo só queria voltar ao jogo.
Da mesma forma, o tempo de jogo geral do
Townsfolk Tussle pode ser bastante longo. A Panic Roll sugere que a duração do jogo é de cerca de quarenta minutos por jogador, mas minha própria experiência sugere que é mais perto de uma hora por jogador. As estatísticas de saúde dos Rufiãos aumentam quanto mais jogadores você tem no tabuleiro, tornando cada uma das Fases de Luta mais longas com contagens de jogadores mais altas. Nossa primeira Fase de Luta com quatro jogadores levou uma hora inteira e acabamos desistindo depois de completar a segunda Fase de Luta. Descobri que, com contagens de jogadores mais altas, era mais divertido organizar o jogo em menos lutas para encurtar a duração antes que ele começasse a se arrastar.
Por último, e isso será muito subjetivo para cada indivíduo,
Townsfolk Tussle é difícil. Eu amo um jogo desafiador, mas o mesmo não vale para todos. Apesar da aparência de desenho animado, Townsfolk Tussle vai esbofetear os jogadores tanto quanto
Kingdom Death: Monster.
Normalmente, tentamos evitar comparações ao analisar um jogo, porque esse tipo de análise apenas fala sobre o que um jogo não é, e não sobre o que é. Mas vou me permitir esta única ocasião simplesmente por causa de quão próximas são as semelhanças. Townsfolk Tussle é pouco mais simples e acessível do que Kingdom Death: Monster. A mecânica de combate é quase copiar e colar das lutas Quarry de Kingdom Death. Em circunstâncias normais, eu diria que isso é ótimo, mas foi tão próximo do jogo que o influenciou que senti falta dos elementos emergentes da história que tornaram Kingdom Death tão bom. Na ausência desse aspecto em Townsfolk Tussle, parecia que uma parte da experiência mais ampla estava faltando alguma coisa. Eu gostaria que houvesse mais algumas mecânicas de jogo, como a criação de equipamentos, que passavam de sessão para sessão, já que o Townsfolk Tussle é perfeitamente preparado para suportar equipamentos e eventos desbloqueáveis em andamento. Na minha opinião, parece uma oportunidade perdida.
Novamente, a comparação apenas destaca o que
Townsfolk Tussle não é. O que é, é um fantástico jogo cooperativo de corrida contra chefes que é fácil de aprender, seja você um veterano em jogos de tabuleiro ou novo no hobby. No entanto, não se deixe enganar pela arte dos desenhos animados, Townsfolk Tussle não é fácil de ganhar nem família. Se você já se interessou por Kingdom Death: Monster, mas não queria vender um membro para comprá-lo, não quer aprender a construir miniaturas ou simplesmente não quer um jogo tão violento quanto KDM, Townsfolk Tussle é sem dúvida o caminho a percorrer.
Acessibilidade: Townsfolk Tussle é um jogo tão intuitivo que nem parecia que eu estava ensinando. As únicas duas funções que precisei de tempo para explicar foram Moxie e como ler uma carta de equipamento.
Arte/Componentes: Estou apaixonado pela atenção aos detalhes na arte. Da arte das cartas às ilustrações do tabuleiro, Townsfolk Tussle é um produto de criadores amorosos.
Repetição: Com a variedade incluída de Townsfolk jogável e Rufiãos covardes, há muito o que experimentar. Com o tempo, no entanto, sinto que os Rufiãos se tornam muito familiares.

Por Jason Palazini (gutteranthems)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.