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Revive da Aporta Games foi um dos jogos mais aguardados na Essen Spiel 2022. Você não saberia pelo título ou pela arte da caixa, mas Revive é teoricamente ambientado em um mundo pós-apocalíptico. Já se passaram 5.000 anos desde que o mundo foi destruído, e os jogadores de 1 a 4 representam facções rivais emergindo de um bunker subterrâneo para explorar e reviver a Terra congelada. Não fique muito animado com o tema, ele define a premissa do jogo, mas mal é registrado enquanto você joga.
Revive é, na verdade, um jogo euro de construção de combos com salada de pontos de peso médio, onde você joga cartas pelo valor máximo ou mínimo, principalmente para gerar recursos que você gasta para explorar (virar peças não reveladas), povoar uma cidade no hexágono ou colocar um edifício no tabuleiro para obter os benefícios dos hexágonos adjacentes. Ao explorar, você pode adicionar uma carta à sua mão daquelas que estão à mostra - reforçando seu fino deck inicial, no estilo de construção de deck e você pode atualizar os espaços em seu tabuleiro individual para que as cartas de uma cor correspondente forneçam recursos extras. Enquanto isso, você também move marcadores ao longo das trilhas em seu tabuleiro para desbloquear pontos nos quais você pode gastar tokens de poder para realizar uma ação especial gratuita, além das duas ações padrões permitidas a cada turno. Os jogadores têm habilidades assimétricas, uma das quais eles podem usar quando jogam uma carta mostrando o ícone de estrela, com outras desbloqueadas quando os meeples da população são jogados no tabuleiro principal.

Embora você nunca sinta que está realmente revivendo um mundo desolado, há um arco de jogo distinto para a expansão dos jogadores em todo o tabuleiro. Desde que você possa arcar com o custo indicado em comida e/ou livros, você pode explorar peças adjacentes a qualquer uma de suas peças, mas terá que pagar uma comida extra para cada hexágono entre você e a peça que está explorando. Da mesma forma com edifícios (que custam equipamentos para colocar) e população (que custam livros); para cada hexágono que você coloca além do hexágono adjacente a uma de suas peças colocadas anteriormente, isso custa uma comida. O jogo então é sobre gerar e fazer malabarismos com recursos; e você está limitado em quantos de cada você pode armazenar. Também é um jogo de gerenciamento de mãos; obter o melhor uso de suas cartas e saber quando realizar uma ação de hibernação (descanso) para pegar uma nova mão de sua pilha de reserva/descarte e redefinir os raios de energia. Existe até um bônus para hibernar, para que nunca pareça um turno perdido.

Além da competição ocasional pelos locais no tabuleiro com os melhores bônus adjacentes, não há muita interação entre jogadores; embora você possa jogar com a opção de poder usar uma carta colocada por um oponente em seu tabuleiro. Faça isso e você imita o benefício daquela carta e a consigna à reserva daquele jogador. Principalmente, quando você faz isso, está fazendo um favor ao jogador, tanto porque está abrindo um espaço no tabuleiro do jogador para ele jogar outra carta quanto porque as cartas na pilha de reserva são apanhadas após a próxima ação de hibernação; então, se você imitar o cartão deles, eles poderão recuperá-lo um descanso mais cedo do que fariam de outra forma.
Você pode jogar
Revive como uma campanha baseada em história, adicionando pequenas modificações a cada jogada subsequente, mas como a história faz pouco para animar o tema fino como papel e as modificações são relativamente pequenas, você também pode incorporar todas ou pelo menos oferecê-las como opções desde o início; por exemplo, a opção que mencionamos de poder imitar uma carta jogada por um oponente. Por outro lado, jogar o jogo como uma campanha pelo menos garante que os jogadores retornem por pelo menos cinco partidas, principalmente porque
Revive é um jogo do qual você aproveitará mais à medida que se familiarizar com suas complexidades e a maneira de como seus elementos possuem sinergia.
Os tabuleiros de camada dupla são um benefício, especialmente porque incorporam espaços para você colocar tokens adicionais ao desbloqueá-los. Você pode achar alguns elementos do jogo um pouco estranhos: as três trilhas de cores diferentes no seu tabuleiro são boas, mas há alguns locais que precisam ser alcançados por duas das trilhas antes que possam ser desbloqueados e é muito fácil esquecer disso em uma primeira partida. Além disso, preparar o tabuleiro central com todas as suas fichas de exploração aleatórias voltadas para baixo e cada um dos tabuleiros dos jogadores com seus vários edifícios e meeples populacionais pode ser um pouco complicado para algumas pessoas: este não é um jogo do qual você pode simplesmente tirar a caixa e jogar; você precisará de 10 a 15 minutos para prepará-lo.
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Traduzido*** por
Vania Telles
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