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  3. Five Tribes
  4. Complicação em excesso e à toa?

Complicação em excesso e à toa?

Five Tribes
  • avatar
    neto_btu26/03/23 11:28
    avatar
    neto_btu
    26/03/23 11:28
    23 mensagens MD

    Eu joguei umas 3 partidas até agora, e acho que é o jogo de tabuleiro mais complicado de se explicar para quem nunca jogou. A mecânica de mover os meeples é simples o suficiente, mas todo o resto me parece complicado a toa.

    Os poderes dos gênios é a minha principal reclamação. Eles eram para ser o principal atrativo do jogo, e até o momento todos os seus poderes me parecem inúteis, em todas as partidas que joguei. E as instruções de como usá-las são complicadas demais para um jogo nesse estilo.

    Quero ressaltar, também, que não estou dizendo que é um jogo complexo, como são jogos mais pesados, mas sim que é um jogo complicado, com regras complicadas e instruções não muito clara nas cartas.

    Acho que é um grande problema de interface. Você olha os gênios, e aí tem que ficar consultando o guia pra compreender. Seria muito melhor imagens mais claras dos poderes dos gênios. 

    Outra regra complicada é a da venda, pois tem que ficar também olhando no manual o tanto de moedas que se recebe pra cada conjunto de produtos diferentes vendido. São números meio aleatórios ali, seria mais fácil se fosse o número de produtos elevado a alguma potência, ou vezes algum número, sei lá.

    Talvez quando um mesmo grupo joga várias vezes, peguem melhor e tenham mais domínio, mas sinto que o jogo tem muitos componentes, muitas regras e é difícil de se explicar, em especial porque é difícil ir explicando o que dá ponto, o que não dá, afinal é uma salada de pontos no fim.

    O jogo tem seu mérito, é bonito e tem boa camada de estratégia, mas eu sinto que é um tanto complicado. Algo que penso é retirar algumas regras nas primeiras partidas, em especial as do gênio e Faquir, e apenas explicar o que cada meeple faz, a mecânica de alocação deles pelo tabuleiro e a venda de produtos. Há jogos mais complexos, porém menos complicados.

    Não sei se me fiz entender. Mas era isso. Abraços.

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  • AMVinicius
    264 mensagens MD
    avatar
    AMVinicius26/03/23 11:45
    AMVinicius » 26/03/23 11:45

    neto_btu::Os poderes dos gênios é a minha principal reclamação. Eles eram para ser o principal atrativo do jogo, e até o momento todos os seus poderes me parecem inúteis, em todas as partidas que joguei. E as instruções de como usá-las são complicadas demais para um jogo nesse estilo.

    Outra regra complicada é a da venda, pois tem que ficar também olhando no manual o tanto de moedas que se recebe pra cada conjunto de produtos diferentes vendido. São números meio aleatórios ali, seria mais fácil se fosse o número de produtos elevado a alguma potência, ou vezes algum número, sei lá.

    O jogo tem seu mérito, é bonito e tem boa camada de estratégia, mas eu sinto que é um tanto complicado. Algo que penso é retirar algumas regras nas primeiras partidas, em especial as do gênio e Faquir, e apenas explicar o que cada meeple faz, a mecânica de alocação deles pelo tabuleiro e a venda de produtos. Há jogos mais complexos, porém menos complicados.

    Não sei se me fiz entender. Mas era isso. Abraços.

    Complexidade sempre é subjetivo, mas entendo os seus pontos. Vou discordar de alguns:

    - Os poderes do gênios eu diria que a grande maioria você sequer precisa de texto. Só a iconografia já é auto-explicativa. Mas alguns realmente só com consulta do guia, que usa linguagem simples e clara, ao meu ver.
    - A regra da venda infelizmente não tem uma lógica simples que te facilite entender a escala de pontos, mas se ela é dessa forma é por motivos de balanceamento.
    - Nunca tive que retirar regras ao apresentar esse jogo pra alguém, até mesmo pessoas que nunca jogaram outros jogos. Mas se tivesse que o fazer, eu retiraria as alterações que o Faquir faz aos poderes de tribos. Acho que facilitaria um pouco, sem afetar tanto o jogo.

    Sobre a utilidade dos gênios, isso é um dos fatores fortes do jogo, na minha opinião. Cada partida difere bastante da outra no quão útil gênios são. Já vi partidas serem definidas pelo bom uso de um gênio apenas, já vi partidas em que o vencedor ignorou os gênios, e já vi partidas em que um gênio bloqueou outro gênio e etc.

    É um jogo bem diferente de outras opções do mercado, mas que realmente não é tão simples de regras quanto gostaríamos. Só discordo completamente que são "complicações à toa".

    9
  • maueze
    1402 mensagens MD
    avatar
    maueze26/03/23 12:14
    maueze » 26/03/23 12:14

    Precisa de uma certa didática mesmo, nunca tive problemas para explicar, a sequência não ser uma pg ou Fibonacci é mais uma questão de balanceamento, voce repara que ela sobe 2 4 6 8 9 e depois de 10 em 10 para cada novo item adicionado.

    Podia ser mais simples? Talvez, mas se fosse uma pg o pessoal ia olhar o aid ao invés de calcular também, então pra mim é indiferente, precisa apenas entender a lógica simples de eficiência, onde a ação fica verdadeiramente eficiente apartir de 6 itens, se fosse uma PG contínua provavelmente completar o set ficaria forte demais e sets parciais fracos demais.

    2
  • MatosCaio
    473 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio26/03/23 13:00
    MatosCaio » 26/03/23 13:00

    talvez antes de jogar vc tenha criado uma expectativa errônea sobre o que seria o jogo, com base nos relatos de outras pessoas: "ah eh um jogo muito simples, é so tirar os meeples de um lugar e sair largando de um por um no caminho"

    a sacada principal do jogo realmente é essa, e o leilão de pontos pra poder jogar primeiro. Por si só isso já daria um bom jogo, porém talvez meio raso pra quem não é casual. Daí entram os diferentes poderes das guildas, os genios e etc. Às vezes o designer tem que sacrificar um pouco a didática/intuitividade em nome de uma maior profundidade na experiência

    Acho que a maioria das pessoas que ja teve frustração com Five Tribes nesse aspecto (eu, inclusive), é justamente por criar expectativas que não condizem com a realidade. Parece um jogo casual (assim como muitos dos outros jogos do Bruno Cathala), porém não é.

    p.s: também concordo que a iconografia dos poderes dos gênios é ruinzinha e poderia ser melhor (porém nem de longe das piores que vc encontra em board games por aí)

    4
  • Júlio Ferreira
    1033 mensagens MD
    avatar
    Júlio Ferreira26/03/23 13:08
    Júlio Ferreira » 26/03/23 13:08

    Pra mim os player aids são ótimos, foi uma boa solução dentro do que era possível no jogo. 

    Sobre a venda, pra mim é simples, entrego o player aid para cada jogador e falo "aqui diz que se você vender X, ganha X". Não precisa explicar a logíca matematica por de trás das diferenças. Novamente, com o player-aid fica mais simples.

    Poderiam ter feito um tabuleirinho ali perto do mercado com essa tabelinha? Com certeza! Usabilidade nunca é demais! Mas o player-id não me incomoda. 

    Pode ser chato sim achar os gênios no player-aid, mas uma pessoa experiente na mesa vai deixar mais simples pras outras, e se for a primeira vez de todos, com poucas partidas a galera já está bem tranquila com descobrir os efeitos pelos icones.  

    Eu já ensinei o jogo pelo menos umas três vezes, e no meu caso eu não tive essa experiência ruim e entenderam e jogaram numa boa. É claro que depende da experiência das pessoas com quem você está jogando (o que vale para muitos jogos), eu ensinei para pessoas com experiência mediana ou alta. 

    Enfim, Five Tribes é um jogão, super redondo na minha opinião! Não acho que ele tenha nada ali que não precisava ter. 

    Abraços

    7
  • MatosCaio
    473 mensagens MD
    avatar
    MatosCaio26/03/23 13:12
    MatosCaio » 26/03/23 13:12

    Júlio Ferreira::Pra mim os player aids são ótimos, foi uma boa solução dentro do que era possível no jogo. 

    Sobre a venda, pra mim é simples, entrego o player aid para cada jogador e falo "aqui diz que se você vender X, ganha X". Não precisa explicar a logíca matematica por de trás das diferenças. Novamente, com o player-aid fica mais simples.

    Poderiam ter feito um tabuleirinho ali perto do mercado com essa tabelinha? Com certeza! Usabilidade nunca é demais! Mas o player-id não me incomoda. 

    Pode ser chato sim achar os gênios no player-aid, mas uma pessoa experiente na mesa vai deixar mais simples pras outras, e se for a primeira vez de todos, com poucas partidas a galera já está bem tranquila com descobrir os efeitos pelos icones.  

    Eu já ensinei o jogo pelo menos umas três vezes, e no meu caso eu não tive essa experiência ruim e entenderam e jogaram numa boa. É claro que depende da experiência das pessoas com quem você está jogando (o que vale para muitos jogos), eu ensinei para pessoas com experiência mediana ou alta. 

    Enfim, Five Tribes é um jogão, super redondo na minha opinião! Não acho que ele tenha nada ali que não precisava ter. 

    Abraços

    Além disso os gênios estão em ordem alfabetica no player aid, o que torna mais facil de consultar :)

    1
  • RaphaelGuri
    1387 mensagens MD
    avatar
    RaphaelGuri26/03/23 15:50
    RaphaelGuri » 26/03/23 15:50

    Como relatado por colegas acima, também não acho o jogo difícil. 

    O mais complicado é o fim de jogo, que demanda um AP GIGANTESCO, já que depende de ninguém ver jogada válida. Fora isso, o playeraid é muito claro.

    2
  • Gustavo L
    274 mensagens MD
    avatar
    Gustavo L26/03/23 17:40
    Gustavo L » 26/03/23 17:40

     Tem jogos mais simples que causam muito mais confusão e dúvidas que esse kkkkkkkkkkk

    2
  • Hisiru
    178 mensagens MD
    avatar
    Hisiru27/03/23 07:47
    Hisiru » 27/03/23 07:47

    O guia de jogador é excelente, e alguns jogos vão ter esse tipo de artifício pra poder trazer mais elementos. A venda de mercadoria dá pra olhar por no máximo 2~3 segundos no guia de jogador e rapidamente ver qual o valor você pega pela venda. Os gênios também são muito facilmente consultados em não mais do que 15 segundos, e como ficam alguns a disposição você pode passar por eles pra todo mundo ouvir ou cada um consultar seu guia de jogador. Não dá nenhum esforço. 

    Acho que ele é tranquilo de explicar, mas difícil de jogar mesmo, principalmente nas primeiras partidas. O guia de jogador é tão bom que ele fala tudo do jogo, do começo ao fim de jogo e o que cada tribo faz se alguém esquecer.

    Agora se você se incomodar com a consulta ao guia de jogador (o que eu entendo e acho justo alguém se incomodar, embora eu ache super rápido fácil de ver), aí o jogo realmente vai parecer mais complicado do que ele é. Isso me pareceu ser o maior problema pra você, já que o guia resolve tudo que você falou de maneira fácil.

    1
  • SonsOfAnarchy
    34 mensagens MD
    avatar
    SonsOfAnarchy27/03/23 19:00
    SonsOfAnarchy » 27/03/23 19:00

    Olá, pela sua afirmação sobre os poderes dos gênios serem inúteis, é a respostas de você ter jogado apenas três partidas e você ainda não conseguiu ver a quantidade de caminhos e estratégias que os gênios e o próprio jogo como um todo vão te proporcionar. Gênio que te proporcionam reivindicar um tile sem meeples sobre ela, outro proporciona reivindicar uma tile com meeples sobre ela, gênio que te beneficia na hora dos lances nos leiloes, outro que te ajuda a ter outros gênios. E você falar que esses poderes são inúteis, discordo totalmente. O jogo te dá diversos caminhos pra vitória, e os gênios é uma delas quando bem utilizados. E concordo com o pessoal, o jogo não é difícil, talvez para pessoas que estão começando agora, possa ser difícil visualizar uma jogada no tabuleiro, mas não vejo ele como complicado. 

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