Post original: https://boardgamegeek.com/thread/2993149/paperback-adventures-roguelike-boss-battler-scrabb
Olá! Meu nome é Toms, jogo há muito tempo, tenho 25 anos e sou natural da Letônia. Entrei no hobby de jogos de tabuleiro há cerca de 8 anos e esse hobby me envolveu completamente e, na maioria das vezes, quase sempre escolho jogar um jogo de tabuleiro do que qualquer outro tipo de jogo online.
Normalmente não escrevo resenhas, mas este jogo me trouxe sensações diferentes e um sentimento que prevaleceu é que este pode ser um dos poucos jogos em minha coleção que estou considerando como uma joia escondida e da qual eu provavelmente não me livrarei, mesmo que me canse dele. Para ser sincero, não gosto muito de jogos de palavras em geral, especialmente em um idioma que não é o meu nativo, embora me considere bastante proficiente em inglês. Eu tinha essa dúvida de que isso poderia ser uma grande falta para mim, mas ainda assim a premissa e a ideia por trás deste jogo me intrigaram o suficiente para dar uma chance a ele, e cara, eu estava errado. Originalmente, apoiei no financiamento coletivo apenas com uma caixa de personagem e me arrependo.
Visão geral
Então,
Paperback Adventures é jogo do tipo
Scrabble / Palavras Cruzadas solo com um monte de mecânicas misturadas? Honestamente, mesmo que a mecânica principal seja jogar palavras, não acho que isso seja realmente comparável ao Scrabble ou a qualquer outro jogo de palavras nesse sentido. A premissa do jogo é lutar contra monstros espalhando cartas com letras nelas, há uma reviravolta, dependendo da direção em que você as espalha o efeito pode ser diferente. Se você espalhar as cartas para o lado direito, será mais ofensivo e se você fizer isso para a esquerda você ficará mais defensivo. Também dependendo de qual letra você escolher como sendo a primeira da sua palavra também terá um impacto, porque cada letra tem suas próprias habilidades e apenas essa habilidade será ativada. Como os monstros têm suas próprias habilidades, eles podem atacar, bloquear ou fazer outras coisas tortuosas, então cabe a você descobrir como lidar com a ameaça e as situações apresentadas. Essa é a essência do jogo, mas obviamente não podemos parar por aqui, pois há outras coisas para falar.

Jogabilidade
Paperback Adventures é jogado em algumas etapas bastante simples e, em seguida, essas etapas são repetidas até que o inimigo seja derrotado ou você seja derrotado.
Os passos são:
1. Preparação: compre cartas, planeje suas palavras e ative itens;
2. Conflito: executa habilidade da primeira letra ativa, ganha ataque, defesa e energia, causa dano ao inimigo, executa ações inimigas (é aqui que você usa sua defesa se o inimigo atacar);
3. Limpeza: fadiga a primeira letra, descarta o restante das letras usadas, avança as ações inimigas
É um jogo bastante direto, embora haja muita coisa ocorrendo aqui, mesmo que o ciclo de jogo principal seja bastante simples. A maneira como joga suas letras é importante, porque dependendo da direção que você joga, terá efeitos diferentes. Portanto, se você as posicionar à direita, poderá ter mais habilidades ofensivas, enquanto se as posicionar à esquerda, poderá usar uma abordagem mais defensiva.
É importante usá-las no momento certo, pois os inimigos têm ações diferentes pelas quais eles irão alternar. Por exemplo, na imagem abaixo, você pode ver que como um monstro atacará em sua primeira ação, mas ele defenderá no próximo turno.
Além disso, você não pode realmente gastar uma quantidade ilimitada de rodadas apenas defendendo, já que a defesa não é transferida para as próximas rodadas e toda vez que você joga uma palavra, a primeira letra fica praticamente fora da batalha e não será embaralhada com cartas descartadas, então suas opções diminuem e é realmente importante entender quando é o momento certo para usar a habilidade da carta, pois essa habilidade não estará disponível para você pelo resto da batalha.
Outras coisas que o monstro e o personagem possuem são bênçãos e feitiços. Geralmente as bênçãos são utilizadas para suas próprias habilidades ou alguns itens, mas feitiços são usados contra seu oponente. E esta é uma pequena mecânica que também influencia no planejamento, porque muito do jogo é realmente pensado com antecedência.
Os personagens também possuem energia gerada principalmente por cartas espalhadas, este é o principal recurso para ativar seus itens.
Como você pode ver, os itens têm um ícone de energia com seu custo e, novamente, eles são apenas outra camada de planejamento e execução do seu plano, dependendo da situação. Há itens que são passivos e lhe dão algumas habilidades de uso único na rodada, às vezes são acionados quando alguma condição é atendida, às vezes são apenas passivos.
Quando a batalha termina, você tem a fase de desenvolvimento do personagem, onde ganha recompensas do inimigo derrotado e usa a loja para comprar itens ou atualizar seu baralho. E como você já sabe quais são os próximos inimigos, isso realmente se relaciona com o planejamento futuro e o preparo para o que pode vir.
Tema
Acho que o tema é presente em todos os lugares, há muitas referências da literatura e da cultura pop aqui, com homenagens a todos os tipos de literatura ou obras cinematográficas diferentes. Para mim, os jogos de batalha especialmente temáticos gosto mais de jogar com outras pessoas do que jogar sozinho, então neste tipo de jogo de batalha solo eu realmente não procuro isso, mas novamente a arte é ótima e faz justiça a tudo que está tentando retratar.
Componentes
Só para sair do positivo, não gostei dos indicadores serem super justos nos tabuleiros. Parece muito mais complicado do que deveria ser. A qualidade das cartas é muito boa, e quase me dá uma sensação ruim de usar os sleeves incluídos no jogo. Aliás, isto foi uma agradável surpresa... os sleeves são de alta qualidade, definitivamente não são os mais baratos.
Variedade e Repetição
Acho que é aqui onde o jogo provavelmente brilha mais: você tem muitas cartas e possibilidades de combo, muitos inimigos e até eles têm várias opções de recompensa. Se você tiver mais caixas de personagem, você praticamente dobra os encontros e itens. Se você vencer, obterá estilos de jogo alternativos secretos para personagens e o novo chefe McGuffins, o que novamente torna o jogo diferente até certo ponto. Tenho 1 caixa de personagem (da qual me arrependo agora não ter pego mais), mas mesmo com 4 partidas completas, não vi metade de tudo. Também há cartas chamadas Plot Twists, que tornam o jogo mais difícil ou mais fácil, dependendo de qual você escolher, ou comprar às cegas se quiser que seja aleatório. E mesmo que eu tenha apenas o
Paperback Adventures: Plothook, cada personagem também joga de maneira bem diferente.
Pontos Negativos
Existem alguns pontos negativos, que acho justo mencionar e, novamente, isso é subjetivo. Alguns deles não necessariamente podem ser pontos negativos para outras pessoas:
1. Duração - Este é um jogo solo, e aqui (ainda não ganhei uma única partida) esse jogo demorou cerca de 1:30h a 2,30 h e estou supondo se eu não tivesse perdido teria sido um pouco mais.
2. Construção de baralho - Mesmo que você esteja atualizando seu baralho e adicionando cartas, as atualizações são poucas e distantes entre si. Seria bom se pudéssemos adicionar mais cartas ao baralho, mas a maioria das mexidas é atualizar uma carta no baralho, substituindo-a por outra carta que você acabou de comprar. Eu sinto que isso não é impactante suficiente no baralho em si, e adoraria ver mais ênfase neste aspecto, especialmente quando o baralho de letras é o maior de todos.
3. Dificuldade - Este jogo é difícil, especialmente se você não está prestando atenção e não planejando com antecedência. Alguns encontros exigem que você saiba o que eles são antes do tempo, caso contrário, você pode ficar completamente despreparado e ser destruído.
4. Jogo de palavras - Mesmo que muito tenha sido adicionado aqui para mitigar compras ruins e letras difíceis, tudo se resume a você conhecer o idioma e descobrir as palavras, mas mesmo isso não é suficiente. Você precisa criar palavras que façam sentido para o jogo também, porque você não está apenas formando palavras, você as está construindo de forma que você possa jogar a habilidade que você precisa ou ter ataque ou defesa suficiente.
Considerações Finais
No geral gostei muito da experiência que tive aqui.
Paperback Adventures me surpreendeu, entregando algo que eu não esperava gostar tanto, e novamente, mesmo que você esteja apenas espalhando palavras, a maneira como você pode pensar em algumas habilidades e itens realmente faz isso satisfatório quando você realiza o que estava planejando e tentando executar.
Por exemplo, um destaque que tenho em minha memória é eu jogando contra Sea Serpent. Esse monstro passivo está me punindo dobrando seu ataque se eu jogar palavras com 6 ou mais letras, enquanto meu personagem tem muitas cartas com habilidade Barrage que requer espalhar 6/7/8 cartas. O que significa que não posso jogar cartas que causem o maior dano, caso contrário, o inimigo causará o dobro do dano em mim. Então eu tive que descobrir uma maneira de atacar nos turnos de defesa do monstro e defender adequadamente em seu turno de ataque. Foi um quebra-cabeça bastante satisfatório quando fiz ótimas rodadas sem perder nenhuma saúde.
Portanto, este jogo definitivamente não está recompensando você por fazer palavras longas e complicadas, mas sim descobrir as palavras corretas no momento certo e descobrir quais palavras você deixou em seu baralho e quais podem ser as jogadas futuras. Muito aqui é feito de forma brilhante, e definitivamente este é um jogo que posso recomendar para alguém que gosta de jogos de tabuleiro solo ou quer entrar neste mundo.
Jogabilidade: 9/10
Tema: 7/10
Componentes: 9/10
Repetição: 10/10
Total: 9/10
Por Toms Strubergs (cardiner)
Traduzido*** por
Vania Telles
***Todas as traduções são autorizadas pelos autores originais do texto
* Todas as imagens são do post original ou publicadas pela editora.